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COMPREENDENDO A OPERAÇÃO DA MULTIPLICAÇÃO COM O MATERIAL DOURADO

Maristela Ana Camineiro Terebinto[1]

Silmara Zavardiniack[2]

 

RESUMO

Conforme a grande dificuldade encontrada nos educandos de compreender a operação da multiplicação, buscou se trabalhar com o material dourado com o objetivo de proporcionar uma aula diferenciada, dinâmica, divertida e uma aprendizagem significativa. Este artigo apresenta uma das maneiras de se trabalhar com o Material Dourado para auxiliar a sanar as dificuldades encontradas pelos alunos na operação da multiplicação. As atividades abaixo foram desenvolvidas em quatro rodadas, em que os estudantes manusearam o material concreto simultaneamente com as multiplicações armadas em seu caderno, onde a cada rodada aumentava sucessivamente a graduação das dificuldades.

Palavras-chave: Aprendizagem, Material Dourado, ensino da multiplicação.

 

ABSTRACT

As the great difficulty found in students to understand the operation of multiplication, sought to work with the golden material for the purpose of providing a different class, dynamic, fun and meaningful learning. This article presents one of the ways of working with the Golden material to help remedy the difficulties encountered by students in the operation of multiplication. The following activities were carried out in four rounds, where students handled the concrete material simultaneously with the armed multiplications in your notebook, where each round successively increased the degree of difficulty.

Keywords: Learning, Golden Material, teaching multiplication.

 

INTRODUÇÃO

            Sabe-se que a maioria das pessoas tem aversão a matemática, muitos por não compreende-la e não domina-la, pois a mesma é exata, não existe meio termo, é ou não é. Portanto, é fundamental compreender e saber as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), visto que, a maioria dos conteúdos matemáticos se apropria de pelo menos uma destas operações. Neste sentido, este trabalho aborda o ensino da multiplicação, utilizando o Material Dourado, com o objetivo de tornar a aprendizagem significativa, com um momento de interação, diversão, trazendo a matemática do abstrato para o real. Esta metodologia se desenvolveu na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, com as turmas do 2° ciclo 3ª fase (6° ano) A e B.

 

1.    MULTIPLICAÇÃO

 

            Para CENTURION e JAKUBOVIC (2012) “multi significa muitos ou muitas vezes. Na matemática, usamos a operação multiplicação para somar muitas vezes o mesmo número”.

            A multiplicação tem seus diversos significados: associada à soma de parcelas iguais, proporcionalidade, de quantos modos? (ideia de combinatória), configuração retangular, entre outras. No primeiro contato que o educando tem com a operação da multiplicação é apresentado a ele o significado associado à soma de parcelas iguais para posterior introduzir os demais significados, a saber, com a metodologia de aula expositiva e listas cansativas de exercícios, muitos dos estudantes não compreendem este primeiro significado, e muito menos o processo quando se faz necessário utilizar o reagrupamento, o famoso “vai um”.      

            Para SOUZA ( 2008):

 

(...) o trabalho pedagógico ainda é voltado para o ensino do algoritmo, ou seja, da conta armada. As operações são apresentadas como técnicas, procedimentos e ações que, quando aplicadas em sequencia e repetidamente, conduzem à resposta. Na maioria das vezes os alunos memorizam essas técnicas sem atribuir significado algum ao que estão fazendo quando resolvem uma conta [...] Para a compreensão verdadeira e significativa dos processos envolvidos nas operações básicas da matemática é necessário que o professor não só permita que seus alunos conheçam e tenham acesso às diversas formas de cálculo, como também, os incentive a criar suas próprias estratégias, e que os ensinem a usá-las em situações diferentes dependendo da necessidade que se tem.

 

            Neste sentido, buscou–se trabalhar com o Material Dourado por proporcionar que a matemática saia do abstrato para o real e pelos seus benefícios, como:

 

·        desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;

·        gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores;

·        fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material;

·         trabalhar com os sentidos da criança. (DALTOÉ e STRELOW)

 

 

 

1.1 Multiplicações com o Material Dourado

 

            Para trabalhar a multiplicação os alunos precisam dominar a adição, e também para fazer uso do Material Dourado os estudantes precisam conhecer e estar familiarizados com o mesmo. Resaltando que para realizar as atividades abaixo, em momentos anteriores se realizou os procedimentos abordados em: Compreendendo a Adição e Subtração com Material Dourado¹.

            Durante o desenvolvimento das atividades abaixo, seguiu-se o raciocínio de DUARTE (2009, p. 73 e 74):

 

(...) fico percorrendo a sala para verificar como cada um está fazendo. Quando vejo que alguém esta fazendo algo errado, procuro formular perguntas que façam com que ele analise os passos do próprio raciocínio e verifique onde e por que errou.

         Evito, o máximo possível, dar a resposta ao educando, sem que ele tenha compreendido o que aconteceu. As vezes , quando vejo  que, por diversos fatores ( nervosismo, esquecimento, etc.), alguns dos educandos não conseguem chegar a resposta certa a uma pergunta, então dou a resposta  para ele não ficar na duvida, mas procuro detalhar todos os passos que me levaram àquela resposta. Evidentemente que isso é preciso ser feito dentro do tempo disponível. Por vezes é necessário dar a resposta a algum educando que ficou mais para trás, sem que ele tenha compreendido totalmente o raciocínio realizado naquela questão especifica, para não atrasar demais a programação. Depois, nos outros exercícios, procuro fazer com que esse educando compreenda o que ele não compreendeu no exercício anterior.

 

            As atividades abaixo foram desenvolvidas em quatro rodadas, em que os estudantes manusearam o Material Dourado simultaneamente com as multiplicações armadas em seu caderno, onde a cada rodada aumentava sucessivamente a graduação das dificuldades.

            Na primeira rodada, iniciou-se no multiplicando e multiplicador, números formados com um algarismo, para que não haja a necessidade do reagrupamento. Exemplo: 4 x 4 = 16.

 

 

Na segunda rodada, utilizou-se no multiplicando números formados com dois algarismos e no multiplicador números formados com um algarismo. Exemplo: 12 x 3 = 36.
 
`                 Ao multiplicar 8 x 2 = 16, deve-se “elevar o um”  ao realizar a operação no caderno. No Material Dourado, este “elevar o um”, significa trocar dez unidades por uma dezena, facilitando a compreensão do algoritmo, propiciando assim o entendimento de um processo que os educandos aprenderam mecanicamente e realizavam por que tinha que ser assim, mas não entendiam o significado.
 
 
            CONCLUSÃO

                        Por meio desta pesquisa nota-se que a utilização do Material Dourado tem grande importância no processo de ensino e aprendizagem da matemática. O uso do mesmo é interessante e válido, pois muito contribuiu para a compreensão na operação da multiplicação, além de proporcionar interação, discussão, questionamentos sobre o conteúdo abordado entre os alunos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

 

CENTURIÓN, Marília; JACUBOVIC, José. Matemática: teoria e contexto. 6° ano. 1° edição. São Paulo: Saraiva, 2012, p.23.

 

DALTOÉ, Karen; STRELOW, Sueli. Trabalhando com Material Dourado e Blocos Lógicos nas Séries Iniciais. Disponível em: <HTTP://www.cp.utfpr.edu.br /armando/adm/arquivos/pos/material_dourado.pdf.> Acesso em: 28/07/2015.

 

DUARTE, Newton. O ensino de matemática na educação de adultos. 11° edição. São Paulo: Cortez, 2009, p. 73 e 74.

 

SOUZA, Kátia do Nascimento Venerando de.  As operações de multiplicação e divisão nas séries iniciais de Ensino Fundamental.  Disponível em: <http://www2. marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/viewFile/272/258.> Acesso em: 28/09/2015.

 

TEREBINTO, Maristela Ana Camineiro; ZAVARDINIACK, Silmara. Compreendendo a Adição e Subtração com Material Dourado. Revista cientifica ISCI (Instituto Saber de Ciências Integradas). 4° edição. Volume 02. Setembro/2015.  Disponível em: < http://www.isciweb.com.br/revista/> Acesso em: 05/11/2015.


[1] Graduada em Ciências Naturais pela FUNDESTE - Chapecó-SC, 1989.  Licenciatura Plena em Matemática no CEFET, Curitiba-PR, 2001. Atuo há 23anos na Educação Básica, concursada no Estado do Mato Grosso, com posse em 2012.  Atuando na Educação Básica. No momento trabalho na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes em Sinop-Mt, com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

[2] Licenciada em Matemática e Pedagogia. Pós graduada em Docência do nível superior.