BRINQUEDOTECA
Roseli Kochenborger [1]
Clarice Aparecida de Mello Freitas[2]
Patricia Magalhães da Silva[3]
RESUMO
Este trabalho científico busca a realização de uma pesquisa de campo em nossa cidade, Sinop/MT, sobre as possibilidades de um espaço adequado para promover a ludicidade no ambiente escolar. Buscou-se conhecer o número de escolas da cidade, bem como a porcentagem delas que possui brinquedoteca. A brinquedoteca mostra-se como um espaço mediador da aprendizagem, fazendo parte de suas estruturas como praticas educativas que gera um envolvimento entre professor e alunos, melhorando as possibilidades de aprender de maneira prazerosa, livre e espontânea.
Palavras-chave: Brinquedoteca. Ensino/aprendizagem. Educação infantil.
ABSTRACT
This scientific work aims to carry out a field survey in our city, Sinop / MT on the possibilities of an adequate space to promote playfulness in the school environment. He sought to know the number of city schools, and the percentage of them that has playroom. The toy shows up as a mediator space of learning as part of their structures and educational practices that generates an involvement between teacher and students, improving the possibilities for learning in a pleasant, free and spontaneous way.
Keywords: Toy. Teaching / learning. Childhood education.
INTRODUÇÃO
O principal objetivo desse trabalho é realizar uma pesquisa de campo em nossa cidade, Sinop/MT, sobre as possibilidades de um espaço adequado para promover a ludicidade no ambiente escolar. Pesquisar o número de escolas da cidade e quantas delas possuem brinquedotecas públicas, hospitalares, em associações, universidades, bairros ou privado.
Podemos dizer que a brinquedoteca é um espaço mediador da aprendizagem, fazendo parte de suas estruturas como praticas educativas que gera um envolvimento entre professor e alunos, melhorando as possibilidades de aprender de maneira prazerosa, livre e espontânea.
DESENVOLVIMENTO
A infância é uma ideia moderna, que ocorreu a partir do século XIX. Com a revolução industrial, o surgimento da família moderna, a infância ganha interesse educativo dos adultos, assim a família passa a preocupar-se com os cuidado com afetividade e autoafirmação das crianças, ajudando na preparação para a vida adulta.
Com todas essas mudanças as crianças deixam de ser vista como um adulto em miniatura, passando a ter seus direitos pré-estabelecidos como: brincar, estudar, se expressar, enfim ter realmente uma infância.
A educação no Brasil colônia era de responsabilidade da família, somente em 1899 surge a primeira creche no Rio de Janeiro, para abrigar as crianças de mães que trabalhavam nas indústrias. A partir da década de 90, a creche foi reconhecida na legislação como direito da criança e dever do estado, passando a fazer parte da educação básica. As instituições que ajudaram a construir a infância moderna sofrem processos de mudança, que por seu turno, promovem a reinstitucionalização da infância, nesse processo as crianças criam seu mundo, acrescentam elementos novos e distintos aos seus comportamentos e culturas. Essas configurações fazem da criança contemporânea, construtoras ativas do seu próprio lugar na sociedade, abrindo espaço para construção de politicas integradas para a infância, reforçando e garantindo os direitos das crianças e sua inserção plena na sociedade.
[...] a Brinquedoteca escolar é um espaço que permite o brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com a presença de muitos jogos variados e diversos materiais, permitem a expressão da criatividade infantil. Almeida e Casarim (2002, p. 1).
Sendo assim, o principal objetivo desse trabalho é realizar uma pesquisa de campo em nossa cidade, Sinop/MT, sobre as possibilidades de um espaço adequado para promover a ludicidade no ambiente escolar. Pesquisar o número de escolas da cidade e quantas delas possuem brinquedotecas publicas, hospitalares, em associações, universidades, bairros ou privado.
Através de pesquisas realizadas no site da Secretaria Municipal de Educação, as informações que obtivemos são as seguintes: Na cidade de Sinop existem 12 C.M.E.Is (Centro Municipal de Educação Infantil) e 21 escolas publicas municipais de ensino fundamental, totalizando 33 escolas. Desse total somente uma possui brinquedoteca, sendo ela um C.M.E.I , essa instituição foi inaugurada no dia 24/04/11 e é considerada uma creche modelo, possui em torno de 161 alunos da idade de 2 a 6 anos, divididas em 09 salas e 16 turmas. Fomos até o local e o que podemos observar que é um local adaptado, pois ali seria um laboratório de informática, alguns brinquedos não ficam no alcance das crianças, pois são colocadas em prateleiras, a sala é um local climatizado, bem iluminado, arejado e limpo, possui muitos brinquedos que podem auxiliar o professor em diversas atividades como: faz de contas, tem um baú com diversas fantasias, tem jogos educativos, carrinhos e bonecas dentre outros brinquedos, mas o que nos deixou triste é que a brinquedoteca está inativa, após a greve que houve nas escolas do município ela deixou de funcionar, não souberam dizer porque. Mas têm chegado brinquedos novos com certa frequência, de acordo com a coordenadora ela voltará a funcionar no ano que vem.
Quando ligamos nas demais instituições o que nos falaram é que eles não têm brinquedoteca por falta de espaço físico e que utilizam o parque de areia para entretenimento e auxiliar o lúdico para as crianças. Quanto a isso o que podemos dizer é que as condições de oferta de brinquedotecas na atualidade em nosso município são precárias, nosso município tem em torno de 120 mil habitantes e não há oferta de brinquedoteca para as crianças, mas acreditamos que em um futuro próximo isso poderá mudar, pois a prefeitura está construindo novos C.M.E.Is e escolas e nelas dizem que terá um espaço reservado para brinquedoteca, esperamos que isso realmente mude.
Para enriquecermos nosso trabalho, pesquisamos outros lugares para averiguar onde poderia ter brinquedotecas aqui em nossa cidade e o resultado da pesquisa foi que além do C.M.E.I também tem brinquedoteca em uma universidade pública que é usada para auxiliar as pesquisas dos alunos do curso de pedagogia, mas somente os amigos, filhos e parentes dos alunos que tem acesso a ela e não com muita frequência pois ela é usada como laboratório de pesquisa, ali eles observam e orientam as crianças no ambiente. A brinquedoteca é muito bonita, um ambiente aconchegante e acolhedor contêm fantasias, jogos educativos, livros infantis que ficam a disposição das crianças, nesse ambiente não possui brinquedista, são os próprios estagiários que acompanham as crianças nas brincadeiras. Outro lugar que tem uma brinquedoteca é em um laboratório de analises clínicas, reservado só para as crianças, que auxilia os profissionais antes e depois da coleta.
(...) o sentimento da infância não existia - o que não quer dizer que as crianças fossem negligenciadas, abandonadas ou desprezadas. O sentimento da infância não significa o mesmo que afeição pelas crianças: corresponde à consciência da particularidade infantil, essa particularidade que distingue essencialmente a criança do adulto, mesmo jovem. Essa consciência não existia.[3]. ÀRIES, Philippe. História Social da Criança e da família, p.156.
A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos e brincadeiras, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um local onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar, explorar seu potencial, proporcionando a criança momentos criativos e alegre com muito prazer, aprendizado e socialização. A participação em uma brinquedoteca permite ao adulto um olhar diferenciado sobre o desenvolvimento infantil, podendo perceber conflitos entre as crianças e principalmente como elas próprias encontram as soluções dos problemas. As crianças não nascem sabendo brincar, ela precisa aprender, por meios das interações com outras crianças e com adultos. Depois que ela aprende, pode produzir ou recriar novas brincadeiras e se o profissional da educação infantil almeja contribuir para a concretização do direito de brincar, cabe-lhe viabilizar um ensino sistemático e intencional, adequando ao ritmo lúdico da descoberta, da surpresa e do encontro.
A brincadeira é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação. Desta forma, brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com o jogo. KISHIMOTO. (2005, P. 21)
Uma brinquedoteca segue alguns princípios básicos, primeiro deve-se considerar cada ser humano como individuo único, respeitando suas necessidades e seus talentos, favorecer as manifestações das potencialidades através do estimulo a liberdade, ao respeito e a responsabilidade, estimular os traços afetivos, ensinar as crianças a dar e receber.
A convivência com seus pares através da realização de atividades e rotinas permite que as crianças exorcizem medos, representam fantasias e cenas do cotidiano, que assim funcionam como terapia para lidar com experiências negativas. Essa partilha de tempo, ações, representações e emoções, são necessárias para um mais perfeito entendimento do mundo e faz parte do processo de aprendizado e do crescimento. As atividades partilhadas observáveis (brincar); a defesa, para continuar partilhando dos espaços e das brincadeiras, a criança cria estratégias pra evitar fazer o que não quer elaboram estratégias para contornar as regras dos adultos. Estes ajustes são respostas inovadoras e coletivas, por sua vez mais elaboradas que as próprias regras, que criam nas crianças a sensação de “grupos” o uso de valores comunitários e o seu investimento na perseguição de objetivos pessoais.
O sistema de signos reestrutura a totalidade do processo psicológico, tornando a criança capaz de dominar seu movimento, ela constrói o processo de escolha em bases totalmente novas. O movimento desloca-se, assim, da percepção direta, submete-se ao controle das funções simbólicas incluídas na resposta da escolha, esse movimento representa uma ruptura fundamental com a historia natural do comportamento primitivo dos animais para as atividades intelectuais superiores dos seres humanos ( VIGOTSKI, 2007, PG. 27)
A brinquedoteca é um ambiente para aprender essas regras como: respeitar os colegas e professores, manter a ordem e a limpeza do ambiente, organizar os brinquedos no mesmo lugar que pegou mantendo-os arrumados e jogar lixo no lixeiro. Alguns cuidados devem ser tomados na seleção dos brinquedos, não podem ser muito frágeis, que quebrem fácil ou soltem pedaços enquanto a criança manuseia, a estante de brinquedos devem serem organizadas de forma que os brinquedos e jogos que contenham peças pequenas não fiquem ao alcance das crianças menores, para evitar acidentes e também recomenda-se fazer o rodizio de brinquedos guardando uns e expondo outros para que as crianças encontrem sempre novidades. É necessário que haja um brinquedista ou ludotecário para que ele organize o acervo de brinquedos facilitando o acesso e localização, um bom brinquedista deve ser bem humorado criativo, determinado, sensível, ter paciência e entusiasmos para as brincadeiras. É essencial pensar na brinquedoteca como um espaço mediador da aprendizagem, é fundamental para compor um ambiente escolar, fazendo parte de suas estruturas com praticas educativas que estabelece relacionamento entre professores e alunos, maximizando as possibilidades, o aprender de forma livre, espontânea, prazerosa, com interação entre o objetivo de conhecimento e com o outro, com tomada de decisão, com criticidade, enfim situações que fazem parte da atividade lúdica.
O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer momento, iniciada e conduzida pela criança, da prazer, não exige como condição um produto final, mas relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz no mesmo mundo imaginário.
Em nossas pesquisar tanto de campo, como pesquisando o tema brinquedoteca, constatamos que uma brinquedoteca pode existir em qualquer lugar e de várias maneiras, com objetivos e características diferentes. Hoje a brinquedoteca tem o reconhecimento e sua relevância no espaço educativo, onde foi tão criticada e mal vista por alguns educadores que insistem em uma educação verbal e tradicionalista. Para que todo esse processo ocorra de forma crescente é necessário que o educador tenha uma visão ampla do lúdico, entender que esse espaço não é apenas para ser utilizado quando não se planeja uma aula ou quando acontece algum imprevisto, é um lugar de exploração da criatividade, a construção das brincadeiras tem a grande missão de transmitir conhecimento, valores da cultura e da sociedade.
Brincando com a fantasia, a criança constrói uma ponte no tempo, revivendo o passado, experimentando no presente e projetando o futuro, transitando entre o mundo inconciente e a realidade, completando-os. Assim devemos incentivar as crianças na expressão de suas fantasias, no uso de sua imaginação, na realização de desjos que, de outra forma, não poderiam ser satisfeitos. (Schwartz 2004, p. 6).
A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilidade o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico, resgatando o lúdico esquecido pelas pessoas e negado muitas vezes as crianças. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela beleza da decoração, porque a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis, se não for um ambiente encantador, não é uma brinquedoteca. A brinquedoteca tem vários objetivos entre eles, valorizar os brinquedos e as atividades lúdicas e criativas, possibilitar o acesso à variedade de brinquedos, emprestar brinquedos, despertar o interesse por uma nova forma de animação cultural que pode diminuir a distância entre as gerações, socialização e outros e leva a criança a se expressar, imaginar, representar, imitar, competir e criar.
CONCLUSÃO
Na pesquisa que realizamos em nossa cidade, observamos a existência de poucas brinquedotecas, por vários motivos que nos deixou preocupados, uma delas é a falta de espaço, conhecimento e reconhecimento do assunto, falta de interesse dos políticos e dos educadores, o poder politico deveria construir escolas e creches com espaço reservado para as brinquedotecas, mas isso não acontece, construíram creches e escolas em espaços reduzidos e com salas menores. Em nossa cidade deveria existir varias brinquedotecas públicas abertas a toda população, as escolas e creches devem buscar conhecimento a esse respeito, buscar condições para implantar esses espaços, que são de grande importância para estimular as atividades lúdicas, pois as crianças modernas não se satisfazem mais com o ensino básico, tradicional, o mundo está acelerado e a mente das crianças também, são muitas tecnologias ao alcance das crianças e a educação esta atrasada, não tem evoluído de forma a suprir as expectativas das crianças. O futuro do nosso país está comprometido por causa da visão pequena dos nossos políticos, a educação tem que ser prioridade e as nossas crianças tem que exercer o papel principal e não de coadjuvante nesse teatro que é a nação brasileira. Educar é preciso e investir na educação é essencial.
REFERÊNCIAS
ÀRIES, Philippe. História social da criança e da família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogos, brincadeiras e a Educação. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
BROUÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. Coleção Questões da Nossa Época, v. 43. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
Schwartz, Gisele Maria, (org). Dinamica Lúdica: novos olhares. Barueri, SP. Nanole 2004.
http://www.cecip.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=261&Itemid=317
Ludicidade e educação / Juliana ;telles Faria Suzuki... [et al.] – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
ANEXO
Polo: Sinop/MT |
|
Município: Sinop |
|
Estado: Mato Grosso |
|
Região do Brasil: Centro Oeste |
|
|
Quantidade existente no munícipios |
Centros de Educação Infantil |
12 |
Escolas Municipais |
21 |
Brinquedotecas |
01 |