Buscar artigo ou registro:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

 

Alzirene dos Santos[1]

Caroline di Laura Battisti[2]

Sirlei Anzolin Battisti[3]

 

RESUMO

A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o papel do meio ambiente no processo de ensino/aprendizagem, cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e a escola é um local favorável ao processo holístico na educação ambiental. Sabendo que as escolas são grandes geradoras de resíduos sólidos, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos e educadores para que essa situação seja modificada, formando novos hábitos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como LUCA (2011), SIEGEL (2011), TAFNER (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância do meio ambiente em nossas vidas visando fortalecer valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras. Concluiu-se a importância de realizar a atividade extra-classe do replantio das arvores nas mediações de nossa escola, com esse trabalho os alunos compreenderam melhor todo o temo abordado.

Palavras-chave: Meio Ambiente. Reflorestamento. Escola.

 

ABSTRACT

The primary concern of this study is to reflect on the role of the environment in the teaching / learning process, caring for the environment is everyone's responsibility and the school is a favorable location for holistic process in environmental education. Knowing that schools are great generators of solid waste, it is important that we work to involve our students and educators so that this situation is modified, forming new habits. We conducted a literature review considering the contributions of authors such as LUCA (2011), Siegel (2011), Tafner (2009), among others, seeking to emphasize the importance of the environment in our lives in order to strengthen values ​​and attitudes in order to allow the global human development, providing basic concepts of environment in order to offer pupils, appropriate learning tools and motivating. The importance of carrying out the extra-class activity replanting of trees in the mediations of our school with this work the students understand better all the fear approached it is concluded.

Keywords: Environment. Reforestation. School.

 

INTRODUÇÃO

A Educação Ambiental caracteriza-se por adotar a gestão ambiental como princípio educativo do currículo e por centrar-se na ideia da participação dos indivíduos na gestão dos seus respectivos lugares: seja a escola, a rua, o bairro, a cidade, enfim, o lugar das relações que mantém no seu cotidiano. Entendemos que o papel principal da educação ambiental é contribuir para que as pessoas adotem uma nova postura com relação ao seu próprio lugar. O trabalho pedagógico, então, deve se concentrar nas realidades de vida social mais imediata. O conhecimento da realidade é produzido a partir das experiências dos indivíduos e suas trajetórias.

 

DESENVOLVIMENTO

A Educação Ambiental é considerada inicialmente como uma preocupação dos movimentos ecológicos com a prática de conscientização, que seja capaz de chamar a atenção para a má distribuição do acesso aos recursos naturais, assim como ao seu esgotamento, e envolver os cidadãos em ações sociais ambientalmente apropriadas.

É um tema muito discutido atualmente devido ao fato de se perceber a necessidade de uma melhoria do mundo em que vivemos, pois é facilmente notado que estamos regredindo cada vez mais em nossa qualidade de vida de um modo geral, nos deixando levar por nossas obrigações diárias. “Nosso tempo nos parece cada vez mais curto porque temos cada vez mais compromissos” (GUEDES, 2006).

Além disso, com o crescimento da população mundial, a cada dia pode aumentar também o número de poluidores caso estes não sejam devidamente orientados. Há ainda outro fator que contribui para a diminuição de nossa qualidade de vida, que é o grande número de indústrias que afetam o meio ambiente. “Mais recentemente é possível observar uma melhora na conscientização dos empresários e também da população, há uma preocupação mais acentuada da fiscalização por parte dos órgãos públicos competentes para a diminuição de poluentes emitidos” (YUS, 2002). Conforme destacam os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997a, p. 25): “[...] Eleger a cidadania como eixo vertebrado da educação escolar implica colocar-se explicitamente contra valores e práticas sociais que desrespeitem aqueles princípios, comprometendo-se com as perspectivas e as decisões que os favoreçam”.

Isto se refere a valores, mas também a conhecimentos que permitam desenvolver as capacidades necessárias para a participação social efetiva. “Uma pergunta deve ser então respondida: as áreas convencionais classicamente ministradas pela escola, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, não são suficientes para alcançar esse fim? A resposta é negativa”. (ECCOM, v. 1, n. 2, p. 23-31, jul./dez., 2010). A questão central está relacionada à complexidade do que se entende por transversalidade e como se dá tal procedimento. “O engajamento do poder público, através do MEC, de Secretarias de Educação através da capacitação maciça (referindo-se à educação formal) e do cidadão por meio do exercício da cidadania, deve ser constante” (CAMPIANI, 2001).

O trabalho educacional é componente das medidas das mais essenciais, necessárias e de caráter emergencial, pois se sabe que a maior parte dos desequilíbrios ecológicos está relacionada a condutas humanas inadequadas impulsionadas por apelos consumistas – frutos da sociedade capitalista – que geram desperdício, e ao uso descontrolado dos bens da natureza, a saber, os solos, as águas e as florestas (CARVALHO, 2006).

 

A crise que vivenciamos pode ser considerada como uma crise de valores, o que tem gerado problemas sociais e ambientais das mais variadas proporções. Assim, a educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social, capaz de transformar valores e atitudes, construindo novos hábitos e conhecimentos, defendendo uma nova ética, que sensibiliza e conscientiza na formação da relação integrada do ser humano, da sociedade e da natureza, aspirando ao equilíbrio local e global, como forma de melhorar a qualidade de todos os níveis de vida. Se há dez anos tínhamos um capítulo somente para a educação (capítulo 36) e transversalizada em todos os demais, hoje ela aparece timidamente em alguns itens relacionados com a dimensão social.

O tema Educação Ambiental foi transformado em um mini-projeto para ser desenvolvido em sala de aula e com atividades interdisciplinares. Apresentarei os resultados que foram obtidos.

 

Resultados e Discussões

O tema educação ambiental foi trabalhado em sala de aula, com apresentação de slides, realização de pesquisas e depois com aula pratica.

               

Reflorestamento

No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto da "fruta comida no pé", vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.

Você sabia? Se você tivesse uma árvore de 15 anos de idade e quisesse transformá-la em sacos de papel, só conseguiria fazer 700 deles? Quanto tempo esses sacos de papel durariam? Em um grande supermercado, eles seriam usados em menos de uma hora! Ou seja, em uma hora, somos capazes de consumir uma árvore que levou quinze anos para crescer!

Plantar uma árvore é muito divertido! E uma das melhores coisas que podemos fazer para salvar o Planeta! A árvore reduzirá o gás carbônico da atmosfera, proporcionará beleza e sombra e atrairá a vida silvestre! Assim você poderá se orgulhar de contribuir para a preservação de nossas vidas no planeta Terra!

Atividade

Com os alunos e o auxilio da Companhia Ambiental (Viveiro Municipal) que esta em nosso município realizando pesquisas sobre os impactos da Usina Hidrelétrica que esta sendo construída em nosso munícipio, escolher espécies de árvores para realizar um pequeno reflorestamento nas mediações de nossa escola. Os resultados foram satisfatórios, pois os alunos compreenderam o que foi transmitido e se empenharam para colocar em pratica a proposta de atividade do replantio das árvores.

 

CONCLUSÃO

 

Trabalhar com um tema bastante inovador e ainda pouco trabalhado no contexto escolar como a Educação Ambiental foi muito desafiador e ao mesmo tempo prazeroso. O crescimento e difusão da Educação Ambiental é extremamente importante para podermos dar condições melhores de vida às futuras gerações. Propõe-se que a Educação Ambiental deixe de ser um tema transversal e passe a ser uma disciplina separada, assim, se daria uma importância maior ao tema e se teria mais tempo para trabalhar com a conscientização das pessoas desde a escola, pois se continuar sendo tratada como tema transversal acabará sempre como fator secundário no cenário educacional. É consenso planetário a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente. Sendo assim, não há outro caminho, os indivíduos precisam ser conscientizados e, para que esta tomada de consciência se multiplique a partir das gerações presentes e passe para as futuras, se faz vital o trabalho de educação ambiental dentro e fora da escola, incluindo projetos que envolvam os alunos em sala de aula, tornando-os multiplicadores de atitudes sustentáveis, do ponto de vista do meio ambiente. Através da educação ambiental tem-se o desenvolvimento de uma conscientização focada no interesse do aluno pela preservação e construído de forma coletiva.                                                                                                  

Neste projeto foram incluídos os alunos do 9º ano para uma conscientização da teoria e pratica na questão ambiental.

 

 

REFERÊNCIAS

 

TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo Da. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI, 2009

 

LUCA, Anelise Grunfeld de.   Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais / Indaial: Uniasselvi, 2011

SIEGEL, Norberto/ Temas Transversais. Indaial: Uniasselvi, 2011

End:http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental Acesso em 20 setembro de 2015.

End:http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/institucional/site/educacao-ambiental. Acesso em 20 setembro de 2015.

 



[1] Licenciada em Pedagogia. Atua como de Sociologia na E. E. Papa João Paulo II.

[2] Licenciada em História. Atua como docente na área de ciências humanas – História – na E. E. Papa João Paulo II, Itaúba/MT. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[3] Licenciada em História. Atua como docente na área de ciências humanas – História – na E. E. Papa João Paulo II, Itaúba/MT. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.