A implementação de estratégias de busca ativa de casos novos de tuberculose NO município dE SINOP/MT
Pedro Henrique Guimarães da Silva Siqueira [1]
RESUMO
Doença infecciosa, de evolução crônica e com tratamento medicamentoso eficaz, a tuberculose é uma das enfermidades mais antigas que existe, sendo uma das principais perturbações que afeta a saúde das populações em âmbito global. A estratégia de busca ativa do sintomático respiratório na atenção primária em saúde se torna fundamental no objetivo de interromper a cadeia de transmissão da doença. Este trabalho trata-se de uma proposta de projeto de intervenção para aumentar a detecção precoce dos casos novos de tuberculose no município de Sinop/MT para o ano de 2015. Foram selecionados quatro problemas prioritários para enfrentamento e gerado uma matriz de planejamento ilustrando a sequência das ações planejadas. Concluiu-se a necessidade urgente do município em elaborar ações que contemple a busca do sintomático respiratório, visto que essa é uma falha prioritária para a coordenação do programa local. Portanto, ele sugere uma sequência de ações práticas e viáveis para a resolução deste problema.
Palavras-chave: Tuberculose. Diagnóstico precoce. Planejamento em saúde.
ABSTRACT
Infectious disease, a chronic disease and effective drug treatment, TB is one of the oldest diseases that exists, one of the main disturbances affecting the health of populations globally. The active search strategy of respiratory symptoms in primary health care becomes essential in order to break the chain of disease transmission. This work it is a proposal for intervention project to increase early detection of new cases of tuberculosis in the city of Sinop / MT for the year 2015 four priority issues were selected for confrontation and generated a planning matrix illustrating the sequence the planned actions. The conclusion was the urgent need for the municipality to draw up action that addresses the search for respiratory symptoms, since this is a major fault for the coordination of the local program. Therefore, it suggests a series of practical and feasible actions to solve this problem.
Keywords: Tuberculosis. Early diagnosis. Health planning.
Introdução
Doença infecciosa, de evolução crônica e com tratamento medicamentoso eficaz, a tuberculose é uma das enfermidades mais antigas que existe, sendo uma das principais perturbações que afeta a saúde das populações em âmbito global. São vários os fatores que possibilitam ainda sua presença em nosso meio tais como: as desigualdades sociais; a falta de pesquisas direcionadas a vacinas; alta prevalência dos casos de tuberculose multi-droga resistente; associação à infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV); e as deficiências dos serviços de saúde em realizar o diagnóstico precoce da doença (BARREIRA; GRANGEIRO, 2007).
Continua sendo grave o cenário que a tuberculose se apresenta em nível mundial. Estima-se que até 2020 um bilhão de pessoas sejam infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis, 200 milhões terão a doença ativa e 35 milhões morrerão com essa patologia (HIJJAR; OLIVEIRA; TEIXEIRA, 2001).
Quando se observa o país por unidade federada, os estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentam taxas de incidência maiores do que a média nacional (DATASUS, 2013).
Levando em consideração que o Centro-Oeste como um todo representou, no ano de 2010, 7,36% da população brasileira, em Mato Grosso a tuberculose apresentou, no mesmo ano, uma taxa de incidência de 38,71 casos por 100 mil habitantes com 1.175 casos novos neste período e matou aproximadamente 3 pessoas em grupo de 100 mil habitantes (DATASUS, 2013).
A atenção primária à saúde é a base dos serviços de assistência ao indivíduo, representando a porta de entrada que organiza a demanda do usuário por serviços com maiores níveis de complexidade. Assim sendo, ela assiste os problemas mais comuns na comunidade, promovendo a prevenção, cura e reabilitação dos indivíduos no contexto no qual a doença existe para proporcionar saúde e bem-estar à população (STARFIELD, 2002).
A tuberculose é um problema de saúde de fácil resolução na atenção primária. O engajamento do agente comunitário de saúde, que atua vinculado à rede básica ou a programas de saúde da família, favorece sobretudo a detecção precoce da doença. Um estudo realizado no município de Natal/RN demonstrou que 62,7 % destes profissionais de saúde investigam a presença de tosse durante suas visitas domiciliares oferecendo a coleta de escarro imediatamente ao paciente. Trata-se de buscar o paciente de tuberculose dentro da comunidade, não esperando que ele chegue à unidade de saúde, já tendo transmitido a doença para pessoas de seu convívio (DANTAS, et al. 2011).
Com o intuito de realizar a detecção precoce da tuberculose na comunidade, a estratégia de busca ativa do sintomático respiratório se torna fundamental para que se possa alcançar o objetivo de interromper a cadeia de transmissão da doença (FREITAS, et al. 2011).
A busca de casos de Tuberculose pode ser feita de duas formas: a busca ativa de casos (BAC) e a busca passiva de casos (BPC). Na BPC procura-se identificar casos de pacientes sintomáticos respiratórios entre os indivíduos que se encontram em uma unidade de saúde devido à demandas não necessariamente relacionadas com esta sintomatologia. Na BAC o serviço de saúde parte em busca do paciente sintomático, com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce da Tuberculose e com isso interromper com o tratamento a evolução da doença e a cadeia de transmissão. Essa idéia leva em consideração a competência da equipe de saúde em promover atividades de educação em saúde dentro da comunidade com o objetivo de identificar oportunamente o principal transmissor da tuberculose que é o paciente bacilífero (SOARES, 2012).
Com a introdução da estratégia de saúde da família no Brasil na década de 90, os serviços de atenção primária à saúde se estenderam para a comunidade e isso pode contribuir para as ações do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) porque o público alvo deste serviço é a família e o domicílio. Porém, a busca ativa na comunidade vem ocorrendo de forma isolada, ou em grupos específicos, tais como: asilos, presídios e casas de apoio aos dependentes químicos. Nas Unidades Básicas de Saúde isso se dá de forma casual, principalmente em datas de campanhas nacionais e mundiais (MUNIZ et al., 2005).
Façanha e colaboradores (2009) apontam que a gestão da busca de novos casos da tuberculose é da responsabilidade da atenção primária a saúde. Porque além destes estabelecimentos realizarem ações de prevenção da doença e promoção a saúde, a busca pelo sintomático respiratório depende de uma postura do profissional de saúde e de sua inclusão na rotina de trabalho de todos os membros da equipe de saúde, sendo uma atividade a ser monitorada e avaliada pelos gestores locais.
Quando se questiona a deficiência na busca ativa de casos de tuberculose na atenção básica, observa-se que a falta de comprometimento, sensibilização, informação e habilidade técnica no acompanhamento do cliente são os principais problemas que o programa de tuberculose enfrenta no controle da doença no Brasil. Adiciona-se a isso, a deficiência quantitativamente e qualitativamente da força de trabalho que abrange a atenção primária a saúde (MONROE et al., 2008).
Operacionalmente, o parâmetro que o Brasil adota como meta para investigação de pacientes sintomáticos respiratórios é 1% da população, ou 5% das consultas de primeira vez em clientes com 15 anos ou mais nos serviços de saúde (1-2% na estratégia saúde da família, 5% na unidade básica de saúde e 8-10% nas urgências, emergências e hospitais). Destaca-se que a cada 100 sintomáticos respiratórios examinados, espera-se encontrar, em média de três a quatro doentes bacilíferos, podendo este valor oscilar de acordo com o coeficiente de incidência de Tuberculose na região (BRASIL, 2010).
Além disso, é pactuado que os municípios em geral, mas particularmente aqueles considerados prioritários para o controle da tuberculose, procedam a avaliação de pelo menos 80% da meta estabelecida (BRASIL, 2010).
O município de Sinop foi considerado em 2011 prioritário para o controle da tuberculose, isso se deve por apresentar uma população superior a 100 mil habitantes (BRASIL, 2011). Sua importância para o sucesso das políticas de controle da doença resulta também do fato de ser referência secundária para o atendimento dos casos de tuberculose para os municípios de todo meio norte mato-grossense.
Segundo os dados recentes, a população sinopense está estimada em 123.634 mil habitantes (IBGE, 2010). Considerando-se o percentual esperado de indivíduos sintomáticos respiratórios em uma determinada população (1%), em condições ideais, a cada ano, algo em torno de 1200 indivíduos deveriam estar sendo investigados, para detecção precoce de caso novo de tuberculose em Sinop.
Em 2012, 226 indivíduos sintomáticos respiratórios foram avaliados no município, o que representou 17,85% do esperado, ou seja, o realizado ficou bem aquém do mínimo preconizado para a busca ativa de casos pelo PNCT, caracterizando dessa forma, que há a necessidade urgente de repensar as estratégias implantadas nessa região para a concretização da busca ideal para a população assistida pelo programa municipal de tuberculose em Sinop, justificando assim a elaboração deste projeto.
Tendo em vista que a tuberculose se caracteriza como uma doença severa de proporções globais e que implica em inúmeros agravos à saúde das populações faz – se necessário um ponto de partida, especialmente, a seleção dos principais problemas que envolvem a doença para lançar mão de medidas de contenção evitando seu avanço. Nesse sentido, em Sinop o principal alvo de enfrentamento vem ser: Baixa busca por sintomáticos respiratórios; Baixo número de casos novos de tuberculose por ano; Deficiência no diagnóstico precoce em tuberculose nas unidades básicas de saúde; Inexistência de atividades que envolvem educação em saúde para tuberculose.
Portanto, o objetivo deste trabalho é propor um projeto de intervenção de implementação de estratégias de busca ativa de casos novos de tuberculose no município de Sinop/MT.
DESENVOLVIMENTO
O Objetivo geral do projeto consiste em aprimorar a investigação dos casos novos de tuberculose no município de Sinop até dezembro de 2015. O primeiro objetivo específico é aumentar a frequência de avaliação de contatos dos casos índices, sobretudo, os intradomiciliares, que apresenta como meta a ampliação de 57,9% para 65% o percentual de contatos avaliados até dezembro de 2015. Para esta meta pretendem-se as seguintes ações:
· Criar nas Unidades Básicas de Saúde um banco de dados dos contatos intradomiciliares dos casos índices para monitoramento. Indicador de processo: número de Unidades Básicas de Saúde com o banco de dados instalado com a meta programada de 90%. Indicador de resultado: porcentagem de Unidades Básicas de Saúde com o banco de dados instalado;
· Realizar avaliação clínica dos contatos intradomiciliares em horários agendados, de acordo com o protocolo de avaliação de contatos do Ministério da Saúde. Indicador de processo: porcentagem de contatos avaliados em consultas agendadas com a meta programada de 98%. Indicador de resultado: porcentagem de examinados entre os contatos intradomiciliares dos casos novos;
· Realizar visita domiciliar pelas equipes de saúde da família dos contatos intradomiciliares que não compareceram na instituição de saúde para serem examinados. Indicador de processo: porcentagem de contatos faltosos avaliados em visitas domiciliares com a meta programada de 98%. Indicador de resultado: porcentagem de examinados entre os contatos intradomiciliares, dos casos novos, que faltaram a consulta médica agendada.
O segundo objetivo específico é ampliar a busca de casos de tuberculose em Sinop que é colocado como meta ampliar de 17,85% para 30% o percentual de sintomáticos respiratórios investigados até dezembro de 2015 no município de Sinop. Para esta meta pretendem-se as seguintes ações:
· Realizar duas reuniões de sensibilização com os gestores dos estabelecimentos públicos de saúde (enfermeiros das Unidades de Saúde da Família, diretoria clínica da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24-horas) e diretor do Serviço de Atendimento Especializado - SAE) que atendem a Tuberculose. Indicador de processo: número de reuniões realizadas com a meta programada de 100%. Indicador de resultado: porcentagem do número de reuniões realizadas entre as programadas;
· Capacitar 100% dos profissionais de nível superior, nível médio e Agentes Comunitários de Saúde para a identificação do sintomático respiratório. Indicador de processo: número de profissionais capacitados com a meta programada de 100%. Indicador de resultado: porcentagem do número de profissionais capacitados entre o total de profissionais alvos;
· Abrir um posto de coleta de escarro na UPA 24-horas no município. Indicador de processo: número de exames realizados na UPA – 24 horas com a meta programada de 100%. Indicador de resultado: porcentagem do número de exames realizados na UPA – 24 horas entre o total de exames realizados no município de Sinop.
O terceiro objetivo específico abrange capacitar lideranças comunitárias tendo como meta promover a capacitação de 30 lideranças comunitárias para a identificação de indivíduos sintomáticos respiratórios na comunidade, no período de janeiro a junho de 2015 em Sinop/MT. Para tal pretendem-se as seguintes ações:
· Realizar duas capacitações direcionadas a identificação dos sintomáticos respiratórios para 30 líderes comunitários. Indicador de processo: número de líderes comunitários capacitados com a meta programada de 90%. Indicador de resultado: porcentagem de número de participantes entre o total programado.
E por fim, o quarto objetivo específico deste projeto compreende implementar atividades de educação em saúde para a comunidade, apresentando as metas de divulgação da doença tuberculose em 80% das empresas frigoríficas e madeireiras instaladas em Sinop/MT, no período de janeiro a novembro de 2015 e a produção materiais educativos em tuberculose para 100% das unidades básicas de saúde do município. Para estas metas pretendem-se as seguintes ações:
· Palestrar em pelo menos 80% das empresas de frigoríficos e madeireiras de Sinop/MT sobre aspectos gerais da tuberculose. Indicador de processo: números de empresas visitadas com a meta programada de 90%. Indicador de resultado: porcentagem do número de empresas visitadas entre o total existente no município;
· Criar e reproduzir 300.000 folhetos informativos sobre a doença, 20 banners e 03 outdoors. Indicador de processo: quantidade de material educativo produzido com a meta programada de 98%. Indicador de resultado: porcentagem de sintomáticos respiratórios (examinados / estimados) avaliados ao ano.
CONCLUSÃO
A saúde pública é, talvez, a mais complexa área dentre as diversas que constituem o campo da saúde, sobretudo pelas nuanças que envolvem sua organização. Ao longo de sua história muitos foram os ganhos, mas ainda há muito que se conquistar, especialmente quando voltamos nosso olhar para a gravidade que a tuberculose acomete a saúde das populações.
Doença tão complexa quanto simples, tão antiga quanto atual, requerendo, portanto, e, sobretudo adoção de um planejamento efetivo para seu enfrentamento. Assim, como constituintes e constituidores desse processo, encontram-se os gerentes locais dos serviços de saúde, dos quais, historicamente, é esperado a assunção de responsabilidades junto ao planejamento estratégico situacional de forma que este seja executado em sua plenitude.
A dificuldade para identificar o sintomático respiratório na demanda dos serviços parece estar associada ao modo como a assistência é prestada.
A organização dos serviços de saúde prioriza a consulta médica curativa e as atividades delas decorrentes, como a aplicação de medicamentos, curativos e coletas de exames. A atividade de busca ativa não é considerada prioridade pelas chefias das unidades de saúde, consequentemente ela acaba sendo realizada de maneira informal como é visto no município de Sinop/MT.
Os indicadores do programa de controle da tuberculose neste município tem demonstrado que as ações que envolvem o controle do tratamento e o número de óbitos apresentam índices que vão de acordo com que o programa nacional preconiza. Porém, a detecção precoce da doença é uma falha evidente na comunidade sinopense, estando bem abaixo do ideal.
Diante disso, torna-se oportuno a elaboração urgente de um projeto de intervenção que contemple a busca do doente de tuberculose inserido na população de Sinop/MT. Este trabalho propõe uma proposta de ações práticas e viáveis na resolução deste problema para o gestor local.
REFERÊNCIAS
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[1] Graduado em enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no ano de 2008. Pós-graduado em Gestão de Programas de Saúde da Família pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente exerce a função de enfermeiro do Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose do Município de Sinop/MT.