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A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA

 

GISLAINE DE FÁTIMA PEREIRA AMARAL

 

RESUMO

 

Por termos constantemente o desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, relacionar a realidade ficcional com a realidade em que vivemos e escrevê-lo ou de reescrevê-lo. Com essa linha de pensamento, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de vários autores, no intuito de refletir sobre a importância da leitura e da escrita na aquisição e no aperfeiçoamento de novos conhecimentos. Conclui-se que quanto mais cedo se começa a ler, maiores são as chances de se tornar um leitor assíduo e um escritor melhor.

 

Palavras-chave: Leitura. Leitor. Escrita. Decifrar. Interpretar. Conhecimento.

 

Introdução

 

A presente pesquisa tem como tema a importância da leitura e da escrita e foca a proximidade do leitor com o mundo da escrita; pois ler não é uma tarefa tão simples, exige uma postura crítica, sistemática, uma disciplina intelectual por parte do leitor, e esses requisitos básicos só podem ser adquiridos por meio da prática.

Contudo, questionou-se alguns pontos da pesquisa:

  • Quando começar a ler?
  • Qual a importância da leitura e da escrita no processo de aquisição de   novos conhecimentos?

Quando se fala em leitura pressupõe-se a importância dela na aquisição de novos conhecimentos, na maneira de interpretar o sentido das coisas, de perceber o mundo sob diversas expectativas, de relacionar e de escrever a realidade ficcional com a realidade em que vivemos. Daí a importância de se investigar o papel da leitura e da escrita na vida das pessoas.

Os livros, de modo geral, expressam a forma pela qual seus autores veem o mundo. Para entendê-los é indispensável não só penetrar em seu conteúdo, mas também ter sensibilidade para identificar, em cada texto lido, várias significações e interpretações das ideias expostas por eles. 

De acordo com Paulo Freire,

Refiro-me a que a leitura do mundo procede sempre a leitura da palavra e a          leitura desta implica a continuidade da leitura daquele. De alguma maneira, podemos ir mais longe e dizer que a leitura da palavra não é apenas procedida pela leitura de mundo, mas por uma certa forma de “escrevê-lo” ou “reescrevê-lo”, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente (Freire, 2002, p.22).

Neste contexto, o objetivo principal deste estudo é, pois, investigar a importância da leitura e da escrita na aquisição de novos conhecimentos.

No intuito de alcançar os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de materiais já publicados.

Este trabalho foi fundamentado nas ideias de autores como: Barbosa (1994), Brasil (2006), Freire (2002), Kalfman e Rodriguez (1995), Kramer (2003), Martins (1994),  Orlandi (2005) e Oswald (1997).



Desenvolvimento

 

. A escrita é muito importante,  ela foi se desenvolvendo no  decorrer da história da humanidade  e ganhando extrema relevância nas relações  sociais, na difusão de ideias e informações  desde que o homem começou a organizar o pensamento  por meio de registros.

Escrever é a capacidade que este tem de transmitir uma mensagem através da produção escrita. É um processo manual pelo qual se traduz aquilo que se passa na nossa mente, é um processo através do qual nos comunicamos.

Ler é a capacidade que o ser humano tem de compreender o modo escrito.

Ler é descodificar, extrair o significado da escrita, daí que a leitura seja vista como um processo interativo entre o leitor e o texto, através do qual o primeiro reconstrói o significado do segundo.

A leitura ajuda a criança a construir a sua identidade, a sua relação com o mundo e a tornar-se num ser ativo e tolerante.

Mediante o apelo ao imaginário, a leitura permite-lhe a transposição de universos, a vivência de outros modos de ser, a resolução de conflitos interiores.

A importância da leitura e da escrita se faz presente no nosso universo, desde o momento em que começamos a conhecer ou a compreender o mundo que nos cerca. Nesse momento, compartilhar uma história já é uma forma de leitura. O fato de a criança ainda não saber ler convencionalmente não significa que não possa presenciar das mais variadas situações de leitura. Nesta situação, o adulto é um mediador entre a criança e o livro, ou seja, é ele quem lê para ela, de preferência com entonação e emoção.  

Neste contexto, o hábito de ler deve ser estruturado, desde a infância, a fim de que, o indivíduo aprenda cedo que ler e escrever é algo importante e prazeroso, e tornara um adulto culto, dinâmico e perspicaz.

A leitura é importante em todos os níveis educacionais. Portanto, deve ser 

iniciada no período da alfabetização e continuar nos diferentes graus de ensino. Ela constitui-se  numa forma de interação das pessoas de qualquer área do conhecimento, está intimamente ligada ao sucesso do ser que aprende. Permite ao homem situar-se com os outros, possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e  de experiências.

         A leitura melhora o aprendizado, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê muito conversa sobre qualquer coisa, e consegue formar opiniões bem fundamentadas.

A importância da leitura está na formação de cidadãos mais informativos e críticos dentro de uma sociedade.

Segundo Orlandi (2005, p. 19)

“Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação”.

No mundo contemporâneo, a leitura cria fronteira para ampliar e diversificar nossa visão e interpretação sobre o mundo que vivemos e da vida como um todo.

A leitura e  a escrita vêm  ser fatores fundamentais  para a inserção do ser humano  na sociedade atual. O ato de ler  pode fornecer ao leitor o acesso às informações,  à ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da criticidade  e o interesse na busca pelo conhecimento sobre assuntos variados que, além de instigar o  leitor a pensar criticamente sobre diversas questões, pode impulsionar suas relações sociais.

Na vida dos indivíduos, a leitura deve ser apresentada de forma interessante, visando sempre o desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico da realidade que é vivida e as manifestações e intenções do autor. 

Em todas as formas de leitura, nosso  conhecimento já adquirido em leituras  anteriores é fundamental, para que haja  uma melhor compreensão e ampliação dos respectivos conhecimentos. A leitura não se esgota no momento em que  se lê, ela se espalha por todo o processo de compreensão que antecede o texto; produzindo efeitos na vida  e no convívio com outras pessoas.  

Ter acesso à boa leitura é dispor de uma informação cultural que alimenta a 

imaginação  e desperta o  prazer pela leitura,  possibilitando que a tenha com um hábito que faz parte do cotidiano, dessa forma, fazendo com que sempre se mantenha os conhecimentos atualizados.

Os textos são unidades comunicativas que manifestam a intenção de seu autor, ou seja, o leitor, ao realizar a leitura, estará se aproximando em grau relativamente maior ou menor daquilo que o autor quis dizer. Isso acarretará aquisição de novos conhecimentos a ele.

Para Kaufman e Rodriguez (1995), p. 13,

[...] os textos nunca são construídos em torno de uma única função da linguagem; sempre manifestam mais de uma função, mas privilegiam uma.

 

A importância na construção do texto está, diretamente, ligada ao desenvolvimento para uma cultura de leitura fazendo com que seus leitores usem-na como um ímã que atrai e prende o leitor numa relação de prazer e de amor.

É óbvio que não encontramos a ‘fórmula’ exata para desenvolver e criar o interesse pela leitura, mas o que podemos e devemos fazer como incentivadores educacionais é apresentar a leitura como uma construção de novos conhecimentos, que possibilita a aquisição da linguagem que possa ser usada de modo prazeroso, espontâneo e com interações positivas no convívio social.

Oswald, (1997) comenta que “o leitor se constrói, pois, de forma complexa, nas práticas de leitura, com gestos, materiais impressos, desejo de ler, pelo contado físico e íntimo com o livro”.

Tal aprendizagem está ligada ao processo de formação geral de um indivíduo  e sua capacitação dentro da sociedade, como por exemplo: a atuação política, econômica e cultural, o convívio com a sociedade, seja dentro da família ou no trabalho.

Ler se tornou uma necessidade, é participar ativamente de uma sociedade, desenvolver a capacidade  verbal, descobrir o universo através das palavras, além do fato que ao final de cada leitura nos enriquecemos com novas ideias, experiências e adquirimos novos conhecimentos.

Segundo Barbosa (1994, p. 118), a leitura é uma relação que se estabelece entre o leitor e o texto escrito, relação na qual o leitor, através de algumas  estratégias básicas, reconstrói um significado do texto no ato de ler. Esse mesmo estudioso esclarece que não se ensina ninguém a ler, porque a leitura não é um saber, mas sim uma prática, é lendo que as pessoas desenvolvem a capacidade de mobilizar estratégias para o ato de leitura.

Aproximar o indivíduo do universo escrito para que possa manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e a ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões; é oportuniza-lo a construir seus próprios critérios para produzir sua própria história. Nesse sentido, Kramer (2003, p.66), afirma que “ a leitura e a escrita podem, a medida que se configuram como experiência, desempenhar importante papel na formação”.

A leitura é a principal ponte de crescimento para as pessoas, independente da área que atua esta não deve ser colocada como imposição e transformada em obrigação. Se a transformamos em obrigação ela se torna um fardo pesado demais para o leitor. Para suscitar o gosto pela leitura e garantir o desejo de se ler com prazer e por prazer, o leitor, passa a visualizar essa prática como algo prazeroso e imprescindível para o seu crescimento.

É por meio da leitura que temos acesso a conhecimentos construídos pela humanidade ao longo dos tempos, ampliamos nossa comunicação e a nossa visão de mundo, desenvolvemos nossa compreensão, nossa comunicação e o nosso senso crítico. A leitura é, portanto, pontes para um caminhar rumo a uma verdadeira democracia de direitos igualitários, exercendo nossa cidadania, transformando a nós mesmos e a realidade que nos cerca.

 Na concepção de Brasil (2006) p. 05,

“A leitura e a escrita são muito importantes para que as pessoas exerçam seus direitos, possam trabalhar e participar da sociedade com cidadania, se  informar e aprender coisas novas ao longo de toda a vida”. (BRASIL, 2006, p. 05).

 

A leitura é um processo por meio do qual compreendemos a linguagem escrita. Para essa compreensão, é importante tanto o texto (sua forma e conteúdo) como o leitor, suas expectativas, seus conhecimentos sobre o assunto e a finalidade com que faz a leitura.

A importância dos conhecimentos que os leitores já têm quando leem e nos diferentes objetivos que os levam  a ler: resolver um problema prático, informar-se, divertir-se, estudar, escrever ou revisar o próprio texto.

Pode-se  conceituar  a escrita como  uma forma legítima  de autoria do discurso  que, além de registrar a  fala, apresenta ideias, conceitos  e concepções de mundo e de vida que traduzem as representações que os sujeitos fazem em seu cotidiano. Embora a leitura e a escrita sejam processos diferenciados, estão interligados e ocorrem simultaneamente.

Saber ler e escrever são uma das aptidões mais sugeridas e exigidas do ser humano na sociedade. Desde criança por incentivo de nossos pais, aprendemos que ler e escrever são atividades não apenas importantes, como necessárias. Essa concepção acaba sendo reforçada pela sociedade como um todo durante toda a nossa existência.

 MARTINS (1994, p. 22) coloca que: 

“Saber ler e escrever, significa possuir as bases de uma educação adequada para a vida, educação essa que visava não só  ao desenvolvimento das capacidades intelectuais e espirituais, como das aptidões físicas: possibilitando ao cidadão integrar- se efetivamente à sociedade, no caso à dos senhores, dos homens  livres”.

 

Saber ler é saber pensar; ser cidadão é ter capacidade de fazer leituras dos diferentes textos da vida moderna e de posicionar-se frente a eles.

A leitura e a escrita são  necessárias e essenciais para todos, no final de cada leitura ficamos enriquecidos com  novas experiências, ideias, opiniões e uma nova forma de “ver a vida”. Passamos a discutir  a realidade do mundo e a tentar entender o ser humano. Ler é estimulante, através da leitura  partilhamos sentimentos, pensamentos e interesses, viajamos para outros tempos, lugares e conhecemos outras culturas.

A  leitura  é a forma  de enriquecimento  da memória e do conhecimento sobre os mais variados assuntos que se pode escrever.

Lemos para saber, para interagir com o texto, compreender, refletir, compartilhar e para adquirir novos conhecimentos. Escrevemos para mostrar a maneira de como vemos o mundo a nossa volta e para manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, a fim de despertar a criatividade e a imaginação.

Conclusão

 

Diante do exposto, entende-se que vivemos numa sociedade em que a leitura  assume papel importante para o desenvolvimento pessoal e social dos  indivíduos.

Nesta perspectiva a leitura e a escrita têm um papel significativo na sociedade  de um modo geral, pelo fato de criar novas identidades, novas formas de inserção social, com maneiras diferentes de pensar e agir.

Ao conceituar leitura na visão de diversos autores, considera-se que ela 

tem grande importância para o aprimoramento da escrita, sendo assim, tornando-se  um fator fundamental para que o indivíduo possa adquirir informações necessárias  para assim poder aprimorar sua escrita.

Ao identificar a concepção de leitura e suas implicações para o aprimoramento da escrita, considera-se que o hábito da leitura deve ser incentivado desde a infância, sendo que ela é considerada determinante para a construção da escrita e para a aquisição de novos conhecimentos.

Como o indivíduo sempre almeja buscar o novo, cuja realização não está limitada apenas em algumas metas, projetos, cursos dentre outras pretensões, devem-se estar sempre atentos às dimensões para qual a leitura os remete. 

 Conclui-se, portanto,  que a leitura e a escrita exerce um papel indispensável na sociedade, não só para o crescimento do indivíduo, mas também para o crescimento e desenvolvimento da sociedade como um todo. Todo cidadão precisa exercer a sua função social, independente de seu grau de instrução ou profissão, cada um dentro da sua área de atuação e dentro de suas limitações. Para tanto, este precisa, no mínimo, saber ler, escrever e interpretar o mundo da melhor maneira possível, sempre pensando no seu crescimento pessoal, sempre pensando em melhorar.

 

Referências

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1994.

 

BRASIL. Indicadores da qualidade na educação: dimensão, ensino e aprendizagem da leitura e da escrita/ Ação Educativa. São Paulo: Ação Educativa, 2006.

 

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 43. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

 

KALFMAN, Ana Maria; RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

 

KRAMER, Sônia. Escrita, experiência e formação: Múltiplas possibilidades de criação escrita. In: YUNES. Eliana. A experiência da leitura. São Paulo. Loyola, 2003.

 

MARTINS, Maria Helena.  O que é leitura. 19.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção: Primeiros Passos: 74).

 

ORLANDI, Eni Pulcinelli. et al. LEITURA perspectivas interdisciplinares. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2005, 115 p.

 

OSWALD, M. L. B. Aprender com a literatura: uma leitura benjaminiana de Lima Barreto. Rio de Janeiro, 1997. Tese ( dout. ) Educação, PUC.FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 43.ed. São Paulo: Cortez, 2002.