FUNDAMENTOS E ANÁLISES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Claudia Augusta Jahn
Eliel Nicacio da silva
Cleire de Jesus Furlan
RESUMO
O objetivo do estudo foi preparar os professores para compreenderem o desenvolvimento normal da criança e estarem atentos a possíveis desvios de comportamento. A metodologia baseou-se no levantamento de dados e informações bibliográficas sobre os processos de ensino e aprendizagem. Verificou-se que a psicologia da educação ajuda a compreensão de que a vida humana passa por alguns estágios de desenvolvimento até atingir a idade adulta, também ajuda na compreensão sobre o período em que o aluno se encontra de acordo com o seu desenvolvimento social, emocional, intelectual e físico, além de levar em consideração o nível de aspiração e o comportamento consciente e inconsciente do aluno. Conclui-se que a Psicologia da Educação não estuda somente o comportamento humano, mas é uma ciência que está em constante transformação auxiliando o professor no entendimento do aluno e contribuindo para melhorar a aprendizagem.
Palavras chave: Psicologia da Educação, Aprendizagem, Formação de Professores.
INTRODUÇÃO
Antes de ser considerada como um meio científico e de ser chamada de “Psicologia”, esta área do conhecimento há muito já se manifestava em ideias psicológicas na educação. Alguns estudiosos da área garantem que foi na educação que a psicologia se fez mais marcante, presente em seu início no Brasil devido a inserção de ideias psicológicas na educação desde o período colonial, principalmente nas obras escritas por jesuítas. Os temas que se destacam são: aprendizagem, determinantes do desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e sensorial infantil, utilização de castigos e prêmios.
Embora esses temas fossem bastante originais, eles estavam diretamente ligados ao interesse do sistema colonial, representavam o confronto com esses interesses.
No século XIX, com a chegada dos cursos superiores no Brasil, a psicologia surge permeando as questões educacionais nas teses inaugurais, dos estudantes dos cursos de medicina. Nas escolas normais a psicologia aparece apenas como disciplina, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento infantil e aos processos de aprendizagem.
A psicologia passou a ser ainda mais necessária à educação quando começaram os primeiros movimentos da Escola Nova, época que coincide com o projeto de uma nova nação e com necessidade de emergência de um novo homem que fosse produtivo em suas relações de trabalho.
Com o movimento da Escola Nova a criança passa ser vista como naturalmente boa, entretanto passível de ser corrompida. A escola deveria manter na criança as suas características positivas – como bondade, espontaneidade e pureza. Surge então a necessidade de assegurar o desenvolvimento infantil, tarefa para a qual a psicologia foi chamada.
DESENVOLVIMENTO
Um dos conceitos mais aceitos sobre psicologia é de que ela estuda o processo de aprendizagem de cada indivíduo utilizando como base a sua vivência social e cultural, e sobretudo a influência desse contexto no seu comportamento psíquico.
Uma das grandes necessidades da psicologia na educação, é a influência que ela tem em superar os problemas de aprendizagem e de comportamento que o aluno desenvolve em seu tempo na escola.
Nos dias de hoje, quando um aluno é encaminhado para uma avaliação neurológica, buscando apoio na contribuição da medicina para a compreensão das dificuldades de aprendizagem, geralmente o resultado do diagnóstico aponta para a causa do problema a escola, um quadro de percepção, de memória, de motivação, dentre outros aspectos que são explicados.
Existem duas concepções de educação citadas dentro da psicologia (a tradicional e a nova), porém as duas percebemos adotarem a mesma visão de homem, segundo o qual este é dotado de uma natureza humana e já nasce com as características essenciais, que se atualizarão naturalmente com o tempo. A psicologia e a educação trabalham juntas para entender o fenômeno humano como algo dado a respeito de qualquer condição social, ao entenderem a natureza como a histórica. Esse trabalho em conjunto reflete em atitudes de culpabilização do aluno por sua própria condição, o que implica a crença de que o fracasso escolar é de responsabilidade do aluno.
A psicologia da educação, enquanto disciplina, tem como objetivo prepara os professores para compreenderem o desenvolvimento normal da criança e estarem atentos a possíveis desvios de comportamento.
É importante ressaltar a necessidade de se repensar os métodos de fazer psicologia e de ensiná-la. Necessário se faz também que se revejam as práticas pedagógicas que se originam dela e que formam técnicos manipuladores do comportamento humano, seres alienados e conformistas, adaptados a um meio ambiente onde predominam as desigualdades e as injustiças, reprodutoras da ideologia dominante.
Para ser mais objetivo sobre a importância da psicologia para a educação ela ajuda a compreensão de que a vida humana passa por alguns estágios de desenvolvimento até atingir a idade adulta. Essas fases são: a infância, a adolescência e a idade adulta. Cada fase implica em padrões de comportamento característicos, e a identificação destes períodos ajudaria os educadores na hora da elaboração do currículo e determinar a metodologia a ser usada com os alunos.
A psicologia educacional também ajuda na compreensão sobre o período em que o aluno se encontra de acordo com o seu desenvolvimento social, emocional, intelectual e físico, além de levar em consideração o nível de aspiração e o comportamento consciente e inconsciente do aluno. Alguns aspectos do aluno que são ignorados no ambiente educacional, influenciam muito no rendimento do aluno e são o objeto do psicólogo educacional: como o aluno se comporta em grupos, seus conflitos, desejos e outros aspectos de sua saúde mental. Com a orientação adequada, o aluno pode formar uma atitude mais positiva com relação à vida e a si mesmo, além de formar uma personalidade mais integrada e solidária.
A psicologia tende a ajudar o professor a ajustar o seu modo de ensino de acordo com o nível de seus alunos, pois muitas vezes o professor tem uma boa didática, porém poucos alunos aprendem. Para que o objetivo de ensinar atinja um público maior é preciso que o professor trabalhe com abordagens diferentes, e a psicologia ajuda nesse tipo de abordagem.
A psicologia na educação tem ajudado o professor a se conhecer melhor, e trabalhar melhor a sua personalidade, o seu comportamento e suas motivações e ansiedades. Em suma, podemos dizer que a psicologia contribuiu consideravelmente para a criação de um sistema moderno de educação conforme ressalta Freire (1996, p. 146).
Como prática estritamente humana jamais pude entender a educação como experiência fria, sem alma, em que os sentimentos e as emoções, os desejos, os sonhos devessem ser reprimidos por uma espécie de ditadura racionalista. Nem tampouco jamais compreendi a prática educativa como uma experiência a que faltasse rigor em que se gera a necessária disciplina intelectual (FREIRE, 1996, p. 146).
Neste contexto, a Psicologia da Educação vem reforçar a ideia de que os professores, ao buscar aprofundar seus conhecimentos sobre a importância da afetividade na escola, estão, buscando entender o aluno, quanto os conteúdos e as práticas e metodologias educativas que facilitam o aprendizado.
CONCLUSÃO
A psicologia como disciplina nos cursos de formação de professores possui uma perspectiva subjetivista, transferindo a responsabilidade da condição educacional ao próprio aluno, o que reflete a individualização dos problemas escolares e a desconsideração das origens sociais e históricas de sua condição. Sendo assim, essa perspectiva subjetivista afirma que a dificuldade em aprender é tida como consequência de hereditariedade, de fatores emocionais e comportamentais, socioculturais e maturacionais. Goulart (2001) aponta que a concepção estabelecida e aceita de que a psicologia da educação é uma ciência capaz de individualizar e resolver os problemas na sociedade escolar está sendo construída pelo caminha traçado pela própria psicologia da educação. A psicologia não estuda somente o comportamento humano, más é uma ciência que por seu interesse no desenvolvimento, no comportamento e na personalidade do homem, tem contribuído para que os educadores compreendam o processo de ensino aprendizagem de forma a ajuda-los a superar suas limitações de dificuldades.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
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