Buscar artigo ou registro:

 

O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO







INÊS CAVALLARI 

 

DAIANE DOS SANTOS CRISTINO

 

SIMONE LUCCA ESSER

 

MARIA NEUSA DE ARAÚJO MENDES 





RESUMO

 

O trabalho discute a importância do lúdico no processo de ensino, a aprendizagem e o papel do pedagogo como mediador dessa experiência.  O objetivo geral é identificar a ludicidade os jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança no primeiro período da educação infantil.

Como promover uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.  A metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica de diversos autores como Piaget, Vygotsky, Rego, Ronca entre outros, livros, site e artigos científicos. Pretende-se neste estudo demonstrar a eficiência em se usar o lúdico no dia a dia em sala de aula, os jogos, as brincadeiras e brinquedos vem provando e confirmando que a criança consegue assimilar os conteúdos com mais facilidade. O lúdico na educação infantil busca questionar, pensar em soluções, transformar o aprender em uma ação prazerosa.

 

Palavras-Chave: Brincadeira. Brinquedo. Jogo. Aprendizagem.



 ABSTRACTS

The paper discusses the importance of the ludic in the teaching process, the learning and the role of the pedagogue as mediator of this experience. The general objective is to identify the playfulness of games and play in child development in the first period of early childhood education.

How to promote more meaningful and enjoyable learning. The adopted methodology consists of bibliographic research of several authors such as Piaget, Vygotsky, Rego, Ronca among others, books, website and scientific articles. The aim of this study is to demonstrate the efficiency in using the playful in everyday life in the classroom, games, games and toys has been proving and confirming that the child can assimilate the contents more easily. The playful in kindergarten seeks to question, think of solutions, transform learning into a pleasurable action.

Keywords: Just kidding. Toy. Game. Learning.

  1. INTRODUÇÃO



Escolhi este tema porque estamos vivendo numa era digital onde a tecnologia tem estado presente em nossas vidas e diante disso precisamos estar buscando novas formas de ensinar e o lúdico se mostra um grande aliado. Através do lúdico podemos ensinar diversos conteúdos, formas, cores, quantidades, e pode ser usada em português, matemática, educação física, entre outras. 

O objetivo geral é identificar a ludicidade os jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança no primeiro período da educação infantil.

Como promover uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.  A metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica de diversos autores como Piaget, Vygotsky, Rego, Ronca entre outros, livros, site e artigos científicos.

A ludicidade é um assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, por ser o brinquedo a essência da infância e seu uso permitirem um trabalho pedagógico.

O lúdico é uma prática inovadora e prazerosa apesar de exigir planejamento, dedicação, aperfeiçoamento para desenvolver a curiosidade da criança e com isso obter uma aprendizagem significativa, valorizando os valores morais e éticos e formando cidadãos conscientes de seus valores e responsabilidades.

Tornar evidente a importância do lúdico e como ele, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras podem ser importantes para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

Analisar a importância do lúdico no ensino das crianças com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho. Perceber as possibilidades e os limites das crianças, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no dia-a-dia de cada uma delas.

A escolha do tema justifica-se pelo fato de que os resultados da educação, apesar de todos seus projetos, continuam insatisfatórios, percebendo-se a necessidade de mudanças no âmbito educacional. Sendo assim o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. Vale ressaltar que o lúdico não é a única alternativa para melhoria do ensino aprendizagem, mas auxilia na melhoria dos resultados por educadores interessados em promover mudanças, visando uma melhor aprendizagem.

  Educar hoje não se limita a repassar informações, conteúdos ou mostrar apenas o caminho que o professor considera mais correto, mas sim é ajudar a criança a ter consciência de si mesmo.

Para garantir, uma formação flexível, no qual se propõe a educação atual, o professor deverá implantar estratégias diversificadas que promovam o sucesso da construção do conhecimento. Essas estratégias deverão garantir, ao mesmo tempo, a preparação para o ensino aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades, uma atuação crítica e consciente na criança. É importante ressaltar que o professor da educação infantil ao desenvolver o lúdico em sala de aula, deve esforçar-se para conduzir uma aprendizagem significativa.

Nesse contexto, as atividades lúdicas podem auxiliar o professor a resgatar nos alunos o interesse, o prazer e o entusiasmo pelo ato de aprender. Acredita-se que o espaço escolar pode e deve transforma-se em um espaço agradável, prazeroso, de forma que as brincadeiras e os jogos permitam ao professor alcançar sucesso em sala de aula.



  1. O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

 

Nos dias atuais devido às novas tecnologias as crianças têm estado mais em contato com diversas informações o que exige uma prática mais reflexiva pelo educador com o apoio das escolas para levarem um ensino de qualidade com isso o lúdico tornou-se uma ferramenta importante para levar a criança a pensar, interagir, criticar, se socializar, extrair o conhecimento de forma espontânea.

O lúdico faz parte do mundo infantil, onde o jogo, a brincadeira leva a criança a experimentar diversas situações podendo se transportar ao mundo de faz de conta, as crianças repetem o que viram em desenhos, filmes, seriados, representam cenas imaginando serem os personagens.

KISHIMOTO traduz o mundo real para a realidade infantil.

 

Os brinquedos podem incorporar, também, um imaginário preexistente criando pelos desenhos animados, seriados televisivos, mundo da ficção cientifica com motores e robôs, mundo encantado dos contos de fada, estórias de piratas, índios e bandidos (KISHIMOTO, 1999, p.18).

 

Os brinquedos se transformam de acordo com a imaginação da criança incentiva ele pensar e imaginar.

 

O brinquedo entendido como objeto, suporte da brincadeira, supõe relação íntima com a criança, seu nível de desenvolvimento, e indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras, que organize sua utilização (SANTOS, 1997, p.23).



Na educação infantil os professores tem que adquirir trabalhar o lúdico em sala de aula, para um melhor desenvolvimento e aprendizagem, brincando a criança consegue um aprendizado com maior facilidade, pois, jogos, brincadeiras e brinquedos é um excelente recurso pedagógico. No brincar e no jogar desenvolve dois vocabulários – o linguístico e o psicomotor.

 

Um professor que não sabe ou não gosta de brincar dificilmente desenvolverá a capacidade lúdica de seus alunos. Ele parte do princípio de que brincar é perda de tempo. Assim, antes de brincar, esforça-se por fazê-lo, normalmente assume uma postura artificial, facilmente identificada pelos alunos. A atividade proposta não anda. Em decorrência, muitas vezes os professores deduzem que brincar é uma bobagem mesmo, e que nunca deveriam ter dado essa atividade em aula. A saída desse processo é o trabalho mais consciente e coerente do professor do desenvolvimento de sua atividade lúdica (KISHIMOTO, 1998, p. 122).

 

Almeida (1995, p.41), ressalta 

 

A educação lúdica contribui e influência na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento.

A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, critica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio.

 

Contatamos que as crianças aprendem mais brincando, que sentados enfileirados ouvindo, e é brincando que a criança inventa, descobre, viaja em suas fantasias, experimenta, tornando a mais sociável e um ser humano mais criativo. O educador encontra apoio por meio das brincadeiras para superar suas dificuldades de aprendizagem. Hoje em dia com os pais trabalhando fora as crianças são colocadas em creches, berçários, escolinhas maternais onde passa a conviver grande parte de seu dia com um professor o que necessita disponibilizar de recursos e materiais adequados.

O lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade. Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando.



2.1 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DA CRIANÇA 

 

O brincar faz parte da infância de uma criança e quando ela é inserida na escola traz consigo uma bagagem muito importante de brincadeira e ludicidade. Usando o lúdico pode trabalhar varias áreas e objetivos ao mesmo tempo.

 Com simples tampinha de refrigerante podemos trabalhar números, quantidades, ordem crescente e decrescente, cores, sequência, alfabeto, sucessor, antecessor. Ao brincar a criança se sente estimulada a experimentar, criar, aprender e descobrir.

O brincar é um direito garantido por lei de acordo com Santos.

 

...ao valorizar as atividades lúdicas, ainda a percebemos como uma atividade natural, espontânea e necessária a todas as crianças, tanto que o brincar é um direito da criança reconhecendo em declarações convenções de leis a nível mundial (SANTOS, 1997, P. 20).

 

Quando uma criança participa de jogos como, por exemplo, dominó, boliche, quebra-cabeça, qual a cor da fruta, figuras geométricas e outras ela esta usando sua memória, melhorando seu raciocínio e coordenação motora, entusiasmo, assimilação de conteúdos e estimulando sua inteligência, é no momento do jogo que a criança absorve o máximo de informação:

Para Araújo:

 

O jogo toma um aspecto muito significativo no momento em que ele se desvincula de ser meio para atingir a um fim qualquer. Revendo a história do jogo, certificamo-nos de que sua importância foi percebida em todos os tempos, principalmente quando se apresenta com fator essencial na construção da personalidade da criança (ARAÚJO 1992, p.13).

 

Através dos jogos pode-se conhecer o jeito particular de cada criança alguns pesquisadores perceberam que levaria as crianças a desenvolverem uma atividade em seu meio físico e mental. Para Piaget, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilibração com o mundo (SANTOS 1998).

As atividades lúdicas são de fundamental importância para a formação da criança, em todas as etapas de seu desenvolvimento, pois é ai que ela adquire experiências no brincar, no jogar e no interagir com o meio em que esta inserida.

Kishimoto relatou, sobre o pensamento de Vygotsky:

 

[...] Vygotsky chama atenção para o fato de que, para á criança com menos de 3 anos, o brinquedo é coisa muito seria, pôs ela não separa a situação imaginária da real. Já na idade escolar, o brincar torna-se uma forma de atividade mais limitada que preenche um papel especifico em seu desenvolvimento, tendo um significado diferente do que tem uma criança em idade pré-escolar (1997.p.62).

  

O grande desafio da educação é conhecer o jeito particular de cada aluno, o brincar é uma atividade simples da criança através de suas contribuições podemos perceber que esta no centro do desenvolvimento intelectual, emocional e psicológico do ser humano.

O lúdico cria ambientes gratificantes e atraentes contribuindo para seu desenvolvimento de forma leve e espontânea, além do que através dos jogos, brincadeiras e brinquedos podemos despertar na criança o hábito de pensar, sem desviá-la do seu cotidiano.

Os jogos, as brincadeiras, os brinquedos são fundamentais para estimular a aprendizagem na educação infantil e nas séries iniciais e é uma das formas mais prazerosas para atingir tal objetivo. Segundo MIRANDA:

 

O jogo pressupõe uma regra, o brinquedo é o objeto manipulável e a brincadeira nada mais é que o ato de brincar com o jogo. O jogo pode existir por meio do brinquedo, se os brincantes impuserem regras. Percebe-se, pois, que jogo, brinquedo e brincadeira têm conceitos distintos, todavia estão imbricados; ao passo que o lúdico a barca todos eles (MIRANDA 2001, p.30).

 

É necessário que o professor seja um mediador, organizador, o tempo, o espaço, as atividades, os limites, das certezas e até incertezas. É preciso que o professor saiba o nível em que está cada um, afinal aprendemos com os erros e uma avaliação eficiente é capaz de apontar como se pode melhorar.

A implantação de uma proposta curricular de qualidade depende, principalmente, dos educadores podem-se construir projetos educativos de qualidade junto com a família e as crianças é preciso que esses educadores estejam comprometidos, participativos, flexíveis respeitando sua vivência cultural buscando melhorar sua prática educacional.

 

O currículo é o que crianças e professores produzem ao trabalhar com os mais variados materiais, os objetos de estudos que podem incluir os mais diversos elementos da vida das crianças e de seu grupo e de outros grupos e de outras culturas que são trazidas para o interior da creche e da pré-escola, portanto, não é conhecimento preexistente que constitui o currículo, mas o conhecimento que é produzido na interação educacional (CRAIDY & KAERCHER, 2001, P.18).



2.2 O DESENVOLVIMENTO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

O brincar esta presente em todas as dimensões da existência do ser humano e especialmente na vida das crianças, o brincar de forma espontânea faz parte da natureza da criança no ponto de vista pedagógico o brincar pode ser usado como uma estratégia poderosa para a criança aprender.

É preciso que o adulto auxilie a não perder essa imaginação e criatividade que se manifesta principalmente pelo uso da ação pedagógica.

 

De acordo com (Vygotsky, 1998, p.27):

 

É na interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos que o educando aprende a agir numa esfera cognitiva. Na visão do autor a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real, tanto pela vivência de uma situação imaginária, quanto pela capacidade de subordinação às regras.



É, portanto, sob essa reflexão de reconhecimento e respeito pelo desenvolvimento da criança que acreditamos que por meio do lúdico possa ser possível a formação de uma nova sociedade com mais socialização entre as pessoas onde o adulto conserve a criatividade de quando brincava durante sua infância. 

Os jogos lúdicos oferecem condições de o aluno vivenciar situações-problema utilizando jogos planejados e livros que permite uma experiência com a lógica e o raciocínio e permitindo á criança atividades físicas e mentais que venha a favorecer a sociabilidade e estimulando as relações, cognitiva, afetiva, culturais, linguística, e morais.  NEGRINE sustenta que:

 

As contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão intrinsecamente vinculadas: a inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade são inseparáveis, sendo a afetividade a que constitui a energia necessária para a progressão psíquica, moral, intelectual e motriz da criança (NEGRINE 1994, p.19).



Brincando a criança aprende e brinca aprendendo, durante uma brincadeira a criança pode desenvolver algumas capacidades importantes, tais como, a memória, a imitação e a imaginação, amadurecem experimentam regras e papéis sociais.  

Podem ser usados diversos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil tais como: atividades para andar de costa na ponta dos pés, andar lento como tartaruga, atividades para salta para frente e para trás, grandes saltos como o sapo, atividades com corda, andar de lado, de costa, em volta da corda, posição de cócoras, engatinhar, atividades de recorte, explorando sua coordenação viso motora, promover situações para o educando cheirar, ver, provar, ouvir, comprovar entre outros.

Ao trabalhar a percepção visual na sala de aula permitem o aluno distinguir cor, tamanho, letras, figura fundo, já percepção auditiva é a capacidade de diferenciar os sons fraco, forte, médio e sua intensidade de sons como sons de brinquedos, sons verbais, e sons de instrumentos, desenvolveram a pronuncia correta das palavras, podem confeccionar com os alunos os instrumentos como chocalhos, tambores.   

A percepção tátil é a capacidade de perceber as sensações são explorados pelas mãos usando objetos como flanela, esponja com dois lados, algodão, lixa, onde sentira sensações fria, quente, morno, são diversos os objetos, brinquedos, e brincadeiras que se pode trabalhar nas creches na educação infantil, e na educação fundamental onde o professor explorara á capacidade de cada aluno buscando no lúdico um suporte para se transmitir o conhecimento desejado.

 

É preciso oferecer as crianças condições para as aprendizagens que ocorrem por meio de brincadeiras: Educar significa proporcionar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagem orientandas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis ou relação interpessoal, de ser e estar com outros em uma atitude básica de aceitação (BRASIL, 1998, p.23).

 

O lúdico é essencial para um bom desenvolvimento da criança na escola que se propõe não só ao sucesso pedagógico, mas também a formação do cidadão porque a consequência imediata dessa ação educativa é a aprendizagem em todas as dimensões social, cognitiva, pessoal.

Atualmente as crianças estão mais privadas de brincar, os pais procuram ocupar o tempo o que acabam perdendo essa liberdade de criar, imaginar e inventar. Os brinquedos eletrônicos já fazem tudo andam, falam e muitos passam muito tempo na frente da televisão, entretidos com jogos e filmes violentos. O que acaba por essas crianças amadurecerem precocemente, deixando de serem crianças, e se tornando pequenos adultos.

Brinquedo não é só um presente, é um investimento, para a criança se desenvolver ao invés de dar um celular os pais podem dar um livro o que levará o seu filho a fantasiar, imaginar. Quando a criança é estimulada pela escola e pelos pais os benéficos são muito maiores. Carneiro e Dogne (2007, p.201), afirma que:

 

Ao estimular as crianças durante a brincadeira, os pais tornam-se mediadores do processo de construção do conhecimento. Também, ao brincar com os pais, as crianças podem se beneficiar de uma sensação de maior segurança e liberdade para exploração, além de se sentirem mais próximas e mais bem compreendidas, o que contribui para o melhor desenvolvimento de sua autoestima e independência.

 

Macedo (2005) explica que os pais são tão importantes porque podem ser considerados os primeiros brinquedos dos bebês, desenvolvem suas habilidades visuais e motoras. 

 

2.3 O EDUCADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

 

Vivemos em uma sociedade marcada pelo acúmulo de informações e pelos avanças tecnológicos, ser professor não significa apenas ensinar, mas criar métodos e ideias prazerosas. O educador deverá ser um facilitador das brincadeiras procurando sempre estar participando com os alunos, organizar e estruturar o espaço, observar, respeitando o direito da criança se não quiser participar das atividades propostas, desenvolver jogos e regras, auxiliar com materiais, questionar, buscar desenvolver o hábito de cooperação, conservação e manutenção dos brinquedos.

Cada criança tem seu tempo que deve ser respeitado, e cabe ao professor criar um ambiente estimulador, criativo para que os alunos se sintam a vontade sem exagerar na dose de estímulos. Portanto o espaço lúdico pode e deve ser um aliado do educador na educação não importa a idade, jovem criança ou idoso estamos em processo de aprendizagem diariamente.

(Marcelino, 1996, p.38) 

 

É fundamental que se assegure a criança o tempo e os espaços para que o caráter lúdico do lazer seja, vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural e, sobre tudo para o exercício do prazer de viver, como se fosse brincadeira de roda (MARCELINO, 1996, p.38).

 

O lúdico proporciona ao educador tornar suas aulas mais dinâmicas e, visando estimular a aprendizagem, revela-se então á dimensão educativa e melhora a qualidade do processo de ensino.

 

As atividades lúdicas são instrumento pedagógico altamente importante, mais do que apenas divertimento, são um auxilio indispensável para o processo de ensino-aprendizagem, que propicia a abstenção de informações em perspectivas e dimensão que perpassam o desenvolvimento do educando.

A ludicidade é uma tática insubstituível para ser empregada como estímulo no aprimoramento do conhecimento e no progresso das diferentes aprendizagens (MALUF, 2008, P.42).



São diversos os recursos lúdicos que pode ser usado dentro da ação pedagógica, como conto, dança música, pinturas são muitas possibilidades que você pode usar para abordar o conteúdo que se pretende trabalhar. BORDA ressalta que: 

 

[...] alimentamos a imaginação das crianças através das diferentes formas de expressão artística, tais como a literatura, o teatro, as artes plástica, a música, a fotografia, o cinema etc.; possibilitamos ás crianças apropriação de novos conhecimentos sobre o mundo; aguçamos a sua observação sobre a realidade natural e social; resgatamos as brincadeiras tradicionais da nossa cultura, das famílias e da comunidade a que pertencem às crianças (BORDA, 2007, P.5). 

 

Para que o professor possa desenvolver uma prática de educacional de qualidade é necessário investir em tempo e na sua formação continuada, buscando estar se atualizando, fazendo cursos, interagindo com os pais e outros profissionais da escola para que juntos consiga desenvolver o melhor método para trabalhar com seus alunos, levando em conta o que acriança gostam, quais são seus medos, o professor preparado poderá desenvolver sua pratica pedagógica com responsabilidade e tornar suas aulas dinâmica e prazerosa.

 

O trabalho direto com as crianças pequenas exige que o educador tenha competência polivalente. Ser polivalente significa que o educador sabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrange desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos proveniente das diversas áreas do conhecimento. Este caráter polivalente demanda, por sua vez, uma formação bastante ampla e profissional que deve tornar-se ele também um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve. São instrumentos essenciais para reflexão sobre á pratica direta com as crianças e observações, o registro, o planejamento e a avaliação (BRASIL, 1998, P.410).

 

.

O professor que trabalha a ação lúdica em sala de aula usando jogos, as brincadeiras, os brinquedos levara as crianças a perceber que ela pode aprender através dos jogos e brincadeiras.

 

 

 

 METODOLOGIA

 

A metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica de diversos autores, conforme Demo (2000, p.39): 

 

Pesquisar [...] é sempre também dialogar, no sentido específico de produzir conhecimento do outro para si, e de si para o outro, dentro de contexto comunicativo, nunca de todo devassável e que sempre pode ir a pique. A pesquisa passa a ser, ao mesmo tempo, método de comunicação cabível e adequada, e conteúdo da comunicação, se for produtiva. Quem pesquisa tem o que comunicar. Quem não pesquisa apenas reproduz ou apenas escuta. Quem pesquisa é capaz de produzir instrumentos e procedimentos de comunicação. Quem não pesquisa assiste à comunicação dos outros.



A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituídos principalmente de livros, site e artigos científicos. 

Segundo Demo (2000):

 

[...] o que faz da aprendizagem algo criativo é a pesquisa, porque a submete ao teste, á dúvida, ao desafio, desfazendo tendência meramente reprodutiva. Aprender, além do necessário, sobretudo como expediente de acumulação de atitude construtiva, sempre que expressar descoberta e criação de conhecimento, pelo menos a digestão pessoal do que se transmite. Ensinar e aprender se dignificam na pesquisa, que reduz e/ou elimina a marca (DEMO 2000, p.43).

 

O objeto desse estudo é O lúdico no processo de ensino tendo como embasamento teórico deste artigo na abordagem qualitativa e em caráter exploratório.





 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 A pesquisa possibilitou verificar a distância entre o discurso e a prática concreta em sala de aula, valendo se de que parte do trabalho sobre as contribuições dos jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento da criança. Pode-se observar que através da ludicidade a criança constrói seu conhecimento.

 Através desse trabalho espero poder contribuir para que professores e futuros professores que queiram inovar sua prática, tenha nos jogos, brinquedos e brincadeiras aliados permanentes, possibilitando aos alunos uma forma de desenvolver as suas habilidades intelectuais, sociais e físicas, de forma prazerosa e participativa, uma vez que os brinquedos as brincadeiras e os jogos são de grande contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. O meu ponto vista e de todos os autores que busquei para me dar suporte, cada criança deve viver seu tempo sem privações, sem aflições, sem pressões, sem conclusões. Pois, a criança que não tem oportunidade de brincar não consegue conquistar o domínio sobre o mundo exterior.

É imperceptível também que na atividade lúdica, a criança tenha a oportunidade não apenas de vivenciar as regras impostas, mas de transformá-las, recriá-las de acordo com suas necessidades, interesses e ainda entende-las.

 Por fim, conclui-se que o papel do pedagogo e do professor é, aliás, de fundamental importância para a difusão de recursos lúdicos. O professor ao se conscientizar das vantagens do lúdico, adequará a determinadas situações de ensino, utilizando-as de acordo com suas necessidades. O pedagogo, como pesquisador, estará em busca de ações educativas eficazes buscando respeitar a bagagem de cada aluno, pois é nessa hora do lúdico que muitos alunos têm a oportunidade de conhecer os objetos, experimentar, e o professor estando preparado pode dar todo auxilio que o aluno necessitar. 

O estudo permitiu compreender que quando se trabalha com jogos e brincadeiras a criança compreende e constrói seus conhecimentos de uma forma prazerosa, sendo capaz de exercer seu papel na sociedade com autonomia e competência. Pode-se entender que a criança precisa vivenciar experiências que lhe permita crescer fisicamente e psicologicamente, em que o brincar é um suporte na pratica de atividades educacionais para o crescimento da criança na vida e na escola.

Constatou-se que as atividades lúdicas tornam-se peças fundamentais da construção do conhecimento do professor e do conhecimento da própria proposta pedagógica da escola. Também deve se repensar a forma de trabalhar com o processo de ensino-aprendizagem onde deve se permitir que o estudante possa desenvolver integralmente, respeitando individualmente o contexto histórico, o ritmo de aprendizagem e as dificuldades. 

Diante do novo panorama educacional que estamos vivendo o professor tem que buscar inovar buscando apoio nas escolas para que possam dar suporte aos alunos fornecendo os brinquedos, jogos e para que possam colher juntos os frutos dessa inovação. Porque hoje as crianças perdem o interesse rápido pelos conteúdos e você fazendo uma aula dinâmica os alunos aprendem de forma espontânea e o professor conseguira atingir o seu objetivo.

O professor deve estar comprometido com a profissão e ciente de que é preciso aprender a aprender sempre.













REFÊRENCIAS




ALMEIDA, Anne. Ludicidade como Instrumento Pedagógico. http://www.cdof.com.br/recrea22.htm 



ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.



ARAÚJO, Vânia Carvalho de. O jogo no contexto da educação psicomotora. São Paulo: Cortez, 1992. 



BORBA, A. M. A brincadeira como experiência de cultura. Programa 3 – serie O cotidiano na educação infantil. MEC, SEED. TV escola, Salto para o futuro, 2007. 

 

BRASIL, Ministério da Educação. Subsídios para credenciamento e funcionamento de instituições de educação infantil. Volume I, Brasília, 1998.



CARNEIRO, Maria Ângela Barbato e DODGE, Janine J. A descoberta do brincar. São Paulo: Melhoramentos, 2007.



CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1997.



DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2000. 



FELIPE, jane. O Desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista. Piaget, Vygotsky, Wallon.in;CRAIDY Carmem Maria e KAERCHER, Elisa Gladisp. Silva (org) Educação infantil: Pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2001;

 

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

 

KISHIMOTO, Tizuko Morchida.Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1997. 



KISHMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.



SANTOS, Santa Marli Pires dos (org.). Brinquedoteca: O lúdico em diferentes contextos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.



MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas. São Paulo: Autores Associados, 1996.



MALUF, Ângela Cristina Munhoz, Atividades lúdicas para a educação infantil: Conceitos, orientações e práticas. 1ªed.. Petrópolis: Vozes, 2008 



NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Propil, 1994. 



VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. Martins Fontes, 1984.



VIGNON, LUANA Guia do educador: teorias pedagógicas: educação infantil/ Luana Vignon, Marco Saliba; acessória pedagógica Aline Correia. 1. Ed.- São Paulo: Eureka, 2005.