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DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUAS LINGUAGENS

 

Priscila Mineiro Rodrigues

Vanusa Fatima Vassoler Galvan

 

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daquelas cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). .

 

RESUMO

Este artigo aborda a temática do desenvolvimento infantil e suas linguagens. Que são através dos diferentes tipos de linguagens e que a criança aprende, abordando a importância da leitura na educação infantil, a artes no processo de desenvolvimento juntamente com a psicomotricidade sendo responsável pela coordenação motora e seus movimentos. O aluno precisa passar por todas essas etapas para alcançar a base alfabética escrita.

E de grande relevância que o professor conheça as diferentes linguagens e saiba como aplicar na sala de aula, pois a partir dos conhecimentos que vão surgindo a oportunidade para a criança expressar a sua própria opinião sendo crítica e participativa na sociedade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Psicomotricidade. Linguagens. Artes. Alfabetização. Historias.

 

ABSTRACT- This article addresses the theme of child development and its languages. Which are through the different types of languages ​​and what the child learns, addressing the importance of reading in early childhood education, the arts in the development process along with the psychomotricity being responsible for motor coordination and their movements. The student needs to go through all these steps to reach the written alphabetical base.

It is of great relevance that the teacher knows the different languages ​​and knows how to apply in the classroom, because from the knowledge that is emerging the opportunity for the child to express his own opinion being critical and participatory in society.

 

KEYWORDS: Psychomotricity. Languages. Arts. Literacy. Stories.

 

  • INTRODUÇÃO

 

Com os diferentes enfoques da psicomotricidade podemos perceber que todo movimento feito, é necessário para o desenvolvimento pois através dos movimentos é que a criança inicia sua aprendizagem. Sendo fundamental e de extrema importância para execução de qualquer movimento, atividades proposta pois a psicomotricidade está ligada ao movimento de pequenos e grandes músculos.

O movimento é muito importante para o desenvolvimento, quando a criança entra na escola, ela já tem uma coordenação global de movimentos e ritmos espontâneos. O objetivo na escola é fazer com que a criança mostre esse seu desenvolvimento natural.

LE BOULCHE (1984, p.182) afirma que a associação do canto e do movimento permite a criança sentir a identidade rítmica, ligando os movimentos do corpo aos sons musicais. (OLIVEIRA, 2012, p.95)

A coordenação motora está ligada ao pular, correr, andar, saltar, ou seja, aquelas atividades que se faz necessário a utilização dos grandes músculos sendo ela a coordenação global, já a coordenação motora fina é aquela que utiliza de pequenos músculos como o movimento das mãos para escrever, recortar e pintar. E o óculo manual, exige a coordenação motora e a visão para desempenhar as atividades que está relacionada a coordenação motora fina, sendo uma dependente da outra.

Este artigo mostra os primeiros desenvolvimentos da criança, e as etapas que ela precisa passar para chegar na alfabetização. A importância de o professor conhecer as diferentes linguagens e compreende-las.

Mostra também a diversidade cultural de cada criança e seus diferentes desenvolvimentos. A importância de o professor saber contar as histórias de maneira lúdica e prazerosa para ouvir, criando na criança seus interesse e compreensão dos seus sentimentos aguçando a sua imaginação e tornando-a uma criança de pensamento crítico.

As crianças pequenas aprendem a linguagem: ás vezes mais de uma linguagem. Elas também aprendem por meio da linguagem. Mas elas também raciocinam e se comunicam com a linguagem. Nos primeiros anos, isso acontece mais no contexto do brincar. (MOYLES, 2002, p.53).

Com o desenvolvimento dos movimentos, a criança consegue desenvolver as habilidades da artes. E também notasse o bom desenvolvimento para as linguagens oral, escrita e visual.

 

2- MATERIAL E MÉTODOS

 

O artigo apresentado é de cunho bibliográfico, utilizando-se de leituras aos Parâmetros curriculares nacionais, RCNEI e autores como Soares, Abramovich, Arribas, Vygotsky, Piaget, Moyles, Oliveira, para fazer uma melhor analise sobre o assunto escolhido e desenvolvido.

 

 

3-DESENVOLVIMENTO

 

A psicomotricidade é muito vista como uma medicação e intervenção para o ensino, antes professores procuravam psicomotricistas para resolver os problemas dos alunos, achava-se que não tinha mais outro diagnóstico para o aluno e assim tachavam como ‘doente’. Hoje com a psicomotricidade e possível encontrar diagnóstico da maneira de como o professor irá ensinar. Muitos docentes não têm consciência daquilo que desenvolvem, suas práticas pedagógicas, não procuram saber qual a finalidade de tal tarefa, seu objetivo, sendo que se forem analisarem encontraram muitas respostas para o desenvolvimento da criança nas atividades desenvolvidas.

Quando a criança começa a frequentar a escola, ela já tem um desenvolvimento e uma cultura. A partir do momento em que nascem já se movimentam, conforme crescem aprendem a se movimentar mais e mais, depois começam engatinhar, caminhar, manusear objetos, assim como também joga-los longe ( ato que os pais pensam ser pirraça, porém, é nesse jogar que ele passa ter uma noção de espaço ao meio que vive).

A criança se expressa muito no seu desenvolvimento, é nele que ela demonstra os seus sentimentos, portanto e de grande importância que a criança desde pequena aprenda a como se movimentar no meio que vive, sua postura e seu modo de expressar os sentimentos.

O ambiente escolar deve ser agradável e rico, para que as crianças se sintam seguras, e possam realizar suas tarefas sem riscos nenhum. Assim o educador pode também realizar atividades que envolvam essas crianças para um bom desenvolvimento motor.

Devemos sempre exigir um controle dos alunos, já que as vezes se faz necessário que eles façam fila, fiquem sentados, fiquem em silêncio, porém não podemos exigir isso como se fossemos general, temos de impor de maneira que a criança se sinta respeitada, caso contrário seria muito difícil ter controle sobre elas, e isso atrapalharia esse desenvolvimento, já que há algumas que não conseguem ficar sem fazer um movimento.

A criança se expressa muito pelo movimento do corpo, seus gestos, suas expressões faciais, fazem caretas, choram dão risada, imitam. E isso possibilita que cada vez mais elas aprendem a usar seu corpo, mas os adultos também possuem esse desenvolvimento, alegria, medo, tristeza, ansiedade são expressões que muitas vezes deixam transparecer.

Para a psicomotricidade é necessário atividades em que a criança manuseie o lápis, brinque de saltar, pular, equilibrar, aprenda a ter noções de lateralidade, espaço e tempo... é importante que se faça lúdico, cantando uma música, dançando, imitando.

Compreender o caráter lúdico e expressivo das manifestações da motricidade infantil poderá ajudar o professor a organizar melhor a sua pratica, levando em conta as necessidades das crianças. ( BRASIL, 1998, p.19)

Quando a criança conhece inteiramente seu corpo e seus movimentos, elas já passam a ter brincadeiras mais em grupos, passa a se equilibrar melhor, necessitando menos de ajuda de um adulto ao lado. Mas mesmo assim e preciso cautela para essa liberdade de deixar ela fazer o que deseja, pois ao mesmo tempo a criança está fazendo uma atividade de equilibrar ela pode resolver mudar para saltos, cambalhotas e outras coisas mais. Nos gestos e expressões da criança podemos entender e saber qual o seu pensamento.

A criança sempre aprende melhor quando vivencia alguma situação, se o pai é um jogador de futebol, ela terá mais habilidade para jogar, ou se a mãe e veterinária, pode ser uma criança que tenha menos medo e mais cuidado com os animais.

Para Piaget o desenvolvimento da criança se constrói, ela percebe seus estímulos, sensações e seus sentidos. Ela passa a agir sobre si e sobre os objetos a sua volta. Mas é preciso que ela tenha um nível de inteligência para saber diferenciar, comparar, explorar.

Brandão diz que a partir do momento em que a criança tenha essa inteligência de tornar consciente seus estímulos é que ela será capaz para poder inventar, criar e manipular o que deseja.

Já para Wallon, o movimento está ligado na afetividade e inteligência.

Muitas crianças se refletem no professor, tomando para si sua forma de agir, ele deve ter um cuidado na maneira de se expressar, agir, contar uma história, movimentar o corpo, se alimentar, pois o aluno e observador.

O desenvolvimento humano está ligado ao decorrer das transformações vivenciadas ao decorrer dos anos e para que a criança chegue em um nível de maturação e fundamental que ela tenha um acompanhamento com um professor, pois através da mesma que a criança começa a fazer a interpretação das linguagens sendo a oral e a escrita.

Sem dúvida não há como fugir, em se tratando de um processo complexo como a alfabetização, de uma multiplicidade de perceptiva, resultante de colaboração de diferentes áreas de conhecimento, e de pluralidade de enfoques, exigida pela natureza do fenômeno, que envolve atores (professores e alunos) e seus contexto culturais, métodos, matérias e meios. (SOARES, 2010, p.14).

 

Na teoria construtivista a criança constrói sozinha suas próprias estruturas mentais em um processo de adaptação ao meio.

 Quando a criança vai para escola ela já tem um conhecimento, uma cultura, princípios e valores, na escola e onde ela vai aprender o que geralmente não aprenderia em casa.

Para Piaget, o desenvolvimento precede a aprendizagem e, por conseguinte, é necessário conhecer os níveis de desenvolvimento alcançados pelas crianças para, deste modo, saber o que serão e o que não serão capazes de fazer, e adaptar os processos de aprendizagem a esses níveis de desenvolvimento. (ARRIBAS, 2004, p.41).

Já na teoria Ambientalista de Vygotsky, a criança constrói suas estruturas necessitando da influência de pessoas a sua volta.

Para Vygotsky, a aprendizagem precede o desenvolvimento, despertando processos evolutivos que não poderiam ser efetivados de outra maneira. É preciso, pois, ajudar a criança em seu processo de desenvolvimento. (ARRIBAS, 2004, p. 41).

A primeira linguagem é a gestual e logo após vem a oral e depois passa pela escrita sendo mais rígida com a ortografia correta, por sua vez a criança tem uma plasticidade cerebral e maior, facilitando o aprendizado de outra língua com maior rapidez facilitando seu desenvolvimento.

Desde do nascimento a criança já está aprendendo sendo pela música ouvida ou pela história contada pelos pais, quando ela entra na escola ela já traz o seu conhecimento, e a partir do conhecimento que ela tem é que o docente começa a moldar sendo um ensino formal.

Para que a linguagem se desenvolva é preciso estar sempre conversando com a criança, falar com clareza ter uma sensibilidade, ouvindo a criança é estimulada.

A linguagem escrita por sua vez precisa de expressão verbal, pois tudo o que a criança aprendeu com a música, a história ouvida pelos pais ou até mesmo aquela história que a criança inventou, aquela atividade lúdica em sala de aula ou mesmo em casa com os pais. São pontos relevantes para conseguir chegar nas linguagens escritas e o apoio do docente ela consegue chegar na base alfabética da escrita, sendo mais disciplinado e rígido.

A criança na fase global ela começa a conhecer diferentes palavras para seu vocabulário, assim aprende a fazer comparações com outras palavras, usam a imaginação.

Desde pequena para a criança é prazeroso pegar lápis e sair pintando tudo que encontra pela frente, e isso é importante que os professores aproveitem para desenvolver muitas outras atividades com a vontade da criança. Nessa fase a criança já possui um conhecimento do espaço em que vive, tem uma dominância de seus movimentos. Portanto o educador deve aproveitar para realizar tarefas de desenhos com as crianças, conversar e saber a interpretação que a criança tem pelo o que desenha, para que desenvolva mais à frente a escrita.

Geralmente quando a criança começa a escrever ela sempre aprende primeiro o nome, conhecendo assim as letras de seu nome e reconhecendo em algum lugar diferente que veja, como outdoor, latinhas, lojas, propagandas. É muito importante que os pais estimulem mostrando e inserindo outras palavras que comecem com a primeira letra do nome dela.

É importante que o professor faça papel de evocador, conversando com as crianças fazendo que retornem as lembranças, recordando objetos, vivencias, o que seja importante para enriquecer seu conteúdo.

 

  1. A IMPORTÂNCIA DA HISTORIA NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS

 

É de suma importância que a criança ouça muitas histórias quando pequena, isso fortalece seu vínculo amoroso e afetivo com as pessoas, sendo o primeiro contato com os pais ou pessoas próximas, estimulando o imaginário criando seus próprios personagens.

Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias... Escuta-las e o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor e ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo...( ABRAMOVICH, 2004, p.16).

 

A história e usada também para acalmar as crianças sendo uma forma lúdica que o professor pode criar situações para a mesma pensar refletir sobre a história contada, não basta apenas contar, tem que saber interpretar e saber aplicar, pois através da contação pode ser criar diversas formas de trabalhar em sala de aula, e sempre respeitando as opiniões das crianças pois cada uma tem o seu tempo, deixando que ela crie o seu próprio personagem o docente e o mediador na hora da história, e a base para que a imaginação aconteça. Na hora da leitura é ele que deixa a abertura para que a criança faça a sua própria interpretação e crie a sua imaginação, nessa hora que o professor tem que saber dar as pausas e a tonalidade da voz para aguçar a imaginação.

 

  1. A ARTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Quando falamos em arte, não estamos apenas falando em quadros bem desenhados e coloridos, estamos falando de várias linguagens como a dança, desenho, música, pintura e teatro, etc. quando é feito um trabalho com planejamento o professor consegue desenvolver um bom desempenho para aquela criança. Se ele trabalhar o teatro ele vai estimular uma interação e socialização, concentração e na timidez, pois contribui para ser mais desinibida.

A arte é fundamental para desenvolver da imaginação pois com apenas uma história podemos criar um mundo imaginário. Em um teatro podemos criar personagens a parti da história inventada, podemos desenhar e colorir. O teatro a música cantada pelo professor requer um olhar diferenciado do docente em saber que a arte não é apenas o desenho, ela é ampla e complexa e a parti de uma música podemos criar uma boa aula para o desenvolvimento.

Ensinar arte em consonância com os modos de aprendizagem do aluno, significa, então, não isolar a escola da informação sobre a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e identificar proposta artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias. E tudo isso integrado aos aspectos lúdicos e prazerosos que se apresentam durante a atividade artísticas. (RCNEI, 2000, p.47).

É fundamental que a arte seja aplicada nas escolas pois só assim o professor consegue perceber a dificuldade e grau que a criança tem na atividade como pode também conhecer um dom e a facilidade que aquele aluno para desenvolver a atividade proposta pelo docente e trabalha também as diversas culturas existente em sala de aula.

A arte é capaz de estimular o raciocínio logico a interação da sala de aula através da música ou teatro. A música está presente em todos os momentos, é cultura e aprendizagem em forma de lazer. A escola é onde dá o encontra de todas as culturas sendo aberta para todas formas de expressão. Ela age de maneira pratica para que o papel da música no ensino infantil contribua para construção de uma sociedade que tenha respeito a criatividade, na transformação do indivíduo e construção do muitas vezes preventiva contra a deficiência de concentração do aluno. A música é um processo continuo que se constrói a cada dia, permitindo a criança se expressar, se comunicar de forma espontânea e natural. Assim a criança se desenvolve para um bom comportamento, interagindo, e lidando melhor com as pessoas.

Com a música a criança quer dançar, e a dança é uma arte da ciência da antiguidade, ela é essencial para trabalhar a coordenação motora, postura, desenvoltura, concentração e criatividade além de ser uma atividade lúdica usada pelos docentes, é uma forma de descontrair as crianças e acalma-las, pois trabalha com a mente quando o aluno vai fazer a coreografia da música ela está observando para aprender a dança.

A arte também trabalha a coordenação motora fina, pois na hora do desenho a criança necessita dessa habilidade para segurar o lápis para fazer o desenho, pois exigem de pequenos músculos como a mão, dedos e olhos, para desenvolver o trabalho proposto, ou seja, todo e qualquer habilidade de desenhar e pintar exige a coordenação motora e visual. Essa artes também exige habilidades com papeis, tesouras e cola, a criança vai tendo maturação ela vai tendo mais habilidade, pois quando a criança nasce a primeira coordenação motora que ela tem e aprende é a grossa, que são os movimentos dos braços, pernas e pés, andar, sentar e correr.

Sem as artes fica difícil a interação da sala de aula, pois através dessa disciplina que a criança se sente à vontade para expressar os seus sentimentos. Para que toda essa interação aconteça é necessário um bom profissional que esteja capacitado para atender a diversidade encontrada e saiba como explorar o que cada aluno possui de melhor.

 

  • CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA PRATICA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DAS LÍNGUAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

É fundamental e de extrema importância que o docente conheça e saiba interpretar os diversos tipos de linguagens sendo oral, escrita e a visual, são a base do desenvolvimento e saiba explorar no dia a dia da criança com músicas, desenhos e pinturas, para conseguir se desenvolver ela necessita de todas as atividades em sala de aula para um bom desempenho.

É na interação social que as crianças são inseridas na linguagem, partilhando significados e sendo significadas pelo outro. Cada linguagem carrega, em sua estrutura, um jeito próprio de ver e compreender o mundo, o qual se relaciona a características de culturas e grupos sociais e singulares. (RCNEI, 1998, p.24).

Quando falamos em expressão verbal, não estamos falando apenas da fala oral pois está associada a linguagem gestual e de expressões facial seja olhares e sorriso. As expressões são usadas do início do nascimento e só depois ela chega a verbal pois uma depende da outra para se comunicar, para conseguirmos a conversação precisamos ouvir músicas e histórias.

A criança quando pequena aprende muito pelos gestos dos pais, deve-se tomar cuidado com a maneira de agir, pois os adultos é como se fosse o espelho delas, ela aprende o que vê.

Podemos trabalhar utilizando maneiras diferentes para o ensino, música com diferentes sons, mudanças no tom da voz, para empolgar esse aluno para uma boa aprendizagem.

A linguagem visual, a criança está aprendendo a cada momento até mesmo quando ela rabisca aquele papel, quando ela reconhece as cores os animais, isso acontece quando a criança consegue ter a visão do objeto e passa representa-lo, pode ser através da imitação. A criança aprende mais o que vê, do que com o que lhe é falado.

Quando ainda bebe os pais devem estimular as crianças, conversarem com elas, não é bom deixar que a criança durma o tempo todo. A criança que dorme demais é pouco estimulada, ela pode ser lenta depois na hora de aprender.

A criança que ouve historias quando pequenas, dá-se a chance de adquirir experiência a respeito do caráter simbólico da linguagem, pois o que ouvem participa da linguagem escrita, e quando aprenderem a ler sozinhas a linguagem será mais familiar.

Se a criança for estimulada, ouvir ao seu redor sempre uma linguagem rica, ela terá melhores chances de compreensão de sentimentos, alegrias, tristezas. É importante ouvir as crianças, conversarem de forma que possa ter resultados bons e confiáveis, observando sempre a relação dela com os colegas, com os adultos e sozinhas.

Devemos criar situações com as crianças, apresentando contos, fantoches que converse com as crianças fazendo perguntas, assim é possível respostas que nem sempre a criança responderia para o professor.

Podemos perceber quando a criança é observadora e compreende o que ensinamos, na sua forma de brincar, muitas gostam de brincar assumindo o papel da mãe, professora, coleguinhas que não fazem o que a professora para como proposta de organização.

Variar nas atividades de ensino é muito importante, usar tintas misturando, sentindo as sensações, pode ter brincadeiras livres e muito prazerosas. As atividades com areia, terra, plantas, argila também podem ser trabalhadas as sensações, além de poderem se expressar a criatividade em suas obras artísticas, ajuda muito na coordenação motora e sensorial.

Ouvir músicas ajuda muito no raciocínio da criança, desperta emoções. Realizar brincadeiras com diferentes sons, movimentos faz com que a criança amplie suas experiências. Pode-se fazer teatros em que as crianças tenham de fazer sons diferentes em que brinquem com os sons, objetos, e a voz.

O contar e o ouvir histórias são momentos de prazer, pois após essa contação a criança começa a comentar detalhes que são enriquecedores, imita sons, faz barulhos, sendo assim partilha de momentos de muita valorização no que vivem

O professor deve refletir sobre sua ação pedagógica, para que passe sempre a criança um conceito de transformação do mundo.

 

4- CONCLUSÃO

 

Quando compreendemos a importância das matérias e suas finalidades fica mais fácil a aplicação, o professor que está bem preparado. O aluno consegue desenvolver melhor suas atividades pois o docente vai saber como aplicar na sala de aula, não bastando somente ele saber a importância ele tem que saber como desenvolver.

Este artigo tem como finalidade mostrar que as disciplinas fazem uma conexão uma a outra pois ambas precisam da linguagem verbal e não verbal, para ter um bom aprendizado e desenvolvimento.

Na elaboração de artigo foi possível aprofundar a importância de cada disciplina e sua fundamentação, compreender para que serve esses conteúdos e fazer o seu uso devidamente dentro da sala de aula.

É possível compreender a importância da psicomotricidade na sala de aula e como trabalhar com jogos e brincadeiras que tenha fundamento, pois a parti desse desenvolvimento na sala de aula é que observamos a coordenação motora do aluno sendo fina ou grossa, nas artes e nas linguagens.

 

5- REFERÊNCIAS

 

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo, SP: Scipione, 2004

 

ARRIBAS, Tereza L. cois. Educação Infantil: Desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre, 2004

 

MOYLES, Jonet R. Só Brincar? O Papel do Brincar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002

 

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012

 

PCN, Arte/Secretaria de Educação Fundamental-2. Ed.- Rio de Janeiro: DP&A, 2000

 

RCNEI. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Mec/Sef,1998. Volume 2

 

RCNEI. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Mec/Sef,1998. Volume 3

 

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo, SP: Contexto, 2010