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A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE ESPORTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA








Vagner Frozza
Laura Vanessa Silva Santos Frozza







 

RESUMO          

Este estudo tem como foco principal  a importância dos jogos e brincadeiras  para o ensino-aprendizagem dos esportes nas aulas de Educação Física, visando compreender o papel da ludicidade no desenvolvimento infantil. A metodologia desenvolvida no presente estudo foi através de pesquisas em livros, sites e artigos científicos, encontrados em sites como: sciello, google, google acadêmico. Enfatizando os inúmeros benefícios da ludicidade, do prazer de brincar e jogar agregando valor da iniciação esportiva, desempenhando uma grande melhora na coordenação, agilidade, flexibilidade socialização, todo aspecto motor e cognitivo. Sendo as atividades lúdicas ingredientes fundamentais e indispensáveis no processo de crescimento, desenvolvimento e de aprendizagem das crianças nesta fase da vida.     Palavras-chaves: Jogos, Brincadeira, Educação Física, Esporte e Aprendizagem.     

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 TEMA DO PROJETO 4

1.2 JUSTIFICATIVA 5

1.3 SÉRIE/ANO PARA QUAL O PROJETO SE DESTINA 6

1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 6

1.5 OBJETIVOS 6

1.5.1 Objetivo Geral 6

1.5.2 Objetivos específicos 6

2 REVISÃO DE LITERATURA 7

3 a importância do LUDICo aulas Educação Física 9

3.1 diferentes enfoques ao agregar o lúdico no esporte 12

4 cRONOGRAMA 14

5 CONsiderações finais 15

6 REFERÊNCIAS 16




 

  • INTRODUÇÃO

 

 

O tema a ser abordado é muito discutido atualmente, pois o ensino de esportes ganhou destaque a nível mundial, países de primeiro mundo têm  investido em vários estudos e pesquisas na busca de outras possibilidades de inclusão da ludicidade como fator primordial para que crianças e jovens encontrem nos esportes, a relação entre educação e qualidade de vida. 

Conforme consta nas propostas dos PCN’s (Parâmetros Curriculares nacionais) e demais diretrizes que regem a educação básica a função primordial da educação física escolar é formar cidadãos. Sendo que a escola é de fundamental participação na vida do aluno, pois é através dela que os valores morais e éticos  da sociedade são notavelmente atribuídos, conhecidos e ainda levados à prática constante. Compreende-se e entende-se a educação física como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal do movimento, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la no dia a dia.

A presente pesquisa aborda a importância de utilizar os jogos e brincadeiras, para o ensino-aprendizagem dos  esportes nas aulas de Educação Física, identificando os conteúdos e atividades adequadas para o primeiro ano do ensino fundamental. Destacando a importância da qualificação do professor no ensino dessa nova concepção pedagógica, na prática dos jogos e brincadeiras como recurso essencial, além dos diferentes enfoques e classificações. 

Será desenvolvido no primeiro ano do ensino fundamental, enfatizando o jogo e a brincadeira como elementos fundamentais para a iniciação do contato esportivo, agregando metodologicamente várias formas lúdicas de se ensinar o esporte através das vivencias motoras. Cabendo claramente a Educação Física abordar elementos para uma base solidificada na formação do cidadão. 

Os materiais utilizados como bolas, cones, bambolês, colchonetes, aparelho de som, cadeiras, balões e inúmeros instrumentos para que haja um ensino transparente e de qualidade, explorando ao máximo a ludicidade e o prazer da criança no momento da atividade, gerando conhecimento e satisfação não somente momentânea, e sim para o decorrer de toda vida.

Traz como justificativa atender as necessidades e os interesses das crianças aumentando a contribuição para o conhecimento motor e cognitivo nas aulas de Educação Física, gerando oportunidades de o aluno explorar suas potencialidades, e torna-se critico e participativo.

O objetivo principal é de se trabalhar a ludicidade de forma consciente e critica, gerando inúmeros benefícios para todos os alunos, transformando o ensino-aprendizagem num ambiente prazeroso, despertando o interesse na Educação Física em geral. Já no esporte em específico, busca-se evitar que haja uma simples transmissão de conhecimento ou imitação de gestos, em que o aluno seja apenas um receptor passivo, ou incapaz de ter vivências e aprimorá-las durante as aulas. O ensino de esportes deve ser entendido como uma prática pedagógica, desenvolvida dentro de um processo de ensino-aprendizagem, que leve em conta o aluno, seu contexto, e suas inúmeras possibilidades para a construção do conhecimento, ampliando sua bagagem cultural. 

O objetivo da Educação Física escolar de acordo com Barros, (1972 apud Costa, 2003, p. 16) é “desenvolver espontaneidade em diversas situações e o desenvolvimento orgânico e funcional, atribuídos a Educação Física, melhoram os fatores de coordenação e execução dos movimentos”.

Destacando-se entre outros aspectos, que é possível explorar ao máximo as vivências lúdicas ao se trabalhar o esporte, fortalecendo-se nos jogos e brincadeiras as etapas fundamentais do ensino-aprendizagem e como contribuem positivamente para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança. 

 

    1.  TEMA DO PROJETO

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE ESPORTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

O tema a ser abordado é muito discutido atualmente, e de suma relevância não só para a educação voltada à prática de esportes, mas também pelo grande beneficio que a ludicidade engloba no meio escolar, passando por mudanças extremamente importantes nas ultimas décadas, enfatizando a ideia principal desta pesquisa de explorar as várias formas de se trabalhar o lúdico nas aulas de educação física, sendo o tema completamente relacionado às temáticas relacionadas à Educação Física Escolar. 

    1. JUSTIFICATIVA

A palavra ludicidade tem origem latina "ludus" que quer dizer "jogo". Se fosse encontrada sua origem, o termo lúdico seria referido somente ao jogo, brincar e movimento livre. No decorrer dos anos tornou-se elemento essencial deixou de ser o simples sinônimo de jogo, e agregou grande importância na psicofisiologia do comportamento humano, desenvolvimento cognitivo e motor. 

Vários estudos apontam o aumento da inatividade física principalmente na idade escolar, sendo fundamental inovar e criar opções lúdicas para atrair o olhar cativo das crianças. 

Le Boulch (1987) destaca que através do movimento se efetivam  aquisições, mudanças de hábitos, ideias e sentimentos construtivos. Sendo o movimento humano o elemento de formação e transmissão de conhecimentos,  das atividades do processo educacional especialmente da escola.

É oportuno salientar que no ambiente escolar as aulas de educação física mostram-se muito atrativas nas idades iniciais, por explorarem muito as brincadeiras, já no ensino médio existe uma barreira e principalmente um grande desinteresse ao lúdico, os alunos optam principalmente pelo futebol e futsal, deixando em segundo plano as varias modalidades esportivas ofertadas nas aulas.  

Percebe-se o quão importante o papel do professor no ensino aprendizagem, norteando o aluno na prática esportiva, sem o objetivo de torna-lo um especialista, e sim uma pessoa que opte pela melhora qualidade de vida.

 Segundo (Kishimoto, 2001, p.83) ao permitir que a criança manifeste o imaginário da cultura infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, à função pedagógica subsidia de forma integral desenvolvimento. Enfatizando, que todo jogo desenvolvido na escola, respeitando a natureza do ato lúdico, torna-se educativo. 

Percebe-se que através das atividades lúdicas a criança encontra a possibilidade de conviver com diferentes sentimentos, pois através da brincadeira o mundo ao seu redor torna-se compreensível, diminui seus medos e principalmente expressa pela ludicidade o que tem dificuldade com palavras.  Gradativamente evoluindo às fases do desenvolvimento cognitivo e motor, para criar, executar e compreender os objetivos propostos, dentro e fora do ambiente escolar aproveitando o jogo, o esporte e a brincadeira como experiência partilhada em conjunto.

    1. SÉRIE/ANO PARA QUAL O PROJETO SE DESTINA

Primeiro ano do ensino fundamental.

 

    1. PROBLEMATIZAÇÃO

Qual seria, a melhor forma para os professores de Educação Física  do ensino fundamental, trabalharem com o esporte enfatizando importância educacional lúdica e a melhora na vivência motora desde o inicio da vida escolar?

 

    1. OBJETIVOS

      1. Objetivo Geral

Analisar a melhor opção para desenvolver a ludicidade com a prática esportiva e seus benefícios nas séries iniciais do ensino fundamental?

      1. Objetivos específicos 

Embasado no objetivo geral foram desenvolvidos alguns objetivos específicos:

  1. a) Identificar pedagogicamente o lúdico através do esporte;
  2. b) Simular outras práticas esportivas dentro do lúdico;  
  3. c) Verificar a melhor opção para o ensino-aprendizagem-motor;

 

  • REVISÃO DE LITERATURA 

 

 

Ao investigar se a ludicidade se faz presente nas aulas de Educação Física, surge uma grande preocupação em verificar como os  professores tratam tal assunto, e também o modo como é oferecida aos alunos, principalmente, se a ludicidade, condiz com a   realidade do aluno e da escola, de forma que estimule a confrontação e a reflexão entre a teoria e a vivência prática.

Desta forma, a aprendizagem depende em grande parte da motivação, pautando-se nas necessidades, interesses e satisfação de cada criança,  tornando a vivência motora importantíssima em outras atividades. Ser cooperativa, independente, confiante e capaz de construir pensamentos e atitudes próprias, assim como exprimir com convicção seus ideais são características que fazem parte da personalidade integral da criança. (FRIEDMAN, 1996).

Diversos autores apontam como essencial o ensino com  ludicidade, onde a Educação Física deve ser respeitada  quanto disciplina da grade curricular contribuindo para  a formação do aluno e direcionado para a pratica do movimento corporal, devidamente planejado a partir da realidade e necessidades com o meio que estão inseridos. Considerando alguns pontos importantes para  ensino fundamental; interação entre professor e aluno, variações entre diversas atividades, participação de todos os alunos, dinamismo do professor, relação entre conteúdo e objetivos propostos durante as aulas. 

Notavelmente, o esporte é o conteúdo mais utilizado e sugerido pelos alunos durante as aulas de Educação Física nas escolas. No decorrer dos anos a prática ficou tão significativa no sistema de ensino escolar que deixou de ser o esporte da escola, para ser o esporte na escola, como se a Educação Física fosse meramente dedicada aos princípios do esporte. Evidenciando uma relação entre professor-treinador e aluno-atleta. (COLETIVO DE AUTORES (1992), apud CAPARROZ, 2007). 

Percebe-se que os jogos e brincadeiras mais  utilizados nas escolas estão extremamente ligados com  bola. Sendo exemplificados como; tiro a alvo, câmbio, queimada, estafeta, corridas de pega, jogos cooperativos, pula corda,  pegador, tacobol, passe dez, vôlei gigante, casa e sítio, futebol de dois pontos, vôlei e alguns jogos de perseguição. Atividades que desenvolvem as habilidades motoras e de raciocínio do aluno. Os jogos  infantis fundamentam-se em momentos de grande socialização da criança, abrangendo as oportunidades de partilhar dúvidas, inovar, moldar as regras de acordo com objetivos. Sendo através dos jogos que as crianças traçam e melhoram o ritmo do desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Assim inserindo-se de forma critica e participativa  na sociedade, compreendendo as mais diversas inter-relações da vida entre ganhar, perder, cooperar, participar ativamente interagindo com o meio. 

Segundo TUBINO (1996), devemos propor sempre modalidades que respeitem, protejam e valorizem as raízes e heranças culturais, de forma a resgatar e preservar a identidade cultural. Dessa forma, a escolha deve se dar mediante as necessidades e cultura da comunidade. Mostra-se extremamente urgente e essencial a necessidade de uma intervenção pedagógica inclusiva e consciente para que o esporte lúdico eduque rompendo barreiras e oportunizando um ensino de qualidade atingindo metas e objetivos para melhoria da educação e qualidade de vida na formação do aluno como cidadão ativo, participativo e cooperativo na sociedade.  

Destaca-se como fundamental a junção entre jogo, brincadeira no ensino do esporte, podendo ser realizado com as equipes e com regras flexíveis sem caráter de competição, com ênfase não somente em jogos com bolas, buscando até mesmo o folclore da região, motivar a participação e interesse do grupo para escolhas dos jogos é de fundamental importância.

Nota-se que as relações cognitivas e afetivas  a partir da ludicidade, promovem um grande amadurecimento emocional, juntamente com desenvolvimento da inteligência  e da sensibilidade da criança, garantindo assim que suas maiores potencialidades e afetividades se harmonizem gradativamente, implicando de forma positiva na educação escolar. Deve se inserir o  lúdico em sua prática a partir de um planejamento, agregado ao conhecimento dos alunos, de suas necessidades e não oferecer as atividades lúdicas só por oferecê-las, pois, sem o planejamento adequado,  não haverá aprendizagem significativa, mas mera reprodução de movimentos, que já era oferecido no ensino tradicional.

Ao se utilizar o lúdico buscam-se agregar materiais comuns como, cones, cordas, cadeiras, bambolês, balões, petecas, bolas, aparelho de som. Brincadeiras de pega-pega, pegador de corrente, corrida de obstáculos, queimada, dança das cadeiras, futpar, basquete cooperativo, ou seja, inúmeras atividades que vão incrementando aos poucos modalidades esportivas sem cunho competitivo.

 

  • a importância do LUDICo aulas Educação Física

 

 

Ao verificar-se várias literaturas nota-se que a educação está de forma direta relacionada ao ensino de esportes, deixando totalmente caracterizado que não há como separar o ensino de esporte da educação como se fossem questões opostas ou de aspecto meramente similar. Pois o esporte é tão presente no cotidiano das pessoas que carrega consigo inúmeras implicações simbólicas e concretas no decorrer do seu aprendizado e vivência dentro e fora da escola.

Nas series iniciais é de grande importância que haja um desenvolvimento e transmissão do componente especialmente lúdico de ensino-aprendizagem, enfatizando a prática de jogos já conhecidos, tendo variações de modalidades e incorporando inúmeros esportes no decorrer das aulas, agregando valiosas vivências motoras, assim deixando de lado a competitividade sendo a diversão uma ponte do aprender bem para toda vida. 

Nota-se em muitos casos, que as aulas de educação física não passam de situações onde os alunos decidem o que fazer, geralmente sugerem algum esporte porque, praticam ou aprenderam fora da escola ou jogam algo porque o professor determinou, tornando um momento de descontração ou, no máximo, de aprendizagem de um conteúdo restrito, que é pouco objetivo, o famoso “rola bola”. 

Cabe à Educação Física escolar levar o aluno a conhecer a lógica interna que contextualiza o esporte, de uma forma mais ampla e dinâmica, bem como seus determinantes sociais inclusos cultural e historicamente, a partir da vivência dos movimentos, agregando a ludicidade a prática consciente, tanto de jogos coletivos, individuais e principalmente de cooperação.  

Segundo Wallon (s.d., p. 60) destaca que a atividade lúdica é uma etapa completamente total quando se refere à evolução da criança, em períodos sucessivos. Classificando os jogos infantis em quatro tipos. 

O primeiro chamado de jogos funcionais, caracterizando-se por movimentos simples e atividades circulares, provocando efeitos sensitivos e estimulando e ampliando o domínio de novas realizações motoras.

O segundo de jogos de ficção ou imitação, definidos como faz de conta, imaginação simbólicos, deixando a criança livre para criar seu próprio mundo imaginário e espontâneo, ampliando o conhecimento de si mesma e da realidade que a cerca.   

Sendo, o terceiro denominado, jogos de aquisição, a criança atenta-se totalmente para a atividade buscando interpretar, imitar, questiona escuta tudo. Torna-se essencialmente participativa como no ato de manusear livro, ouvir uma musica atentamente.

O quarto chamado de jogos de construção, constituído por atividades que permitem a criança construir, combinar elementos, criar objetos e até modela-los.

Ao determinar e planejar todo conteúdo que se trabalhará no decorrer do bimestre, semestre ou ano, o professor terá uma base sólida para desempenhar um trabalho dinâmico e coerente com a realidade da escola. Pois varias literaturas apontam como essencial a ludicidade na infância, assim ao incorporar o jogo, brinquedo a brincadeira no ensino de esportes gera uma grande parceria entre o ensino e o grau de aprendizagem, que atinge valores imensos para o decorrer da vida escolar das crianças.

O desenvolvimento é um fator importantíssimo e responsável pela formação dos conhecimentos, pois, sempre resulta de uma interação entre o sujeito, principal fonte do desenvolvimento, e o meio que está presente. Nota-se que a criança constrói e adquire seu conhecimento cognitivo através da vivência,  interação participativa com o meio físico, social e afetivo, assim fica evidenciado que para cada nova aquisição no ensino-aprendizagem forma-se novos suportes para as aquisições motoras futuras. 

As atividades lúdicas podem contribuir significativamente para o  processo de construção do conhecimento da criança, pois o jogo é  uma fonte de imenso prazer que instiga e contempla a descoberta de novas vivencias para a criança. Sugerindo, ao educador físico uma pedagogia inovadora amplamente lógica e progressiva, explorando por completo a lateralidade, domínio corporal, espacial e temporal, habilidades específicas, adquirindo um amplo repertório de experiências nas diversas formas de aprendizagem motora.

Segundo Bijou (1978), o jogo estruturado e o livre (espontâneo) são  importantíssimos para o desenvolvimento infantil e os distingue da seguinte forma: Jogo estruturado: quando há pré-estabelecida uma situação e a criança se engaja  no espaço, e materiais já determinados às vezes até por outras crianças, recebendo instruções e ajuda, implícitas e explícitas, para que ela  alcance um objetivo. Sendo, quando professor esta estruturando determinado jogo e entrega um objeto para a criança e estipula a finalidade.  

    Jogo livre: ocorre sempre quando o jogo e o objeto do brinquedo são selecionados livre e espontaneamente pela criança. Assim a criança brinca livremente, detendo o comando da situação.

Dessa forma tanto o jogo estruturado como o livre, se combinados adequadamente e supervisionados sempre maneira apropriada podem colaborar significativamente para o ensino-aprendizagem. Portanto, o lúdico os jogos as brincadeiras devem estar atrelados ao projeto pedagógico, assim o professor deve ter preestabelecido suas metas, ou seja, de onde partir e ainda aonde quer chegar, desenvolvendo competências e habilidades vertentes do processo educativo nos aspectos sociais, afetivos, motores e cognitivos. Brincando e jogando a criança  aplica os seus esquemas mentais à realidade que está inserida.

Como visto a ludicidade deve fazer parte do ato pedagógico da  Educação Física, tendo em vista a formação cidadã do aluno  e seu desenvolvimento integral, o que faz importante que o professor  conheça as fases de desenvolvimento das crianças e utilize atividades lúdicas adequadas a cada fase. Aplicando-se experiências motoras diversificadas, para que alunos criem novos movimentos e sejam desafiados constantemente na construção do saber.

                           Enfatizando a relação professor e aluno, através de conversas para que haja participação de todos além sanar as duvidas que surjam no decorrer das aulas. 

Quanto à variação das atividades torna-se fundamental, pois, evita-se a rotina e o desinteresse, buscando sempre iniciar com aquecimento atividades moderadas, sugerindo pega-pega, ou estoura balões. Sendo primordial a cada troca de atividade e descanso uma roda de conversas para identificar pontos positivos e negativos. Agregar as sugestões dos alunos em cada atividade proposta entre o esporte, jogo e brincadeira.

A participação dos alunos nas atividades deve ser prazerosa, envolvente na medida em que eles entendem as orientações, e buscam a inovação,  organização e cooperativismo.

  O dinamismo propõe atividades diferenciadas, ao mesmo tempo   coerentes com a realidade que os alunos estão inseridos, evitando que muitos  alunos não consigam acompanhar a dinâmica da aula e desistam.

Cabe-se a relação entre conteúdo e objetivos propostos, que o professor consiga identificar adequadamente o grau de ensino-aprendizagem, abrangendo-se uma iniciação ao esporte através do lúdico gerando um conhecimento para a vida toda, dentro e fora da escola.  

Para Teixeira (1997, p. 34), a três formas quanto à classificação dos jogos variando entre a maneira de jogar e suas finalidades educativas.  ƒ                            

Sensoriais com características para o desenvolvimento dos sentidos.    O jogo cabra-cega apresenta grande valor, pois aguça o sentido da audição, além da tomada de decisão para obtenção do resultado de movimento.  ƒ 

 Raciocínio, desenvolve a qualidade na tomada de decisão tornando o raciocínio ágil e criativo. Jogos de xadrez, damas, palavras cruzadas, incrementam positivamente a aula auxiliando no desenvolvimento do aprendizado.  ƒ 

 Motores destacam-se pela participação corporal e muscular. Atividades pega-pega, queimada, futebol, voleibol, atividades relacionadas a música, circuitos motores são fundamentais para bom desempenho motor.

 

    1.  diferentes enfoques ao agregar o lúdico no esporte

A pedagogia do esporte busca estimular e propor a todos os alunos vivências motoras interagindo também de forma lúdica, sem  que o aluno fique sobrecarregado de informações e gestos técnicos acompanhados simplesmente pelos “famosos” movimentos automatizados. 

Sendo a Educação Física essencial no ensino do esporte, no entanto é preciso planejamento e qualificação atentando-se que é preciso ensinar bem, mas ensinar bem a todos para que haja fundamentação e embasamento, durante a transição do conhecimento da pratica lúdica agregada aos primeiros contatos com o esporte.  Ao elaborar uma aula pode-se dividi-la em três fases, sem que haja uma ruptura nos objetivos e conteúdos, agregar ideias discutidas com os alunos buscando as melhores formas de entendimento, pois ao se tratar do primeiro ano do ensino fundamental deve-se haver sempre uma conversação clara e objetiva. 

Na primeira etapa da aula dialogar e exemplificar sobre as formas de se utilizar balões sem deixa-los cair ao chão para descobrir as possibilidades que cada um tem de executar movimentos referidos a alguns fundamentos como toque, saque, recepção e manchete no voleibol. Ao preparar o material junto com os alunos, neste caso encher os balões já há reações que provocam prazer e euforia atraindo a atenção e participação das crianças. 

Na segunda fase, delimitam-se as linhas da quadra esportiva propondo que joguem os balões evitando a queda, incentivando a movimentação corporal por total agregando conhecimento, atividade motora, agilidade, flexibilidade tempo de reação.

Já a terceira fase incentiva-se que as crianças demonstrem vários movimentos de equilíbrio, toque, locomoção, saltos e agarre dos balões sem deixa-los cair. Ao fim da aula buscar os relatos do momento que gerou a melhor sensação. 

Podendo ser desenvolvido durante toda a semana enfatizando a troca do fundamento em cada aula, tornando agradável e motivadora, intervalando as aulas com a troca de material como, bola de meias, bolas de plástico leves, bolas de tênis, assim estimulando o domínio corporal. Fica evidenciado claramente na grande maioria das literaturas que ao propor uma didática inovadora que tenha objetivos específicos traçados, utilizando-se de um bom planejamento anual, tratando pedagogicamente as vertentes do esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, organização espaço-temporal, o resultado surge de forma crescente implicando no modo de vida saudável e ativa das crianças. Pois a prática de esportes e ludicidade são fundamentais no desenvolvimento cognitivo, motor, social, psicológico e social.  

O ato de organizar e planejar destaca-se pelos benefícios que são advindos dessa prática, na Educação Física é de fundamental importância por gera valores que serão aproveitados no decorrer de toda vida. Sendo elementos fundamentais abordados desde o primeiro no ensino fundamental, ludicidade, consciência corporal, lateralidade, coordenação motora, habilidades motoras, desenvolvimento motor, cultura popular, visão critica, habilidades básicas,  habilidades específicas, Jogo, esporte, dança, ginastica, brincadeiras populares, conhecimento sobre o jogo, estratégias para solução de problemas, são elementos de ordem qualitativa ao estimular e resgatar o conhecimento do aluno, desde a vivencia adquirida em casa, na rua em vários ambientes até ser instigado e melhorado no ambiente escolar promovendo assim um conhecimento proveitoso. Assim, todos participam havendo inclusão e respeito entre os participantes, tornando-os mais solidários e conscientes dentro do processo ensino-aprendizagem.

 

  • cRONOGRAMA

 

 

Série

Descrição da atividade

Tempo de duração


1º ano ensino fundamental

Primeira aula 

Experiência com balões, enfatizando fundamentos do voleibol. 


50 minutos


1º ano ensino fundamental

Segunda aula

Enfoque lúdico, trocando os balões por bolas de meia explorando a ludicidade e voleibol.


50 minutos


1º ano ensino fundamental

Terceira aula

Acrescentam-se bolas de plástico leves, para agregar valor aos fundamentos.


50 minutos


1º ano ensino fundamental

Quarta aula

Utilização de bolas de tênis estimulando a manipulação e coordenação.


50 minutos


1º ano ensino fundamental

Quinta aula

Agregam-se todos os matérias fazendo uma experiência motora dinâmica e qualitativa.


50 minutos

 

 

  • CONsiderações finais

 

 

Conclui-se que o planejamento lúdico é fundamental para contemplar a diversidade no contexto escolar, sendo que os jogos e brincadeiras estimulam no desenvolvimento da concentração e habilidades  para o ensino dos esportes, deixando uma base sólida para o transcorrer da vida escolar, propiciando uma melhora na relação cooperativa entre os alunos. Percebe-se que a atividade lúdica estimula a criança, o jogo torna as aulas motivadoras enriquecendo e possibilitando o aprendizado, tornando-se extremamente sérios e necessários no ambiente educacional.

Abrangendo situações intensas no uso de criatividade espontânea  e crescimento intelectual, interagindo na prática do ensino do esporte  partindo do jogo e brincadeira, fundamentando-se numa essência rica de  movimentos motores. Evidenciando que a ludicidade deve estar presente no contexto escolar,  nas aulas de Educação Física contribuindo para a formação de cidadãos, desde que os professores  se proponham a valorizar e respeitar o conhecimento e saberes já adquiridos pelos alunos, e utilizar o lúdico como instrumento de aprendizagem e motivação.  Cabendo ao educador preocupado com a formação plena da criança, resgatar e valorizar o brincar e o jogar, superar as inúmeras dificuldades e empregar tais conteúdos como recursos pedagógicos.









 

  • REFERÊNCIAS

 

 

KISHIMOTO, M.T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora. 5º ed. São Paulo, 2001. 

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 

Introdução. V.1. Brasília: MEC, 1997.

 

TEIXEIRA, Undson Ventura. Educação física e desporto. São Paulo: Saraiva 1997. 

 

BIJOU, S.W. Child Development. The basic stage of early childhood. Englewood 

Cliffs. New Jersey: Prentice Hall, 1978. 

 

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

<http://www.colegiocec.com.br/arquivos/habilidades-motoras1.pdf/> acesso em 12 fev. 2017. 

____________. As  inteligências múltiplas  e seus estímulos. Campinas: Papirus, 1998 b. 141p

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Editorial Andes, Rio de Janeiro: [s.d.]

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S01040602015000200101&lng=pt&nrm=iso0/> Acesso em 20 abril 2017.