A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE ESPORTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Vagner Frozza
Laura Vanessa Silva Santos Frozza
RESUMO
Este estudo tem como foco principal a importância dos jogos e brincadeiras para o ensino-aprendizagem dos esportes nas aulas de Educação Física, visando compreender o papel da ludicidade no desenvolvimento infantil. A metodologia desenvolvida no presente estudo foi através de pesquisas em livros, sites e artigos científicos, encontrados em sites como: sciello, google, google acadêmico. Enfatizando os inúmeros benefícios da ludicidade, do prazer de brincar e jogar agregando valor da iniciação esportiva, desempenhando uma grande melhora na coordenação, agilidade, flexibilidade socialização, todo aspecto motor e cognitivo. Sendo as atividades lúdicas ingredientes fundamentais e indispensáveis no processo de crescimento, desenvolvimento e de aprendizagem das crianças nesta fase da vida. Palavras-chaves: Jogos, Brincadeira, Educação Física, Esporte e Aprendizagem.
SUMÁRIO
1.3 SÉRIE/ANO PARA QUAL O PROJETO SE DESTINA 6
3 a importância do LUDICo aulas Educação Física 9
3.1 diferentes enfoques ao agregar o lúdico no esporte 12
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INTRODUÇÃO
O tema a ser abordado é muito discutido atualmente, pois o ensino de esportes ganhou destaque a nível mundial, países de primeiro mundo têm investido em vários estudos e pesquisas na busca de outras possibilidades de inclusão da ludicidade como fator primordial para que crianças e jovens encontrem nos esportes, a relação entre educação e qualidade de vida.
Conforme consta nas propostas dos PCN’s (Parâmetros Curriculares nacionais) e demais diretrizes que regem a educação básica a função primordial da educação física escolar é formar cidadãos. Sendo que a escola é de fundamental participação na vida do aluno, pois é através dela que os valores morais e éticos da sociedade são notavelmente atribuídos, conhecidos e ainda levados à prática constante. Compreende-se e entende-se a educação física como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal do movimento, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la no dia a dia.
A presente pesquisa aborda a importância de utilizar os jogos e brincadeiras, para o ensino-aprendizagem dos esportes nas aulas de Educação Física, identificando os conteúdos e atividades adequadas para o primeiro ano do ensino fundamental. Destacando a importância da qualificação do professor no ensino dessa nova concepção pedagógica, na prática dos jogos e brincadeiras como recurso essencial, além dos diferentes enfoques e classificações.
Será desenvolvido no primeiro ano do ensino fundamental, enfatizando o jogo e a brincadeira como elementos fundamentais para a iniciação do contato esportivo, agregando metodologicamente várias formas lúdicas de se ensinar o esporte através das vivencias motoras. Cabendo claramente a Educação Física abordar elementos para uma base solidificada na formação do cidadão.
Os materiais utilizados como bolas, cones, bambolês, colchonetes, aparelho de som, cadeiras, balões e inúmeros instrumentos para que haja um ensino transparente e de qualidade, explorando ao máximo a ludicidade e o prazer da criança no momento da atividade, gerando conhecimento e satisfação não somente momentânea, e sim para o decorrer de toda vida.
Traz como justificativa atender as necessidades e os interesses das crianças aumentando a contribuição para o conhecimento motor e cognitivo nas aulas de Educação Física, gerando oportunidades de o aluno explorar suas potencialidades, e torna-se critico e participativo.
O objetivo principal é de se trabalhar a ludicidade de forma consciente e critica, gerando inúmeros benefícios para todos os alunos, transformando o ensino-aprendizagem num ambiente prazeroso, despertando o interesse na Educação Física em geral. Já no esporte em específico, busca-se evitar que haja uma simples transmissão de conhecimento ou imitação de gestos, em que o aluno seja apenas um receptor passivo, ou incapaz de ter vivências e aprimorá-las durante as aulas. O ensino de esportes deve ser entendido como uma prática pedagógica, desenvolvida dentro de um processo de ensino-aprendizagem, que leve em conta o aluno, seu contexto, e suas inúmeras possibilidades para a construção do conhecimento, ampliando sua bagagem cultural.
O objetivo da Educação Física escolar de acordo com Barros, (1972 apud Costa, 2003, p. 16) é “desenvolver espontaneidade em diversas situações e o desenvolvimento orgânico e funcional, atribuídos a Educação Física, melhoram os fatores de coordenação e execução dos movimentos”.
Destacando-se entre outros aspectos, que é possível explorar ao máximo as vivências lúdicas ao se trabalhar o esporte, fortalecendo-se nos jogos e brincadeiras as etapas fundamentais do ensino-aprendizagem e como contribuem positivamente para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança.
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TEMA DO PROJETO
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE ESPORTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
O tema a ser abordado é muito discutido atualmente, e de suma relevância não só para a educação voltada à prática de esportes, mas também pelo grande beneficio que a ludicidade engloba no meio escolar, passando por mudanças extremamente importantes nas ultimas décadas, enfatizando a ideia principal desta pesquisa de explorar as várias formas de se trabalhar o lúdico nas aulas de educação física, sendo o tema completamente relacionado às temáticas relacionadas à Educação Física Escolar.
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JUSTIFICATIVA
A palavra ludicidade tem origem latina "ludus" que quer dizer "jogo". Se fosse encontrada sua origem, o termo lúdico seria referido somente ao jogo, brincar e movimento livre. No decorrer dos anos tornou-se elemento essencial deixou de ser o simples sinônimo de jogo, e agregou grande importância na psicofisiologia do comportamento humano, desenvolvimento cognitivo e motor.
Vários estudos apontam o aumento da inatividade física principalmente na idade escolar, sendo fundamental inovar e criar opções lúdicas para atrair o olhar cativo das crianças.
Le Boulch (1987) destaca que através do movimento se efetivam aquisições, mudanças de hábitos, ideias e sentimentos construtivos. Sendo o movimento humano o elemento de formação e transmissão de conhecimentos, das atividades do processo educacional especialmente da escola.
É oportuno salientar que no ambiente escolar as aulas de educação física mostram-se muito atrativas nas idades iniciais, por explorarem muito as brincadeiras, já no ensino médio existe uma barreira e principalmente um grande desinteresse ao lúdico, os alunos optam principalmente pelo futebol e futsal, deixando em segundo plano as varias modalidades esportivas ofertadas nas aulas.
Percebe-se o quão importante o papel do professor no ensino aprendizagem, norteando o aluno na prática esportiva, sem o objetivo de torna-lo um especialista, e sim uma pessoa que opte pela melhora qualidade de vida.
Segundo (Kishimoto, 2001, p.83) ao permitir que a criança manifeste o imaginário da cultura infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, à função pedagógica subsidia de forma integral desenvolvimento. Enfatizando, que todo jogo desenvolvido na escola, respeitando a natureza do ato lúdico, torna-se educativo.
Percebe-se que através das atividades lúdicas a criança encontra a possibilidade de conviver com diferentes sentimentos, pois através da brincadeira o mundo ao seu redor torna-se compreensível, diminui seus medos e principalmente expressa pela ludicidade o que tem dificuldade com palavras. Gradativamente evoluindo às fases do desenvolvimento cognitivo e motor, para criar, executar e compreender os objetivos propostos, dentro e fora do ambiente escolar aproveitando o jogo, o esporte e a brincadeira como experiência partilhada em conjunto.
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SÉRIE/ANO PARA QUAL O PROJETO SE DESTINA
Primeiro ano do ensino fundamental.
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PROBLEMATIZAÇÃO
Qual seria, a melhor forma para os professores de Educação Física do ensino fundamental, trabalharem com o esporte enfatizando importância educacional lúdica e a melhora na vivência motora desde o inicio da vida escolar?
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OBJETIVOS
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Objetivo Geral
Analisar a melhor opção para desenvolver a ludicidade com a prática esportiva e seus benefícios nas séries iniciais do ensino fundamental?
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Objetivos específicos
Embasado no objetivo geral foram desenvolvidos alguns objetivos específicos:
- a) Identificar pedagogicamente o lúdico através do esporte;
- b) Simular outras práticas esportivas dentro do lúdico;
- c) Verificar a melhor opção para o ensino-aprendizagem-motor;
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REVISÃO DE LITERATURA
Ao investigar se a ludicidade se faz presente nas aulas de Educação Física, surge uma grande preocupação em verificar como os professores tratam tal assunto, e também o modo como é oferecida aos alunos, principalmente, se a ludicidade, condiz com a realidade do aluno e da escola, de forma que estimule a confrontação e a reflexão entre a teoria e a vivência prática.
Desta forma, a aprendizagem depende em grande parte da motivação, pautando-se nas necessidades, interesses e satisfação de cada criança, tornando a vivência motora importantíssima em outras atividades. Ser cooperativa, independente, confiante e capaz de construir pensamentos e atitudes próprias, assim como exprimir com convicção seus ideais são características que fazem parte da personalidade integral da criança. (FRIEDMAN, 1996).
Diversos autores apontam como essencial o ensino com ludicidade, onde a Educação Física deve ser respeitada quanto disciplina da grade curricular contribuindo para a formação do aluno e direcionado para a pratica do movimento corporal, devidamente planejado a partir da realidade e necessidades com o meio que estão inseridos. Considerando alguns pontos importantes para ensino fundamental; interação entre professor e aluno, variações entre diversas atividades, participação de todos os alunos, dinamismo do professor, relação entre conteúdo e objetivos propostos durante as aulas.
Notavelmente, o esporte é o conteúdo mais utilizado e sugerido pelos alunos durante as aulas de Educação Física nas escolas. No decorrer dos anos a prática ficou tão significativa no sistema de ensino escolar que deixou de ser o esporte da escola, para ser o esporte na escola, como se a Educação Física fosse meramente dedicada aos princípios do esporte. Evidenciando uma relação entre professor-treinador e aluno-atleta. (COLETIVO DE AUTORES (1992), apud CAPARROZ, 2007).
Percebe-se que os jogos e brincadeiras mais utilizados nas escolas estão extremamente ligados com bola. Sendo exemplificados como; tiro a alvo, câmbio, queimada, estafeta, corridas de pega, jogos cooperativos, pula corda, pegador, tacobol, passe dez, vôlei gigante, casa e sítio, futebol de dois pontos, vôlei e alguns jogos de perseguição. Atividades que desenvolvem as habilidades motoras e de raciocínio do aluno. Os jogos infantis fundamentam-se em momentos de grande socialização da criança, abrangendo as oportunidades de partilhar dúvidas, inovar, moldar as regras de acordo com objetivos. Sendo através dos jogos que as crianças traçam e melhoram o ritmo do desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Assim inserindo-se de forma critica e participativa na sociedade, compreendendo as mais diversas inter-relações da vida entre ganhar, perder, cooperar, participar ativamente interagindo com o meio.
Segundo TUBINO (1996), devemos propor sempre modalidades que respeitem, protejam e valorizem as raízes e heranças culturais, de forma a resgatar e preservar a identidade cultural. Dessa forma, a escolha deve se dar mediante as necessidades e cultura da comunidade. Mostra-se extremamente urgente e essencial a necessidade de uma intervenção pedagógica inclusiva e consciente para que o esporte lúdico eduque rompendo barreiras e oportunizando um ensino de qualidade atingindo metas e objetivos para melhoria da educação e qualidade de vida na formação do aluno como cidadão ativo, participativo e cooperativo na sociedade.
Destaca-se como fundamental a junção entre jogo, brincadeira no ensino do esporte, podendo ser realizado com as equipes e com regras flexíveis sem caráter de competição, com ênfase não somente em jogos com bolas, buscando até mesmo o folclore da região, motivar a participação e interesse do grupo para escolhas dos jogos é de fundamental importância.
Nota-se que as relações cognitivas e afetivas a partir da ludicidade, promovem um grande amadurecimento emocional, juntamente com desenvolvimento da inteligência e da sensibilidade da criança, garantindo assim que suas maiores potencialidades e afetividades se harmonizem gradativamente, implicando de forma positiva na educação escolar. Deve se inserir o lúdico em sua prática a partir de um planejamento, agregado ao conhecimento dos alunos, de suas necessidades e não oferecer as atividades lúdicas só por oferecê-las, pois, sem o planejamento adequado, não haverá aprendizagem significativa, mas mera reprodução de movimentos, que já era oferecido no ensino tradicional.
Ao se utilizar o lúdico buscam-se agregar materiais comuns como, cones, cordas, cadeiras, bambolês, balões, petecas, bolas, aparelho de som. Brincadeiras de pega-pega, pegador de corrente, corrida de obstáculos, queimada, dança das cadeiras, futpar, basquete cooperativo, ou seja, inúmeras atividades que vão incrementando aos poucos modalidades esportivas sem cunho competitivo.
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a importância do LUDICo aulas Educação Física
Ao verificar-se várias literaturas nota-se que a educação está de forma direta relacionada ao ensino de esportes, deixando totalmente caracterizado que não há como separar o ensino de esporte da educação como se fossem questões opostas ou de aspecto meramente similar. Pois o esporte é tão presente no cotidiano das pessoas que carrega consigo inúmeras implicações simbólicas e concretas no decorrer do seu aprendizado e vivência dentro e fora da escola.
Nas series iniciais é de grande importância que haja um desenvolvimento e transmissão do componente especialmente lúdico de ensino-aprendizagem, enfatizando a prática de jogos já conhecidos, tendo variações de modalidades e incorporando inúmeros esportes no decorrer das aulas, agregando valiosas vivências motoras, assim deixando de lado a competitividade sendo a diversão uma ponte do aprender bem para toda vida.
Nota-se em muitos casos, que as aulas de educação física não passam de situações onde os alunos decidem o que fazer, geralmente sugerem algum esporte porque, praticam ou aprenderam fora da escola ou jogam algo porque o professor determinou, tornando um momento de descontração ou, no máximo, de aprendizagem de um conteúdo restrito, que é pouco objetivo, o famoso “rola bola”.
Cabe à Educação Física escolar levar o aluno a conhecer a lógica interna que contextualiza o esporte, de uma forma mais ampla e dinâmica, bem como seus determinantes sociais inclusos cultural e historicamente, a partir da vivência dos movimentos, agregando a ludicidade a prática consciente, tanto de jogos coletivos, individuais e principalmente de cooperação.
Segundo Wallon (s.d., p. 60) destaca que a atividade lúdica é uma etapa completamente total quando se refere à evolução da criança, em períodos sucessivos. Classificando os jogos infantis em quatro tipos.
O primeiro chamado de jogos funcionais, caracterizando-se por movimentos simples e atividades circulares, provocando efeitos sensitivos e estimulando e ampliando o domínio de novas realizações motoras.
O segundo de jogos de ficção ou imitação, definidos como faz de conta, imaginação simbólicos, deixando a criança livre para criar seu próprio mundo imaginário e espontâneo, ampliando o conhecimento de si mesma e da realidade que a cerca.
Sendo, o terceiro denominado, jogos de aquisição, a criança atenta-se totalmente para a atividade buscando interpretar, imitar, questiona escuta tudo. Torna-se essencialmente participativa como no ato de manusear livro, ouvir uma musica atentamente.
O quarto chamado de jogos de construção, constituído por atividades que permitem a criança construir, combinar elementos, criar objetos e até modela-los.
Ao determinar e planejar todo conteúdo que se trabalhará no decorrer do bimestre, semestre ou ano, o professor terá uma base sólida para desempenhar um trabalho dinâmico e coerente com a realidade da escola. Pois varias literaturas apontam como essencial a ludicidade na infância, assim ao incorporar o jogo, brinquedo a brincadeira no ensino de esportes gera uma grande parceria entre o ensino e o grau de aprendizagem, que atinge valores imensos para o decorrer da vida escolar das crianças.
O desenvolvimento é um fator importantíssimo e responsável pela formação dos conhecimentos, pois, sempre resulta de uma interação entre o sujeito, principal fonte do desenvolvimento, e o meio que está presente. Nota-se que a criança constrói e adquire seu conhecimento cognitivo através da vivência, interação participativa com o meio físico, social e afetivo, assim fica evidenciado que para cada nova aquisição no ensino-aprendizagem forma-se novos suportes para as aquisições motoras futuras.
As atividades lúdicas podem contribuir significativamente para o processo de construção do conhecimento da criança, pois o jogo é uma fonte de imenso prazer que instiga e contempla a descoberta de novas vivencias para a criança. Sugerindo, ao educador físico uma pedagogia inovadora amplamente lógica e progressiva, explorando por completo a lateralidade, domínio corporal, espacial e temporal, habilidades específicas, adquirindo um amplo repertório de experiências nas diversas formas de aprendizagem motora.
Segundo Bijou (1978), o jogo estruturado e o livre (espontâneo) são importantíssimos para o desenvolvimento infantil e os distingue da seguinte forma: Jogo estruturado: quando há pré-estabelecida uma situação e a criança se engaja no espaço, e materiais já determinados às vezes até por outras crianças, recebendo instruções e ajuda, implícitas e explícitas, para que ela alcance um objetivo. Sendo, quando professor esta estruturando determinado jogo e entrega um objeto para a criança e estipula a finalidade.
Jogo livre: ocorre sempre quando o jogo e o objeto do brinquedo são selecionados livre e espontaneamente pela criança. Assim a criança brinca livremente, detendo o comando da situação.
Dessa forma tanto o jogo estruturado como o livre, se combinados adequadamente e supervisionados sempre maneira apropriada podem colaborar significativamente para o ensino-aprendizagem. Portanto, o lúdico os jogos as brincadeiras devem estar atrelados ao projeto pedagógico, assim o professor deve ter preestabelecido suas metas, ou seja, de onde partir e ainda aonde quer chegar, desenvolvendo competências e habilidades vertentes do processo educativo nos aspectos sociais, afetivos, motores e cognitivos. Brincando e jogando a criança aplica os seus esquemas mentais à realidade que está inserida.
Como visto a ludicidade deve fazer parte do ato pedagógico da Educação Física, tendo em vista a formação cidadã do aluno e seu desenvolvimento integral, o que faz importante que o professor conheça as fases de desenvolvimento das crianças e utilize atividades lúdicas adequadas a cada fase. Aplicando-se experiências motoras diversificadas, para que alunos criem novos movimentos e sejam desafiados constantemente na construção do saber.
Enfatizando a relação professor e aluno, através de conversas para que haja participação de todos além sanar as duvidas que surjam no decorrer das aulas.
Quanto à variação das atividades torna-se fundamental, pois, evita-se a rotina e o desinteresse, buscando sempre iniciar com aquecimento atividades moderadas, sugerindo pega-pega, ou estoura balões. Sendo primordial a cada troca de atividade e descanso uma roda de conversas para identificar pontos positivos e negativos. Agregar as sugestões dos alunos em cada atividade proposta entre o esporte, jogo e brincadeira.
A participação dos alunos nas atividades deve ser prazerosa, envolvente na medida em que eles entendem as orientações, e buscam a inovação, organização e cooperativismo.
O dinamismo propõe atividades diferenciadas, ao mesmo tempo coerentes com a realidade que os alunos estão inseridos, evitando que muitos alunos não consigam acompanhar a dinâmica da aula e desistam.
Cabe-se a relação entre conteúdo e objetivos propostos, que o professor consiga identificar adequadamente o grau de ensino-aprendizagem, abrangendo-se uma iniciação ao esporte através do lúdico gerando um conhecimento para a vida toda, dentro e fora da escola.
Para Teixeira (1997, p. 34), a três formas quanto à classificação dos jogos variando entre a maneira de jogar e suas finalidades educativas.
Sensoriais com características para o desenvolvimento dos sentidos. O jogo cabra-cega apresenta grande valor, pois aguça o sentido da audição, além da tomada de decisão para obtenção do resultado de movimento.
Raciocínio, desenvolve a qualidade na tomada de decisão tornando o raciocínio ágil e criativo. Jogos de xadrez, damas, palavras cruzadas, incrementam positivamente a aula auxiliando no desenvolvimento do aprendizado.
Motores destacam-se pela participação corporal e muscular. Atividades pega-pega, queimada, futebol, voleibol, atividades relacionadas a música, circuitos motores são fundamentais para bom desempenho motor.
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diferentes enfoques ao agregar o lúdico no esporte
A pedagogia do esporte busca estimular e propor a todos os alunos vivências motoras interagindo também de forma lúdica, sem que o aluno fique sobrecarregado de informações e gestos técnicos acompanhados simplesmente pelos “famosos” movimentos automatizados.
Sendo a Educação Física essencial no ensino do esporte, no entanto é preciso planejamento e qualificação atentando-se que é preciso ensinar bem, mas ensinar bem a todos para que haja fundamentação e embasamento, durante a transição do conhecimento da pratica lúdica agregada aos primeiros contatos com o esporte. Ao elaborar uma aula pode-se dividi-la em três fases, sem que haja uma ruptura nos objetivos e conteúdos, agregar ideias discutidas com os alunos buscando as melhores formas de entendimento, pois ao se tratar do primeiro ano do ensino fundamental deve-se haver sempre uma conversação clara e objetiva.
Na primeira etapa da aula dialogar e exemplificar sobre as formas de se utilizar balões sem deixa-los cair ao chão para descobrir as possibilidades que cada um tem de executar movimentos referidos a alguns fundamentos como toque, saque, recepção e manchete no voleibol. Ao preparar o material junto com os alunos, neste caso encher os balões já há reações que provocam prazer e euforia atraindo a atenção e participação das crianças.
Na segunda fase, delimitam-se as linhas da quadra esportiva propondo que joguem os balões evitando a queda, incentivando a movimentação corporal por total agregando conhecimento, atividade motora, agilidade, flexibilidade tempo de reação.
Já a terceira fase incentiva-se que as crianças demonstrem vários movimentos de equilíbrio, toque, locomoção, saltos e agarre dos balões sem deixa-los cair. Ao fim da aula buscar os relatos do momento que gerou a melhor sensação.
Podendo ser desenvolvido durante toda a semana enfatizando a troca do fundamento em cada aula, tornando agradável e motivadora, intervalando as aulas com a troca de material como, bola de meias, bolas de plástico leves, bolas de tênis, assim estimulando o domínio corporal. Fica evidenciado claramente na grande maioria das literaturas que ao propor uma didática inovadora que tenha objetivos específicos traçados, utilizando-se de um bom planejamento anual, tratando pedagogicamente as vertentes do esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, organização espaço-temporal, o resultado surge de forma crescente implicando no modo de vida saudável e ativa das crianças. Pois a prática de esportes e ludicidade são fundamentais no desenvolvimento cognitivo, motor, social, psicológico e social.
O ato de organizar e planejar destaca-se pelos benefícios que são advindos dessa prática, na Educação Física é de fundamental importância por gera valores que serão aproveitados no decorrer de toda vida. Sendo elementos fundamentais abordados desde o primeiro no ensino fundamental, ludicidade, consciência corporal, lateralidade, coordenação motora, habilidades motoras, desenvolvimento motor, cultura popular, visão critica, habilidades básicas, habilidades específicas, Jogo, esporte, dança, ginastica, brincadeiras populares, conhecimento sobre o jogo, estratégias para solução de problemas, são elementos de ordem qualitativa ao estimular e resgatar o conhecimento do aluno, desde a vivencia adquirida em casa, na rua em vários ambientes até ser instigado e melhorado no ambiente escolar promovendo assim um conhecimento proveitoso. Assim, todos participam havendo inclusão e respeito entre os participantes, tornando-os mais solidários e conscientes dentro do processo ensino-aprendizagem.
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cRONOGRAMA
Série |
Descrição da atividade |
Tempo de duração |
1º ano ensino fundamental Primeira aula |
Experiência com balões, enfatizando fundamentos do voleibol. |
50 minutos |
1º ano ensino fundamental Segunda aula |
Enfoque lúdico, trocando os balões por bolas de meia explorando a ludicidade e voleibol. |
50 minutos |
1º ano ensino fundamental Terceira aula |
Acrescentam-se bolas de plástico leves, para agregar valor aos fundamentos. |
50 minutos |
1º ano ensino fundamental Quarta aula |
Utilização de bolas de tênis estimulando a manipulação e coordenação. |
50 minutos |
1º ano ensino fundamental Quinta aula |
Agregam-se todos os matérias fazendo uma experiência motora dinâmica e qualitativa. |
50 minutos |
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CONsiderações finais
Conclui-se que o planejamento lúdico é fundamental para contemplar a diversidade no contexto escolar, sendo que os jogos e brincadeiras estimulam no desenvolvimento da concentração e habilidades para o ensino dos esportes, deixando uma base sólida para o transcorrer da vida escolar, propiciando uma melhora na relação cooperativa entre os alunos. Percebe-se que a atividade lúdica estimula a criança, o jogo torna as aulas motivadoras enriquecendo e possibilitando o aprendizado, tornando-se extremamente sérios e necessários no ambiente educacional.
Abrangendo situações intensas no uso de criatividade espontânea e crescimento intelectual, interagindo na prática do ensino do esporte partindo do jogo e brincadeira, fundamentando-se numa essência rica de movimentos motores. Evidenciando que a ludicidade deve estar presente no contexto escolar, nas aulas de Educação Física contribuindo para a formação de cidadãos, desde que os professores se proponham a valorizar e respeitar o conhecimento e saberes já adquiridos pelos alunos, e utilizar o lúdico como instrumento de aprendizagem e motivação. Cabendo ao educador preocupado com a formação plena da criança, resgatar e valorizar o brincar e o jogar, superar as inúmeras dificuldades e empregar tais conteúdos como recursos pedagógicos.
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REFERÊNCIAS
KISHIMOTO, M.T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez editora. 5º ed. São Paulo, 2001.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Introdução. V.1. Brasília: MEC, 1997.
TEIXEIRA, Undson Ventura. Educação física e desporto. São Paulo: Saraiva 1997.
BIJOU, S.W. Child Development. The basic stage of early childhood. Englewood
Cliffs. New Jersey: Prentice Hall, 1978.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
<http://www.colegiocec.com.br/arquivos/habilidades-motoras1.pdf/> acesso em 12 fev. 2017.
____________. As inteligências múltiplas e seus estímulos. Campinas: Papirus, 1998 b. 141p
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Editorial Andes, Rio de Janeiro: [s.d.]
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S01040602015000200101&lng=pt&nrm=iso0/> Acesso em 20 abril 2017.