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TÊNIS DE MESA: OS BENEFÍCIOS A SE PENSAR  



Alexon Júnior Scaquetti

Alice Trein

Geovani Munhoz da Silva

Tayna Franciskievicz de Oliveira

Vandressa Zatta

RESUMO



Este estudo, tem como objetivo geral, identificar os principais benefícios que a prática esportiva do tênis de mesa pode proporcionar na vida dos seus praticantes, sejam eles atletas amadores, intermediário ou profissional. Dentre os objetivos específicos estão, identificar a formação dos mediadores e seu tempo de experiência na área. Diagnosticar o primeiro contato com essa modalidade esportiva. Relatar os motivos pelo gosto deste desporto, seus principais ensinamentos e suas marcas positivas durante o decorrer do tempo, na sua vida e sobre a importância de as pessoas idosas também participarem deste desporto. Nesta pesquisa também relata sobre um breve histórico desse esporte, algumas regras básicas, detalhes da área específica e os próprios benefícios em si.





Palavras-chave: Tênis de Mesa. Benefícios. Praticantes.






















  1. INTRODUÇÃO

 

Neste estudo, iremos enfatizar sobre a modalidade esportiva de tênis de Mesa. Esclarecer que se desenvolvido de forma correta, muitos são os benefícios que podem ser oferecidos por este esporte olímpico. No entanto, muitos também os chamam de pingue pongue, cujo era um de seus primeiros nomes adquiridos desde a sua criação. Mas afinal, pingue pongue ou tênis de Mesa? Existe diferença? Pois é, por incrível que pareça, esse nome, popularmente conhecido, ainda prevalece entre alguns públicos que confundem o esporte com a atividade e/ou jogo recreativo.

De acordo com Marinovic, Lizuka e Nagaoka (2013, p.69) “O tênis de mesa é um esporte no qual é exigido o perfeito domínio técnico de diversas habilidades motoras específicas dessa modalidade esportiva”. Além da técnica, também existem as regras específicas desse esporte a se cumprir. Essas, são regidas pela (International Table Tennis Federation – ITTF) Federação Internacional de Tênis de Mesa. Já o pingue pongue seria mais uma espécie de passa tempo, o lazer, a brincadeira, uma atividade recreativa no qual não se cumpri todas as regras oficiais, ou seja, podem ser alteradas de acordo com o determinado grupo em si. Sendo assim, a prática esportiva deste desporto pode ativar vários benefícios em nossa vida cotidiana. Entre alguns desses, podemos destacar a coordenação motora fina, coordenação motora ampla, raciocínio lógico, agilidade, socialização, queima de calorias e consequentemente o combate ao sedentarismo e aos diversos tipos de doenças cardiovasculares.

 Conforme Machado (2007, p.16) “a educação física tem por finalidade auxiliar o homem a edificar sua própria personalidade e integrar-se de maneira ativa e criadora no mundo em que vivemos”. Com isso, o profissional de educação física, seria um estímulo muito grande na vida de futuros atletas e praticantes em geral, pois é lá na escola que surgem os primeiros admiradores desse esporte tão querido. O docente, seja na escola, escolinhas ou academia esportiva, é o principal conscientizador sobre os benefícios de várias modalidades esportivas, incluindo nelas, o próprio tênis de mesa, pois além de:  

 

[...] um esporte que trabalha com todo o organismo, trazendo diversos benefícios para seus praticantes, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio rápido, do controle emocional e de muitos outros fatores. Dentro dos principais objetivos da prática desportiva, destacamos a saúde no seu significado de bem-estar físico, mental e social como objetivo chave no processo de ensino-aprendizagem. (FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TÊNIS DE MESA).

 

A prática esportiva moderada desse desporto, se desenvolvido de forma adequada, incluindo, descansos e uma alimentação saudável, pode trazer inúmeros outros benefícios na vida do ser humano.

  1. UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O TÊNIS DE MESA



O pingue-pongue, assim conhecido inicialmente, passou por algumas alterações desde a sua criação até o esporte em si. O antigo nome e suas regras, os próprios estilos de jogo também tiveram essas modificações baseadas no próprio tênis de quadra. Devido à falta de espaço, adaptaram de uma forma que utilizavam um ambiente fechado, principalmente devido ao período de inverno que prejudicava e muito as práticas esportivas locais. No entanto, o nome pingue-pongue foi:

 

[...] dado pelo atleta Gibb que ao ouvir o som “pingue” quando a bolinha batia na mesa atrelou o som ao nome pingue-pongue, este nome que ganhou até mesmo mais popularidade que o nome tênis de mesa, pode-se fazer um teste rápido com uma criança lhe fazendo uma pergunta se ela conhece o tênis de mesa, possivelmente irá responder que não e se disser pingue-pongue saberá de qual esporte se trata (PEREIRA, 2005 apud BEZERRA, DAMATTO, 2005).

 

Por isso que muitos até hoje associam essa recreação com o esporte. As crianças principalmente, pois algumas escolas possuem “mesas”, oficiais ou adaptadas, de cimento e/ou como a própria mesa do saguão das instituições que muitos utilizam para lanchar, no período anterior, no intervalo e após a aula, transformam em lugares para se brincar com essa atividade recreativa.

 

Estas práticas surgem na Inglaterra a partir da segunda metade do século XIX, por meio de jogos sociais de salão. Descendem e desenvolvem-se a partir do Tênis Real (Tênis da Corte ou Medieval), juntamente com o desenvolvimento inicial dos demais descendentes desta prática, o Badminton e o Tênis de Campo (AZEVEDO; VINHAS, 2005 apud RIBEIRO, 2009, p. 13).

 

No entanto, com o passar do tempo, novas ideologias começaram a surgir. Podemos dizer que, os pensamentos políticos e comerciais, ativaram novos olhares. Pois:

 

James Gibb submeteu esse nome ao seu amigo, John Jacques, fabricante de produtos de esporte da Groydon. Jacques registrou então o nome do esporte e mais tarde os direitos foram vendidos para a empresa Parker Bros. Esta empresa passou então a fabricar em larga escala o equipamento do jogo e, com isso, o pingue-pongue virou mania na virada do século XIX (GROLL, 2010).

 

Depois desse ato, por questões de direitos autorais, tiveram que fazer a alteração do nome  para o atual tênis de mesa. Em seguida, foram surgindo também, algumas modificações nas regras para torná-las ainda mais competitivo entre os atletas.

 

Em 1926 na Inglaterra, as regras tiveram penetração e foram de boa vontade aceitas no exterior. O código então tornou-se base das regras internacionais, e o nome tênis de mesa tornou-se oficial. Funda-se então a ITTF – Internacional Table Tennis Federation. CBTM (2018).

 

Essa entidade torna-se então, a partir daí a principal e maior responsável pelo esporte denominado tênis de mesa, cujo, conforme (CBTM, 2006 apud Ribeiro, 2009) “é reconhecido como esporte Olímpico desde 1977, sendo incluído pelo Comitê Olímpico Internacional no Programa Olímpico de Verão, iniciando sua participação nos XXIV Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.

Os materiais específicos desse desporto, até hoje, em uma partida oficial, têm que ser aprovados pela ITTF, principalmente as bolas e as borrachas, cujas já vem com a própria sigla estampada nas mesmas.



  1. ALGUMAS REGRAS BÁSICAS E DETALHES SOBRE O TÊNIS DE MESA

 

Se tratando do esporte tênis de mesa, conforme site da ITTF ou da CBTM, será mencionado algumas das principais regras que se utilizam para realizar uma partida oficial. Conforme a CBTM, a mesa deve ter 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. A mesma tem que ser escura e fosca, produzir um pique uniforme de bola padrão oficial e aprovada pela ITTF, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta. Nos jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3mm de largura, no sentido do comprimento. Seguindo as mesmas regras da ITTF, a rede deve ter 15,25cm de altura e possuir a sua parte superior branca. Dando sequência nas regras, sempre de acordo com a ITTF, no entanto, mencionando a respeito da bola, teve novas atualizações, o que antes eram fabricadas com celuloide e na espessura de 38mm, atualmente, é de plástico e com 40mm, “padronizando assim”, a disputa e rallys, entre os atletas de alto nível. Mas, o que muitos não mencionam, é que com a ideologia de diminuir a velocidade dos rallys, devido a predominância dos asiáticos, na tentativa de equiparar o nível, aumentaram a circunferência da bola, mas em contra partida, as fábricas de borrachas específicas desse esporte, manipulam a fabricação deixando de acordo com o perfil de cada atleta, contendo as mesmas, uma maior facilidade de fazer a bola rotacionar, gerar ou impedir o efeito e velocidade (borrachas e as próprias raquetes, contendo assim, camadas de carbono na madeira, aumentando a velocidade da bola) de seus adversários. Cada borracha contém seu perfil, sendo ela com a predominância de efeito, controle e velocidade. Também estão usando muito as borrachas de pino curto e pino longo para neutralizar os efeitos dos adversários concorrentes.

Conforme a CBTM, a raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85% do material. A borracha de pino pra fora deve ter no máximo 2mm de espessura, sendo assim, a raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada, e essas cores só podem ser, preto e vermelho vivo. O serviço, conhecido como saque, é realizado pelo jogador que deve lançar a bola com a mão, na vertical e que antes de tocar a raquete, precisa sair da mão uma distância de no mínimo 16 cm e na sequência depois da raquete, quicar do lado do sacador e depois o lado do adversário. O saque deve ser realizado atrás da linha de fundo ou imaginária à mesma.

Segundo a CBTM, cada atleta tem direito a dois saques consecutivos. No caso de empate em dez a dez, cada competidor deve realizar um saque por vez, até abrir diferença de dois pontos. Um set, contém onze pontos, ao menos que aconteça o empate de dez pontos, seguindo assim, o procedimento conforme já mencionado. A bola, tem que ser de cor branca ou laranja, no entanto, a vestimenta dos membros superiores, não podem ter a cor predominante da mesma cor da bola, para evitar que aconteça a camuflagem entre ambas dificultando a visão e a continuidade do jogo.

De acordo com Marinovic, Lizuka e Nagaoka (2013, p.69) “O tênis de mesa é um esporte no qual é exigido o perfeito domínio técnico de diversas habilidades motoras específicas dessa modalidade esportiva”. No entanto, assim como em qualquer outro esporte, os mesatenistas também necessitam realizar os principais fundamentos deste, antes mesmo deles concretizarem o jogo propriamente dito. Os principais fundamentos, principalmente para os iniciantes são o saque, o forehand, backhand, recepção, devolução e controle de bola. Sendo assim, esses fundamentos, podem evoluir significativamente com o passar do tempo e conforme os treinos que eles mesmos concretizarem, aumentar a dificuldade entre os mesmos: Esses fundamentos mais avançados são:

 

Forehand (movimento com a palma da mão); backhand (movimento com as costas da mão); backspin (movimento com efeito para baixo); drive de forehand (movimento de ataque com efeito e velocidade); drive de backhand (movimento de ataque com efeito e velocidade); top spin de forehand (movimento de ataque com efeito); top spin backhand (movimento de ataque com efeito); flick de forehand (ataque contra bolas enviadas curtas), flick de backhand (ataque contra bolas enviadas curtas);  saques (colocar a bola em jogo); recepção (devolver a bola em jogo) e bloqueio (defesa). (MACHADO 2007, p.30).

 

Mas, quando se trata de iniciante e até mesmo intermediário, para não ficar um clima repetitivo e chato, pode-se utilizar algumas atividades recreativas para incentivar essa prática esportiva. Existem inúmeras delas que servem de estímulos e que podem contribuir e muito no processo de ensino e aprendizagem.

Um fato interessante também seria, o estilo de jogo de cada atleta, as formas de segurar a raquete, conhecido também como empunhaduras. Muitos autores mencionam dois tipos de empunhaduras, caneta e clássico, no entanto, podemos destacar e dizer que são três. Empunhadura clássica, caneta e classineta. Na primeira:

 

[...]Segura-se a raquete como se fosse cumprimentar a mão de outra pessoa. Coloca-se o cabo da raquete, na palma da mão, com os dedos indicador e polegar paralelos sobre a extremidade da borracha e os outros três dedos seguram o cabo da raquete para dar estabilidade. (MACHADO 2007, p.42).

Empunhadura Clássica

 

Conforme Fortin (2000, apud Machado 2007, p.42) na empunhadura caneta “[...] segura-se na raquete como uma caneta. Os dedos polegar e indicador envolvem o cabo do lado superior, enquanto os outros três dedos localizam-se na superfície inferior da raquete”. No entanto, utiliza-se somente um lado da borracha, tanto para realizar o forehand quanto o backhand, pois o outro lado da raquete normalmente não tem e sim é pintado de outra cor contrária do lado da borracha, (preto e/ou vermelho). A madeira da raquete também é menor comparada à clássica.

Empunhadura Caneta

 

A empunhadura classineta, é considerada um novo estilo de jogo entre os atletas. O formato da raquete é muito semelhante à clássica, porém, possui um cabo curto. A forma de segurar a raquete lembra muito o estilo caneta. No entanto, o estilo classineta, se utiliza os dois lados da madeira, um lado realizando o forehand e o outro o backhand. Por tanto, uma borracha deve ser preta e a outra vermelha.

Empunhadura Classineta

 

Outro fato interessante e que vale destacar é que, os ingleses criaram esse esporte, mas devido ao grande estímulo em suas culturas esportivas, os asiáticos praticamente os dominaram essa belíssima prática esportiva, principalmente os chineses.

 

  1. OS BENEFÍCIOS DO TÊNIS DE MESA



Esse esporte pode contribuir e muito na vida de qualquer ser humano. É considerado um esporte individual, mas com símbolo e significado esportivo muito além de coletivo. Com ele, desenvolve além de fundamentos, como também a coordenação motora em geral, agilidade, noção de tempo e espaço, lateralidade, controle de bola, autocontrole, respeito ao próximo, disciplina, autocorreção, estratégia em segundos, visualização e poder de reação. Nesse esporte, diferente de muitos outros, principalmente coletivos, praticamente não se vê, se é que já foram registrados algum tipo de conflito entre os participantes. O fair play entre os adversários é praticamente natural no tênis de mesa. O respeito, essa cultura, também é repassada aos alunos, atletas de determinados lugares, independentemente de qualquer coisa.

Algumas pessoas se aproximam dessa modalidade esportiva devido a parceria, espírito esportivo, coletividade entre determinado grupo social. Outras, por motivos particulares também, como exemplo, combater o sedentarismo, manter a saúde física e mental, a autovalorização, uma espécie de válvula de escape, uma forma de fugir de seus problemas internos, externos, o social, em outras palavras até mesmo uma forma de sair da depressão.

 

Uma das maiores recompensas para um professor é ver os alunos que ele educou e orientou, conseguirem sucesso na carreira que escolheram. O professor tem a satisfação, desconhecida em outras profissões, de moldar as vidas dos jovens, de preparar os adultos para novos tipos de trabalho e fazê-los progredirem em sua carreira. (MACHADO  2007, p.16).

 

Esse esporte, também pode ser praticado por vários grupos sociais, entre eles, as crianças, jovens, adultos, pessoas idosas, independentemente se há ou não, algum tipo de patologias, síndromes, se é cadeirante, deficiente físico/mental, ou seja, para todo tipo de pessoas. Devemos lembrar também que, em primeiro lugar tem que observar e respeitar o limite de cada integrante, para evitar possíveis lesões e transtornos em relação a saúde física e psicológica dos praticantes em geral. O nível dos treinos, devem acontecer do mais simples ao mais elevado.

 

No entanto, além de observar que as habilidades devem ser ensinadas do mais simples para o mais complexo (Marteniuk, 1976), é importante levar em consideração que o processo de aquisição de qualquer habilidade motora é um processo contínuo e progressivo (CORBIN, 1980; TANI, MANOEL, KOKUBUN e PROENÇA, 1988 apud MARINOVIC, LIZUKA e NAGAOKA 2013 p.69).

 

Entre os destaques:

[...] Os benefícios que o tênis de mesa ocasiona no desenvolvimento motor são, percepção, equilíbrio, lateralidade, imagem do corpo, auto-imagem, associação visual motora, coordenação motora grossa, coordenação motora fina, movimentação de locomoção, movimentos uniformes, orientação espacial, senso direcional, coordenação entre mãos e olhos, coordenação entre olhos e pés, mira ocular, sinestesia, habilidade de percepção motora, explosão do movimento e educação do movimento, além do reconhecimento das direções em relação à direita e esquerda, dentro e fora, para cima e para baixo, a projeção da pessoa no espaço e avaliação das distancias entre objetos (SILVA;GIULIANI, 2012 apud BEZERRA e DAMATTO 2015).

 

De acordo com a CBTM (2010) as:

 

Vantagens: é um esporte que proporciona fornecimento rápido de energia ao atleta, capacitando-o a desenvolver velocidade e potência em seus movimentos e golpes. O esporte exige coordenação, agilidade, velocidade, resistência cardiorrespiratória, força e potência muscular local. Precauções: toda atividade física necessita como base uma boa alimentação, boa hidratação e uma boa resistência física, adquirida por meio de um programa de condicionamento físico, que consiste basicamente em um trabalho aeróbico mesclado com o fortalecimento dos principais grupos musculares envolvidos. Músculos mais utilizados: os extensores e flexores da perna, músculos do tronco, principalmente da região lombar e torácica devido aos movimentos de rotação de tronco e dos membros superiores, além de braços e mãos. Conselhos dos especialistas: para alcançar um nível considerado ideal é necessário alta carga de treinamento, incluindo treinos de força, resistência, agilidade e técnico- táticos, os quais, realizados de maneira incorreta e/ou excessiva, conduzem a lesões por sobrecarga, além das inerentes à própria prática esportiva.

 

Outro benefício é que:

 

O Tênis de Mesa é comprovado cientificamente o segundo esporte a fazer mais uso das faculdades mentais, atuando em uma proporção de 61%, perdendo apenas para o xadrez. Outro benefício importante para os praticantes do tênis de mesa é a exigência de um comportamento disciplinar durante a sua prática, que por consequência destaca-se a necessidade da concentração, do raciocínio (autocorreção), da perseverança, do domínio emocional, etc. Por ser um esporte individual o aluno precisa conhecer a si mesmo, trabalhando os fatores intrapessoais como a autoestima, motivação, etc; mas é praticado em um ambiente de equipe, trabalhando também fatores interpessoais como o respeito ao próximo, a socialização entre os alunos e com o próprio professor. (MARTINS 1999 apud JUNIOR, 2014).

 

No tênis de mesa, podemos destacar também como benefícios aos mesa-tenistas a melhora da circulação sanguínea, melhora da visão devido a velocidade do vai e vem da bola, com seus respectivos efeitos. Não contém contato físico e nem brigas. É fundamental por conter gasto de calorias. Depende apenas de você para concretizar determinados objetivos, além de ajudar na concentração do ser humano.






  1. MATERIAIS E MÉTODOS



Neste estudo foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa. Também podemos destacar como uma pesquisa de campo, pois o procedimento utilizado para analisar os dados adquiridos, foi o encaminhamento de um questionário eletrônico à dez pessoas, cujas já têm conhecimento na área do tênis de mesa, seja como técnico/atleta amador e/ou avançado. No entanto, adquirimos respostas apenas de seis integrantes. Neste questionário contém perguntas objetivas e subjetivas.



  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO



A primeira questão utilizada foi:

Como resultado percebeu-se que todos os integrantes possuem graduação em educação física. No entanto, 83,3% declararam ter licenciatura plena e 16,7% bacharelado em educação física.


Na segunda pergunta foi questionado sobre:

De acordo com as respostas, foi notado que 33,4% tiveram o primeiro contato com o tênis de mesa em clubes. Porém, a metade desses clubes eram da polícia militar e a outra metade de clubes específicos da área. Os 66,6% conheceram na prática esse esporte nas escolas.

A terceira indagação foi:

 

Conforme o gráfico, percebeu-se que 66,7% dos entrevistados contêm mais de 15 anos de experiência nessa área esportiva. Desses, metade com mais de trinta anos de experiência. Os 16,7% possuem de 5 a 9 anos e os outros 16,7% de 10 a 15 anos.





A quarta pergunta foi:

A quinta questão foi:

O sexto questionamento foi:

Conforme a sétima pergunta constatou-se que:

Na oitava questão, os entrevistados mencionaram que:





Na questão número nove, mencionaram que: 

Na décima e ultima questão, notou-se que:

  1. CONCLUSÃO



De acordo com as respostas obtidas concluiu-se que, 83,3% declararam ter licenciatura plena e 16,7% bacharelado em educação física. Também foi notado que a grande maioria, obteve seu primeiro contato com o tênis de mesa, nas escolas, ou seja 66,6%. Os demais, representando os 33,4% tiveram o primeiro contato com o tênis de mesa em clubes. Porém, a metade desses clubes eram da polícia militar e a outra metade de clubes específicos da área. 

 

Conforme o gráfico, percebeu-se que 66,7% dos entrevistados contêm mais de 15 anos de experiência nessa área esportiva. Desses, metade com mais de trinta anos de experiência. Os 16,7% possuem de 5 a 9 anos e os outros 16,7% de 10 a 15 anos.

Sobre a quantidade de anos de experiências, exclusiva com esse esporte, constatou-se que, 66,7% dos entrevistados contêm mais de 15 anos de experiência. Desses, metade com mais de trinta anos. Os 16,7% possuem de 5 a 9 anos e os outros 16,7% de 10 a 15 anos. Quando questionado sobre se é atleta, ex-atleta, técnico e a quantidade de tempo, adquirimos apenas cinco respostas, uma a 4 anos, o outro foi atleta até os 23 anos depois técnico. Um mencionou que foi atleta até o ano de 2009 e técnico a 10 anos. Um fato ainda mais interessante é que, o penúltimo integrante mencionou 30 anos sendo 10 como treinador da seleção brasileira. O último, relatou que é atleta a 20 anos e técnico por 4 anos. Concluindo assim, que todos foram atletas antes de se tornarem técnicos.

Na quinta questão, para saber o que levou os integrantes a adquirir experiência e gostar do tênis de mesa, foram mencionados que, devido a oportunidade de virar técnico e árbitro, outro porque jogava na escola. Um pelo prazer em treinar com o seu irmão gêmeo. O quarto integrante, por superar desafios, o quinto pela própria diversão em si. O último integrante relatou que foi devido aos dias de chuva em sua cidade, que a opção optativa devido a quadra ser aberta nas aulas de educação física, o que sobrava eram os jogos de mesa. O mesmo também mencionou que devido ao esporte ser muito técnico, exigir muita concentração e horas de treino.   

Na sexta interrogação, era para identificar os principais benefícios que o tênis de mesa pode contribuir na vida de seus praticantes. Foram constatados muitos os benefícios mencionados, citados entre o social, físico, esporte de fácil aceitação. Coordenação motora grossa, fina, lateralidade, noção de espaço temporal, coordenação manual e pedal. Tomada de decisão, questões afetivas, aquisição de capacidades físicas em geral, agilidade, velocidade, raciocínio rápido, concentração e foco.

Sobre o principais benefícios, ensinamentos do dia-a-dia, o diferencial que o tênis de mesa pode proporcionar na vida do ser humano, fatos relatados concluíram que, se destacam o respeito ao próximo, disciplina, desenvolver hábitos saudáveis, vivencias em outras cidades, trabalho em equipe, saber decidir, superação, reconhecimento sobre a vitória do outro oponente, aprender a ganhar e perder. Dedicação, respeitar as hierarquias, lidar com a derrota, integração entre os participantes. Reconhecimento de que é um esporte individual, mas que pode ser jogado em duplas e equipes respeitando também os adversários. Reconhecimento que é uma ótima atividade física.

Sobre o momento que esse esporte marcou positivamente sua vida, mencionaram, o primeiro torneio, pois tinha perdido a final e aprendeu a lidar com a derrota. Outro citou a ida do mesmo para a Europa. Dois mencionaram o podium no campeonato brasileiro, sendo um deles, campeão. Um descreveu a conquista no quarto lugar no mundial escolar na França em 2004.Oúltimo não soube mencionar um momento importante, pois tiveram tantos momentos bons que seria difícil escolher um.

Todos mencionaram a importância da participação das pessoas idosas realizarem essa prática esportiva, principalmente como meio de diversão, devido também a importância na questão cardiovascular e respiratória. Também houve o relato sobre a importância de manter as capacidades físicas e prazer emocional. Evitar o sedentarismo, manter a saúde, ocupação e socialização com eles. Dos seis integrantes, dois mencionaram não conhecer projetos com essa faixa etária. Um descreveu que conhece projeto que incluem também idosos, no caso citou o projeto arena, devido ser realizado no estádio Arena Pantanal em Cuiabá no estado de Mato Grosso. Um mencionou que existe uma categoria própria de idosos em campeonatos em determinadas regiões brasileiras.

 Na última questão, o intuito foi descobrir se conhecia pessoas que já saíram da fase de depressão devido a prática do tênis de mesa. Foi assim identificado que 66,7% confirmaram conhecer pessoas que saíram dessa situação, melhorando assim sua vida e comportamento na vida social e psicológica dos mesmos. 

























REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



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Tênis de Mesa – Método de Ensino de Tênis de Mesa Professores, Colégios e Escolas.

Copyright 2007 by Nelson Luís Machado

 

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GUELLE JUAREZ DUARTE RIBEIRO. Estudo histórico sobre as relações entre o Tênis de Mesa e o Ping-Pong em Porto Alegre (1946-1954) – 2009. https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18832/000732956.pdf. Acesso em 22/05/2019.

 

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