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LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

 

Profº.Esp. Alexsandro Garcia da Silva1

Profª. Esp. Andreia Floriano de O. Herrero 2

Profª.Esp. Gislaine Lima Palhoto3

Profª. Esp. Luzia Herrero Santi4

 

 

 

RESUMO

 

 

 

O lúdico trabalhado em sala de aula principalmente na educação infantil pode proporcionar a criança prazer na hora de brincar e jogar despertando assim sua criatividade e sua imaginação. Ao desenvolver este trabalho percebi o quanto o lúdico enriquece as aulas de educação infantil. Sabendo da importância das atividades lúdicas, procurei buscar embasamento de vários teóricos para aprofundar mais a pesquisa para desenvolver melhor o trabalho. Dando destaque à importância do brincar livre e dirigida, aos jogos que desperta nas crianças varias habilidades, como competição, a respeitar regras, limites e os colegas, desenvolvendo um sentimento que irá levar para a vida toda. Neste trabalho mostra que o lúdico não é somente brincadeiras e jogos, mas pode ser apresentadas de outras formas como cantiga de roda, passeio ao ar livre, entre tantas outras. Analisando a brincadeira é importante ressaltar que e ela é fundamental no processo aprendizagem, pois proporciona emoções e desperta à criatividade de forma que a criança sente prazer em aprender. Por meios das brincadeiras elas podem desenvolver seu lado afetivo, emocional e social. As atividades lúdicas têm como principal objetivo proporcionar prazer e diversão, no momento em que estas sendo executadas, devemos perceber que ela vem enriquecida de conhecimentos que nos leva a ter uma educação divertida e prazerosa.

 

Palavras-Chave: Jogos. Lúdico. Educação Infantil.

 

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

Tendo como tema deste trabalho “O lúdico na educação infantil”. Com este assunto tão falado mais que às vezes pouco praticado em sala de aula pelos professores, abordarei vários aspectos importantes referentes ao mesmo, fazendo assim com que fique mais claro o quanto é fundamental trabalhar com jogos e brincadeiras em sala de aula para melhor obter os resultados esperado.

É de fundamental importância buscar conhecer mais sobre o lúdico e no que ele pode ajudar a desenvolver a criança no processo de ensino aprendizagem. Para realização desse trabalho do curso de pós Graduação componente obrigatório para conclusão, foi utilizados vários materiais tais como: Livros didáticos enciclopédias, Internet, Computador.

As práticas do lúdico como uso social da Educação Infantil são importantes em qualquer ação pedagógica, por isso o conhecer de tais ações nas vivências pedagógicas de professores torna-se fundamental para que se conclua um estudo referente ao tema proposto,

 

  1. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A palavra lúdico vem do latim ludus e constitui brincar. Segundo Piaget, o desenvolvimento da criança ocorre através do lúdico, que não quer dizer que lúdico é só brincadeiras e jogos, mas podem ser outras atividades como, musicas, danças, teatro e todo tipo de brincadeira onde a criança utiliza de sua imaginação, para desenvolver sua capacidade de criar e inventar novas formas de brincar.

O lúdico faz parte tanto nas atividades humanas como também nas atividades escolares, sua característica principal constitui por ser ativo espontâneo e satisfatório, onde a partir do brincar a criança desenvolve sua habilidade de criar um mundo de fantasia e faz de conta através de histórias e brincadeiras.

As atividades lúdicas têm como principal objetivo proporcionar prazer e diversão, no momento em que estas atividades sendo executadas devemos perceber que ela vem enriquecida de conhecimentos que nos leva a ter uma educação divertida e prazerosa, esse conhecimento proporciona a criança um maior desenvolvimento na sua aprendizagem e no seu desenvolvimento social.

O Lúdico assume um papel importante no processo de socialização das atividades das crianças, pois acaba sobre tudo desenvolvendo a criatividade e a participação cultural, (MARCELINO, 1997, p.).

Com estas atividades podem ser desenvolvidas muitas outras coisas nas crianças, a interação com os colegas a timidez que é um dos fatores importantes para ser trabalho, pois ao quebrar isso a criança pode se desenvolver com mais confiança.

Segundo o Referencial Curricular Nacional a Educação Infantil (1998, p.29):


É preciso que o professor tenha consciência que nas brincadeiras as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento, em uma atividade espontânea e imaginativa. Nessa perspectiva não se devem confundir situações nas quais se objetivam determinadas aprendizagem relativas a conceitos, procedimentos ou atitudes explicitas com aquela nas quais os conhecimentos são experimentos de uma maneira espontânea e destituída de objetivos imediatos pelas crianças. Pode-se, entretanto, utilizar os jogos, especialmente aqueles que possuem regras, como atividades didáticas. É preciso, porem, que o professor tenha consciência que as crianças não estarão brincando livremente nestas situações, pois ha objetivo didáticos em questão.

 

Toda brincadeira desenvolvida pelo professor em sala de aula ter um objetivo, podendo ela ser dirigida ou somente observada pelo professor, não deixando assim de ser divertida e educativa ao mesmo tempo, após estas brincadeiras o professor deve fazer uma avaliação se os objetivos foram alcançados da maneira esperada.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:

[...] brincar é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento da identidade e da autonomia das crianças [...], além de [...] “desenvolver habilidades importantes como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação, o aluno também amadurece a capacidade de socialização por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (1998, p. 22)”.

 

Por meio da brincadeira a criança desenvolve seu lado competitivo, cooperativo, desenvolve seu raciocínio, as brincadeiras podem também contribuir para construir, decidir, experimentar, sentir emoções, descobrir, aceitar limites e regras. Podendo trazer de casa situações vividas pelos seus pais.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p.28):

A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vinculo essencial com aquilo que é o “não brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquela que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência da diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe fornece conteúdo para realizar-se. Nesse sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados. Essa peculiaridade da brincadeira ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. Toda brincadeira é uma imitação transforma, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada. Isso significa que uma criança que, por exemplo, bate ritmicamente com os pés n chão e imagina-se cavalgando um cavalo, está orientando sua ação pelo significado da situação e por uma atitude mental e não somente pela percepção imediata dos objetos e situações.

Friedmann (1996, p.12 ), define a brincadeira, o jogo e o brinquedo como:

Brincadeira refere-se, basicamente, á ação de brincar, ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não estruturada; jogo é compreendido coo uma brincadeira que envolve regras; brinquedo é utilizado para designar o sentido de objeto brincar; atividade lúdica abrange, de forma mais ampla, os conceitos anteriores.”

 

Já para Murcia (2005, p. 47), o jogar “promove a construção de relações” e a brincadeira “facilitam a adaptação social”.

Segundo FROEBEL, (1992, p.55):

A brincadeira é a atividade espiritual mais pura do homem neste estágio e, ao mesmo tempo, típica da vida humana enquanto um todo da vida natural interna no homem e de todas as coisas. Ela dá alegria, liberdade, contentamento, descanso externo e interno, paz com o mundo. A criança que brinca sempre, com determinação autoativa, preservando, esquecendo sua fadiga física, pode certamente tornar-se um homem determinado, capaz de auto sacrifício para a promoção do seu bem e de outros. Como sempre indicamos o brincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda significação.


Desde a antiguidade já existia o brincar que ao longo do tempo foi se modificando também devido à diminuição do espaço físico, com isso novos brinquedos foram ganhando espaço e a brincadeira se transformou. Hoje com a tecnologia as crianças passam a maior parte do tempo em frente a um computador, ou com celular a mão jogando, ao invés de estar brincando de outras brincadeiras, como pula corda, amarelinha, andar de bicicleta entre outras. Isso também ocorre devido à imigração da família à zona urbana onde os pais tem que trabalhar e deixar seus filhos em casa sem espaço para brincar e o único recurso oferecido são os jogos eletrônico.

Na escola a criança encontra este momento de socialização de interação com outras crianças, que em casa por falta de espaço e tempo dos pais não é possível, às vezes a escola dispõe de um espaço maior com mais chance de explorar e se divertir.

De acordo com Lima (1999, p. 29):

[...] a utilização do brincar como recurso pedagógico tem de ser vista, primeiramente, com cautela e clareza. Brincar é uma atividade essencial lúdica; se deixar de se-ló, descaracterizar-se- á como jogo ou brincadeira. Como atividade infantil, na qual há construção de conceitos, eles podem e devem ser utilizados na escola [...].

 

2.1 A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Quando se trata em trabalhar com jogos, Macedo (2002, p 24) diz “o trabalho com jogos, no que se refere ao aspecto cognitivo, visa a contribuir para que as crianças possam adquirir conhecimento e desenvolver suas habilidades e competências”. Assim sendo, o Lúdico nas aulas de Educação Infantil auxiliará como parte do processo de aprendizagem, contribuindo de forma positiva para que alunos e professores possam interagir de forma a gerar satisfação e harmonia no âmbito escolar.

Onde a escola poderá incluir em seu planejamento, atividades atrativas que despertem plenamente o interesse e a participação de seus alunos em todos os conteúdos propostos. Sabendo que quando a criança ajuda a desenvolver seus próprios brinquedos eles se interessam mais e ficam felizes em brincar com eles.

Ao confeccionar jogos de quebra cabeça, jogo da memória entre outros brinquedos deve estar sempre incentivando as crianças para que elas sintam prazer em fazer seus próprios brinquedos, este pode ser relacionado ao tema do seu projeto que esta sendo trabalho em sala.

É importante ressaltar que a cada jogo concluído pelos alunos a professora deve fazer uma avaliação para ver se foi alcançado o objetivo que ela esperava.

No que diz respeito a trabalhar com jogos, Macedo (2002, p 24) diz “o trabalho com jogos, no que se refere ao aspecto cognitivo, visa a contribuir para que as crianças possam adquirir conhecimento e desenvolver suas habilidades e competências”. Assim sendo, o Lúdico nas aulas de Educação Infantil auxilia no desenvolvimento aprendizagem, sendo assim o professor e aluno pode se interagir de forma positiva e harmoniosa, tornando a aprendizagem atrativa prazerosa onde o aluno se interessa mais em participar das atividades oferecidas pelo professor.

Segundo Araújo, (1992, p. 14):

É de fundamental importância o jogo na vida da criança, pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos e mentais e sem se sentir coagida pelo adulto, começa a ter sentimentos de liberdade e satisfação pelo que faz, dando, portanto, real valor e atenção às atividades vivenciadas naquele instante.

 

O jogo e a brincadeira estão sempre presente nas diferentes fases de vida dos seres humano, tornando imprescindível para seu desenvolvimento, o lúdico proporciona às pessoas a possibilidade de criatividade, através dos jogos varias habilidades serão despertas até para sua vida profissional, os jogos permitem o ato de criar, imaginar, respeitar o outro, as regras, conhecer os limites, criar uma afetividade com os colegas e com o professor enriquecendo assim o processo de aprendizagem.

Conforme Giacometti (2005), o brincar e o jogar podem ter o mesmo significado aos alunos, pois para eles, essas duas palavras soam como o mesmo significado, assim algumas crianças dizem brincar e outras dizem jogar. Para essa autora, seja qual for à época, cultura ou classe social, os jogos e as brincadeiras fazem parte da vida da criança, pois elas vivem num mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos, onde realidade e faz de conta se confundem.

Segundo PIAGET (1967) “O JOGO não pode ser visto apenas como um divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. Através dos jogos se constrói o conhecimento, especialmente nos período sensório-motor e pré-operatório. Atuando sobre os objetos, as crianças desde pequenas, estruturam seu espaço e seu tempo, expandindo a noção de casualidade, chegando a representação finalmente, á lógica. As crianças ficam mais motivadas e sente prazerosa para usar a inteligência, pois querem jogar bem, se esforça para superar os obstáculos tanto cognitivo a como emocionais.

Como podemos ver o lúdico pode ser um grande aliado na construção do conhecimento de uma forma agradável e prazerosa, com isso surgiu nas escolas um lugar voltado a estas práticas que irei apresentar.

2.2 A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A brinquedoteca surgiu na Europa por volta da década de 60, seu objetivo era o empréstimo de brinquedos e garantir a criança o direito de brincar, este espaço era em alguns países chamado de biblioteca de brinquedos ou “toy libraries”. Já no Brasil foi mais demorado ela surgiu na década de 1980, não trazendo a característica europeia que era de empréstimo de brinquedo, mas com objetivo da criança brincar livremente com a supervisão de um orientador ou ludoeducador. (FONTE)

Alguns teóricos defendem este ambiente vendo como forma de integração educacional um espaço feliz onde as crianças possam brincar livremente.

De acordo com Cunha (2002, p. 13):

Por ser um local onde as crianças permanecem por algumas horas, é um espaço onde acontece uma integração educacional. As pessoas que trabalham na brinquedoteca os brinquedistas, tem formação profissional, são educadores preocupados com a felicidade e com o desenvolvimento emocional, social e intelectual das crianças.

 

Mas para que aconteça este desenvolvimento da criança é necessário que haja um bom funcionamento e estar fundamentada em objetivos bem definidos, favorecendo oportunidade de criar de descobrir resgatando assim a alegria de explorar novos espaços. É importante que os professores busquem oferecer estes espaços a seus alunos, onde eles possam brincar livremente e se socializar com outras pessoas fazendo com que possa haver a troca de experiência entre eles, neste espaço a criança entra em contato com diferentes objetos com formas cores e tamanhos variados facilitando seu aprendizado de maneira satisfatória.

Wajskop (1999, p. 25) acredita que:

 

A pré-escola organizada em torno da brincadeira infantil pode cumprir sua função pedagógica, ampliando o repertorio vivencial e de conhecimentos da criança em direção á autonomia e à cooperação. A definição de brincadeira como atividade social especifica e fundamental que garante a interação e a construção de conhecimentos da realidade pela criança é que nos permite estabelecer um vinculo com a função pedagógica da pré- escola.

 

Quando falamos em Brinquedoteca logo vem na mente que é na escola que se encontra esta sala própria para brincadeiras, na escola também tem, mas não somente nas escolas que encontramos esta sala também podemos encontrar em hospitais ou em lugar onde o número de crianças são grandes, nos hospitais, por exemplo, sabendo da importância do brincar se utiliza deste recurso para motivar as crianças que estão em tratamento e não estão indo a escola, pois neste lugar elas pode encontrar um pouco de divertimento e assim enfrentar seus problemas com mais coragem e confiança.

Nascimento (2006, p. 28) nos diz:

 

Quando falamos de brinquedoteca estamos falando de magia, de convite ao brincar, de desafios a vencer, de estruturas cognitivas a se organizar e se desenvolver. Estamos falando de um ‘mundo’ que proporciona não apenas brincadeiras divertidas, mas o desenvolvimento físico, cognitivo, social e moral.

 

É isso que a brincadeira desenvolve nas pessoas seja criança ou adulto, todos podem ser transformados. A brincadeira leva a superar desafios com diversão podendo viajar no mundo de sonhos e fantasia, de uma forma prazerosa.

 

As práticas do lúdico como uso social da Educação Infantil são importantes em qualquer ação pedagógica, por isso o conhecer de tais ações nas vivências pedagógicas de professores torna-se fundamental para que se conclua um estudo referente ao tema proposto.

 

  1. CONCLUSÃO

 

Com este trabalho foi alcançado grande conhecimento, de tudo que foi realizado e estudado, principalmente no que se refere à Educação Infantil que é o foco principal deste trabalho, na educação infantil podemos perceber com mais clareza o quanto o lúdico é importante para o ensino aprendizagem e no desenvolvimento da criança. A proposta deste trabalho é de fornecer mais conhecimento no que diz respeito ao lúdico e sua contribuição para que ocorra uma conscientização dos professores da Educação Infantil voltado ao “brincar” da criança.

É preciso saber que para alcançar os objetivos necessários, na educação infantil o professor tenha sensibilidade para compreender as crianças e respeitar o tempo de cada uma delas em seu desenvolvimento, não deixando nenhuma criança fora deste processo, mas garantir que ela avance em seus conhecimentos educacionais, proporcionando recursos para que isso possa acontecer.

Sabendo da eficácia do brincar e jogar na educação infantil, podemos perceber que ainda nas escolas não vem sendo trabalhada de maneira correta às vezes por falta de entendimento por parte dos professores, acredita-se que por esse motivo não esteja alcançando os objetivos esperados que é de promover o desenvolvimento nas crianças de uma forma prazerosa e descontraída.

Por fim conclui-se que o lúdico é indispensável para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, oferecendo para as crianças oportunidade de construir seus conhecimentos de forma prazerosa e criativa.

 

 

 

  1. REFERÊNCIAS

 

ARAÚJO, Vânia Carvalho de. O jogo no contexto da educação psicomotora. SãPaulo:

Cortez, 1992. Acesso 22 de Agosto 2016

 

 

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica, técnicas e jogos pedagógicos. Loyola: São Paulo, 1998.

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.

Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasilia, 1998.v.2.

 

CUNHA, N. H. S. A Brinquedoteca Brasileira. In: SANTOS. Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 7ªEdição. Petrópolis, RJ:Vozes, 2002 Acesso 22 de Agosto 2016

 

FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil: observação, adequação e inclusão/Adriana Friedmann.-1 ed.-São Paulo: Moderna, 2012.-(Cotidiano escolar: ação docente)

 

GIACOMETTI, Valéria Cristina; PEREIRA, Vanildo Rodrigues. Os jogos infantis na

educação física: perspectivas de favorecimento à aprendizagem. Acesso 22 de Agosto 2016

 

NASCIMENTO, S.K.do. Brinquedoteca na escola especial. Revista Criar, São Paulo,ano2, n.11,p .28-29, set./out.2006.

 

PIAGET. A Magia de Aprender. Balão Mágico 13 de maio 2016. Acesso 22 de Agosto 2016

 

SOMMERHALDER, Aline. Jogos e a educação da infância: muito prazer em aprender / Aline Sommerhalder, Fernando Donizete Alves. – l .ed. – Curitiba, PR : CRV, 2011.

 

 

WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez,1995. p. 25 – 31. Acesso 20 de Agosto 2016.

 

MARCELINO, Nelson Carvalho. Lazer e Educação Campinas: Ed. Papirus, 1987; Pedagogia da animação. Campinas: Ed. Papirus, 1997 Acesso 22 de Agosto 2016

 

Murcia, Juan Antonio Moreno. Aprendizagem Através dos Jogos. Trad. Valério Campos. Petrópolis: Ed. Artmed, 2005. Acesso 22 de Agosto 2016

 

 

 

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1Professor Graduado, Licenciatura Plena em Computação pela UNIVERSIDADE do estado do MATO GROSSO. “UNEMAT”, Especialista em Formação Profissional para a Educação Básica e Superior “UNEMAT”- E-mail:. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

3Professora Graduada em Pedagogia. UNIASSELVI –Unidade Leonardo da Vinci – Indaial – Santa Catarina e Especialização em Psicopedagogia Institucional e clinica com ênfase em Educação Especial em Atendimento Educacional Especializado. E-mail:. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

4Professora Graduada em pedagogia. UNIASSELVI –Unidade Leonardo da Vinci – Indaial – Santa Catarina e Especialização em Psicopedagogia Institucional e clinica com ênfase em Educação Especial em Atendimento Educacional Especializado. E-mail:. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.