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LÚDICO E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Sabrina Michelle de Souza[1]

Trabalho apresentado ao Instituto Superior De Educação Ibituruna - ISEIB, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Educação Infantil e Alfabetização.

 

RESUMO

 

A presente pesquisa tem por finalidade demonstrar a importância do uso das atividades lúdicas dentro da sala de aula, pois brincar é a metodologia utilizada pelo professor e de suma importância no processo de desenvolvimento humano. O brincar faz parte da vida do ser humano desde a primeira infância até a vida adulta, a brincadeira acontece de forma espontânea, onde se desenvolve a personalidade do individuo. Portanto, para realizar este trabalho, foi necessária a realização de duas etapas, a primeira etapa se consiste de pesquisa bibliográfica através de livros e pesquisa pela internet, para proporcionar um conhecimento adequado sobre o tema. E a segunda etapa foi desenvolvida através da aplicação de questionário, atividade essa realizada na Escola Municipal São Mateus – Colíder/MT, na perspectiva de analisar a metodologia utilizada pela educadora da escola e qual a opinião da educadora, sobre as atividades lúdicas em sala de aula.

 

Palavras-chave: Lúdico. Musicalização. Brincar.

 

Introdução

 

As atividades lúdicas vêm sendo alvo de grandes discussões. Pois o modo de ensino vem se modificando com o passar dos anos, e o lúdico vem se destacando nas metodologias utilizadas pelos educadores de educação infantil, pois a brincadeira além de proporcionar momentos de descontração estimula no desenvolvimento da criança.

Com isso este trabalho tem por finalidade demonstrar a importância do uso das atividades lúdicas dentro da sala de aula, pois brincar é um instrumento utilizado pelo professor e essencial e necessário no processo de desenvolvimento humano.

Desta forma, este trabalho foi desenvolvido com uma educadora de educação infantil atuante na E. M. São Mateus na perspectiva de observação da metodologia utilizada pelos professores da escola. Aja visto que a escola trabalha com uma metodologia diferenciada educacional direcionada com a proposta de Educação do Campo com ênfase em Educação Ambiental e Agroecologia.

Tendo em visto, que para este artigo se tornasse verídico foi necessária à realização de duas etapas. A primeira etapa se consiste em pesquisas, livros e internet, para adquirir conhecimento relacionado ao assunto.

 E a segunda etapa foi realizada com aplicação de questionário, atividade desenvolvida na Escola Municipal São Mateus – Colíder/MT, com o objetivo de analisar a prática pedagógica da educadora.

A pesquisa foi realizada no dia 18/05/2017, com a educadora que atua em uma sala multisseriada de pré I e II, do período vespertino, da escola São Mateus situada na zona rural do município de Colider-MT. Onde são desenvolvidas aulas com atividades lúdicas envolvendo o projeto de produção de alimentos sem o uso de agrotóxico.

 

DESENVOLVIMENTO

 

O brincar faz parte da vida do ser humano desde a primeira infância até a vida adulta, a brincadeira acontece de forma espontânea, onde desenvolve a personalidade do individuo. Segundo Melo o lúdico faz parte das atividades essenciais da vida humana passando a ser necessidade básica da personalidade humano

Com isso o brincar é uma metodologia e instrumento utilizado pelo professor, essencial e necessário ao processo de desenvolvimento humano. Quando uma criança a brinca desenvolvem conceitos que carrega ao longo de sua vida. O espaço para brincar e aprender tem papel fundamental para o ser humano, tanto no início como durante toda sua vida, devendo fazer parte do dia-a-dia de cada um, pois favorece a construção prazerosa do viver e da convivência social. Com isso cabe ao professor incluir brincadeiras em suas aulas pra que elas se tornem dinâmicas e prazerosas. Brincar, de acordo com Oliveira (2000):

 

O brincar não significa apenas recrear, mas sim desenvolver-se integralmente. Caracterizando-se como uma das formas mais complexas em que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. 

 

Através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

 

Segundo Piaget (1978) as procedências das manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência unindo-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se incide da mesma maneira para todos os indivíduos.

 

Assim sendo, a metodologia é de certa forma contribuinte para a aprendizagem dos alunos, o método utilizado pelo educador pode ser diferente para cada aluno, pois cada aluno tem a sua dificuldade e qualidade na aprendizagem. Porém não é somente o professor que pode utilizar métodos de ensino em sala de aula, o aluno para que aprenda deve utilizar seus meios de aprendizagem, pois tarefa do mesmo, fica a cargo do professor e dos pais facilitar e criar condições para que as técnicas utilizadas pelos alunos sejam eficácias.

Vygotsky (1998) fala sobre o papel do brinquedo, sendo um suporte da brincadeira e ainda o brinquedo tendo uma grande influência no desenvolvimento da criança, pois o brinquedo promove uma situação de transição entre a ação da criança com objeto concreto e suas ações são significativas.

Sendo assim o brinquedo é um suporte da brincadeira, é a ação que a criança desempenha ao brincar. Assim podemos concluir que brinquedo e brincadeira esta relacionada diretamente com a criança/sujeito e não se confundem com o jogo em si.

De acordo com Vygotsky (1998), o educador poderá fazer o uso de jogos, brincadeiras, histórias e outros, para que de forma lúdica a criança seja desafiada a pensar e resolver situações problemáticas, para que imite e recrie regras utilizadas pelo adulto.

O lúdico pode ser utilizado como uma estratégia de ensino e aprendizagem, assim o ato de brincar na escola sob a perspectiva de Santos (2002) está relacionada ao professor que deve apropriar-se de subsídios teóricos que consigam convencê-lo e sensibilizá-lo sobre a importância dessa atividade para aprendizagem e para o desenvolvimento da criança.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 23):

                                     Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

 

O educador é a peça fundamental no processo, devendo ser um elemento essencial. Educar não se limita em repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim em ajudar a criança a tomar consciência de si mesmo, e da sociedade. É oferecer várias ferramentas para que as pessoas possam escolher caminhos, aquele que for compatível com seus valores. Nessa perspectiva, segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 30):

O espaço físico é lugar de desenvolvimento de várias habilidades e sensações, auxiliando, os educadores e os educandos, na aprendizagem. O espaço na Instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-lo em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tanto é preciso que o espaço seja versátil e permeável à sua ação, sujeito a modificações propostas pelas crianças e pelos educandos em função das ações desenvolvidas (BRASIL, 1998, p.69).

Esta pesquisa foi realizada com a educadora atuante na turma multisseriada pré I e II da EM São Mateus, onde a mesma desenvolve suas aulas com atividades lúdicas proporcionando o aprendizado da criança.

            Relatou à educadora que tanto o planejamento quanto a avaliação é elaborado de acordo com os eixos da proposta de educação infantil, voltadas para as atividades pedagógicas do projeto de educação do campo e agroecologia.

            A entrevistada afirma que o lúdico está presente diariamente, porém nem todas as atividades proposta no eixo de educação infantil contempla o lúdico, alguns conteúdos são trabalhados através da roda de conversa, a partir da oralidade as crianças desenvolve o conhecimento de forma prazerosa.

            A educadora relata que a criança da educação infantil não deve sentir o peso da escolaridade e alfabetização nesta fase. Isso deve acontecer naturalmente, isso acontece através do lúdico, através da oralidade e atividades proposta, mas desde a educação infantil a criança deve ter regras e limitações na escola. Uma delas é respeitar o outro e o espaço na hora da brincadeira.

             De acordo com a educadora alguma atividade pode durar apenas 10 minutos e o professor deve estar interferindo a todo o momento e insistindo para alcançar o objetivo proposto.  Se não houver aprendizado muda-se de atividade sem pressionar a criança, porque a imposição não traz resultado só assusta a criança. A educadora relata que participa em toas as brincadeiras proposta em sala.

A educadora relata que é através do conhecimento prévio do aluno que ela desenvolve as atividades lúdicas, observando o que os educandos gostam e como reutilizar algumas atividades.

A educadora relata que a escola dispõem de brinquedos, livros, jogos pedagógicos, jogos educacionais computacionais, um amplo pátio para exploração e atividades de observação.

 

4 CONCLUSÃO

 

Portanto é possível concluir que as atividades lúdicas são de grande importância para a assimilação de conhecimento na educação infantil, porém o professor deve trabalhar com a oralidade, roda de conversa e contar historias que vai depender do planejamento do educador e quais objetivos ele quer alcançar com atividade proposta. Que as atividades não deve obrigar a criança a desenvolver e que o aprendizado deve ocorrer de forma natural.

Consideramos que a ludicidade é essencial para o ensino aprendizagem do estudante, pois estimula as habilidades motoras, que através dos jogos e brincadeiras proporcionam momentos de interação.

O educador ao valorizar as atividades lúdicas, ajuda a criança a formar um conceito positivo de mundo, ajudando no seu desenvolvimento e crescimento, contribuindo para formar um cidadão com diferentes habilidades.

 

Referências                        

 

ANTUNES, Celso. O jogo infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. Petropolis, RJ: Vozes 2003 fascículo 15.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio Escolar Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2003.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2002.

KISHIMOTO, T. M. (ORG). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.

MELO, Fabiana Carbonero Malinverni LUDICO E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Indaial: UNIASSELVI, 2011.

OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

OLIVEIRA, V.B. (ORG). Introdução In: O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: UNIASSELVI, 2011.

WAJSKOP, G. Brincar na pré-escola. 3ed. São Paulo: Cortez, 1999.

http://legacy.unifacef.com.br/novo/publicacoes/IIforum/Textos%20EP/Ana%20Maria%20e%20Maria%20Zita.pdf. Acesso dia 12 de abril de 2015.

 

APÊNDICES

 

  1. Como é elaborado seu planejamento? E quais métodos você utiliza para realizar a avaliação.

 

  1. Com que frequência você utiliza o lúdico para ministrar suas aulas?

 

  1. Você professor (a) concorda que o lúdico na educação infantil ajuda a criança adquirir hábitos e atitudes importantes para seu convívio social? Justifique.

 

  1. Em sua opinião os alunos compreendem melhor os conteúdos quando trabalhados em forma lúdica

 

  1. No seu ponto de vista as atividades lúdicas são bem aceitas pelos educandos? Justifique.

 

  1. Você professor (a) participa ativamente das brincadeiras junto com as crianças?

 

  1. De que forma você desenvolve atividades através do lúdico relacionando-as com o cotidiano do aluno?

 

  1. Que tipo de material a escola disponibiliza para trabalhar o lúdico?