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A Importância do Brincar para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil

Adriana Arza Malala[1]

 

Resumo

A presente pesquisa busca investigar e compreender a importância que o brincar exercer para o desenvolvimento da aprendizagem de uma criança na educação infantil. Para isso realizou-se um estudo de caso, por meio de leitura de artigos disponibilizado em sites e também leitura de livros de importantes autores que são citados ao longo deste trabalho. Os textos lidos dos autores serviram como referencial teórico para o embasamento deste artigo, que enfatizam a todo o momento a importância de se ensinar na educação infantil através da brincadeira, permitindo que a criança aprenda de forma divertida, prazerosa e não mais autoritária como era. Além disso, destaca a importância do que do educador como mediador do processo ensino/aprendizagem e a importância deste profissional buscar se atualizar através da formação continuada, despertando no educador novas metodologias de ensino que atendam às necessidades de seus alunos.

Palavras-chave: Educação infantil. Criança. Brincar. Ensino-Aprendizagem.

 

Abstract

This research seeks to investigate and understand the importance that exercise play in the development of a child's learning in early childhood education. For this we carried out a case study through reading articles available on websites and also reading books by important authors that are cited throughout this work. Read the texts of the authors served as a theoretical basis for this article, emphasizing at all times the importance of teaching in early childhood education through play, allowing the child to learn in a fun, enjoyable and no more authoritative way it was. Furthermore, it highlights the importance of the educator as mediator of the teaching / learning process and the importance of this professional seeking to upgrade through continuing education, educator awakening in new teaching methodologies that meet the needs of their students.

Keywords: Early childhood education. Child. Play. Teaching and Learning.

 

Introdução

A educação infantil é a fase inicial do processo de ensino e por isso tem passado por grandes transformações dentre elas a metodologia de ensino que deixa de ser assistencialista e passa a se ser vista como fase importante de desenvolvimento da criança. Diante desse fato a presente pesquisa busca investigar e compreender a importância do brincar para o desenvolvimento da aprendizagem da criança na educação infantil e o papel do educador nesse processo. Esta pesquisa foi realizada através de estudo bibliográfico leitura de textos disponibilizados no site da Universidade Candido Mendes, portal da educação, dentre outros e também em livros que contribuíram para o embasamento teórico deste trabalho. Ao longo do trabalho destaca-se a importância do brincar para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Oliver (2012, p. 04 apud ALMEIDA, 2012, p. 33) salienta que “... dentre as inúmeras possibilidades de produzir cultura, um dos meios mais presentes na vida da criança é o brincar. É brincando que a criança recria o que entende do mundo e transforma em cultura lúdica.” Este trabalho apresenta seu desenvolvimento dividido em três capítulos sendo que o primeiro apresenta o conceito de infância no Brasil e as transformações que mesma tem sofrido ao longo do tempo. Em seguida discutisse o papel do brincar na educação infantil e suas contribuições no desenvolvimento da aprendizagem da criança. O terceiro capítulo vem destacar o papel do educador da educação infantil nos dias de hoje e a importância dele com o apoio da sua instituição escolar buscar constantemente estar em formação para assim desenvolver um trabalho que chame a atenção de seus alunos e estes se sintam motivados a frequentarem a escola.

 

Conceito de Infância no Brasil

Antes do século XVI as crianças eram consideradas adultos em miniaturas, elas reproduziam o adulto desde seu modo de vestir até seu comportamento, segundo Ariès (1978) “... Não havia clareza em relação ao período da infância, pois muitos a determinavam como período que vai do nascimento dos dentes até os sete anos de idade.” Mas esse conceito de infância aos poucos tem sido transformado, uma vez que, essa fase vem conquistando seu espaço tornando-se respeitada na área da educação, como a firma a Lei de Diretrizes de Base, Lei nº 9.394/1996 (1996, apud portal MEC 1996). Artigo 29. “A educação infantil, primeira etapa da educação tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.” Dessa forma a educação infantil deixa de ser assistencialista tornando-se uma etapa importante para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, segundo Oliver “o berço das descobertas, a fase em que não podem faltar estímulos. Sendo assim, o lúdico é a peça principal no processo ensino-aprendizagem. (2012, p.16). Ao longo deste trabalho busca-se compreender e identificar um ensino que se aproxime das necessidades da criança, onde se valoriza os aspectos da infância como uma perspectiva que reconheça a criança como produtora de conhecimento e não como aquela que recebe o conhecimento pronto e organizado segundo a perspectiva do adulto. (LOMENSO, p.04)

 

O brincar na educação infantil

De acordo com o dicionário da língua portuguesa brincar significa “divertir-se como fazem as crianças.” (ROCHA 1996, p.99). O brincar segundo Silva “faz parte da vida do ser humano desde o ventre da sua mãe, seu primeiro brinquedo é o cordão umbilical, onde, a partir da 17ª semana, através de toques puxões e apertos, o bebê, em desenvolvimento, começa a criar relação com algo”. O ato de brincar favorece no desenvolvimento físico, mental emocional e social, isto é estimula a criança a desenvolver a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, se socializar, desperta a curiosidade e a imaginação de maneira prazerosa e como protagonista do seu processo de aprendizagem para Kishimoto “O brincar infantil não é apenas uma brincadeira superficial desprezível, pois no verdadeiro e profundo brincar, acordam e avivam forças da fantasia, que, por sua vez, chegam a ter uma ação plasmadora sobre o cérebro.” (2001, p.52 apud OLIVER, 2012). O brincar na educação infantil tem passaporte livre, aberto a criatividade e inovação dos seus protagonistas, para Kishimoto (1999, apud VECTORE 2003, p.109).

O brincar está presente na escola ora com significado extremamente diretivo, eliminando a liberdade que faz parte do processo lúdico, ora de uma forma aleatória, improvisada, sem preocupação dos educadores, no sentido de compreender que nesse brincar há necessidade de objetos, de parcerias e de conteúdos, o que leva a uma atividade descomprometida do desenvolvimento da criança e, portanto, da sua aprendizagem.

Com isso é importante que o educador pense e planeje a hora de brincar dirigido criando espaços, tempo e disponibilizando objetos que despertem na criança a vontade de estar ali brincando, estimulando a curiosidade, dando significado as antigas e novas aprendizagens nas situações lúdicas. Porém o educador não deve deixar a quem as brincadeiras livres, pois nesse momento também a criança aprende, nesse momento o professor tem a oportunidade de observar como as crianças se organizam em grupo, como resolvem seus problemas é nesse momento que o educador se limita a observar, mas se for chamado a brincar com as crianças este poderá aceitar, porém não deverá intervir nas resoluções dos problemas de seus alunos possibilitando que estes encontrem a melhor alternativa para solucionar seu problema. Outro fator importante a ser lembrando é que a brincadeira deve ocorrer de forma espontânea como ressalta Almeida (2012, p.37 apud LOMENSO, p.13) “é preciso garantir tempo e espaço para a brincadeira na escola, não como prêmio de bom comportamento: só vai brincar quem se comportou, mas porque o lúdico suscita e desperta, é condição do humano”. E sendo a escola primeiro meio social que insere a criança no mundo, tendo está como função formar seu aluno um sujeito ativo, crítico, reflexivo, autônomo e ético, deve-se então trabalhar para que a educação infantil promova a socialização das crianças tendo o brinquedo e a brincadeira como o mais importante meio para essa socialização, pois é nessa fase que o ato do brincar tende a facilitar o desenvolvimento da aprendizagem da criança, possibilitando assim que o conhecimento ocorra de forma prazerosa, dinâmica e divertida. “Brincar com crianças não é perder tempo, é ganha-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em sala sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem” (DRUMMOND apud, OLIVER, 2012).

 

O papel do educador no processo ensino-aprendizagem através da brincadeira

O professor é mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, seu papel é garantir e adequar um ambiente prazeroso para as experiências educativas e sociais vivida pela criança. O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) afirma:

(...) cabe ao professor organizar situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada para propiciar às crianças a possibilidade de escolherem os temas, papéis, objetos e companheiros com quem brincar ou os jogos de regras e de construção, e assim elaborarem de forma pessoal e independente suas emoções, sentimentos, conhecimentos e regras sociais. (BRASIL, 1998, p.29, v.1)

Cabe também ao professor, como adulto experiente, estimular brincadeiras, organizar os espaços, tempo e objetos para que as crianças possam usar durante as atividades lúdicas. Segundo Wajskop (2009, p. 51 apud LOMENSO, p. 14) “... as características do brincar implicam na elaboração de um planejamento objetivo e organização da rotina diária, do espaço, do tempo, das atividades e dos materiais que são propostos aos alunos...” O professor durante as brincadeiras tem a oportunidade de conhecer melhor a realidade de seus alunos, desenvolver as brincadeiras que as crianças já conhecem brincar com seus alunos sempre que tiver oportunidade, estando atento em respeitar as regras das crianças para não destruir a brincadeira. O professor deve propor aos seus alunos brincadeiras que incentivem a curiosidade, desenvolvendo brincadeiras dirigidas que estejam relacionadas com os temas trabalhados em sala que contribuam para o desenvolvimento infantil em seus aspectos cognitivos, afetivos, físicos e sociais.

A criança, portanto, tende explorar o mundo que a cerca e tirar dele informações que lhe são necessárias. Nesse processo, o professor deve agir como interventor e proporcionar-lhe o maior número possível de atividades, materiais e oportunidades de situações para que suas experiências sejam enriquecedoras, contribuindo para a construção de seu conhecimento. Sua interação com o meio se faz por intermédio de brincadeiras e jogos, da manipulação de diferentes materiais, utilizando os próprios sentidos na descoberta gradual do mundo.  (ARANÃO, 2004, p. apud OLIVER, 2012, p. 15).

É importante que a escola valorize o brincar como uma maneira de ensinar e não como um “passatempo”, afirma Oliver (2012, p. 17). Disponibilizando curso de formação para seus professores, além de espaços adequados que ofereçam condições para incentivar a imaginação da criança. O professor deve buscar suporte teórico e, acima de tudo, reconhecer a brincadeira como ferramenta indispensável no processo de desenvolvimento da aprendizagem, possibilitando a aquisição de conhecimentos de forma prazerosa e adequada ao nível de desenvolvimento dessa etapa da vida.

 

Conclusão

Com esta pesquisa foi possível compreender que o brincar é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil, já que por meio da brincadeira a criança pode transformar e produzir novos significados. Durante a brincadeira à criança desenvolve a imaginação e criatividade, a linguagem como meio de comunicação e socialização, a coordenação motora, a construção de autonomia e identidade. A educação infantil é considerada o berço das descobertas, fase onde não podem faltar estímulos, onde as crianças estão descobrindo o mundo, criando e experimentando. Ela é o primeiro meio que insere a criança no mundo, tem como função promover a socialização da mesma tendo o brincar como principal recurso para o processo da aprendizagem. Ao longo do trabalho identifica-se que a prática educativa busca um ensino onde se valoriza os aspectos da infância sobre uma perspectiva de reconhecer a criança como produtora de conhecimento e não como quem recebe conhecimento segundo a perspectiva do adulto. Dai a importância de o educador respeitar aquilo que a criança já conhece considerando-a como sujeito central do seu trabalho pedagógico. Identifica-se o educador como mediador da aprendizagem e ele quem deve organizar situações para a brincadeira, estimular a imaginação das crianças, além de planejar o tempo e o espaço para que a brincadeira ocorra de forma que a criança sinta vontade de estar ali brincando e queira voltar no outro dia para escola. Como foi apresentado nesta pesquisa brincar é levado a sério principalmente na educação infantil onde é preciso algo mais do que lápis e papel que é importante nas outras fases da educação, mas não na educação infantil que é o início da vida escolar de uma criança, onde o desenvolvimento do ensino-aprendizagem seja prazeroso e envolvente, sendo indispensável o lúdico como metodologia de ensino.

 

Referências

ÀRIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara. 1978.

 

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.

 

LDB – Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acesso em 28 agosto.2014.

 

LOMENSO Thaisy. A Importância do Brincar na Educação Infantil. Disponível em http://veracruz.edu.br/doc/ise_tcc_thaisy_lomenso.pdf. Acesso 28. Agosto. 2014.

 

OLIVER, Gabriella Chaves. A Importância do Brincar na Educação Infantil. Disponível em http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/edinf04.pdf.   Acesso em 10 de julho. 2014.

 

ROCHA, Ruth. Minidicionário enciclopédico escolar. ed. Scipione São Paulo,1996.

 

SILVA, Aline Fernandes Felix da. A Importância do Brincar na Educação Infantil. Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/desafios-cotidianos/arquivos/integra/integra_SILVA%20e%20SANTOS.pdf . Acesso em 28. Agosto.2014.

 

 

VECTORE, Celia. O Brincar e a Intervenção Mediacional na Formação Continuada de Professores de Educação Infantil. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/pusp/v14n3/a10v14n3.pdf. Acesso em 27. Agosto. 2014.



[1] Graduada em Pedagogia pela UNEMAT. Pós-graduada em Educação Infantil, Neurociência e Aprendizagem pela Universidade Cândido Mendes. Atua como Professora na Rede Municipal de Educação de Sinop/MT. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.