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Capacitação dos Professores do Centro Educacional de Jovens e Adultos Benedito Sant’ana Silva Freire no Parque Florestal de Sinop/MT – Relato de Experiência

Andrea Patel Benetti[1]

Tiago da Silva Henicka[2]

 

Resumo

A relação do ser humano com o planeta sempre resultou em degradação da natureza. O aumento da população e o mundo moderno altamente industrializado são fatores intensificadores desta agressão. A maioria das pessoas, entretidas em suas rotinas, não se dão conta da gravidade desse problema e nem tampouco das ações que cada indivíduo pode tomar para amenizar este quadro. Neste sentido a educação ambiental mostra sua importância e o foco desta ação aqui descrita é justamente conscientizar os professores e técnicos da escola sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de torna-los multiplicadores destes conhecimentos. Estando este público, professores e técnicos, em contato direto com alunos e com a comunidade, a disseminação destes conhecimentos torna-se mais abrangente e eficiente. Deste modo, quanto mais a sociedade estiver conscientizada, menores serão os impactos causados por ela ao meio ambiente.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Parque Florestal. Meio Ambiente.

 

Abstract

The relationship between human beings and the planet always resulted in degradation of nature. The increase in population and the highly industrialized modern world are intensifying factors of this aggression. Most people, entertained in their routines, do not realize the seriousness of this problem and neither of the actions that each individual can take to alleviate this situation. In this sense, environmental education shows its importance and the focus of this action described here is precisely educate teachers and technical school about the importance of preserving the environment, and makes them knowledge of these multipliers. This being public, teachers and technicians in direct contact with students and the community, the dissemination of knowledge becomes more comprehensive and efficient. Thus, the more a society is made aware, the smaller the impact it caused to the environment.

Keywords: Environmental Education. Forest Park. Environment.

 

Introdução

A ocupação humana ao longo da história das civilizações vem agredindo cada vez mais o meio ambiente. A crescente industrialização ocorrida nos últimos séculos somada ao grande aumento populacional e o crescimento das cidades são fatores que contribuíram de forma importante para o aumento do desgaste causado pelo ser humano no planeta.

O conhecimento e o bom senso são fundamentais para uma mudança comportamental da sociedade quanto à relação com a natureza. Alves salienta a necessidade de praticar os conceitos disseminados para os alunos:

No que se refere à avaliação da inserção da temática educação ambiental em sala de aula, foi questionado como anda a educação ambiental na escola. Muitos professores proclamam ser defensores e preocupados com o meio ambiente, porém pouco ou nada fazem para inserir essa temática em suas aulas. Segundo os professores, a temática é trabalhada somente nas disciplinas afins como biologia e ciências. Assim, reconhecem a necessidade de se intensificar ainda mais as preocupações inerentes à temática ambiental e, concomitantemente, as iniciativas dos professores para o desenvolvimento de atividades, projetos e congêneres no intuito de educar os alunos, procurando sensibilizá-los para as questões ambientais, e mobilizá-los para a modificação de atitudes nocivas e a apropriação de posturas benéficas ao equilíbrio ambiental(ALVES, 2009).

Neste sentido este artigo busca relatar a ação de capacitação realizada com os professores e técnicos da Escola Estadual Ceja tornando-os multiplicadores destes conhecimentos.

 

Desenvolvimento

Há anos o meio ambiente vem sofrendo com processos desordenados de ocupação pelas mais variadas culturas, tendo como consequência mudanças drásticas nos cenários orgânicos, social e econômico o que faz necessário o entendimento de que a humanidade não domina a natureza, mas interage com ela e nela. Diante desse contexto, há a necessidade de alternativas educacionais que sensibilizem os indivíduos para que se desenvolva a percepção das questões ambientais. Embora está temática esteja em acessão a pouco tempo, ela já vem sendo discutida a várias décadas como vemos abaixo:

 

No ano de 1977 ocorre em Tbilisi, ex-URSS, a Primeira Conferência sobre EA, considerada o mais importante evento para a evolução desta temática no mundo. Foi recomendado que a prática da EA deva considerar todos os aspectos que compõem a questão ambiental, ou seja, aspectos políticos, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos, éticos, culturais e ecológicos, dentro de uma visão inter e multidisciplinar por meio da participação ativa dos educandos na educação formal e não formal, em favor do bem-estar da comunidade humana (REIGOTA, 2004).

Nesse contexto, a educação ambiental se mostra como uma educação política, pois prepara o cidadão para a reivindicação de justiça social e de ética nas relações humanas e com a natureza. Para a conservação de uma área na sua totalidade, fauna e flora, é fundamental ter o conhecimento teórico e prático. O maior objetivo desta ação, dentro do projeto, foi transformar esses professores e técnicos da escola em multiplicadores dos conhecimentos aprendidos. Para a capacitação destes foram realizadas palestras, conversas informais, estudo dirigido e mesa redonda com linguagem simples e de fácil compreensão. Participaram da capacitação 50 professores, 08 técnicos e 12 funcionários do apoio com o intuito de despertar a importância da preservação e da conservação ambiental, que faz parte de sua rotina de vida, porém o conhecimento deve sempre ser renovado e ampliado.

Partindo deste princípio, em 1987, na Conferência Internacional sobre Educação e Formação Ambiental, realizada em Moscou e convocada pela Unesco, conclui-se pela necessidade de se introduzir efetivamente a EA nos sistemas educativos dos países (DIAS, 2003).

Com pensamento análogo ao citado por Dias, buscou-se ferramentas para que todos os participantes desta ação de capacitação fossem orientados sobre a importância da Educação Ambiental na formação dos professores e alunos, no que tange a construção de uma consciência crítica e ambientalmente justa. Outro fator importante abordado foi conscientizar a população de que os animais do Parque Florestal não devem ser alimentados, a não ser pelos funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com alimentos corretos e nos horários marcados, pois essa aproximação com os humanos tem mais lados negativos que positivos para os animais.

 

Para que a educação ambiental desperte no aluno o desejo de trabalhar no sentido de exercer um papel ativo e indispensável na manutenção ou preservação do meio ambiente, é fundamental que seja instigado por meio de questionamentos que desafiem seu senso crítico e o façam perceber que tudo que o rodeia é o meio ambiente e que ele faz parte do mesmo (REIGOTA, 2004).

Como vemos acima, essas ações permitiram que os funcionários da escola observassem qual o papel deles dentro do contexto da educação ambiental, bem como a importância dessa atividade dentro da unidade escola e no próprio município que vão desde um simples ato de jogar o lixo na lata de lixo, até a abordagem aos alunos e visitantes do parque sobre a fauna e flora. Essa proposta de fazer educação ambiental com professores, técnicos e apoio da escola tem melhorado, positivamente, a relação homem e o meio ambiente que reflete diretamente na prática pedagógica e no papel da escola na formação dos alunos e na construção de um pensamento socioambiental que rume à sustentabilidade.

 

Conclusão

Contudo, buscou-se salientar a importância da preservação e da conservação ambiental, como parte da rotina de vida de cada ser humano, visto que tais atitudes podem melhorar a qualidade de vida da sociedade como um todo.

Faz-se necessário dispensar mais atenção à Educação Ambiental como forma de ampliar e renovar os conhecimentos relativos à preservação.

Todos os participantes desta ação de capacitação foram orientados sobre a importância da Educação Ambiental na formação dos professores e alunos, bem como a sociedade em geral, sobre a importância de se construir o fortificar uma consciência crítica e justa quanto a preservação ambiental.

           

Referências

ALVES, Ricardo de Andrade. A questão do lixo: o exemplo começa na escola. 2009. 37f. Linhares/ES, 2009.

 

Brasil, Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Departamento de Educação Ambienta. Os diferentes matizes da educação ambiental no Braisl:1997-2007. Brasília, DF: MMA, 2008.

 

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2003, 100p.

 

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2004, 98p.



[1] Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UNEMAT. Atua como professora na Escola Estadual Ceja – Centro de Educação de Jovens e Adultos. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[2] Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.  Pós-graduado em Educação Ambiental pela UNEMAT. Atua na Escola Estadual Ceja – Centro de Educação de Jovens e Adultos. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.