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A Importância da Leitura no Desenvolvimento da Aprendizagem da Criança

Regina Alencar Bendler[1]

 

Resumo

Este artigo teve como proposta o estudo da importância da leitura no processo de aprendizagem da criança. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos foi uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória, que teve por objetivo geral descrever a importância da prática da leitura no desenvolvimento da aprendizagem da criança e como objetivos específicos verificar qual a influência da leitura para o aprimoramento da escrita, identificar como a postura do professor pode influenciar e estimular na prática da leitura, bem como analisar qual a relevância da leitura para formação social da criança. Concluiu-se a partir do desenvolvimento deste trabalho, que a leitura é essencial para o desenvolvimento e formação de qualquer pessoa, pois amplia e integra conhecimentos, enriquece o vocabulário contribuindo para a comunicação escrita ou oral, além de formar um cidadão crítico, capaz de opinar em diversos assuntos que norteiam a sociedade. Assim, as instituições escolares e familiares devem trabalhar juntas estimulando as crianças, convidando-as a se integrarem no fantástico mundo da leitura.

Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Escrita. Escola.

 

 

Abstract

This article was proposed to study the importance of reading in the learning process of the child. From the standpoint of technical procedures was a literature search of the exploratory type, which had the overall objective to describe the importance of reading practice in the development of the child's learning and aimed at verifying the influence of reading to improve writing identify as lecture'posture can influence and encourage the practice of reading and analyzing the relevance of reading to the child's social formation. It was concluded from the development of this work, that reading is essential for the development and training of anyone, it expands and integrates knowledge, enriches vocabulary contributing to written or oral communication, as well as form a critical citizens capable of opine on various topics that guide society. Thus, educational institutions and families must work together encouraging children, inviting them to integrate into the fantastic world of reading.

Keywords: Reading. Learning. Writing. School.

 

Introdução

O presente trabalho tem como tema a importância da leitura no desenvolvimento da aprendizagem da criança, mostrando o papel desenvolvido pela mesma na formação e no crescimento pessoal, psicológico e cultural.

A leitura e a escrita são fatores de suma importância para a inserção do indivíduo na sociedade. O ato de ler permite ao leitor o acesso à informação, o desenvolvimento da criatividade, a busca por conhecimento de assuntos variados e a ampliação do vocabulário, além de levar o indivíduo a construir um pensamento crítico sobre questões que norteiam a sociedade, sendo uma condição indispensável para o exercício da cidadania (BRITO, 2010).

Segundo uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Brasil possui cerca de 13 milhões de analfabetos, sendo o oitavo país com maior taxa de analfabetismo, e estando cheio de analfabetos funcionais, que é uma terminologia usada para se referir à pessoas que conseguem decodificar as palavras mas não compreendem seu significado, demonstrando incapacidade para interpretar textos simples (ROCHA; MELO; LOPES, 2012).

Atualmente tem-se observado que as escolas não estão conseguindo desempenhar um dos seus papéis que é formar leitores, sendo que muitos educadores acreditam que o mais importante é que a criança aprenda a decodificar as palavras, não trabalhando a leitura na sua essência, e não levando em conta a compreensão e interpretação de textos, deixando de lado o verdadeiro papel e função da leitura (VERA; FERREIRA, 2012).

Tendo em vista que a grande maioria dos alunos apresentam dificuldades no ato de ler e escrever, e que a instituição escolar é primordial para promover o crescimento de leitores, busca-se desenvolver um projeto embasado em fundamentações e reflexões, visando esclarecer alguns aspectos do trabalho com a leitura, especialmente nas séries iniciais, destacando a prática docente e a ação realizada na sala de aula, diminuindo o ato mecânico de ler, possibilitando assim a formação de bons leitores. Essas são as razões que justificam o desenvolvimento deste trabalho e que levantam as seguintes questões: Qual a importância da leitura no desenvolvimento da aprendizagem da criança? E qual a influência do hábito de ler na escrita e na formação social do indivíduo?

O presente artigo tem por objetivo geral descrever a importância da prática da leitura no desenvolvimento da aprendizagem da criança. Como objetivos específicos verificar qual a influência da leitura para o aprimoramento da escrita, identificar como a postura do professor pode influenciar e estimular na prática da leitura, bem como analisar qual a relevância da leitura para formação social da criança.

Do ponto de vista dos procedimentos técnicos este trabalho é uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória, realizada a partir da análise de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico.

 

A importância da leitura na aprendizagem

A leitura é o ponto de partida para aprendizagem, sendo a atividade mais importante desenvolvida na instituição escolar, e juntamente com a escrita é fundamental para o aprendizado das matérias escolares. O ato de ler proporciona o contato com variados temas de leitura, e exige do indivíduo uma participação efetiva, levando à construção e ampliação do conhecimento (ROCHA; MELO; LOPES, 2012).

Além da sensação prazerosa que a leitura nos propicia, a mesma traz como consequência o aumento da memória, sendo que somente através do hábito de ler é possível aprender sobre conhecimentos variados e compreender o mundo a nossa volta (ANTONIACOMI et al., 2011).

Ensinar a ler é extremamente importante para o processo de aprendizagem, pois não tem como adquirir conhecimento e saber as matérias do ensino fundamental e médio e principalmente do ensino superior sem uma leitura criteriosa. É preciso que a criança saiba ler, interpretar e compreender o que está lendo, para que de fato aconteça a aprendizagem significativa (ANTONIACOMI et al., 2011).

 

Influência da leitura na escrita

A leitura e a escrita são complementares e estão intimamente relacionadas, não podendo mais ser abordadas separadamente, ou seja, tudo que a criança aprende sobre a leitura contribui para a escrita e tudo o que aprende sobre a escrita contribui para a leitura, tendo que ser ensinadas juntamente, visto que para escrever bem é preciso ler, ter contato com textos coesos e coerentes, para aprofundar o conhecimento sobre o conteúdo abordado (BRASIL, 2006; FREIRE, 1989).

Muitas pessoas encontram dificuldades em passar para o papel as suas ideias sobre determinado assunto, devido à falta de informação, e essa informação só é adquirida a partir da leitura, sendo a mesma a base para uma boa escrita. Escrever não se limita apenas a intelectuais, jornalistas, escritores, professores de português ou advogados. Como meio de comunicação é essencial para todos, sendo uma prática social (FERREIRA; DIAS, 2002; JOUVE, 2002).

A partir da leitura o aluno consegue melhorar e aprimorar sua escrita, pois o hábito de ler proporciona o conhecimento de novas palavras, tendo como consequência a ampliação do vocabulário. E o professor é o mediador desse processo, cabendo ao mesmo apresentar aos seus alunos variados textos, possibilitando a formação de novas ideias para a produção textual. Com a formação de leitores também está se formando escritores, e um bom escritor é sempre um bom leitor (FREIRE, 1989; SANTOS; JOLY, 1996).

 

O papel do professor na formação de bons leitores

O papel desempenhado pelos professores na formação de bons leitores é muito importante, pois a partir da postura dos mesmos, poderá criar em seus alunos a recusa e o afastamento dos livros ou o hábito de ler. Para que a instituição escolar possa desempenhar um dos seus papéis que é formar leitores, deve contar com professores aptos que saibam escolher as obras apropriadas a serem trabalhadas em cada nível escolar, e empreguem recursos metodológicos eficazes, que consigam estimular a leitura nos alunos (COSTA, 2007; VERA; FERREIRA, 2012).

Desde os primeiros anos de escola, é fundamental que o professor explore o imaginário da criança, conte e leia histórias em voz alta e fale sobre livros, para desenvolver o vocabulário da mesma como também motivar a leitura. A escola e o professor deve ter a leitura como uma de suas metas, criar um ambiente adequado para que os alunos possam estar praticando este hábito (COSTA, 2007; CASTRO; WINKELER, 2011; VERA; FERREIRA, 2012).

Outro aspecto na formação do leitor é a alternância entre a prática da leitura coletiva, em que o docente lê em voz alta e a leitura individual em que o aluno faz uma leitura silenciosa, a alternância entre ambas é recomendável, pois muitas vezes a leitura realizada pelo professor com entusiasmo e encanto, provoca em seus alunos um interesse em emprestar a história lida (SENNA, 2009; BALDI, 2009).

A figura do professor é importante para formação de bons leitores, mas não é suficiente, os pais também desempenham o seu papel, pois se a criança chega da escola toda empolgada com um livro e os pais não derem atenção ou devida importância, muitas vezes por não praticarem a leitura no seu dia-a-dia, a criança perde parte do interesse conquistado pelo professor (SANTOS; JOLY, 1996; CASTRO; WINKELER, 2011).

 

A leitura na formação social da criança

Um dos papéis fundamentais da escola é contribuir para o melhoramento da saciedade, a partir da formação de cidadãos críticos, que exerçam seus direitos, participando da sociedade com cidadania. Mas para o exercício pleno e ativo da cidadania é crucial o domínio da leitura (SOARES, 2010).

Através dessa competência o indivíduo terá acesso a uma vasta gama de conhecimentos e informações que serão necessárias para que se torne autônomo e capaz de tomar decisões diante das diversas questões que norteiam a sociedade, interagindo de uma forma mais consciente e sendo atuante no seu meio sociocultural (SOARES, 2010; BRITO, 2010).

Portanto, a leitura é um caminho na formação do cidadão, tendo como resultado a construção da cidadania, assim o indivíduo será capaz de criar um relacionamento com novas informações de uma forma dinâmica, autônoma e crítica, tornando-se o sujeito construtor da sua própria história e da história coletiva do seu país (JOUVE, 2002; BRITO, 2010).

 

Conclusão

A partir do levantamento bibliográfico realizado, constatou-se que a leitura é de suma importância para a aprendizagem, aprimoramento da escrita e formação social da criança.

Através da leitura é possível aprender sobre conhecimentos variados e compreender o mundo a nossa volta, sendo o ensino da leitura extremamente importante para o processo de aprendizagem, pois não tem como adquirir conhecimento e saber as matérias do ensino fundamental e médio e principalmente do ensino superior sem uma leitura criteriosa.

Quanto à influência da leitura para o aprimoramento da escrita, verificou-se que a partir da leitura o aluno consegue melhorar e aprimorar sua escrita, pois o hábito de ler proporciona o conhecimento de novas palavras, tendo como consequência a ampliação do vocabulário.

Como apontado nesta pesquisa o papel desempenhado pelos professores na formação de bons leitores é de suma importância, pois a partir da postura dos mesmos, poderá criar em seus alunos a recusa e o afastamento dos livros ou o hábito de ler, assim como os docentes os pais também exercem seu papel em estimular a leitura em seus filhos.

Por meio da leitura o indivíduo terá acesso a uma vasta gama de conhecimentos e informações que serão necessárias para que se torne autônomo e capaz de tomar decisões diante das diversas questões que norteiam a sociedade, sendo, portanto, o ato de ler crucial para que haja o exercício pleno e ativo da cidadania.

Concluiu-se, portanto, que a leitura é essencial para o desenvolvimento e formação de qualquer pessoa, pois amplia e integra conhecimentos, enriquecer o vocabulário contribuindo para a comunicação escrita ou oral, além de formar um cidadão crítico, capaz de opinar em diversos setores da sociedade. Através do desenvolvimento das habilidades da leitura, da escrita e da fala o estudante pode assumir opinião em situações cotidianas ou não, com autonomia. Assim, as instituições escolares e familiares devem trabalhar juntas estimulando as crianças, convidando-as a se integrarem no fantástico mundo da leitura.

 

Referências

ANTONIACOMI, Kayane Celise, et al. A importância da leitura nos anos iniciais. Educere, Curitiba, v.1, n.48, p.727-734, nov., 2011.

 

BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais. 2.ed. Porto Alegre: Editora Projeto, 2009.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores da qualidade na educação: Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita. São Paulo: Ação Educativa, 2006. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pro_cons/indqual_2.pdf>. Acesso em: 08 abril 2014.

 

BRITO, Danielle Santos de. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Revela, São Paulo, v.4, n.8, p.34-42, jun., 2010.

 

CASTRO, Gisele Yumi Freitas de; WINKELER, Maria Sílvia Bacila. A Importância da leitura na educação infantil: relato de experiência em um CEI de curitiba-PR. Educere, Curitiba, v.1, n.60, p.987-998, nov., 2011.

 

COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: Ibpex, 2007.

 

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. A escola e o ensino da leitura. Psicologia em Estudo, Maringá, v.7, n.1, p.39-49, jan., 2002.

 

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23.ed. São Paulo: Cortez, 1989.  

 

JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

 

ROCHA, Érica Consuelo F.; MELO, Melka Betini O.; LOPES, Daniela. A importância da leitura no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança no ensino do fundamental. Discentis, Bahia, v.1, n.2, p.4-13, dez., 2012.

 

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v.1, n.1, p.1-9, jul., 1996.

 

SENNA, Luiz Antonio Gomes. Letramento: princípios e processos. Curitiba: Ibpex, 2009.

 

SOARES, Margarida. A Importância da Leitura no Mundo Contemporâneo. Ozarfaxinars, Matosinhos, v.16, n.2, p.10-23, fev., 2010.

 

VERA, Ana Luci Toledo; FERREIRA, Francineide de Sousa Miranda. A importância e o prazer da leitura. Revista Científica Especialização em Educação, Sinop, v.1, n.2, p.32-44, ago., 2012.



[1] Graduada em Pedagogia na Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER, Centro Universitário UNINTER. Pós - graduanda em Alfabetização e Letramento na Universidade Candido Mendes. Atua como pedagoga na Escola Estadual Jorge Amado.