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O Desenvolvimento da Capacitação de Professores no Ensino Superior

Núbia Fernanda Costa Amorim[1]

  

Resumo

O presente artigo visa salientar a importância do processo de desenvolvimento de capacitação de professores no ensino superior. Nos dias atuais este tema tem sido uma das maiores preocupações, propendendo à qualidade de ensino dos educandos. Através de estudos e pesquisas compreendemos as limitações e práticas voltadas para programas de educação continuada para docentes. Pois, a preparação específica na docência objetiva à qualidade de ensino em busca relevante de romper certos paradigmas educacionais, sendo um deles a capacitação e qualificação dos mesmos. A capacitação do docente universitário é necessária para desenvolver e preparar suas práticas de ensino com qualidade, fundamentando os conteúdos propostos em sala de aula com capacidade e domínio.

Palavras-chave: Capacitação. Professores. Ensino Superior.

 

Abstract

This article aims to highlight the importance of the development of teacher training in higher education process. Nowadays this issue has been a major concern, propendendo the quality of education of students. Through studies and researches understand the limitations and practices for continuing education programs for teachers. For the specific preparation in teaching objective quality of teaching material to break certain educational paradigms, one being the training and qualification of the same search. The training of university teachers is needed to develop and prepare their teaching quality, proposed basing the content in the classroom and field capacity.

Keywords: Training. Teachers. Higher Education.

 

Introdução

Este artigo descreve o quanto é importante o esforço de revisão e de atualização dos profissionais da educação do ensino superior. A capacitação desses profissionais deve acontecer tanto na formação inicial quanto na continuada sempre buscando melhores resultados, o curso de pós-graduação responsável pela formação dos professores universitários é de suma importância, pois os conduzem as pesquisas e também a elaboração de projetos assim possibilitando-os ou até mesmo favorecendo-os para a formação em um mestrado e/ou doutorado.

Considerando a modernização ou globalização o avanço da ciência e das tecnologias a qual o conhecimento se faz obsoleto, é necessário uma permanente busca de conhecimentos, isto significa que, principalmente os profissionais do ensino superior estejam constantemente revendo e reformulando seus saberes, conceitos, métodos e teorias na pratica de ensino.

Porém não depende tão somente das universidades oferecem formação ou qualificação ao docente, isso requer que o mesmo seja um pesquisador e é quem deve estar adequando-se a aprimorando seus conhecimentos através de cursos, mestrados ou até doutorados. Nos últimos anos, verifica-se pelos dados oficiais do MEC, que há um desenvolvimento razoavelmente grande de novas instituições e cursos, promovendo uma dinâmica intensa pelo acesso à formação, especialmente superior.

Esta pesquisa pretende relatar através de estudos exploratórios e bibliográficos em busca de verificar a necessidade e apresentar em uma visão pedagógica características necessárias para obter-se bons resultados como docente no ensino superior, pois através deste, acadêmicos serão cidadãos críticos atuante na sociedade.

O estudante que queremos formar não é apenas técnico, mas fundamentalmente cidadão, que encontra na competência reconstrutiva de conhecimento seu perfil decisivo. Tem pela frente o duplo desafio de fazer o conhecimento progredir, mas, mormente, de o humanizar. [...] Pesquisa é, pois, razão acadêmica crucial de ser. A aprendizagem adequada é aquela efetivada dentro do processo de pesquisa do professor, no qual ambos – professor e aluno – aprendem, sabem pensar e aprendem a aprender. (DEMO, 2001, p.02)

Neste sentido, o objetivo desta pesquisa torna-se um recurso pelo universo científico, em busca de solucionar os problemas da sociedade.

 

MATERIAIS E METODOS

Nas décadas de 80 e 90 foram marcadas pela busca e a necessidade da universalização, do acesso ao ensino e o maior investimento na qualidade de aprendizagem dos educandos, entretanto somente isso não foi o suficiente para garantir o acesso a escolarização, também há grande descontentamento da sociedade com a qualidade de educação oferecida nas instituições de ensino. Um dos aspectos importantíssimos a toda profissão é capacitação e a atualização, com os professores não é diferente, principalmente quando nos referimos à educação superior, este deve ter uma compreensão de qual o seu papel e sua incumbência para cada educando.

A educação deve ser um processo dinâmico e interminável a qual exige a atualização permanente do profissional. De acordo com Nóvoa (1992), os professores devem trabalhar no sentido da diversificação das práticas e métodos de formação de professores, estabelecendo novas relações dos professores com o saber pedagógico. Por meio da ação pedagógica é plausível formar sujeitos sociais críticos e ativos numa sociedade pensante. A formação educacional passa pelo experimento pelas inovações e os profissionais da educação devem estar dispostos a passar por esse processo.

A teoria em si [...] não transforma o mundo. Pode contribuir para sua transformação, mas para isso tem que sair de si mesma, e, em primeiro lugar tem que ser assimilada pelos que vão ocasionar, com seus atos reais, efetivos, tal transformação. Entre a teoria e a atividade prática transformadora se insere um trabalho de educação das consciências, de organização dos meios materiais e planos concretos de ação; tudo isso como passagem indispensável para desenvolver ações reais, efetivas. Nesse sentido, uma teoria é prática na medida em que materializa, através de uma série de mediações, o que antes só existia idealmente, como conhecimento da realidade ou antecipação ideal de sua transformação. (VÁZQUEZ apud SAVIANI, 2003, p. 73).

  Através disso, as bases metodológicas utilizadas nesta pesquisa estão fundamentas na pesquisa na bibliográfica. “Busca superar, essencialmente, a separação entre conhecimento e ação, buscando realizar a prática de conhecer para atuar” (GAMBOA, 1982. p.36). Thiolent também fala sobre a importância da pesquisa qualitativa, (1998, p. 17), “[...] é basicamente aquela que busca entender um fenômeno especifico em profundidade. Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a qualitativa trabalha com descrições comparações e interpretações [...]”. Submetendo-se há um estudo científico fundamentado em estudiosos e Leis em busca de garantir melhoras ne educação.

 

RESULTADOS OBTIDOS

No decorrer dessa pesquisa podemos perceber que teremos um longo caminho pela frente para realizar a tão desejada transformação a fim de romper com modelos tradicionalistas e gerar grandes Educadores. E para que o Educador consiga atingir tal proposta o mesmo deve estar atualizado, ou seja, qualificado através de cursos de capacitação para e assim obtendo bons resultados refletido em sala de aula, onde os alunos possam além de aprimorar conhecimentos, serem alunos “pensantes”. Segundo Freire “A importância do papel do educador, o mérito da paz com certeza de que faz sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo." (1996, p. 27).

Felizmente, a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da educação  Nacional - LDB, em 1996 e do Plano Nacional de Educação, em 2001, a formação docente foi contemplada em capítulo  próprio, e muitas ações vêm sendo implementadas, em função das determinações  e prazos ali contidos, e que deverão interferir radicalmente no perfil do professor e no sistema educacional em todas as modalidades. 

O professor do ensino superior deve criar situações a qual fará com que o educando busque informações, seja pesquisador para que dessa forma consiga transformar o seu conhecimento abstrato em conhecimento cognitivo, para isso é necessário que o processo de desenvolvimento de capacitação deste professor

Neste contexto podem-se alcançar diversos objetivos educacionais. ,pois ensinar não significa transmitir conhecimento e sim intervir e construir conhecimento, a partir deste método de construção de conhecimento os acadêmicos e educandos saem do senso comum, para um sujeito participativo de senso crítico. Segundo Freire (2005, p.66-67)

[...]concepção “Bancária” da educação, em que é uma única margem de ação que se oferece aos educandos e um de receberem os depósitos, guarda-los e arquiva-los [...] Educadores e educando arquivando medidas, nesta distorcida visão da Educação não há criatividade, não há transformação, não há saberes. Só existe na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no Mundo, com o Mundo e com os outros.

Sabemos que o educador é o mediador entre a educação e o educando, para que isso ocorra precisamos ter uma atitude de um profissional que busque uma verdadeira educação de qualidade, sempre inovando, para exercer o papel de mediador e interagindo individualmente com o educando e a sociedade, precisamos despertar no educando a necessidade de estar sempre buscando, questionado, aguçando-o pelo desejo de se complementar. Para ser um cidadão crítico, deve-se efetivar uma educação promissora, é de essencial valor o professor ter a consciência de estar sempre inovando, aproveitando cada dia as oportunidades de melhorar e buscar novos caminhos para ensinar e apreender, transformando-os em momentos únicos.

 

Conclusão

Consideramos que está pesquisa é de suma importância para reforçar o quanto é pertinente o papel do professor na vida de seus educandos, assumir se como profissional da educação requer clareza da sua missão, é necessário ter metas e consequentemente objetivos sobre quais estratégias de ensino que irá usar, e qual a diferença de ensino na vida dos alunos.

  Nas últimas décadas a educação vem ocupando o centro das preocupações nacionais e também das políticas. Este destaque tem como objetivo alertar a sociedade que qualquer tentativa de promover o desenvolvimento econômico e social da nossa sociedade passa certamente antes de tudo pela educação, pois é somente ela que garante a ampliação da cultura das pessoas fazendo com que se tornem pessoas críticos e pensantes, e tonando assim uma sociedade mais justa e igualitária.

De um modo genérico, educador é todo ser humano envolvido em sua prática histórica transformadora. Todos somos educadores e educandos ao mesmo tempo. Ensinamos e somos ensinados, numa interação contínua, em todos os instantes de nossas vidas. Em segundo lugar, educador é o profissional que se dedica à atividade de, intencionalmente, criar condições de desenvolvimento de condutas desejáveis, seja do ponto de vista do indivíduo, seja do ponto de vista do grupamento humano. (LUCKESI, 1992, p. 89)

Contudo para conseguimos transformar a nossa sociedade, antes de tudo devemos pensar na formação dos professores refletindo e repensando constantemente, à fulgor das Ciências da Educação, de todas as Ciências Humanas, as práticas pedagógicas e o funcionamento dos estabelecimentos de ensino e dos sistemas educativos.

A cada vez mais a obrigação de repensar a formação inicial mais enriquecedora, para capacitar esses profissionais a lidarem com as situações de sala de aula e com a própria questão do conhecimento. Ainda que se admita a insuficiência dessa preparação e a necessidade de se pensar num processo contínuo, permanente de capacitação em que o próprio professor seja o agente do seu desenvolvimento, é necessário que:

aprendam a gerir os dilemas, próprios da sua atividade profissional, sem que se tornem numa fonte de frustrações, ansiedades ou, em última análise, desmotivação profissional, torna-se necessário que os professores principiantes sintam a necessidade de elaborar e desenvolver – em consonância com as características da comunidade escolar em que exercem a sua profissão – o seu próprio projeto de formação continuada que lhes permita, através da transformação do seu sistema de crenças, da melhoria do seu autoconhecimento, da sua autoestima e autoconceito, tornarem-se mais abertos à mudança e desenvolverem-se pessoal e profissionalmente. (SILVA, 1997. p. 59)

O verdadeiro papel do professor é ser o mediador que anseia por meio da sua ação pedagógica ensinar os conhecimentos construídos e elaborados pela humanidade ao longo da história e assim contribuir na formação de uma sociedade pensante.

 

Referências

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

 

GAMBOA, Silvio A. S. Análise epistemológica dos métodos na pesquisa educacional: Um estudo sobre as dissertações de mestrado em educação da UnB. Brasília: Faculdade de Educação UnB, 1982.

 

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa (Portugal): Publicações Dom Quixote,

1992.

 

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

 

THIOLLENT, M. Metodologia de Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1988.



[1] Pedagoga. Pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândidos Mendes. Atua na Rede Estadual de Ensino.