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Proposta Curricular e os PCN de Geografia

Maria Ângela da Silva[1]

 

Resumo

A Proposta Curricular e o PCNs de Geografia estão ligados aos conjuntos de conceitos que constitui um dos instrumentos da educação escolar utiliza para conscientizar o indivíduo sobre a sua realidade espacial. Voltando os olhos para as contradições socioeconômicas que emergem atualmente, essa disciplina coloca o aluno em contato com um conhecimento que o leve a desvendar criticamente a dimensão de espaço. No entanto, a análise sobre o conhecimento geográfico existente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia promove a formação da consciência crítica do aluno sobre a realidade. O presente texto tem como objetivo contribuir com algumas reflexões críticas a respeito do conhecimento geográfico veiculado pelos PCNS Geografia, mais especificamente foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todos os âmbitos. Com isso, pretende-se através da proposta e dos PCNs criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania.

Palavras-chave: Proposta Curricular, PCN, Educação escolar, Ensino de Geografia.

 

Abstract

A Curricular Proposal of Geography and PCNs are linked to sets of concepts that constitute one of the tools of education uses to educate the individual about their spatial reality. Turning his eyes to the socioeconomic contradictions that emerge today, this discipline places the student in touch with a knowledge that leads to critically unravel the dimension of space. However, the analysis of geographic knowledge existing in the National Curriculum Parameters for teaching Geography promotes the formation of critical consciousness about the reality of the student. This paper aims to contribute with some critical reflections on the geographical knowledge conveyed by the PCNS Geography, were developed specifically looking for on the one hand, respecting regional, cultural, political diversities existing in the country and on the other, the need to consider build common national references to the educational process at all levels. With this, it is intended by the proposal and the PCNS create conditions in schools that allow our youth to have access to the body of knowledge developed and socially recognized as necessary for the exercise of citizenship.

Keywords: Curriculum Proposal, NCP, School Education, School of Geography.

 

1 - Introdução

A Geografia é uma área de conhecimento comprometida em tornar o mundo compreensível para os alunos, explicável e passível de transformações. Neste sentido, assume grande relevância dentro do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua meta de buscar um ensino para a conquista da cidadania brasileira. As temáticas com as quais a Geografia trabalha na atualidade encontram-se permeadas por essa preocupação.

É possível encontrar uma farta bibliografia sobre várias questões que entrelaçam os temas de estudo da Geografia com as questões sociais apontadas como prioritárias nos Parâmetros Curriculares Nacionais. É importante dizer, também, que a Geografia abrange as preocupações fundamentais, apresentadas nos temas transversais, identificando-se, portanto, com aquele corpo de conhecimentos considerados como questões emergenciais para a conquista da cidadania.

 

2 -  A GEOGRAFIA NA PROPOSTA DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS

A geografia tem um tratamento específico como área, uma vez que oferece instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade social. Por meio dela podemos compreender como diferentes sociedades interagem com a natureza na construção de seu espaço, as singularidades do lugar em que vivemos o que o diferencia e o aproxima de outros lugares e, assim, adquirir uma consciência maior dos vínculos afetivos e de identidade que estabelecemos com ele.

Também podemos conhecer as múltiplas relações de um lugar com outros lugares, distantes no tempo e no espaço e perceber as relações do passado com o presente. O documento de Geografia propõe um trabalho pedagógico que visa à ampliação das capacidades dos alunos do ensino fundamental de observar, conhecer, explicar, comparar e representar as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos.

A primeira parte do documento contém uma contextualização geral da área no ensino fundamental, descrevendo a trajetória da Geografia, como ciência e como disciplina escolar, mostrando suas tendências atuais e sua importância na formação do cidadão. Apontam-se os objetivos, conceitos básicos, os procedimentos, as atitudes e os critérios de avaliação a serem ensinados, para que os alunos se aproximem e compreendam a dinâmica desta área de conhecimento, em termos de suas teorias e explicações.

Na segunda parte, encontram-se orientações para o trabalho com a área no ensino fundamental, apresentando objetivos, eixos temáticos e conteúdos e critérios de avaliação. Ao final, o documento traz uma série de indicações sobre a organização do trabalho escolar do ponto de vista metodológico e didático. Nas orientações didáticas, são apresentadas sugestões de recursos que podem ser utilizados pelo professor no planejamento de suas aulas e na definição das atividades a serem propostas aos alunos.

 

2.1 - OS ASPECTOS DA GEOGRAFIA

Um aspecto essencial é que os conteúdos propostos assumem o peso e a responsabilidade de trabalhar os meios pelos quais os alunos do ensino fundamental recebam a informação e a formação. Pois o estudo da Geografia proporciona aos alunos a possibilidade de compreenderem sua própria posição no conjunto de interações entre sociedade e natureza. Há também uma posição muito clara em prol da democratização da escola, do convívio escolar e das propostas de conteúdos que se combina com a abordagem plural da Geografia que se propõe no documento.

Outro aspecto considerado é de buscar recuperar conteúdos conceituais fundamentais, tratando-os como conceito-base para proposição dos eixos temáticos, apesar disso procurou se valorizar conteúdos procedimentais e atitudinais. O objetivo do ensino fica restrito, assim, à aprendizagem de fenômenos e conceitos, desconsiderando a aprendizagem de procedimentos e atitudes fundamentais para a compreensão dos métodos e explicações com os quais a própria Geografia trabalha.

Para os conceitos de lugar, paisagem e região, como territorialidade, se sobrepunham. A ligação dos homens com os lugares ao longo da História produzia um instrumental técnico e cultural que acabava dando a esses lugares a sua identidade, criando padrões de comportamento herdados e transmitidos a outras gerações. La Blache, (PCN,1998) eu

As propostas pedagógicas separam a Geografia Humana da Geografia da Natureza em relação àquilo que deve ser apreendido como conteúdo específico, ou a abordagem é essencialmente social, ou então se trabalha a gênese dos fenômenos naturais de forma pura, analisando suas leis, em detrimento da possibilidade exclusiva da Geografia de interpretar, compreender e inserir o juízo do aluno na aprendizagem dos fenômenos em uma abordagem socioambiental.

Outro aspecto fundamental é a opção de trabalhar a Geografia por meio de grandes eixos temáticos e com temas transversais. Essa proposição se baseia no reconhecimento da necessidade de incorporar tanto a ideia da flexibilidade quanto a interdisciplinaridade no tratamento com o conteúdo dessa área. Isso não significa abrir mão dos objetivos e metodologias específicos da área, mas abrir-se a possibilidade de introduzir esses temas para garantir uma formação integrada do aluno com o seu cotidiano, discutindo, compreendendo e explicando temas de relevância social.

 

2.2 - CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA

Os pressupostos teóricos são fundamentais para que o professor possa realmente transmitir a seus alunos a perspectiva de uma forma de conhecimento da sociedade e do mundo na qual eles não estejam do lado de fora do espaço geográfico, mas sejam agentes ativos e dinâmicos de sua constituição. Adquirir conhecimentos básicos de Geografia é algo importante para a vida em sociedade, em particular para o desempenho das funções de cidadania.

Seu papel deve ser o de um educador que está colocando o seu saber, como especialista, para criar condições para os alunos construírem um conhecimento crítico sobre o mundo. Criar condições para formar cidadãos que saibam trabalhar com o saber geográfico. (SODRE, 1988). Eu

Cada cidadão, ao conhecer as características sociais, culturais e naturais do lugar onde vive, bem como as de outros lugares, pode comparar, explicar, compreender e especializar as múltiplas relações que diferentes sociedades em épocas variadas estabeleceram e estabelecem com a natureza na construção de seu espaço geográfico. A aquisição desses conhecimentos permite maior consciência dos limites e responsabilidades da ação individual e coletiva com relação ao seu lugar e a contextos mais amplos, da escala nacional a mundial.

Para tanto, a seleção de conteúdos de Geografia para o ensino fundamental deve contemplar temáticas de relevância social, cuja compreensão, por parte dos alunos, mostra-se essencial em sua formação como cidadão. O estudo de Geografia permite que os alunos desenvolvam hábitos e construam valores significativos para a vida em sociedade.

Um cuidado que o professor deve ter ao relacionar o conteúdo dos seus temas, nesse momento em que a Geografia aparece como uma área de forma personalizada é não pretender estar formando geógrafos. (Gomes, 1998). Eu

Os conteúdos selecionados devem permitir o pleno desenvolvimento do papel de cada um na construção de uma identidade com o lugar onde vive e, em sentido mais abrangente, com a nação brasileira e mesmo com o mundo, valorizando os aspectos socioambientais que caracterizam seu patrimônio cultural e ambiental.

Devem permitir, também, o desenvolvimento da consciência de que o território nacional é constituído por múltiplas e variadas culturas, povos e etnias, distintos em suas percepções e relações com o espaço, desenvolvendo atitudes de respeito às diferenças socioculturais que marcam a sociedade brasileira.

 

 

 

3 - Conclusão

O ensino da Geografia, assim como de outras disciplinas, contribui para o desenvolvimento da autonomia, a compreensão dos direitos, dos limites e potencialidades da ciência e da tecnologia e os desdobramentos que tal desenvolvimento trouxe na construção das especialidades. Um dos sentidos de se ensinar geografia na atualidade justifica-se pela possibilidade de ampliação da capacidade dos alunos para apreenderem a realidade, sob o ponto de vista da especialidade complexa.  Essa razão atribui substância à cidadania que se faz necessária no processo de globalização incontrolável.

           

Referências

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf;

 

http://www.educacional.com.br/legislacao/leg_vi.asp;

 

http://www.infoescola.com/pedagogia/conhecimento-geografico/ Acessado

 

http://www.educacaoonline.pro.br;

 

http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12937.pdf;

 

CHRISTOFOLETTI, A. (Org.). Perspectivas da geografia. São Paulo: Difel, 1992;

 

FOUCHER, M. Lecionar a geografia, apesar de tudo. In: VESENTINI, J. W. (Org.).

Ensino: textos críticos. São Paulo: Difel, 1989;

 

GIUSTA, A. S. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 1, p. 24-31, jul. 1985;

 

GUIMARÃES, R. B. Metodologia de projetos: uma proposta para o ensino de Geografia.

Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, p. 28-39, jul. 1991;

 

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Estudos e

Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de geografia, 1o grau. 4. ed. São

Paulo, 1988.



[1] Licenciada em Geografia. Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Geografia e História.