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A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

 

Elisabete Gonçalves Rabelo1

Vanessa Margareth Soares²

Marcia da Rocha Lourenço Olgado³

Araci Omizzolo Pereira Rosa4

Priscila Marengo Segrillo5

 

Resumo

O presente artigo visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, sob a visão de pesquisadores como Friedmann, Haetinger, Siécola, Sommerhalder, Vygotsky, entre outros. As brincadeiras estão presentes no ambiente escolar, principalmente na educação infantil, e tem como objetivo colaborar no desenvolvimento integral da criança contribuindo de forma significativa nos aspectos: físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Contudo é no brincar as crianças experimenta, imagina, constrói normas para si e para o outro. Ela cria e recria a cada nova brincadeira, explorando o mundo que a cerca.

Palavras-chave: brincadeiras; educação; desenvolvimento infantil.

 

1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo reunir o maior número possível de informações da literatura cientifica sobre o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, e qual a sua importância na educação infantil (a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e ela atende crianças de zero a três anos na creche e de quatro e cinco anos na pré-escola), observando o mesmo como fator essencial para o desenvolvimento das crianças. Nesta perspectiva direcionamos as nossas descobertas aos educadores, professores, pais e leitores que queiram complementar seus conhecimentos e para tanto utilizaremos pensadores que defendem e investigam a importância do brincar na educação infantil.

 

2. O papel do brincar na Educação Infantil

Primeiramente vamos conceituar o que é o brincar no contexto educacional, segundo Friedmann (2012, p. 19) o brincar é “ação lúdica, seja brincadeira ou jogo, com ou sem brinquedos ou outros materiais e objetos. Brinca-se também usando o corpo, a música, a arte, as palavras etc.”, ou seja, o brincar é algo que pertence à infância e vai além do uso de brinquedos ou jogos.

Nos anos iniciais da educação infantil, as brincadeiras fazem parte da rotina escolar, e o professor se torna o mediador entre as relações e brincadeiras estabelecidas entre cada faixa.

As crianças pequenas de 0 a 3 anos precisam ser estimuladas para a independência de movimentos, para tanto os profissionais da educação realizam atividades físicas (como escalar, subir, descer, balançar, esconder, túneis, caixas e espaços para entrar e esconder, triciclos e carrinhos para empurrar e dirigir) e de manipulação de objetos (bolas, quebra-cabeças simples, brinquedos de bater, livros de história, fantoches e teatro, blocos, encaixes, jogos de memória e de percurso, animais de pelúcia, bonecos/as, massinha e tinturas de dedo, entre outros). (SINOP 2012).

Já com as crianças de 4 a 5 anos é possível explorar a parte dos jogos (boliches, jogos de percurso, memória, quebra-cabeça, dominó, blocos lógicos, jogos de profissões, jogos de construção, etc.) já na manipulação de objetos as crianças podem ter contato com materiais de arte, pintura, desenho, CD com músicas, danças, brinquedos para faz de conta e acessórios para brincar, teatro e fantoches, bandinha rítmica, sucata doméstica e industrial, materiais da natureza, bola, corda, bambolê, entre outros). (SINOP, 2012).

O professor é a chave para o processo exploratório da criança, pois ele além de mediar às brincadeiras e jogos ele deverá proporcionar um espaço agradável para seus alunos, desafiando o interagir entre eles, nesse sentido, Sommerhalder (2011, p. 55) reforçava:

 

Não se trata simplesmente de sugerir uma brincadeira ou deixar que as crianças brinquem livremente, mas de ‘brincar com’, de compartilhar com as crianças suas produções, de criar espaços para que possam atribuir significados a estas produções e também apropriar-se da cultura lúdica.”

 

 

Com o intuito de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem o professor deve estar atento aos interesses de seus alunos, como jogos ou brincadeiras, pois essa será sua ferramenta de maior valia (SOMMERHALDER, 2011).

A escola é um lugar onde as brincadeiras, jogos e interações acontecem de forma espontânea, guiadas pelo professor que viabiliza o “[...] direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil”. Siécola (2016, p. 87).

Siécola defini de forma ampla e suscita o papel da escola na vida da criança:

 

[...] a educação infantil é voltada para educar, cuidar e brincar, direcionada para uma formação integral que seja capaz de despertar nas crianças o seu desenvolvimento psicológico, físico, social e cognitivo, possibilitando uma educação que seja capaz de reconhecer a criança como um ser pensante e autônomo.” (SIÉCOLA, 2016, p. 68).

 

Portanto as brincadeiras devem ser uma atividade diária no cotidiano da Educação Infantil, para que as crianças se tornem capazes, seguras e autoconfiantes, construindo assim sua autonomia que é um dos principais objetivos da educação infantil e certamente fortalecer o vínculo entre alunos e professores, Haetinger (2012, p. 94).

 

3. Conclusão

Com base nos estudos teóricos realizados podemos constatar que as brincadeiras e jogos contribuem de forma significativa no desenvolvimento infantil, uma vez que possibilita o pensar, o expressar, o interagir e o comunicar infantil, contribuindo de forma gradativa no avanço dos aspectos: físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para Friedmann (2012, p.12) “Quem brinca experimenta o mergulho profundo na alma das coisas. E se torna livre para criar soluções, inovar caminhos e inventar o futuro.”, e são nas brincadeiras e nesse mundo de faz-de-conta que as crianças evoluem como seres comunicativos, críticos e participativos desse universo que as cercam.

 

Referências

FRIEDMANN, Adriana. O brincar na Educação Infantil: observação, adequação e inclusão. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2012.

 

HATINGER, Max Günther. Movimento. – 1. edição - Curitiba, PR : IESDE Brasil, 2012.

 

SIÉCOLA, Marcia. Legislação educacional. - 1. edição - Curitiba, PR : IESDE Brasil, 2016.

 

SINOP (MT). Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Plano politico Pedagógico da Educação Infantil. – Sinop: Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria de Educação Infantil, 2012.

 

SOMMERHALDER, Aline. Jogo e a educação da infância: muito prazer em aprender / Aline Sommerhalder, Fernando Donizete Alves. – 1. Edição – Curitiba, PR: CVR, 2011.

 

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem/ Lev Semenovich Vygotsky, Alexander Romanovich Luria, Alex N. Leontiev; tradução de: Maria da Pena Villalobos. - 11a edição - São Paulo: ícone, 2010.

 

1¹ Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia na UNEMAT Campus de Sinop/MT. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Professora de ed.infantil na Escola Municipal de Educação Infantil De Toda À Gente.

² Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia na UNEMAT Campus de Sinop/MT. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Professora de ed.infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Vinicius de Moraes.

¹ Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia na UNEMAT Campus de Sinop/MT. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Professora de ed.infantil na Escola Municipal de Educação Infantil De Toda a Gente.

² Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia na UNEMAT Campus de Sinop/MT. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Professora de ed.infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Vinicius de Moraes.

² Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia na UNEMAT Campus de Sinop/MT. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Professora de ed.infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Vinicius de Moraes.