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AS CONTRIBUIÇÕES DO CANTINHO DA LEITURA

 

Cleyci Rosangela Gonçalves Ferreira
Neide de Oliveira da Silva

 

RESUMO

Este trabalho apresenta a importância das práticas de leitura no cantinho dos livros adotadas por algumas professoras de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Ivanira Moreira Junglos. Foi realizada também uma pesquisa junto as professoras sobre as dinâmicas de leitura no espaço “CANTINHO DA LEITURA”. Busquei refletir como este espaço de construção de práticas de leitura reflete as diversas dimensões dos processos de aprendizagem na alfabetização. Refleti sobre o que pensam as professoras e apresento suas principais questões para debate nesta pesquisa a fim de problematizar e descobrir as potencialidades deste espaço-tempo chamado “CANTINHO DA LEITURA”.

 

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Cantinho da leitura. Alfabetização.

 

ABSTRACT

This work presents the importance of reading practices in the library of books adopted by some teachers from the first to fifth year of elementary school at the Municipal School Professora Ivanira Moreira Junglos. A research was also carried out with the teachers about the reading dynamics in the space "CANTINHO DA LEITURA". I sought to reflect on how this space for constructing reading practices reflects the different dimensions of learning processes in literacy. I reflected on what the teachers think and present their main questions for debate in this research in order to problematize and discover the potentialities of this space-time called "CANTINHO DA LEITURA".

 

KEYWORDS: Reading. Cantinho da Leitura. Literacy.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O cantinho da leitura é um espaço do qual muitos professores já ouviram falar, ou adotaram em sala de aula. O cantinho da leitura é um ambiente que deve ser harmonioso e aconchegante, ele pode conter, gibis, revistas, jornais, livros literários, entre outros meios para a leitura. Deve ser um ambiente atrativo para os estudantes com opções de leituras diferenciadas afim de torná-las prazerosas.

Por meio da leitura a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e forma a sua cultura, e traz proximidade com a escrita.

 

A relação entre ler e escrever, entendidos como processos que não podem separar-se. Como processos que se devem organizar de tal modo que ler e escrever sejam percebidos como necessários para algo, como sendo alguma coisa de que a criança, como salientou, necessita e nós também. (VYGOTSKY apud FREIRE, 1997, p. 24).

 

Ao ler a criança torna-se reflexiva, o que facilita a alfabetização. “Ler para nossos alunos é prática fundamental para despertar o gosto e o desejo pela leitura” (BRASIL, 2012. p.08).

Escolhemos como tema - AS CONTRIBUIÇÕES DO CANTINHO DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ALFABETIZAÇÃO - pois refletiremos sobre como a leitura é inserida na vida dos estudantes nesta fase escolar (1º ao 5º ano). Desejo identificar como os (as) professores (as) utilizam o espaço do cantinho da leitura e como as atividades de leitura são desenvolvidas, se estas constituem-se em leitura sem exigência para a avaliação, também chamada leitura deleite, ou se é utilizada como método lúdico e diferenciado para incentivar a aprendizagem dos estudantes e proporcionar práticas de letramento.

A leitura possui um papel muito importante nos anos iniciais da vida escolar pois através dos livros as crianças são estimuladas na descoberta do mundo, aprimoram a linguagem e além disso, estas práticas contribuem para a aprendizagem. Incentivar o uso dos Cantinhos da leitura nas escolas é de fundamental importância pois os alunos terão de pronto acesso leituras diversificadas além do acervo disponibilizado na biblioteca.

Esta pesquisa procurou evidenciar as contribuições do uso do Cantinho da Leitura nos anos iniciais para a aprendizagem dos alunos, e apresentando os métodos diferenciados utilizados em sala de aula.

 

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

 

Esta pesquisa está centrada numa metodologia qualitativa que segundo Denzin e Lincoln (1994, p.2), pesquisa qualitativa é multimetodológica quanto ao seu foco, envolvendo abordagens interpretativas e naturalísticas dos assuntos.

Deslauriers et al apud Gerhardt (2009, p.32) cita que:

Na pesquisa qualitativa, o cientista é ao mesmo tempo o sujeito e o objeto de suas pesquisas. O desenvolvimento da pesquisa é imprevisível. O conhecimento do pesquisador é parcial e limitado. O objetivo da amostra é de produzir informações aprofundadas e ilustrativas: seja ela pequena ou grande, o que importa é que ela seja capaz de produzir novas informações (DESLAURIERS, 1991, p. 58 apud GERHARDT 2009, p.32).

 

Foi adotado o instrumento de questionário como fundamental para coleta de dados. Foram selecionados 04 (quatro) professores que trabalham com os primeiros anos do ensino fundamental que assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), concordando em participar da pesquisa.

As respostas dos questionários serão expostas, identificando os professores como A, B, C, D, E, e F, a fim de garantir a identidade dos mesmos. Com o objetivo principal de apontar a importância do CANTINHO DA LEITURA na alfabetização, e os procedimentos usados pelos professores.

Para fazer esses procedimentos, primeiramente escolhemos a Escola Ivanira Moreira Junglos e solicitei a autorização para a pesquisa junto a direção da escola. Ao ser autorizada fizemos a entrega de quatro questionários com nove perguntas dissertativas, aos professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

Para se atingir os objetivos propostos nesta pesquisa, realizamos pesquisa de campo, visando obter as informações e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese que se queira comprovar, ou ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles. (MARCONI & LAKATOS, 2011, p. 69).

 

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Visando organizar os resultados da pesquisa, os professores foram identificados como professor A, B, C, D, E e F para que suas respostas sejam analisadas com mais clareza.

A partir deste momento nos dedicamos a fazer a análise das respostas dadas pelas professoras. Além disso nos dispusemos a sugerir e pensar em possíveis contribuições.

 

 

  1. Se o professor não gosta de ler, na sua opinião, será que ele conseguirá formar leitores?

 

Professor A: “Não, para que possamos tornar nossos alunos leitores temos que primeiramente desenvolver em nossos educadores o aprimoramento dos aspectos sociais, cognitivos, linguísticos e criativos. É indispensáveis para que possamos tornar nossos alunos leitores, tem que partir, e incentivar o gosto pela leitura de nossos alunos”.

 

Professor B: Na minha opinião não. Se o professor não é um leitor, não consegue transmitir esse prazer pela leitura e conquistar os alunos.

 

Professor C: “Não em primeiro lugar é gostar de ler, para dar o exemplo de formação para os demais. Como que vou ensinar ler se não leio”.

 

Professor D: “Não, pois somos a inspiração para os nossos alunos. Devemos incentivar a prática da leitura”.

 

Professor E: “Não. Se o professor não é um leitor, jamais vai conseguir transmitir o prazer pela leitura uma vez que a leitura, não é só forma de atuação mas de lazer”.

 

Professor F: “Formará leitores pois o desejo pela leitura vai de cada um, mas influenciará na conquista pelo desejo de ler de muitos, mas sendo professor mesmo que não goste de ler, a leitura se faz necessária”.

 

Antes de formar leitores, os professores precisam identificar o que é ou não um bom livro literário, devemos nos formar um bom leitor.

Os professores devem se convencer da necessidade de conhecer novas obras para que possam, pouco a pouco, ampliar seus parâmetros de diferenças, “o professor precisa alimentar sua sensibilidade, ampliar seu repertório de leitura de poemas, ousar a experimentação, vivenciar poemas de diferentes formas, temas e autores” (PNBE, 2014, p.18). Esta citação é apenas um exemplo que não se aplica somente em poemas, mas em variadas obras, o professor não deve se limitar, deve ampliar o leque de conhecimentos cada vez mais.

Existem vários gêneros literários, épico, lírico e dramático, os professores podem montar inúmeros meios para trabalhar esses gêneros de forma lúdica, como por exemplo, montar mini recitais, teatros, teatros com sombras, contar histórias usando fotos da família, usar aventais criativos, entre outros meios lúdicos.

 

  1. O cantinho da leitura contribui para o desenvolvimento do aluno? Por quê?

 

Professor A: “Sim, todos os tipos de leitura, através do Cantinho mais a escola Ivanira possui uma sala específica e destinada a leitura frequentada toda semana e acompanhada por mim Professora Aline. Toda terça-feira eu a professora Laylla fazemos teatro e contação de história para os alunos. Tudo isso faz parte do momento leitura nas séries iniciais é de fundamental importância”.

 

Professor B: “Sim. Nele os alunos terão de ponto acesso às leituras diversas do conhecimento humano”.

Professor C: “Sim, porque a leitura é uma viagem no tempo passado presente e futuro que desenvolve o conhecimento o cantinho da leitura contribui porque é o lugar e o momento só para ler sem cobrança nenhuma”.

 

Professor D: “Sim, pois é neste canto podemos encantar eles”.

 

Professor E: “Sim. Com base nos pressupostos teóricos com Paulo Freire, Cagliari - deixam claro que as atividades de leitura e escrita tem um papel expressivo no desenvolvimento do aluno uma vez que a escrita é a base da aquisição de uma cultura de aprendizagem escolar. E no cantinho da leitura é um espaço aonde o aluno tem o seu momento para relaxar escolher o que pretende ler naquele momento.

 

Professor F: ”Sim contribui. Por que incentiva os alunos.

 

No CANTINHO DA LEITURA é possível propiciar atividades mais dinâmicas, disponibilizar obras e variados temas, que podem circundar aspectos do conhecimento curricular de maneira lúdica e criativa beneficiando o interesse e a formação do hábito de ler, e assim melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos, ao ler o aluno enriquece o vocabulário, amplia os conhecimentos, aprimora a escrita, entre outros fatores benéficos,

Os professores citam sobre a leitura livre, ou seja, a leitura deleite, que também é muito importante, pois é um momento destinado ao prazer da criança, o momento de contato com o autor preferido, ou o texto preferido.

O Programa Nacional de Bibliotecas na Escola (PNBE), dá dicas valiosas de métodos criativos para se trabalhar a leitura em sala de aula. O PNBE (2014, p. 19) cita que “é importante disponibilizar os livros em espaços com boa luminosidade, que chamem a atenção, e as crianças devem ter acesso livre às obras quando desejarem”.

O PNBE da algumas dicas de como montar um ambiente acolhedor e confortável para a leitura em sala de aula, com poucos recursos e muita criatividade, usando almofadas e tapetes por exemplo. O PNBE (2014, p. 19) menciona que os professores devem planejar espaços com cenários que deem vazão para o imaginário como um jardim de versos, uma floresta ou uma nave espacial.

 

  1. Quantas vezes na semana você usa o CANTINHO DA LEITURA com as crianças? Você vê interesse por parte delas ao ler?

 

Professor A: “Não tem número de dias pois, como já foi comentado o cantinho da leitura é realizado de forma espontânea com diferentes tipos de textos”.

 

Professor B: “Todos os dias. Sim”.

 

Professor C: “O cantinho uma vez por semana. Na sala todos os dias, nem todos interessam para a leitura”.

 

Professor D: “Uma vez por semana. Sim é neste momento que usamos a imaginação e eles ficam muito surpresos com este dia”.

 

Professor E: “Tem semana que é uma vez, e tem semana que uso duas vezes. E cada semana percebo que o interesse para com a leitura está cada vez maior”.

 

Professor F: “Sempre, na alfabetização a leitura acontece todos os dias, algumas não se interessam em ler mais devido o incentivo a precisão e o objetivo do estudo. Faz-se necessário ler”.

 

O professor pode trabalhar no CANTINHO DA LEITURA de variadas formas durante as aulas, contação de histórias, roda de conversa, teatro e desenho dos personagens da história. Esses meios, como o teatro e roda de conversa, são formas de exercitar o trabalho em grupo, e expor os sentimentos e pensamentos.

Pode-se trabalhar variados tipos de textos, como poemas, poesias, textos com variações linguísticas, por exemplo: variação regional, variação social e variação histórica, nessas varrições por exemplo é possível trabalhar comidas típicas, danças, moedas antigas, fotos antigas, roupas, etc. Estes exemplos são métodos que podem ser usados em sala de aula e tornar a leitura divertida e mais interessante.

 

  1. É possível identificar as contribuições do cantinho da leitura no processo ensino-aprendizagem das crianças? Quais?

 

Professor A: “Sim, pois o CANTINHO DA LEITURA é um momento livre prazeroso, no espaço disponibilizado para que o aluno crie o gosto da leitura. Esse espaço é oferecido a todos os alunos em eventuais tempos vagos e reservado para interação uns com os outros”.

 

Professor B: “Sim. A partir de uma história a lida para o aluno o interesse dele para ler o livro ou outros e ler para os amigos”.

 

Professor C: “Sim. Através da demonstração que eles fazem na sala após do cantinho da leitura, contar o que leu, eles ficam mais à vontade se achando importante”.

 

Professor D: “Sim, pois com a leitura eles podem usar a imaginação para reescrever sua própria história e a interpretação de texto e a produção de texto”.

 

Professor E: “Sim, uma vez que a leitura deve ser compreendida e valorizada como jeito e gosto individual. Ter a sensação de que o livro é um amigo um companheiro viajar por diversos lugares. O livro pode ser considerado como precioso recurso de ensino”.

 

Professor F: “Sim. Leituras de diferentes livros com gravuras que chamam a atenção, leitura não verbal etc”.

 

A leitura aproxima a criança do mundo letrado. Usar o CANTINHO DA LEITURA de forma criativa no ambiente escolar, induz ao imaginário, fazendo com que a criança goste de ouvir e contar, estimulando assim o processo de ensino-aprendizagem.

É importante que o professor mostre ao aluno como a leitura é necessária no processo de ensino-aprendizagem, muitos alunos não percebem como a leitura é importante nesse processo, alguns alunos veem apenas como uma obrigação do currículo escolar, em muitos casos os alunos leem por obrigação, leem somente o que lhe é determinado, sem dar à leitura seu valor real, sem perceber a necessidade de ler, ler para buscar informações, conhecimentos, para enriquecer seu vocabulário, para visualizar palavras e perceber sua ortografia.

Desconhecer a importância da leitura e a necessidade da leitura, torna-se um impedimento no processo do desenvolvimento do aluno, uma vez que o aluno não vê como algo prazeroso, não sente motivação a ler diariamente e espontaneamente, deixando para trás chances de vivenciar ricas experiências de enriquecimento.

 

  1. Quais os procedimentos você utiliza para aguçar o interesse dos alunos pela leitura?

 

Professor A: “Disponibilizo o maior número de livros com diferentes tipos de texto para que possa gostar a curiosidade e interesse dos educandos”.

 

Professor B: “Projeto sacola de leitura que o aluno leva para casa para família interagir na participação”.

 

Professor C: “Deixando livre para ler, escolher o livro e no final pedir a alguém que querem falar do que leu e não apontar ninguém”.

 

Professor D: “A contação de história com ajuda de fantoche e incorporando os personagens mudando a voz”.

 

Professor E: “Leitura em voz alta, leitura dramatizada, leitura musical e etc”.

 

Professor F: “Deixar claro que podem imaginar, viajar, lendo e que esta é necessária para a vida. E outras formas.

 

Os procedimentos como sacola de leitura, “contação” de histórias, uso de fantoches, leitura musical, são métodos que estimulam a leitura das crianças, pois o momento torna-se interessante. Os professores devem instigar os alunos e inserirem a família no âmbito escolar, pois nesta fase a participação dos pais é de suma importância.

Criar atividades ou projetos como por exemplo o projeto criado pelos professores da Escola Maria Carvalho, de Pojuca: “Baú de Encantos e Conhecimentos” é uma forma de ter a participação da família, e um método de socialização, o projeto funciona da seguinte maneira: o professor pode usar uma baú de plástico, criado com materiais recicláveis, de maneira bem simples, nesse baú deve conter canetinhas coloridas, cartolina branca, DVD com filme, livro de história, massa de modelar e um manual de procedimentos.

O primeiro passo é a leitura, os pais devem ler com a criança na hora de dormir o livrinho disponível no baú e, na manhã seguinte, eles têm que fazer juntos a representação de algum personagem do livrinho usando a massa de modelar. A segunda atividade é o relato. No próprio manual, os pais devem registrar a experiência. Como foi o momento de leitura e a construção do personagem em massa de modelar. A terceira atividade é uma das mais esperadas pelos alunos.

Pais e filhos devem assistir juntos ao filme do baú e fazer, na cartolina, um desenho ou colagem sobre a cena de que mais gostaram. A quarta instrução é responder a um questionário sobre o filme. A dinâmica poderá ser realizada semanalmente ou por quinzena, mas sempre às sextas-feiras, para aproveitar a disponibilidade dos pais nos finais de semana, e nas segundas-feiras, a experiência deve ser socializada com a turma.

Esse projeto além inserir a família no desempenho das atividades também torna a leitura atrativa, em apenas um projeto o professor trabalha, a leitura, a interpretação de texto e a imaginação.

  1. Você acredita que despertando o interesse pela leitura nesse período da vida escolar teremos resultados no futuro aluno leitor?

 

Professor A: “Sim, mas acredito que para despertar o interesse pela leitura também é de fundamental importância a família e a escola no desenvolvimento do hábito da leitura. Só assim teremos um resultado positivo”.

 

Professor B: “Sim dessa forma as crianças criarão o hábito de forma prazerosa sem ao menos perceber”.

 

Professor C: “Esse é o momento para despertar o interesse pela leitura”.

 

Professor D: “Sim, se eles tiver hábito da leitura agora, eles vão crescer bons leitores”.

 

Professor E: “Com certeza, uma vez que o professor conduz o aluno ao domínio da leitura e da interpretação, o aluno quando pratica socialmente a leitura e a escrita, cria uma autonomia ativa”.

 

Professor F: “Com certeza”.

 

Devemos incentivar o gosto pela leitura desde muito cedo, principalmente nesta fase escolar, se a forma de trabalhar a leitura não for interessante, as crianças podem achar a leitura chata e irrelevante. A leitura e a escrita andam lado a lado, se você não lê bem consequentemente não escreverá bem, o incentivo a leitura nos anos iniciais poderá proporcionar um desempenho importante nas tarefas acadêmicas futuras.

A leitura deleite é o prazer de ler, deve ser feita por diversão e descontração, a fim contribuir para o desenvolvimento da imaginação.

Nos dias atuais o ser humano não precisa estar com um livro na mão, basta estar em um computador buscando informações através de pesquisas na internet. É raro encontrar alunos em uma biblioteca ou livrarias em busca de livros, na maioria das vezes vemos as crianças em computadores, tablets ou celulares.

 

  1. Em relação às atividades de leitura, existe uma participação ativa dos pais?

 

Professor A: “Não, pois o cotidiano das famílias vemos que o incentivo à leitura nem sempre acontece pois, muitos não sabem ler enquanto outras trabalham o dia todo para sustentar seus filhos tendo pouco tempo para esse contato direto com a criança também desconhecer o mundo firmado que a leitura”.

 

Professor B: “Nos projetos que desenvolvo e já desenvolvi sim os pais chegavam contando as histórias que ouvia do filho ou vice-versa”.

 

Professor C: “Nem todos os pais incentivam o filho. Alguns pais demonstram interesse participam junto com o filho na leitura diária e as atividades propostas pelo professor”.

 

Professor D: “Sim, pois tive uma reunião com os mesmos e pedi a colaboração para a prática da Leitura 20 minutos por dia com seus pais”.

 

Professor E: “Não”.

 

Professor F: “Participação de alguns, outros deixam esse compromisso mais para escola. Eu mando atividades todos os dias e peço para que os outros pais acompanhem, mas, mesmo assim, é parcial”.

 

A escola reserva-se o papel de ambiente alfabetizador, porém a família também possui um papel muito importante, as famílias também devem desenvolver o hábito da leitura, lendo ou contando histórias para seus filhos, dando a eles a oportunidade de interpretá-las e relacioná-las com suas ideias próprias.

Os professores devem usar projetos para que estimulem a participação dos pais, como por exemplo, sacola viajante como foi citado por um professor, maleta viajante, baú de encantos e conhecimentos sugerido no texto da questão 7, o professor pode sugerir também uma apresentação da leitura de um livro com o aluno e a família em sala de aula, a fim de ter a presença da família no âmbito escolar.

 

  1. CONCLUSÃO

 

É sabido a importância da leitura na formação humana, esta pesquisa foi extremamente importante para a nossa formação docente, pois ela nos evidenciou não só a importância e os resultados do uso do cantinho da leitura, mas também da leitura propriamente dita na vida do cidadão. E o hábito da leitura deve ser desenvolvido desde o primeiro contato que o aluno (a criança) tem com o mundo escolar.

Neste sentido fica evidente que se os professores e pais investirem na formação de leitores nos primeiros anos da vida escolar, nos anos iniciais e na criação de projetos de leitura, surgirá um sucesso maior no desenvolvimento do hábito de ler, como também no desenvolvimento da produção de textos e interpretação de textos.

Pois além de disponibilizar grande quantidade de obras literárias para a leitura, é necessário que o professor crie e desenvolva projetos incentivadores, pois os professores são os principais mediadores para a aquisição do conhecimento.

Analisando as respostas dos docentes, podemos identificar que os professores consideram a leitura um fator imprescindível na construção do conhecimento do aluno, identificamos ainda pelas respostas que todos os professores usam o cantinho da leitura frequentemente, alguns todos os dias e outros apenas um dia na semana, tanto na sala quanto na biblioteca disponibilizada pela escola. Os docentes afirmam que o professor deve ser um leitor praticante e que tenha gosto pela leitura para que possam formar bons leitores.

Os professores concordam que o uso do CANTINHO DA LEITURA é uma ferramenta importante, para aprimorar a leitura e adquirir conhecimento, concordam também que o uso do CANTINHO DA LEITURA se torna enorme, pois, é um local com diversificadas obras literárias e contos, que pode ser usado em momentos vagos durante as aulas, cujo os alunos podem se sentir à vontade para escolher o que querem ler, e contar sobre a leitura realizada.

Os educadores responderam que o CANTINHO DA LEITURA e a leitura, são essenciais na vida do aluno principalmente nesta fase da vida escolar, mas que infelizmente muitos pais não são ativos em relação às atividades enviadas aos alunos e na participação escolar, o que de certa forma interfere no desempenho do aluno.

Alguns métodos citados pelos educadores para incentivar a leitura foi à disponibilização de grande quantidade de livros de diferentes tipos de textos, leitura livre, leitura dramatizada, leitura musical, contação de histórias e projeto sacola de leitura no qual o aluno leva para casa para que a família participe da leitura.

Foi possível identificar os resultados da utilização do CANTINHO DA LEITURA dentro da sala de aula, através das respostas dos professores, e das observações feitas, identificamos que o CANTINHO DA LEITURA desenvolve o gosto pela leitura, incentiva, torna a leitura prazerosa, contribui para a produção de textos e interpretação de textos e contribui na interação entre os alunos.

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação De Professores No Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa. Brasília, 2012.

 

______. Programa Nacional Biblioteca na Escola: Na escola: literatura fora da caixa. Brasília, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola/publicacoes?id=20407> Acesso em: 24 de Julho de 2018.

 

BULCÃO, A. M; RIBEIRO, M. V; SOARES, M. G. P. Cantinho de Leitura: construindo a competência leitora. Disponível em: <https://www.google.com.br/urlsa=t&source=web&rct=j&url=http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Modalidade_1datahora_16_06_2014_20_27_24_idinscrito_1866_86c9e35a65fbf5dcb61fcad1773b3208.pdf&ved=0ahUKEwjgup7_hOXQAhVEFpAKHYDgA8kQFghHMAQ&usg=AFQjCNGhvcWqxEU1qHnwcFTGGTwKVScd6A&sig2=2xmbzs5BCydqhUq1-ZLUA>. Acesso em 08 Agosto de 2018.

 

DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. - Handbook of qualitative research. London, Sage Publication, 1994. 643p.

 

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho Dágua, 1997.

 

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

 

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto alegre: Editora da UFRGS, 2009.

 

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. Ed. Atlas S.A, São Paulo: 2011.