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PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM UMA ESCOLA DE PORTO VELHO SOBRE A CANDIDÍASE

Alcione da Silva de Almeida¹

Frances Tatiane Tavares Trindade²

Ediana Vitor dos Santos³

Jayr de Oliveira Torres

Nelton Rodrigues Neves

RESUMO

A candidíase e o nome dado à infecção causada por leveduras do gênero Candida.Essas leveduras acometem aproximadamente 11,5 milhões de pessoas no mundo, desse total, 3,8 milhões de pessoas são acometidas só no Brasil, sendo a levedura mais presente nas infecções Candida albicans. Este trabalho buscou analisar qual a percepção dos alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio em uma escola de Porto Velhoa respeito dacandidíase. A pesquisa realizada considerou para sua abordagem o método quanti-qualitativo. Foram entrevistados 44 alunos com questionários pré e pós-palestras abordando assuntos referentes à candidíase. Os resultados obtidos no pré-teste demostraram um conhecimento pouco acentuado, não obstante no pós-teste foi observado que as palestras contribuíram para um aumento acentuado das respostas corretas.Pode-se concluir que através das palestras na escola,o conhecimento dos alunos quanto à candidíase, aumentou consideravelmente, demonstrando deste modo, a relevância da educação em saúde na escola.

 

 

Palavras-chave: Candidíase.Candida albicans. Escola. Leveduras.

 

PERCEPTION OF STUDENTS OF THE THIRD YEAR OF MIDDLE EDUCATION OF EDUCATION OF YOUTH AND ADULTS (EJA) IN A SCHOOL OF PORTO VELHO ABOUT CANDIDÍASE

 

ABSTRACT

 

Candidiasis and the name given to the infection caused by yeasts of the genus Candida. These yeasts affect approximately 11.5 million people in the world, of this total, 3.8 million people are affected only in Brazil, being the yeast more present in the infections Candida albicans. This work sought to analyze the perception of students enrolled in the third year of high schoolin a school in Porto Velho regarding candidiasis. The research carried out considered for its approach the quanti-qualitative method. We interviewed 44 students with pre and post-questionnaire addressing issues related to candidiasis. The results obtained in the pre-test showed little knowledge, although in the post-test it was observed that the lectures contributed to a marked increase in the correct answers. It can be concluded that through the lectures at the school, students' knowledge about candidiasis increased considerably, thus demonstrating the relevance of health education in school.

 

Keywords: Candidiasis, Candida albicans, School, yeasts._________________________

1Artigo cientifico apresentado como trabalho de conclusão de curso.

2 Graduanda de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Porto Velho – UNIRON, 2017. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3Professora, Orientadora, Doutora da Faculdade de Educação de Porto Velho – UNIRON, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

INTRODUÇÃO

Os fungos são seres eucariontes, heterótrofos, multicelulares ou unicelulares, pertencem ao Reino Fungi, podem ser encontrados em diversos ambientes(MOLINARO, 2010).

Estes seres são importantes na natureza e no dia a dia, além de decompositores, são utilizados em várias áreas, tais como: indústria farmacêutica e na culinária (TORTORA, 2012). Além disso, tem grande importância na saúde pública, pois causam várias doenças em seres humanos, tais como: murcomicose, aspergilose, criptococose e a candidíase (TORTORA, 2012).

A candidíase é uma patologia causada por várias espécies de leveduras do gênero Candida, possui origem endógena ou exógena, na maioria das vezes, origina-se em regiões superficiais da pele e nas mucosas (OLIVEIRA, 2014; BARBEDO & SGARBI, 2010). Consiste em uma série de dificuldade na saúde pública a nível mundial, correspondendo 60% dos isolados de amostras clinicas (BARBEDO, SGARBI, 2010). Sendo deste modo, considerada umamicose universal (OLIVERA, 2014).

O gênero Candida é formado por cerca de 200 espécies distintas, sendo que a espécie que mais acomete o homem éCandida albicans responsável por 80% a 90% das ocorrências, taxas menores são aplicados a outras espécies denominadas não-albicans(OMS, 2005).

No mundo existem aproximadamente 11,5 milhões de pessoas que são infectadas por fungos patológicos, causando infecções graves e micoses recorrentes as quais causam 1,5 milhão de mortes anualmente, total este, maior do que o número de óbitos resultantes das infecções por malária e tuberculose (FIORAVANTE, 2016).

Um levantamento realizado por Giacomazzi, et al, (2015) registrou um total de 3,8 milhões de brasileiros infectados por doenças graves causadas por fungos, dentre as quais destacou-se a candidíase com um registro de 2.816.298 casos.

Na região norte do Brasil foram isoladas altas frequências de C. tropicalis e Candida sp., o que representa um indicativo da existência de fatores que predispõem a infecção com a levedura, não obstante, há uma grande necessidade de trabalhos sobre o assunto (NUNES, et al, 2011).

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, faz-se necessário que os alunos conheçam e cuidem de seu corpo, sendo, pois, necessário que adotem métodos e hábitos saudáveis, visando a qualidade de vida individual e coletiva, deste modo, a educação em saúde pode contribuir de forma significante para a formação de cidadãos capazes de atuar em favor do progresso da saúde (BRASIL, 2000).

Este trabalho teve como objetivo principal, analisar o conhecimento dos alunos do 3º ano do ensino médio sobre a candidíase, bem como, esclarecer a importância de hábitos que servirão para diminuir causas de risco para a contaminação com a levedura.

 

  1. METODOLOGIA

 

Essa pesquisa caracteriza-se como do tipo quanti-qualitativa.Segundo Gerhardt & Silveira (2009) a pesquisa quantitativa usa as coletas de dados às quais permitem mostrar de forma numérica os dados obtidos, de outro modo, a pesquisa qualitativabusca uma melhor concepção do tema abordado e uma percepção mais aprofundada, entre os grupos entrevistados na pesquisa.

Foi desenvolvida através de revisão da literatura científica pré-existente sobre o tema, com o intuito de obter respostas referentes à candidíase.

A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Estadual de ensino,na cidade de Porto Velho -RO,da qual participaram duas turmas de 3° ano do ensino médio da educação de jovens e adultos (EJA)

Os dados foram coletados através da entrega de questionários, (Anexo 1), considerando questões a respeito do que seria a candidíase, infecção com o fungo (levedura), causas, sintomas e formas de prevenção da doença.

A primeira etapa que foi a entrega dos questionários, que aconteceu no dia 04 de abril de 2017, nessa etapa contou com a presença de 49 alunos, que todos concordaram em responder o questionário aplicado.

A segunda etapa dividiu-se em duas partes e realizou-se no dia 8 de maio de 2017, sendo que, na primeira parte, foi aplicada a intervenção educativa (Palestra) que abordou como tema a Candidíase, nessa etapa, participaram (39) alunos da EJA.

Após a intervenção, foram entregues aos alunos os mesmos questionários da primeira etapa para que os alunos respondessem, após responderem, os questionários foram recolhidos pela responsável da pesquisa.

Os dados obtidos em campo contaram com a participação de 44 alunos e foram tabulados em uma planilha do (Excel 2016).

 

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Dos participantes dessa pesquisa, 46% afirmaram ser do sexo feminino e 54% do sexo masculino, quanto à faixa etária 23% (15 – 20), 27% (21 – 25), 23% (26 – 30), 10% (21 - 35), 13% (36 – 40) e 4% (> 40).

No que tange ao estado civil 27% são casados, 56% solteiros, 10% estão em união estável, 1% são divorciados e 6% não responderam.

Pode ser observado no gráfico 1 o percentual das respostas dos alunos com relação a pergunta a respeito do seu conhecimento sobre a Candidíase.

 

 

Gráfico 01. Você sabe o que é Candidíase?

 

Fonte: Dados da pesquisa (2017).

 

Conforme os retornos dos entrevistados a respeito da candidíase observou-se que a patologia e pouco conhecida (gráfico 1).

Durante a aplicação do pré-teste 31% dos entrevistados, afirmaram saber o que era a Candidíase, já o percentual dos que afirmaram não saber o que era candidíase, foi maior, correspondendo a 67%, apenas 2% dos alunos não responderam à questão, aponta o (gráfico1).

No pós-teste, observou-se boa assimilação do conteúdo pelos entrevistados, uma vez que, houve um aumento acentuado nas respostas,80% dos alunos afirmaram conhecer a candidíase, 10%, afirmaram não conhecer, e 10% não responderam a esta pergunta.

Os dados apresentados no (gráfico 1), estão de acordo com um trabalho realizado por Moreira et al, (2012),em uma escola na cidade de Exu-PE com adolescentes, no qual observou-se que, dentre as doenças mencionadas pelos alunos no ato da pesquisa, a candidíase foi a que apresentou menor frequência, uma vez que, de um total de 53 alunos entrevistados, apenas 02 dos alunos, mencionaram a candidíase como sendo uma doença que acomete o homem.

O percentual das respostas a partir do questionamento, você já teve candidíase, estão apresentadas no (gráfico 2).

 

Gráfico 02. Distribuição conjunta da resposta dada pelos alunos quando questionados se já tiveram candidíase.

 

Fonte: Dados da pesquisa (2017).

 

Quando questionados no pré-testesobre a possibilidade de terem apresentado ou não algum episódio de candidíase, apenas 2% disseram ter tido pelo menos uma vez, já no pós-teste 18% afirmaram ter apresentado algum episódio de candidíase.

Esses dados podem equiparar-se aos encontrados por Romero et al, (2007), em um trabalho seu realizado, no qual pôde-se observar que das doenças citadas como conhecidas pelos entrevistados, a candidíase foi uma das que apresentou baixa frequência (10) ou seja apenas 2% de um total de 506 entrevistados.

 

Com relação aos sintomas da candidíase a resposta dos alunos pode ser observada no (gráficos 3).

Gráfico 03: Quais os sintomas da candidíase?

 

Fonte: Dados da pesquisa (2017)

 

Ao serem questionados sobre os sintomas da candidíase, no pré-teste 76% responderam a alternativa (a), já no pós-teste, foi observado um aumento de 18% para o item (a), o qual correspondia aos sintomas corretos da candidíase.

De acordo com Álvares, (2007) os sintomas da candidíase são:coceira, secreção esbranquiçadas, odor fétido, entre outros.

Os dados dessa pesquisa podem ser comparados com os obtidos porChaves et al, (2015), onde 60% dos entrevistados apresentaram um bom conhecimento quanto aos os sintomas da candidíase.

 

As respostas dadas pelos alunos quanto às medidas preventivas necessárias para a não infecção com a levedura do gênero Candida, estão representados no (gráfico 4).

 

Gráfico 4.O que é necessário para evitar a candidíase?

Fonte: Dados da pesquisa (2017)

 

As respostas dos alunos apresentaram-se de modo variado quanto ao que seria necessário para evitar a candidíase. Todas as opções estavam corretas, entretanto, vale ressaltar que após a palestra observou-se um aumento de 27% para a opção (d)“todas as alternativas estão corretas”, das outras alternativas marcadas no pós- teste a que apresentou maior percentual foi a opção (a)“evitar roupas quentes, apertadas ou molhadas” 23%.

A candidíase apresenta-se de várias formas: cutânea, mucosa, cutaneomucosa ou visceral, entretanto para que esta possa causar infecção, são necessários alguns fatores predisponentes tais como: pH, imunidade, superfícies úmidas e quentes, as quais frequentemente causam vaginite, dermatite das fraldas, candidíase oral e candidíase vaginal(ÁLVARES, et al 2007).

A relação da candidíase como uma (IST), também pode ser observada em um trabalho realizado por Brêtas et al(2009), no qual essa doença foi apontada como sendo uma (IST), apesar de terapresentado um percentual menor em relação às demais doenças.

Para Martins (2010) em um estudo com 582 alunos sobre seus conhecimentos sobreas IST’s, a candidíase foi uma das que apresentou um percentual menor representando 8%.

No que se refere a alternativa (b), “evitar alimentos ricos em açucares” Álvares et al (2007) & Ferrazza et al (2005) afirmam que, quando o teor de glicogênio do meio encontra-se alto resulta na queda do pH local favorece o desenvolvimento da infecção.

 

O percentual de respostas dos alunos em relação a quem a candidíase pode acometer, estão representadas no (gráfico 5).

 

Gráfico 05: a candidíase pode acometer?

 

Fonte: Dados da pesquisa (2017)

 

De acordo com os dados obtidos na pesquisaa alternativa d, “todas estão corretas” no pré-teste teve um percentual de 64%, sendo que no pós-teste, houve um aumento de 15%.

Segundo Junior, (2013) eBarbedo & Sgarbi (2010) a candidíase é uma patologia que pode acometer crianças, homens e mulheres, devido aos fatores predisponentes do hospedeiro o que propicia a proliferação do fungo.

 

As respostas dos alunos quanto às partes do corpo que podem ser acometidas por infecções com a levedura do gênero Candida, estão representadas no (gráfico 6).

 

Gráfico 06: a candidíase é uma patologia que pode acometer qualquer região do corpo?

Fonte: Dados da pesquisa (2017)

 

Ao serem questionados quanto às regiões do corpo que a candidíase pode acometer, no pré-teste,49% marcaram a alternativa c, “somente regiões genitais”, e no pós-teste, na qual pode-se observar um aumento significativo em relação a alternativa a, que afirma a candidíase ser uma doença que pode acometer qualquer parte do corpo, aumentando de 8% para 69% e uma diminuição nos demais percentuais.

Em um trabalho realizado por Miranda, (2005) com 2,083 pacientes 40% obtiveram resultados positivos para os mais variáveis tipos de fungos, sendo que as coletas de materiais foram retiradas de várias partes do corpo.

SegundoBarbedo& Sgarbi(2010)a candidíase e uma doença que pode, se apresentar de várias formas e ocupar diferentes localização do corpo, tais como regiões genitais femininas, masculinas e boca.

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Os dados obtidos através dessa pesquisa tiveram grande relevância, uma vez que apresentaram a percepção dos alunos do 3° ano do ensino médio da educação de jovens e adultos (EJA) sobre a candidíase.

De modo geral foi possível observar que os alunos demostraram baixo conhecimento sobre a candidíase antes da palestra, no entanto após a palestra houve um aumento acentuado para as respostas certas, mostrando deste modo a eficácia da educação em saúde na escola.

 

 

5. REFERÊNCIAS

ÁLVARES, A.C.; SVIDZINSKI, E.I.T. & CONSOLARO, L.E.M. Candidíase vulvovaginal: fatores predisponentes do hospedeiro e virulência das leveduras. J. Bras. Patol. Med. Bras. v. 43, n. 5, p.319-327, 2007.

BARBEDO, S.L. & SGARBI, G.B.D. Candidíase.Jornal brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 22-38, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.

BRÊTAS, S.R.J.; et al. Conhecimento sobre dst/aids por estudantes adolescentes. revista escola enfermagem usp. São Paulo. Ano, 2009.

 

CHAVES, B.G.; SANTOS, S.B.; & CAJUERIO, D. S. Avaliação do nível de conhecimento de discentes dos cursos superiores de saúde a respeito da candidíase vaginal. Revista Saúde e Ciência. Pernabuco. Ano, 2015.

 

FERRAZA, H.S.L.M. et al. Caracterização de leveduras isoladas da vagina e sua associação com candidíase vulvovaginal em duas cidades do Sul do Brasil. Revista brasileira Ginecol Obstest. Paraná. Ano 2005.

 

FIORAVANTE, C. & RAMOS, L. O Ataque Silencioso dos Fungos. Ciência e Medicina. Pesquisa Fapesp. Ano, 2016.

 

GERHARDT, E.T. & SILVEIRA, T.D. Métodos de Pesquisa. Universidade federal do Rio Grande do Sul. 1ª edição. Editora da UFRGS. Ano, 2009.

JUNIOR, C.M. Caracterização e identificação de fungos causadores de infecções nosocomiais em pacientes transplantados de células tronco hematopoiéticas. Tese de (Doutorado), Universidade Federal de Goiás. Programa de Pós-graduação em medicina e saúde pública. Goiânia, Ano, 2013.

 

MARTINS, P.B.M.M. Conhecimento e comportamentos sobre algumas infecções sexualmente transmissíveis dos alunos do ensino básicos e de secundário de uma escola da área da Grande Lisboa. Tese de (mestrado). Lisboa, Portugal, setembro. Ano, 2010.

 

MIRANDA, C.K.; et al. Identificação do Gênero Candidanas unhas e em descamações da pele em goiânia (go). durante o ano de 2003. Revista de Patologia Tropical. Goiânia (GO). Ano, 2005.

 

MOREIRA, S.B.; PEREIRA, P.S.; BRITO, A.M.; DUARTE, A.E. & BARROS, L.M. DSTs: Percepção dos estudantes da escola São Vicente de Paula, Exu-PE. Enciclopédia Biosfera, Centro Cientifico Conhecer, Goiânia, v.8,p.15; p. 2088. Ano, 2012.

 

NUNES, B.E.; NUNES, B.N.; MONTEIRO, S.M.C.J. & PAES, V.L.A. Perfil de sensibilidade do gênero Candida a antifúngicos em um hospital de referência da Região Norte do Brasil. Rev. Pan-Amaz Saude 2011; 2(4):23-30. Ano,2011.

OLIVEIRA, J.C. Tópicos em Micologia Médica.

ed. Rio de Janeiro. 230 p. Ano, 2014.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Orientações para o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis.Genebra, Suíça. 101 p. 2005.

ROMERO, K.T.; MEDEIROS, E.H.G.R.; VITALLE, M.S.S.; WEHBA, J. O conhecimento das adolescentes sobre questões relacionadas ao sexo. Ver. Assoc. Med. Bras; jan/fev. p.53(1) 14-19. Ano, 2007.

TORTORA, J.G.; FUNKE, R.B. & CASE, L.C. Microbiologia. [Recurso Eletrônico]. 10ª edição. Porto Alegre, Editora: Artmed. Ano, 2012.

 

ANEXOS

Anexo1:Questionário aplicado no ato da pesquisa antes e após as palestras.

 

Esta Ficha de Inquérito foi organizada pela Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Porto Velho – UNIRON, Alcione da Silva de Almeida e tem como objetivo, analisar o nível de conhecimento dos alunos do 3º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a Candidíase.

 

FICHA DE INQUÉRITO

Identificação do Entrevistado

Data da entrevista: ____/____/________

Sexo: ( ) Masculino ( )Feminino

Faixa Etária: ( ) 15 - 20 ( ) 21 - 25 ( ) 26 - 30 ( ) 31 - 35 ( ) 36 - 40 ( ) > 40 anos

Estado Civil: Casado ( ) Solteiro ( ) União estável ( ) Divorciado ( )

SEQUÊNCIA DE PERGUNTAS

1). Você sabe o que é candidíase? SIM ( ) NÃO ( )

2). Você já teve candidíase?

( ) SIM. ( ) NÃO, ( ) não tenho conhecimento ( ) Se já teve, quantas vezes? ______

3). Quais os sintomas da candidíase?

A) Coceira, secreção esbranquiçada, vermelhidão, odor fétido, etc

B) Anemia, dores nas pernas, sangramento;

C) Febre, diarreia prolongada, dores de cabeça;

D) Sono, dores musculares, febre.

 

4) O que é necessário para evitar a candidíase?

A) Usar preservativo em todas as relações sexuais

B) Evitar alimentos ricos em açucares e gordura

C) Evitar roupas quentes, apertadas ou molhadas

D) Todas as alternativas

E) Nenhuma alternativa

F) Não responderam

5) A candidíase pode acometer:

A) homens

B) mulheres

C) crianças

D) todas estão corretas

E) Nenhuma das alternativas

F) Não responderam

6) A candidíase e uma doença que pode acometer qualquer região do corpo?

A) sim

B) não

C) somente regiões genitais

D) desconheço