A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES ADEQUADAS PARA APERFEIÇOAR A APRENDIZAGEM MOTORA NA TRANSIÇÃO DA FASE FUNDAMENTAL PARA A ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
Anderson André dos Santos1
Solange Leite Villa2
RESUMO
Conhecer e saber identificar cada fase do desenvolvimento motor da criança é vital para garantir o melhor desenvolvimento em sua formação e aperfeiçoamento. Cabe aos pedagogos, profissionais de Educação Física e todos os outros profissionais da área da educação que estejam envolvidos neste processo, estar aptos a oferecer sempre o melhor meio de facilitar este processo. Considerando esta premissa, tal pesquisa buscou em fontes bibliográficas informações relevantes para a formação de tal conhecimento, utilizando como base, as obras de GALLAHUE, OZMUN E GOODWAY, CAETANO, SILVEIRA E GOBBI, em que tais, possibilitaram enriquecer e colaborar neste aprendizado. De posse destes materiais, foi possível entender que a fase de desenvolvimento motor especializado, subdivide-se em três estágios, sendo Estágio Transitório, de Aplicação e de Utilização Permanente, os quais foram detalhados de maneira sucinta e sistematizados para melhor compreensão. Além, de oferecer uma noção inicial a respeito do tema, este trabalho servirá de base para novas pesquisas, e incentivo à busca constante de aperfeiçoamento dos conhecimentos.
Palavras-chave: Educação Física Escolar. Desenvolvimento Motor. Fase Motora Especializada.
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INTRODUÇÃO
A Educação Física Escolar é de suma importância já nas séries iniciais da criança, uma vez que ela tem como principal responsabilidade o desenvolvimento motor do ser humano e suas evoluções, e para que possa garantir que alunos não tenham suas capacidades motoras atrasadas devido à falta de oportunidades na prática regular, nenhum incentivo e pouco encorajamento nas atividades, faz se necessário que os educadores destas séries iniciais tenham conhecimento sobre as fases motoras desde o nascimento ao longo da vida.
Buscar entender “A importância da aplicação de atividades adequadas para aperfeiçoar a aprendizagem motora na transição da fase fundamental para a especializada do desenvolvimento motor”, é o que se propõem tendo em vista a influencia direta na qualidade de vida do indivíduo.
A partir do conhecimento das fases do desenvolvimento motor, torna-se evidente que não é possível aplicar qualquer atividade sem preocupar-se com o efeito a longo prazo. Dessa forma a abordagem empregada será voltada para atender as particularidades dos indivíduos pertencentes à faixa etária de 06 a 10 anos de idade correspondente ao ciclo do primeiro ao quinto ano escolar.
O objeto da pesquisa terá ênfase na fase motora especializada, que tem como suas características a tentativa do indivíduo refinar suas habilidades através da combinação de padrões motores maduros que, para tanto, na Educação Física Escolar deve ser introduzidas às habilidades básicas, regras e estratégias de várias modalidades esportivas ao invés de uma única modalidade. As atividades devem levar em conta as características de cada um dos três estágios especializados sendo eles: Estágio Transitório, de Aplicação e de Utilização Permanente, e implantar atividades práticas de forma lúdica.
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Desenvolvimento
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Desenvolvimento motor.
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O desenvolvimento motor é um processo de mudanças que ocorre ao longo da vida humana. É comumente definido como as alterações no comportamento motor através do ciclo da vida.
De acordo com Caetano, Silveira e Gobbi (2005) o desenvolvimento motor é um processo de alterações no nível de funcionamento de um indivíduo, onde uma maior capacidade de controlar movimentos é adquirida ao longo do tempo, através da interação entre as exigências da tarefa, da biologia do individuo e o ambiente.
O processo de desenvolvimento motor é apresentado por Gallahue e Ozmun (2001) em forma de uma ampulheta (figura 1).
Figura 1: Ampulheta apresentada por Gallahue e Ozmun (2001).
Como pode ser observado na figura acima, o processo de desenvolvimento motor passa por algumas fases bem definidas, onde cada uma delas tem suas particularidades, como exposto abaixo.
Fase motora reflexiva: Sendo a primeira fase da ampulheta de Gallahue, justamente pelo reflexo ser a primeira forma de movimento humano. Os movimentos reflexivos são movimentos involuntários que se iniciam no período intrauterino e vão até os quatro meses de vida do bebê.
Fase motora rudimentar: Nos movimentos rudimentares se inicia as primeiras formas de movimentos voluntários, observados até a idade de aproximadamente dois anos. Nele envolvem movimentos como obter controle da cabeça, agarrar, arrastar-se, engatinhar e caminhar.
Fase motora fundamental: Nesta fase fundamental, com inicio entre dois anos aos seis sete anos, acontece o aperfeiçoamento da fase rudimentar, pois a criança já passa a desenvolver habilidades como correr, saltar, arremessar e chutar.
Fase motora especializada: Os movimentos especializados têm inicio aproximadamente aos sete anos de idade e dura por toda a vida. Esse é o período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas são progressivamente refinadas.
As fases são divididas por estágios, para que sejam melhores observadas e que tenham um fácil entendimento, para que não só os profissionais qualificados passam entende-las, mas sim qualquer individuo independente de sua formação.
Todas as fases citadas são de extrema importância para o desenvolvimento motor, no entanto será destacado com mais ênfase a fase Motora Especializada, objeto de estudo deste trabalho.
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Fase especializada do Desenvolvimento Motor.
A fase especializada está em último estágio na ampulheta de Gallahue e Ozmun, considerando que é a ultima fase do desenvolvimento motor, onde os indivíduos já estão preparados para atingir níveis maduros.
Segundo Gallahue,
Na fase especializada, há três estágios que, com frequência, se sobrepõem. O acesso aos estágios durante essa fase do desenvolvimento depende de fatores afetivos, cognitivos e neuromusculares no indivíduo. Fatores específicos no movimento e na biologia do indivíduo, assim como as condições, do meio ambiente estimulam o movimento de um estágio para o outro. (GALLAHUE, 2005).
Estes três estágios citados por Gallahue são denominados de Estágio Transitório, Estágio de Aplicação e Estágio de Utilização Permanente. A partir da análise de cada estágio é possível identificar se a criança possui habilidades esperada para sua idade.
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Estágio Transitório: O estágio transitório ocorre aproximadamente dos 07 aos 10 anos de idade período em que corresponde ao ciclo do segundo ao quinto ano escolar. “(...) é caracterizado pelas primeiras tentativas do indivíduo de refinar e combinar habilidades de movimento proficientes.” (GALLAHUE, OZMUN E GOODWAY, 2013, p. 334).
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Estágio de Aplicação: No período de duração deste estágio, que acontece entre a idade de 11 a 13 anos, GALLAHUE, OZMUN E GOODWAY, entende que,
(...) o indivíduo torna-se mais consciente dos valores e das limitações físicas pessoais e, de modo adequado, foca certos tipos de esporte em ambientes tanto recreativos como competitivos. A ênfase está em melhorar a proficiência. (GALLAHUE, OZMUN E GOODWAY, 2013, p. 334).
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Estágio de Utilização Permanente: Neste último estágio da fase especializada, que se inicia aproximadamente aos 14 anos de idade e permeiam ao longo da vida, os indivíduos buscam as atividades de engajamento regular em ambientes competitivos, recreativos ou cotidianos. (GALLAHUE, OZMUN E GOODWAY, 2013, p. 335).
Após o exposto, fica claro a importância da escolha da atividade adequada para cada idade, principalmente durante sua formação e especialização. Esse pensamento encontra força nas palavras de Gallahue e Ozmun (2005), quando afirma que “(...) é importante obter um desenvolvimento motor adequando já nos primeiros anos de vida, pois há maior possibilidade de a criança engajar-se nas mais diversas atividades motoras de maneira eficaz.”
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Exemplos de atividades para trabalhar a Aprendizagem Motora no Estágio Transitório da Fase Especializada.
Na primeira fase dos movimentos especializados “Estágio Transitório”, que ocorre entre 07 e 10 anos de idade aproximadamente, a criança começa a desempenhar atividades relacionadas aos esportes e às recreações, tais como: correr e saltar, correr e lançar a bola, arremessar e pular corda. Estas, dentre outras, são exemplos de atividades de transição comum. Gallahue, Ozmun e Goodway explicam que “As habilidades de transição são aplicações dos padrões de movimento fundamental em formas de certo modo mais complexas e específicas.” Desta forma entende-se necessário à repetição e o aumento gradual da complexidade durante a execução das atividades. (GALLAHUE, OZMUN E GOODWAY, 2013, p. 73).
É importante salientar que profissionais não só da área de Educação Física como também pedagogos precisam ficar atentos para criar oportunidades de prática e estímulos para que o aprendizado do aluno seja melhor atendido. Este é também o entendimento de Gallahue, Ozmun e Goodway, quando afirmam que “(...) as capacidades de movimento de muitos adolescentes ficam atrasadas por causa das limitadas oportunidades de prática regular, da má qualidade ou falta de instruções e do pouco ou nenhum incentivo.” (GALLAHUE, OZMUN E GOODWAY, 2013, p. 332).
Para que nesta fase, o aluno possa refinar sua aprendizagem motora, as aulas de Educação Física podem ser elaboradas, com base na habilidade de estabilidade, como movimentos axiais, rotação corporal, desvio, equilíbrio em um só pé, etc, na habilidade de locomoção, através de corrida, salto de uma altura, salto vertical, salto horizontal, saltito, galope, deslizamento, pulo e salto misto, e habilidade de manipulação, rolamento de bola, arremesso, ato de apanhar, chute, ato de aparar, ato de rebater, drible e voleio.
A aplicação dessas atividades contribuirá para um melhor condicionamento físico e a capacidade da criança ter melhores condições na prática de atividades que exige equilíbrio, flexibilidade e agilidade.
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CONSIDERAÇÕES FINAIS
O processo de desenvolvimento da habilidade motora, como visto, acontece desde o nascimento da criança, e desenvolve-se ao longo da vida. Tal processo, é constante e inevitável, quer tenha consciência ou não, pois o corpo necessita adaptar-se às realidades das rotinas de cada indivíduo. Desta forma, quanto melhor for preparado, menos sofrerá nas realizações de suas tarefas do dia a dia. Por este motivo, torna-se tão fundamental, a correta avaliação e aplicação das atividades adequadas para cada fase do desenvolvimento motor. Como explicou Gallahue e Ozmun (2005), “(...) é importante obter um desenvolvimento motor adequando já nos primeiros anos de vida, pois há maior possibilidade de a criança engajar-se nas mais diversas atividades motoras de maneira eficaz.” .
Considerando as informações apresentadas neste trabalho, espera-se que desperte interesse, a respeito do tema, e que esse conhecimento converta-se em prática diária.
Recomenda-se para aprofundamento no conhecimento deste objeto de estudo a leitura da obra de Gallahue, Ozmun e Goodway, que apresenta de maneira mais detalhada cada etapa da evolução motora, possibilitando assim agregar mais conhecimento teórico.
Por fim, este trabalho, possibilitou a elaboração de material que servirá de fonte de pesquisa a outros interessados no tema, e para fundamentação da prática na rotina das atividades escolares.
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REFERÊNCIAS
CAETANO, M. J. D. SILVEIRA, C. R. A., GOBBI, L. T. B. Desenvolvimento Motor de pré-escolares no intervalo de 13 meses. Disponível em: <http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2010/05/desenvolvimento-motor.pdf>. Acesso em: 23 de março de 2019.
Gallahue, David L., Ozmun, John C., Goodway, Jackie D.. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos; tradução: Denise Regina de Sales; revisão técnica: Ricardo D. S. Petersen. - 7. ed. - Porto Alegre: AMGH, 2013.
GALLAHUE, D. L. Conceitos para maximizar o desenvolvimento da habilidade de movimento especializado. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3394>. Acesso em: 17 de abril de 2019.
ISAYAMA, H. F., GALLARDO, J. S. P. Desenvolvimento Motor: Análise dos estudos brasileiros sobre habilidades motoras fundamentais. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3855/2649>.
Acesso em: 23 de março 2019.
LEAL, E. Fases do desenvolvimento motor modelo de Gallahue. Disponível em: <https://slideplayer.com.br/slide/3264367/>. Acesso em: 01 de maio de 2019.
VEM CÁ MAMÃE. Fase motora reflexiva e rudimentar – 1º ano de vida. Disponível em: <http://vemcamamae.com.br/index.php/2016/10/21/fases-motora-reflexiva-e-rudimentar-1o-ano-de-vida/>. Acesso em: 20 de abril de 2019.
1 Coautor: Anderson André dos Santos, Graduado em Licenciatura em Computação pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso; Pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos pela ESAB – Escola Aberta do Brasil.
2 Autora: Solange Leite Villa, Graduada em Licenciatura em Educação Física pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.