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PROJETO FAMÍLIA TAMBÉM CONTA HISTÓRIA – MALETA DE LEITURA

 

Micheli Marcansoni 1

Larissa Raiany Lira dos Santos Nogueira

 

RESUMO

 

O presente trabalho tem como desígnio apresentar a realização de um projeto de incentivo a leitura e a interação família-escola, intitulado como Família também conta história, tendo como proposta despertar e estimular o interesse pela leitura de histórias, e ainda conhecer as diversas modalidades de linguagem utilizando a leitura como fonte de entretenimento e na construção de valores, hábitos e atitudes saudáveis. Proporcionando assim uma interação entre as famílias, as quais tiveram o papel essencial para a realização desta tarefa, tal proposta busca instigar a criatividade e socialização entre alunos e as famílias por meio da maleta de leitura, para que se torne um hábito no âmbito familiar. Procurou-se oferecer livros com bons textos,com gravuras que possibilitem o encantamento, enfim, obras que possuam conteúdos de qualidade utilizar diferentes modalidades de livros de histórias (poup’s – 3D), fantoches, dedoches, entre outros recursos que atraíssem a atenção das crianças, despertando assim o interesse pela leitura. Essa ação foi realizada com a turma de Pré I, do período matutino, totalizando 26 crianças, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gérson Pires da Silva, localizada no município de Sinop do estado de Mato Grosso. Diante da realização dessa prática de leitura envolvendo a família, notou-se o desenvolvimento criativo, entusiasmo e interação entre os alunos, suas famílias e a escola, sendo que os familiares foram participativos nesse processo, portanto, no decorrer dessa ação pode-se observar a riqueza encontrada em nossa literatura e sua importância no desenvolvimento das crianças.

 

Palavras-chave: Leitura. Criatividade. Família-escola. Educação infantil.

 

INTRODUÇÃO

 

A literatura Infantil vem ganhando um papel importante dentro da educação, não somente por despertar o interesse do aluno pela leitura, mas também, no seu sentido de enriquecer a vida das pessoas.

Um dos requisitos fundamentais da atividade pedagógica é estimular o hábito da leitura, diante disto nos questionamos como despertar o interesse na criança pela leitura. Por que tantas crianças não conseguem desenvolver o hábito da leitura? Esse hábito de leitura acontece em casa? Eles têm acesso a livros de historias ou outros meios de leitura em casa? Essa interação entre criança- família na leitura e na viagem da imaginação acontece?

A leitura é, portanto, um problema de todos, passa pela família, pela escola, pela biblioteca, pela comunidade e pela sociedade, não pode ser considerada um presente do Estado, posto que seja um direito de todos os cidadãos (BRASIL, 1998).

Despertar o gosto pela leitura é uma forma de abrir novos horizontes na imaginação da criança. Pensando em todos estes aspectos e acreditando na contribuição da Literatura Infantil para o desenvolvimento do indivíduo, foi criado o projeto de leitura, o qual trata-se de uma Maleta da Leitura, envolvendo a turma do Pré I, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gersón Pires da Silva, com a finalidade de despertar o interesse pela leitura nas crianças em parceria com a família, a partir da leitura de clássicos da literatura infantil, bem como as mais diversas modalidades de textos, como rimas, quadrinhos, poesias, parlendas e outros, buscando sensibilizar na criança o prazer em ler, vivenciando a literatura infantil e que consiga socializar com o outro o que leu.

Conforme Freire (1986, p. 22) “[...] ler não é só caminhar sobre as palavras, e também não é voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos lendo. É descobrir a conexão entre o texto e o contexto do texto [...]”. Dessa forma, a leitura é um dos meios pelo qual se adquiri conhecimento, facilitando a argumentação, o vocabulário e a comunicação oral.

Quando a criança ouve ou lê uma historia é capaz de viajar por um mundo encantado, adquirir a capacidade de comentar, passa a interagir com a historia, acrescentam detalhes, personagens ou lembram de fatos despercebidos pelo professor. Sabemos que a literatura infantil contribui para o crescimento emocional e cognitivo e para a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, autonomia, que são elementos necessários à formação das nossas crianças.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, vol3) ressalta a importância do manuseio de matérias de textos (livros, revistas, jornais, etc), pelas crianças, vai conhecendo de forma gradativa as características formais da linguagem. Isso é visível quando uma criança folheia um livro, imite sons e faz gestos como se estivesse lendo.

Deste modo, acreditamos que devemos propiciar aos nossos pequenos o contato com a Literatura Infantil, através deste projeto contando com a parceria das famílias para incentivar e estimular o habito da leitura, tornando um ato prazeroso para nossas crianças.

 

METODOLOGIA

 

A pesquisa do presente trabalho foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gérson Pires da Silva, a qual possui turmas de creche I ao Pré III, havendo aproximadamente trezentos e quarenta crianças, nos períodos matutino e vespertino, sendo somente duas turmas de creche em tempo integral.

A Lei de Diretrizes e Base da Educação n°9.394/96, no art. 29 determina a Educação infantil como a primeira etapa da Educação Básica, creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 a 5 anos), com a sua desígnio de promover o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, sendo competência dos municípios brasileiros.

A proposta de leitura foi planejada e organizada pela professora e apoiada pela unidade escolar, bem como pelas famílias cuja parceria foi essencial, tal ação ocorreu no decorrer do primeiro semestre, no período matutino, com a turma de Pré I, com a duração de um final de semana para cada criança realizar a atividade com a família em sua casa, foi concretizado com as vinte e seis crianças pertencentes à sala.

O projeto foi norteado pela literatura infantil, que foram previamente selecionados pela professora com o intuito de oferecer livros com bons textos, com gravuras que possibilitem o encantamento, enfim, livros que possuam conteúdos de qualidade e de acordo com a faixa etária dos alunos. Haverá uma Mala de Leitura, enfeitada para levar para casa, com diferentes livros de histórias, fantoches, dedoches, etc. e um caderno de registro. O aluno, sorteado, leva a maleta para casa no dia estipulado pelo professor.

Para fundamentação teórica foram utilizadas leituras bibliográficas. A pesquisa tem o enfoque qualitativo. De acordo com Thiolent (1988, p. 17). “Pesquisa qualitativa é basicamente aquela que busca entender um fenômeno específico em profundidade. Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações.”

E com o enfoque na pesquisa-ação, Thiolent (1988, p. 14) define:

 

A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

 

Diante disso, compreende-se que os sujeitos da pesquisa têm participação ativa e determinante no movimento e direção das ações.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Promover oportunidades para as crianças conhecer o mundo encantado dos livros é fundamental no âmbito escolar, seja através de livros infantis, contos, lendas, entre outros. Assim, torna-se fundamental que possibilite a ligação entre as crianças e os livros, e para isso é preciso tornar o hábito de leitura prazeroso. Dessa maneira, Coelho (2000, p. 35) afirma

 

O livro é um dos principais mediadores de uma história. Quando inicia-se uma leitura começa-se a sonhar, imaginar, associar, e elaborar fatos da realidade. Nos livros encontramos exemplos de príncipes corajosos, lobos ferozes, princesas belíssimas e bruxas malvadas. Simpáticos anões ou avozinhas vivendo em cenários maravilhosos. Por meio da imaginação e da simulação, as crianças desenvolvem suas próprias teorias de mundo que permitem a negociação entre o mundo real e imaginário.

 

A proposta mediou o desenvolvimento do projeto de leitura, família também conta história, baseando-se na ideia de incentivar o hábito de leitura também em casa e não somente na escola, planejou-se um momento diferenciado de interação com as famílias, ou seja, possibilitando a interação família - escola, instigando a criatividade e socialização entre alunos e suas famílias através da maleta de leitura.

 

Segundo DOHME (2003 p. 91), as histórias transportam o ouvinte para outro mundo, o da imaginação. Através da narrativa, desperta no ouvinte novas e diferentes emoções, ampliando assim a sua visão, que sai da limitação do que pode perceber ao seu redor no dia a dia, para ter contato com outras emoções e sensações que a fantasia desperta.

 

Buscando realizar uma prática nova e estimulante para turma, organizou uma maleta decorada e atrativa, denominada Maleta de leitura, em seguida apresentou à proposta a família das crianças, sendo aceita positivamente por todos, e dessa forma iniciou a magnífica e prazerosa viagem. E ainda, visto a necessidade de trazer a família até a escola procurou proporcionar um momento diferente e especial que possibilitou demonstrar o projeto e os objetivos a serem alcançados, firmando o compromisso, a disposição e o empenho da família no desenvolvimento dessa experiência.

Em casa, com a participação da família a história será contada por ele, podendo a família também realizar a leitura a ele; o registro será feito pelos pais com fotos, vídeos e no caderno de registro escrevendo como foi a visita da maleta em sua casa. Depois na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que levou, a professora irá ler o registro para a turma e mostrar as fotos enviadas pela família para os colegas de sala.

 

[...]. Ao escutar a leitura as crianças aprendem que a linguagem escrita pode ser reproduzida, repetida, citada e comentada (TEBEROSKY; COLOMER, 2003, p. 127).

 

Sendo assim, o professor dever ler para seus alunos diariamente, em voz alta, em silêncio, em grupo, não importa a maneira, desde que isso seja feito com muito carinho e prazer, uma vez que quando o contato da criança com a história é feito com certa dose de afetividade, torna-se inesquecível. O professor precisa, portanto, despertar o interesse pela leitura em seus alunos, para que eles sejam capazes de desenvolver o hábito da mesma, partindo da realidade deles, apresentando diversas modalidades de leitura, pois desta forma, tal profissional irá despertar a curiosidade, bem como o interesse pelo ato de ler.

 

A leitura possibilita a compreensão do mundo, a comunicação com os outros, a formação pessoal e profissional, o questionamento de idéias, momentos de lazer e prazer, de estímulo à imaginação ampliando assim nossos conhecimentos de mundo. É na escola que a criança tem mais contato com a leitura e com a escrita; desse modo, a escola precisa assumir essa responsabilidade, priorizando o ensino da leitura, bem como da escrita (KLEIMAN, 2004

 

Diante disto podemos afirmar que Despertar o interesse e o hábito pela leitura é um processo continuo que deve começar muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola. Quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros ou outros meios que proporcione a leitura de uma maneira prazerosa, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Quando a criança ouve ou lê uma história, ela é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, estimulando o pensar, o escrever, o criar, o recriar. Isso fará uma total diferença no seu desenvolvimento.

Consideramos de extrema importância à participação dos familiares nesse processo de formação de leitores. Cabe ainda destacar que a questão da leitura não pode ser tratada apenas para os que vão à escola, se não para todos que circulam em seu entorno. A responsabilidade social da escola - e do poder público - não se restringe aos usuários diretos, mas à rede da qual esses usuários participam e com a qual interagem (BEREMBLUM, 2006).

Assim, o incentivo e a promoção de momentos de interação entre crianças e adultos é enriquecedor quando pensamos a leitura de forma coletiva. É cada vez mais necessário o debate sobre assuntos de interesse da comunidade, por meio de diversas iniciativas em torno da leitura, podem funcionar para instigar a curiosidade, estimular a pesquisa, o estudo e a busca por respostas em diferentes meios de informação, acessíveis até então, ou alcançáveis, a partir da intervenção pedagógica realizada na escola.

Assim, planejou-se a confecção de uma “maleta de leitura” no qual pensamos em enfeitá-la e dispor de livros de historias e um caderno de registro dentro da mesma, para que um aluno por vez fosse sorteado para levar a maleta para a casa no prazo estipulado pela professora (normalmente no final de semana, levando na sexta-feira e devolvendo a maleta na segunda feira, visto que assim os pais/família teriam mais tempo disponível para desenvolver está atividade).

O prazer da leitura deve ser cultivado desde a infância e, mais do que desenhos chamativos e boas histórias, é necessário que as crianças recebam estímulo para ter gosto pela literatura. Deste modo a apresentação da maleta de leitura para as crianças foi muito receptiva, todos já estavam ansiosos para levar a maleta para casa, e assim realizar a leitura em casa com a família, então antes de iniciar os trabalhos introduzimos algumas regras para o uso da maleta juntamente com eles, como o cuidado com o livro para que não rasguem ou amassem o mesmo, cuidado com o caderno de registro,etc.

Sobre o envolvimento das famílias no desenvolvimento, todos aceitaram e desenvolveram a proposta com êxito e perfeição, muitas vezes surpreendendo nos registros que realizaram no caderno destinado a registro que acompanha na maleta. Ainda no caderno de registro as famílias eram questionadas sobre como era/foi a visita da maleta de leitura em sua casa; assim pude perceber que, mesmo sem terem conhecimento teórico a cerca dos processos inerentes à aprendizagem da leitura, notamos que todos acreditam que a leitura traz benefícios para as suas vidas. Este é um ponto de partida fundamental, pois, à medida que o pai/responsável valoriza esta habilidade, certamente incentivará seus filhos a desenvolverem esta habilidade também. Este é um fator determinante para o grau de empenho e de desenvolvimento da criança.

Ainda no sobre os registros dos pais/família, uma família nos relatou que ler é importante, eles ainda salientaram que, os filhos aprendem com o exemplo. É mais fácil os filhos adquirirem bons hábitos de leitura se convivem com os pais lendo também.

Ler por prazer e em parceira com o filho também é essencial. Notamos que após a experiência da maleta de leitura alguns pais/responsáveis construíram/adquiriram o habito de lerem para e com seus filhos e buscam materiais e livros novos para eles leres. Uma mãe chegou a ressaltar a necessidade de ser um livro que ele se interesse, de que como foi construtiva a visita da maleta em sua casa, pois a partir deste dia a criança quer contar/ler uma historia a eles todos os dias. Outra mãe ainda citou que usa de uma estratégia de destaque no qual sempre pede para que o filho(a) leia os mais diversos tipos de textos, como rótulos de produtos, livros, propagandas, etc. que ele leia do jeito dele e com o incentivo da família assim faz com que a leitura se torne natural e espontânea.

Com essa experiência buscou-se oferecer maior ênfase ao incentivo a leitura, podendo ser trabalhada de várias formas e dinâmicas diferenciadas em sala, pois, a leitura é uma forma de expressão e comunicação humana, ela tem o importante papel de ampliar os aspectos cognitivos, afetivos e culturais.

Cada pai/responsável procura incentivar de diferentes formas o desenvolvimento da leitura em seus filhos, no entanto, a escola tem papel fundamental tanto em ensinar os alunos a gostarem do habito da leitura, quanto em orientar aos pais como ajudarem seus filhos nesse sentido. Ressaltamos que apesar da simplicidade do projeto, estes vêm causando grande impacto nas crianças e em seu desenvolvimento.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

No decorrer do desenvolvimento dessa proposta de incentivo a leitura utilizando a maleta de leitura com os alunos do Pré 1, constatou-se o envolvimento de todos os alunos e suas famílias, sem exceção, fator muito positivo, o qual demonstra o valor que o trabalho em parceria com as famílias no desenvolvimento de seus filhos é de fundamental importância.

Além de propiciar ao aluno o desenvolvimento de varias habilidades, como por exemplo, a oralidade, a criatividade e a imaginação de cada um em poder recontar a historia do seu jeito, da sua maneira e para a sua família, essa autonomia refletiu-se no empenho dos alunos resultando em maior motivação por parte das crianças em participar das atividades, ajudar os colegas, interagir em momentos lúdicos e de faz de conta, construir trabalhos lindos e criativos, sendo que boa parte dos alunos não se prenderam ao que era sugerido pela professora, realizavam sempre nos surpreendendo com atividades realizadas de maneira única e com diferencial seus trabalhos.

Durante a realização da proposta da maleta de leitura, foi possível construir diálogos reflexivos com os alunos, sobre valores, respeito ao colega e a cooperação de material, cuidado com o material de uso coletivo e com os seus materiais particulares, além de possibilitar esse momento diferenciado, teve como contribuição a estimulação da capacidade criativa, cognitiva, coordenação motora fina, autoestima e outras habilidades.

Nesse sentido, o presente trabalho propôs, para que a leitura seja algo incentivador e que seja capaz de efetivar atividades prazerosas, possibilitando desenvolver o hábito da leitura nas crianças, é necessário que o professor leve a diversidade textual, vinculados em diferentes tipos, ou seja, livros, jornais, revistas, manuais, pois assim os alunos podem ter contato com diferentes textos desde os anos iniciais da Educação Infantil.

A principal função do educador é levar seus alunos a lerem com entusiasmo e sentirem-se realizados com o que lêem, buscando na sua imaginação um novo contar histórias, uma vez que a importância do professor na formação de leitores é tão importante quanto à presença dos pais no momento de ensinar a criança a dar os primeiros passos. Deve-se conduzir com amor, serenidade e acima de tudo, demonstrando pouco a pouco a importância desse passo para o desenvolvimento de sua criatividade.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. 7. ed. 4. impr. São Paulo: Ática, 2002. (Educação em Ação). 109 p.

 

BERENBLUM, ANDRÉA. Por uma política de formação de leitores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

 

_______. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. v. 3. 269p.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2000.

 

DOHME, Vânia. Atividades Lúdicas na Educação. São Paulo: Vozes, 2003. MACHADO, Raul Luiz, SANDRONI C. Laura. A criança e o livro. Rio de Janeiro: Ática, 1993.

 

FREIRE, Paulo. Medo e ousadia. 12ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

 

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

 

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. 102p.

KRIEGL, Maria de Lourdes de Souza. Leitura: um desafio sempre atual. Revista PEC, Curitiba. 2002.

 

TEBEROSKY, A.; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista.

THIOLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1988.

1 Licenciada em Pedagogia – Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Sinop-MT.