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A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS

                

Carla Cristina Meyer

Edite do Amaral Caon da Silva

Maria José Gonçalves da Silva

Sandra Sackser Antunes da Silva

 

 

RESUMO

 

Este trabalho tem como objetivo de mostrar o quanto a música é importante na vida de uma criança, quando lhe é proposta como um novo desafio, trazendo cultura, conhecimento e vocabulário por meio das músicas. A metodologia desta pesquisa foi de pesquisa exploratória, possibilitando uma relação de qualidade com o tema em questão, mediante informações verídicas, retiradas de livros e artigos confiáveis disponibilizados na internet para eventuais pesquisas relacionadas ao tema. Pois, por vezes a falta de interesse para aprender de algumas crianças é de grande preocupação dos professores, por isso devem-se buscar novos incentivos por meio das atividades lúdicas, para tornar-se constante a aprendizagem sem constranger o aluno.

 

PALAVRAS – CHAVE: Música. Conhecimento. Aprendizagem.

 

INTRODUÇÃO

 

            De acordo com o dicionário de língua portuguesa Houaiss 2011, música é a arte de combinar sons em forma harmônica (pag. 655), sendo assim desde o ventre a criança está rodeada de sons, podendo ser eles melancólicos, harmônicos e rítmicos. Desde o nascimento a criança é capaz de reproduzir sons, se incentivados de maneira adequada é capaz de cantar pedaços de músicas no momento em que está aprendendo a falar, tendo uma maior facilidade em gravar o canto do que um adulto.

            Ao trabalhar com a música, não somente nas series iniciais, permite que o ser humano use-a de maneira expressiva, deixando em evidencia seus sentimentos, sejam eles de tristeza ou alegria. O bebe é capaz de ouvir desde o seu estágio fetal, ouvindo a pulsação rítmica produzida pelo musculo cardíaco, juntamente com os sons da circulação sanguínea e os demais órgãos do corpo da mãe.

            Após o nascimento, o contato da criança com diversos tipos de sons, sendo musicais ou não, fará com que ela estabeleça uma relação crítica para com o mundo, sendo capaz de permitir-se fluir pela imaginação, aumentando seu repertório psicomotor cognitivo / linguístico e sócio afetivo.

            No contexto da educação, a música tem grande poder sendo hábil de desenvolver um papel fundamental na arte musical, que se explorado de maneira adequada aumentara o desenvolvimento mental, proporcionando uma fala com maior clareza, mantendo o autocontrole, amenizando picos de nervosismo, trazendo calmaria para a sala de aula e também para a vida pessoal de cada um. Desta maneira a música se torna algo de suma importância nas atividades educacionais dentro de sala ou até mesmo ao ar livre.

 

 

2- MÚSICA NAS SÉRIES INICIAIS

           2.1- A música no processo de ensino / aprendizagem

 

A palavra música em questão é o estudo das origens e evolução ao longo dos tempos, exemplo disso é os gregos que atribuíam suas músicas aos deuses antigos, defendendo uma criação e expressão de integridade aos espíritos, era através das músicas que acreditavam serem donos de toda a perfeição. Diante disso, são diversos os estudos que historicamente insere-se no estudo mais aprofundado da evolução cultural dos diferentes povos em todos os aspectos existenciais da humanidade.

De acordo com Brito (pag. 09), “A música é um processo continuo de construção que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, refletir e criar”. Sendo assim, a música é considerada para muitos como medida terapêutica, capaz de fazer com que o cérebro por um curto período se desligue da agitação do dia a dia, fazendo com que sintamos relaxados.

Ao longo do tempo a música vem desempenhando um papel de suma importância na Educação Infantil, sendo capaz de permitir que a criança se socialize com os demais, dentro e fora da escola, criando hábitos saudáveis e valores que contribuirão ao exercer a cidadania.

A música em si faz parte de um amplo contexto educacional, por ser uma das linguagens mais antigas que a humanidade possui e de fácil compreensão, tendo um relevante papel no desempenho da educação das crianças, cooperando para um melhor desenvolvimento do psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, tornando fácil e pratico o processo de ensino/aprendizagem, além de estar ligado crescimento saudável da criança.

A linguagem musical faz com que a criança explore diversas possibilidades de aprendizagem durante o primeiro contato com a escola na educação infantil, tendo competência para construir, experimentar, vivenciar e apreciar a musicalidade em si. Tendo em vista que as músicas beneficiam o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade, da imaginação e do prazer em ouvir músicas, entre outros, contribuindo para uma real consciência corporal e de movimentos.

Atualmente a música pertence ao universo das artes, por manifestar-se através da escolha de arranjos e combinações de sons criando diversas melodias, a mesma é também considera como uma ciência já que os elementos musicais relacionam-se juntamente com a matemática e a física, para obter uma boa canção.

A música aplicada na Educação Infantil tem, por função estimular algumas áreas do cérebro que beneficiarão no desenvolvimento de outras linguagens no decorre do tempo.

Para que o professor obtenha sucesso, é necessário que o mesmo entenda para si o que é música, não tendo a menor necessidade de que as mesmo seges musicam desde que busque conhecimento para não equivocar-se no momento de ensinar, por tanto cabe a ele ser capaz de apresentar para as crianças noções de agudo e grave por meio de comparações entre diversos sons de animais e instrumentos musicais, etc.

O trabalho da música realizado em sala de aula contribuir de forma significativa para a melhoria da sensibilidade, da capacidade de concentração e estimula também a memória da criança, trazendo a ela grande benefícios durante o processo de alfabetização nos diversos níveis da educação escolar. A música torna possível o desenvolvimento do cérebro em áreas que a linguagens escrita e oral não foram capazes de atingir, mesmo que elas estejam interligadas uma com a outra, sendo assim, quanto mais cedo a música for trabalhada, melhor se torna o processo de ensino/aprendizagem.

            A música por sua vez, tornou-se parte integrante da cultura do homem, desta forma, é imprescindível que a mesma seja oferecida nas escolas, pois ela tem grande poder e influência na aprendizagem das crianças como cita Walênia Marília Silva:

 

“[...], as aulas de música devem ser regularmente oferecidas nas escolas, de modo a propiciar o apreciar e o pensar musical, tornando a alfabetização e as habilidades musicais parte da vida do cidadão”. Em sua concepção, ser musicalmente alfabetizado inclui o apropriar-se de música com capacidade de pensar, ouvir, expressar, ler e escrever utilizando a linguagem musical tradicional. [...] (SILVA, 2012).

 

 

            Segundo Chosky (1974, p. 08 apud Silva, 2012, p. 58), para Kodály as canções e jogos infantis e as melodias folclóricas constituem uma música viva e que poder ser vivenciada na antes mesmo da criança frequentar a escola, pois a criança trás de casa esse repertorio musical, devendo-se valorizar os conhecimentos que a criança adquiriu desde o nascimento até o momento, aumentando de forma significativa seu repertorio psicomotor, cooperando na formação de valores musicais e na instauração de sua identidade cultural, conquistada através da vivencia em sociedade.

 

2.2- MÚSICA NAS ESCOLAS

 

            A música deve ser incentivada desde primeiro contato da criança com a escola, antes mesmo de aprender o código convencional da escrita, pois a mesma é capaz de mexer com os sentidos não só das crianças, mas também dos adultos que as ouvem.

            O contato com a música desde cedo permite que a criança se desenvolva de maneira eficaz no processo de formação do indivíduo, de acordo com sua intensidade. Devido a sua amplitude na aquisição de conhecimento, faz-se necessário que a música esteja sempre interligada a diversos tipos de arte, como pintura, dança, teatro, entre outros, sendo assim cabe ao professor criar formas para que atraia a atenção de todos, principalmente daquelas crianças que ficam inquietas na sala, destacando a essência que o aluno possui, desvendando suas habilidades e automaticamente promovendo a inclusão de todos no desenvolver das tarefas solicitadas.

            A musicalidade não deve ser desenvolvida apenas na disciplina de arte - como é algo constante na vida de toda sociedade - nas series iniciais podem estar presentes em matérias como história, geografia, português, matemática e ciências de maneira interdisciplinar, sendo utilizadas como uma ferramenta de trabalho, reinventando as letras de acordo com o conteúdo a ser ensinado, fazendo com que a criança aprenda de forma descontraída e lúdica, aumentando gradativamente o seu repertorio de conhecimento e interesse em aprender todos os conteúdos impostos, indo ao encontro do objetivo traçado pelo professor.

            O ato de ensinar música nas escolas, é imprescindível não apenas para transformar as crianças em um grandes artistas ao desenvolverem os seus talentos, mas também para que haja a estimulação mútua em outras áreas do cérebro, contribuindo para um crescimento formidável.

            Devido ao grande avanço tecnológico, a música passou a compor o cotidiano das pessoas, podendo ouvi-las a qualquer lugar e momento, envolvendo o ser humano de maneira emotiva através de suas letras e melodias, permitindo a criação de novos personagens em nós sem a menor consciência de que eles existiam, propiciando aprendizagens de outras línguas, aumentando positivamente a relação aluno e professor.

           

2.3- A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA

            No decorrer do tempo, a música vem ganhando amplitude, seguindo aos vários propósitos na educação infantil, como a criação de atitudes, comportamentos e até hábitos saudáveis. A musicalização tem cooperado com a realização de atividades desenvolvidas em dias de comemoração presentes no calendário do ano letivo da escola, interligando-as com as atividades desenvolvidas em sala de aula, permitindo a memorização do conteúdo aprendido.

            A música possui vários sentidos em relação as pessoas que as ouvem, representando o dia a dia, com as crianças não é diferente, e se utilizada de maneira adequada pode ser um grande facilitador abrangendo a aprendizagem, o raciocínio logico e até mesmo a coordenação motora.

            Com o passar do tempo se torna cada vez mais difícil de atingir os objetos com eficácia, porém a música é capaz de favorecer ao professor o total alcance desses objetivos estabelecidos por ele mesmo, explorando e desenvolvendo características nas crianças de sua classe, fazendo com que cresçam emocionalmente, cognitivamente e até mesmo afetivamente.

Através da música, o educador pode explorar a coordenação motora da criança, construindo com elas na sala de aula instrumentos musicais com materiais reciclados, apresentando a beleza e a diferença dos sons que esses instrumentos são capazes de produzir, incentivando também a preservação do meio ambiente.

A música integrada a projetos são capazes de promover a cidadania além de uma ótima ferramenta no auxílio da alfabetização, esses projetos acabam se espalhando pelos países devido a sua eficácia, influenciando cada vez mais a participação de novos estudantes independentes da idade ou series que estão.

            A música está sendo utilizadas por muitas escolas como um eixo norteador para desenvolver o processo de alfabetização, atraindo e envolvendo as crianças através dela, servindo como uma motivação positiva, elevando a autoestima e a capacidade de se concentrar e fixar dados apresentados a elas, evidenciando cada vez mais os resultados positivos atingidos, em situações desafiadoras.

            A música não deve ser utilizada como algo que substitui o restante da educação, ela – a educação - deve atingir a criança em sua totalidade, buscando desenvolver em cada ser humano a perfeição que é capaz, através do ritmo e do som a música atinge a sensorialidade e a motricidade e a melodia atinge o emocional e o afetivo da criança.

 

2.4-  MÚSICA INOVADA

 

            Segundo Teresa Mateiro (2012), a reação na elaboração de novas músicas se deu a partir do século XX, fazendo com que os compositores por sua vez, pesquisam diversas formas de ruídos utilizando sons eletrônicos e do cotidiano para compor suas obras, incorporando diversos materiais e técnicas as músicas elaboradas, criando uma nova “sensação” do momento.

 

“Schaeffe, Stockhausen, Boulez, Messiaen, Varèse e Cage são apenas alguns exemplos de compositores que rompiam com o passado, inserindo materiais, técnicas, ferramentas e novos métodos à música. Novos valores artísticos e estéticos entram em vigor. O som e o silencio são reestruturados, a tecnologia eletrônica é incorporada como um meio de fazer música, qualquer fenômeno sonoro é considerado fonte de criação musical, impõe-se o aprendizado da pesquisa sonora, surge uma nova atitude frente a capacidade de escuta e cria-se uma nova notação para escrever música [...].” (2012, pag. 246 - 247).

 

 

            Desta maneira o professor poderá criar possibilidades para que o aluno se expresse através das diferentes formas sonoras despertando de dentro de cada um o compositor que estava retraído, tornando as aulas mais prazerosas, fazendo com que cada um solte sua imaginação.

            Trabalhando a composição das músicas com as diferentes formas sonoras, nos proporciona o entendimento dos sentimentos que a criança tem, pois será através das melodias que irão se expressarem, sem se sentirem incapazes de dividir aquilo que sente.

            As brincadeiras cotidianas que envolvem músicas, fazem com que as crianças busquem alternativas e soluções para resolve-las, desempenhando o psicomotor enquanto brinca, atingindo níveis de motivação que só ela consegue, favorecendo a concentração, o engajamento, a atenção e a imaginação e como consequência disso ela se tornara mais relaxada e aprendera a pensar estimulando sempre a sua inteligência intelectual.

3- METODOLOGIA

 

           

A metodologia desta pesquisa foi uma pesquisa exploratória, possibilitando uma relação de qualidade com o tema em questão, mediante informações verídicas, retiradas de livros e artigos confiáveis disponibilizados na internet para eventuais pesquisas relacionadas ao tema.

Tendo em vista uma boa organização em relação ao tema abordado, sendo indutivas nas verdades mais particulares das leis e teorias gerais que abrange a importância da música na sala de aula como uma ferramenta de trabalho com grande eficácia no desempenho escolar do aluno e para os procedimentos relativos ou que se incluam nos fatos.

Este documento inclui a seguinte técnica de pesquisa: documentação indireta e pesquisa bibliográfica através de autores de livros, em artigos e outros tipos de recursos de instruções como revistas, jornais e boletins informativos, podendo ser encontrados em sites da internet, bibliotecas virtuais e locais.

 

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS

           

            Com base em leituras feita em livros e artigos, é possível observar que são diversas as áreas de conhecimento que podem ser estimuladas através da música, sons e melodia, já que é algo que sempre está presente no cotidiano do ser humano.

A música se tornou algo indispensável em nosso universo, uma vez que ela comporta a nós a capacidade de se expressar através das letras, das melodias, transmitindo nossos valores culturais e ideais, simplificando a comunicação do indivíduo consegue mesmo no meio em que está relacionado.

            Hoje em dia, a música é vista como uma ferramenta de trabalho didático / pedagógico que faz grande diferença em relação ao ensino / aprendizagem, pois a mesma influencia no emocional, no físico, no mental, no espiritual e no social, sendo considerada como um agente facilitador no processo que se diz respeito ao processo educacional, fazendo necessário que os educadores se sensibilizem e conscientizem em relação a todas as formas que a música disponibiliza para o bem estar de quem as ouve.

            A musicalização integradas às disciplinas permite que haja a inclusão de crianças com algum tipo de necessidade, seja ela física ou intelectual, pelo simples fato de seu caráter lúdico e livre, deixando a crianças relaxar e usar sua imaginação, contribuindo para o crescimento sócio cultural sem se sentir pressionada a fazer o que lhes pede, oferecendo a elas noções de respeito e consideração pelo próximo.

 

REFERÊNCIAS

 

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. Propostas para a formação integral da criança: 2ª edição. Editora Peiropolis.

MATEIRO, Teresa; ILARI. Beatriz. Pedagogias em educação musical / Teresa Monteiro e Beatriz Ilari (org.). – Curitiba: Inter Saberes, 2012. – (Serie Educação Musical). (Vários autores).

 

MELO Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Trabalho de conclusão de curso. Curitiba: Ibpex, 2009.1ª.edição.

 

SEVERINO, Antônio Joaquim, 1947 – Metodologia do trabalho cientifico / Antônio Joaquim Severino. -  23. ed. rev. E atual. – São Paulo: Cortez, 2007.

 

www.efedeportes.com/efd175/a-musica-como-instrumento-didatico-na-educacao-infantil.htm  -  Acessado em novembro de 2016.

 

www.webartigos.com/artigos/a-musicalização-no-processo-ensino-aprendizagem-na-educação-infantil-e-series-iniciais  -  Acessado em novembro de 2016.