Buscar artigo ou registro:

 

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO

Maria do Carmo Ferreira Lima

 

RESUMO

Este texto tem por objetivo entender a importância do lúdico na educação infantil nas escolas, buscar como a ludicidade contribui para a construção do conhecimento, possibilidade do pensamento politico da atualidade como algo que se faz necessário, ao ser humano, ou seja, o homem não pode viver no mundo como instrumento, mas construtor do seu processo social e cultural. Os autores Piaget e Vygotsky explicam a importância do processo do desenvolvimento físico, moral e social do aluno destaca a importância do ambiente que estão inseridas as brincadeiras que poderão contribuir na formação integral do aluno. Sendo assim a base da formação sócio educacional do aluno, o lúdico contribui como um recurso pedagógico que permite a criança se desenvolver cognitivamente. Através das brincadeiras o aluno aprende de maneira prazerosa tornando- se um adulto responsável.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Formação.  Desenvolvimento. Lúdico.

 

ABSTRACT

 

The purpose of this text is to understand the importance of the playful in children's education in schools, to seek how lucidity contributes to the construction of knowledge, the possibility of political thought of the present time as something that is necessary, to the human being, that is, can live in the world as an instrument, but as a constructor of its social and cultural process. Authors Piaget and Vygotsky explain the importance of the process of physical, moral and social development of the student highlights the importance of the environment that are inserted the jokes that can contribute to the integral formation of the student. Being the basis of the socio-educational formation of the student, the playful contributes as a pedagogical resource that allows the child to develop cognitively. Through the games the student learns in a pleasant way becoming a responsible adult.

KEYWORD: Learning. Formation. Development. Ludic.

 

1  INTRODUÇÃO

 

Alguns professores ainda sentem dificuldades em usar as brincadeiras lúdicas na educação, ao aprender de forma lúdica mostram vários beneficio ao aluno quando a mesma é ofertada em um ambiente agradável e interessante o lúdico é indispensável para o desenvolvimento psicomotor e afetivo do aluno.

 A educação atual nos mostra diferente pratica e teoria que o aluno aprende brincando, ela assimila e brinca facilmente independente do seu ambiente, quanto maior o numero de atividades lúdicas inseridas no seu dia a dia maior será o envolvimento do aluno com conhecimento trabalhado.

Sobre isso o aprendizado do homem é necessário para as atividades politica como pratica em grupo mediante aos exemplos que ele pode seguir, tais lembranças precisam ser vista.

 Silva chama a atenção para o fato de que:

“Usar os recursos lúdicos não significa apenas brincar e sim desenvolver nas crianças a criticidade, consciência, torná-las transformadoras, e construam prazerosamente o conhecimento e ainda serem capazes de vivenciar atitudes de vida coletiva, solidária e de participação democrática” (Silva, 2004, p. 31).

 Com base no contexto no qual sua teoria foi concebida o objetivo é entender o homem como cidadão no sentido completo.

Os alunos ao brincar organizam hipóteses para resolver seus problemas tomam atitude buscam alternativas para transformar a realidade na qual estão inseridas elas criam facilmente, seus mundos de fantasia.

É com a formação de conceitos que se da a “verdadeira aprendizagem e é no brincar que está um dos maiores espaços para a formação de conceitos” (Brasil, 1998). Através do brincar a criança pode estimular todas as suas potencialidades, e desenvolver seu lado social e motor  é importante lembrar que as atividades lúdicas não se restringem apenas aos jogos, mas a qualquer atividade que propicie um momento de prazer e interação.

 É importante que o professor participe proponha desafios aos alunos em busca de uma participação coletiva, as brincadeiras são instrumento de ensino que podemos trabalhar em diferentes conteúdos, assegurar ao aluno um ambiente que possibilite a ação lúdica para que ele possa escolher os jogos e a maneira de explorar cada um e criar suas brincadeiras.

   Segundo Santos:  “a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas com diversão’’. (Santos 1997, p. 12). O educador ao propor algum tipo de atividade deve deixar a criança a vontade, pois, é através das experiências que ele constrói seu próprio conhecimento.

2  JUSTIFICATIVA

Esse trabalho traz como questão principal as dificuldades com as atividades lúdicas em sala de aula para incluir os alunos no mesmo contexto, priorizando a aprendizagem independente de suas diferenças ou limites.

Essa pesquisa está embasada nas teorias de autores respeitados, buscam analisar as dificuldades dos alunos e professores em sala de aula diante das dificuldades encontrada no seu cotidiano. Diante de tantas dificuldades em sala de aula as brincadeiras se faz necessário como apoio pedagógico criando um espaço que o aluno possa assimilar de forma criativa, partilhada e social, ou seja, as brincadeiras torna-se uma fonte de desenvolvimento e aprendizado criando um ambiente prazeroso e fascinante como estimulo para o desenvolvimento total do aluno.

 

3  DESENVOLVIMENTO

 

Brincando também aprende

 

Cabe ao professor saber como usar os jogos lúdicos para ajudar o aluno no seu desenvolvimento quando a criança brinca ela é espontânea através das brincadeiras o aluno pode expressar seus sentimentos em relação ao mundo.

Nos tempos atuais vivemos em uma sociedade onde a tecnologia é o centro das atenções das crianças, aos poucos elas vão se esquecendo das brincadeiras tradicionais, que ao passar dos tempos diferentes classes sociais foram construídas.

 Hoje compreendemos que a criança é como sujeito imerso na cultura, com isso não podemos deixar de pensar nas brincadeiras como forma da criança conhecer e transformar o espaço em que vive.

Segundo Piaget:

 “Cada vez que ensinamos algo a uma criança, estamos impedindo que ela descubra por si mesma, por outro lado aquilo que permitimos que ela descubra por si mesma permanecerá com ela”. (2001, p. 7).

Através das brincadeiras e jogos proporcionam um ambiente agradável e motivador, para o aluno facilitando a aprendizagem, estabelecendo vinculo social, nas experiências lúdicas a criança aprende a cultivar a imaginação, mas infelizmente as brincadeiras e os jogos estão sendo substituídos pelos jogos eletrônicos, computadores e televisão exto social, em que vive quanto mais o aluno brinca maior será seu desenvolvimento auxiliam na imaginação, atividades em grupo e socialização.

A criança que participa dos momentos de brincadeiras cresce mais espontânea e participativa na sociedade na qual faz parte.

As brincadeiras lúdicas na escola são de grande importância trabalha várias linhas temáticas, facilitando o aprendizado do aluno através do brincar a criança tem uma boa formação como ser humano, desenvolve seu lado emocional, físico, mental e social.

Tanto os brinquedos como os jogos devem ser escolhidos por seu valor pedagógico devem ser de todo tipos e formas que foque a imaginação e criatividade do aluno não limitando sua capacidade de escolha ele deve ser livre para brincar com jogos e brinquedo que auxiliam em sua formação, resgatando a ludicidade e construindo o valor  da infância  do brincar no cotidiano do aluno.

 Piaget entende que:

O desenvolvimento não é linear, mas evolutivo e, nesse trajeto a imaginação se desenvolve. Uma vez que a criança brinca e desenvolve a capacidade para determinado tipo de conhecimento, ela dificilmente perde esta capacidade. É com a formação de conceitos que se da a verdadeira aprendizagem e é no brincar que esta um dos maiores espaços para a formação de conceitos. (Brasil, 1998).

 

Sabemos que a ludicidade se faz necessário em qualquer idade escolar e não pode ser vista apenas como brincadeira, o lúdico facilita o aprendizado e o desenvolvimento pessoal, cultural e social, devemos entender as brincadeiras dos alunos é conhecer um pouco da sua civilização.

Nesse sentido o professor possui caráter instrumental sabemos que o brincar é um ato natural da criança é um ato livre e espontâneo ao mesmo tempo uma atividade educativa que contribui para o desenvolvimento da personalidade do aluno, as brincadeiras tornam se cada vez mais importante na construção do aprendizado do aluno.

Os jogos e as brincadeiras ajudam os alunos compreende o mundo em que vivem eles aprendem regras, testam suas habilidades, aprende ganhar e perder desenvolve a aprendizagem da linguagem e habilidades motoras.

Essas brincadeiras fazem parte da cultura de um povo e aos poucos estão perdendo suas características, precisamos levar as novas gerações essas brincadeiras que possuem um repertório riquíssimo que pode ser inserido nas aulas facilitando o aprendizado do aluno.

Para Piaget:

“É no brincar, e somente no brincar que o individuo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral e é somente sendo criativo que o individuo descobre o eu”. (1975, p. 12).

Através das brincadeiras lúdicas o aluno reproduz diversas situações vivenciadas no seu dia a dia é de grande importância o papel do professor como medidor para direcionar as atividades estimular o aprendizado, valorizar as atividades lúdicas e as brincadeiras.

Porém, o brincar devem ser livre, repleto de fantasia  para a maioria das crianças as brincadeiras são tão importante como suas atividades diária, esse é um momento que a criança consegue regularizar suas emoções formando sua identidade pessoal e autonomia. É preciso transformar as atividades lúdicas nas escolas mais dinâmicas atrativas para os alunos entrar no mundo de faz de conta deles aprender a brincar com eles.

O autor Almeida entende que:

O professor sozinho pode tornar um espaço, ainda que pobre de recursos, em um rico ambiente educativo; no entanto, um rico espaço pode ser também um paupérrimo ambiente educativo. Material sozinho não funciona. Ele precisa ser humanizado. Ele precisa vir para dentro da vida do conhecimento que se busca. (ALMEIDA, 2003, p. 23).

     As atividades lúdicas permitem que a criança estabeleça uma relação no mundo que vive e em diferentes culturas as brincadeiras estão associada a infância formando cidadãos atuantes, dinâmicos, críticos, autônomos e capazes de enfrentar desafios.

É possível ajudar o aluno com dificuldade através de intervenções fazer uso de alguns recursos como, por exemplo, jogos que tanto atrai as crianças esses artifícios ajudam a desenvolver varias habilidades como; atenção, interação, socialização, raciocínio lógico, criatividade, habilidades motoras entre outras.

Por isso, a importância da formação continuada dos professores e do constante aprimoramento dos educadores e a busca constante por temas atuais que motivem seus alunos a aprender e gostar de estudar.

O importante é pensarmos como aprendemos e como ensinamos nossos alunos.

Para Piaget (1976)

O brincar constitui-se expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam, acomodam e podem interferir na realidade.

 

As brincadeiras ajudam a construir novas descoberta, estimula o aprendizado enriquece a personalidade é um instrumento pedagógico para o educador, que integra varias grandezas da personalidade afetiva, cognitiva e motora. Piaget entende que. “Cada fase do processo da evolução está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se sucede da mesma forma para todos os seres.”

O brincar da criança desenvolve as suas potencialidade desperta sua criatividade, autonomia e afetividade, integra ela a varias dimensões na personalidade, uma vez que a criança que brinca pode lidar melhor com as situações do seu dia a dia.

Cabe a escola garantir o pleno desenvolvimento do aluno que está inserido nela, a aprendizagem deve assegurar uma estrutura solida e de qualidade e tornar o aluno um individuo ativo no seu contexto. De forma que o brincar e o jogo pode ser um poderoso recurso na aprendizagem do aluno com inúmeras possibilidades pedagógicas, exercendo forte influencia na formação de conceito e na personalidade do aluno.

Esses artifícios ajudam a desenvolver varias habilidades como; atenção, interação, socialização, raciocínio lógico, criatividade, habilidades motoras entre outras.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através desse trabalho procurei mostrar a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento do aluno através da ludicidade eles desenvolver habilidades no aprendizado.

A atividade lúdica sempre esteve presente na educação sendo de grande importância na formação do aluno na escola e na sociedade em que convive.

Através dos jogos e brincadeiras as crianças desenvolvem seus conhecimentos sobre ela, o mundo e tudo o que esta ao seu redor, elas exploram os brinquedos se comunicam entre si e com os adultos, compreendem limite e desenvolvem a socialização e integração com o grupo.

O lúdico só terá contribuição na construção do conhecimento aluno se o professor direcionar toda atividade e colocar objetivos fazendo com que o brincar tenha um caráter pedagógico, promovendo assim, interação social e o desenvolvimento das capacidades intelectuais.

  Assegurar um espaço de ludicidade nas escolas é garantir a aprendizagem um ambiente de socialização aperfeiçoamento da relação com o outro em diferentes culturas, é de competência das escolas adequar-se para que seus alunos tenham um espaço rico em atividades lúdicas.

Precisamos aproveitar todas as experiências que cada educador traz em sua bagagem as atividades lúdicas devem ser aplicadas no sentido de abrir espaço para o dialogo entre educando e educador.

As brincadeiras é algo natural da criança elas brincam a todo o momento, ou seja, com um brinquedo ou alguma coisa que ela encontra no chão esta sempre brincando. O importante é pensarmos como aprendemos e como ensinamos nossos alunos.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2003.

Piaget, Jean. “A formação do símbolo na criança – imitação, jogo e sonho, imagem e representação”. RJ: Zahar Editores, 1978.

PIAGET. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

SILVA, Maria Helena. A contribuição do lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil.

VIGOTSKI.  A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.