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MÍDIA E EDUCAÇÃO

Wilma Angélica da Silva

Resumo

A comunicação do saber socialmente construido. O saber ciêntifico e tecnológico, nos permite mudanças tão necessárias no processo de comunicação no interior da própia escola, que se faz necessário o uso da tecnologia no dia a dia na relação do educador e educando, nas formas de ensinar os conteúdos á eles.Vivemos numa era digital, que devemos nos adaptar ao novo público, em que ao nosso redor os rádios, as televisão, as revistas os jornais tambem estão se adptando, se unificando com a internet. E com o uso da internet, programas e aplicativos, abriu um leque de possibilidades da comunicação, formando novos atores nesse contexto comunicativo, onde a escola faz frente a esse público novo, intelectual e digital.


Palavras-chave: Escola. Educando. Educador. Comunicação. Tecnologia educacional. Tecnologia da informação.


Introdução

O fênomeno da comunicação digital com o uso da internet é grandioso,a velocidade da informação é estrema. Um site se liga com o outro e mais outro, uma informação vai puchando a outra, e quando se percebe, está perante muitas possibilidades de aprendizagem. O Google é um exemplo.

Como dizia Calclini (2002, p.190) “ Só a multiplicação de atores pode favorecer o desenvolvimento cultural democratico e a representação de multiplas identidades”.

Hoje faz se necessário que todas as escolas se adequar e formar indivíduos que saibam lidar com essas transformalçoes, ha uma demanda na sociedade que exige profissionais altamente capacitados para trabalhar com essa tecnologia digital. E para isso os proficionais da educação precisa usar metodologias inovadoras para despertar o interesse nos alunos em aprender sempre mais, e saber onde buscar informações corretas e seguras para melhor ensinar, afinal o professor não é o detentor do saber, e sim o mediador,facilitador, observador de novos saberes. Pois a evolução da mídia digital favorese o ensino de forma interdisciplinar dos conhecimentos e quem ganha com isso é o aluno, pois é essencial a junção de várias habilidades realizando um trabalho em equipe onde aluno pesquisa e aprende juntamente com o professor e os colegas, acaba enriquecendo o conteúdo de nossa cultura, porque a escola que promove, transmite,produz cultura é uma escola diretamente afetada de forma positiva pelas midias do conhecimento digital.

Sabendo que nessa era digital, a escola não deve se ater apenas em transmitir informações, mas de criar e de ressignificar todo esse contexto educativo.

Freire(2000, 2007) Ja nos dizia: “É de fundamental importancia um processo educativo libertador, que o educando não seja somente receptor, não somente reproduza os princípios aprendidos da sociedade dominante, mas sim que possa agir sobre a sua realidade, transformá-la, ressignificá-la.” Ou seja a tecnologia e a democracia são ferramentas poderosas, mas é a força humana que vai determinar como serão os seus usos, o ponto crucial é fazer uma boa utilização desses meios, porque a tecnologia é um ampliador um recurso a mais das intenções e da capacidade humana, ela não substitui a ação humana, a tecnologia tem efeitos positivos apenas na medida em que as pessoas estão dispostas e capazes de utilizá-la de forma positiva. Porque a informação em si não tem ética, por isso é obrigação de quem a usa manter a ética na forma como gerí-la, pois a tecnologia cria as oportunidades para que ocorram mudanças individuais, sociais e políticas, no entanto, quem faz uso da informação tem a responsabilidade pelos seus resultados. Pois as mídias podem influenciar negativamente ou positivamente, dependendo das opções sociais e individuais. O que temos que ter em mente e claro é que a tecnologia podem ser utilizadas para aumentar o acesso a informação, são oportunidades de ensino e aprendizagem, facilitando a disseminação do conhecimento, o desafio vai consistir em articular os instrumentos, os conteúdos curriculares, a realidade escolar e o entorno num processo que tenha como finalidade a formação para a participação e para a autonomia tanto do educador quanto do educando. Porque num mundo de incertezas e mudanças constantes, temos de desenvolver cidadões autonomos, empáticos, criativos, proativos, persistentes e solidários, não especialistas de estreito saber, que sabem muito de uma única coisa mas são atrasados mentais para todas as outras.

Os professores devem renovar as práticas pedagógicas, fazer com que a aprendizagem aconteça em ambientes culturais ricos em atividades e interação. Onde os educando cresçam sendo um cidadão capaz de se adaptar ao que for necessário e de assumir individualmente e coletivamente a construção do seu destino e de um mundo melhor.

Porque fazendo uso das mídias digitais a alfabetização hoje requer :

Criatividade,raciocinio critico e alto avaliação,compreensão e inserção cultural e social, colaboração,pesquisa, achar e compartilhar informações,comunicação eficiente, segurança digital, habilidades funcionais. E o papel do professor está mudando, seu maior desafio é reaprender a aprender. Compreender que não é mais a unica fonte de informação, mas aquele que faz aprender,tornando se um mediador entre conhecimento e a realidade, um especialista no processo de aprendizagem,em prol de uma educação que priorize não apenas o dominio dos conteúdos, mas o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores. E o aluno sabendo tendo dominio do uso do computador, tem á sua disposição um instrumento poderoso com o qual pensar e aprender, o potencial pedagógico do computador e dos mais recursos móveis com tablet, celular, etc, tem que ser mais explorado pelo professor e pelos alunos. É interessante notar que algumas pesquisas tem demonstrados que o uso de várias midias digitais o efeito positivo sobre o desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança parece se manifestar de alguma forma positiva quando a criança aprende a usar, programar aplicativos, como processadores de textos, gerenciadores de banco de dados, trocas de informações, slaidas e mesmo quando usa o computadr para lazer a criança está aprendendo, até mesmo porque a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e quando bem utilizada é uma importante fonte de informação. A escola tem o papel fundamental para direcionar crianças e jovens no uso desta ferramenta. É importante que as escolas tenham infraestrutura para que possam oferecer acesso de qualidade e professores capazes de realizar a mediação do conhecimento. O computador é uma “sala sem paredes” capaz de proporcionar saberes de diferentes culturas com acesso a uma rede de conhecimento universal. Hoje no século XXI embora as escolas tenham feito grandes progresso na área de infusão de tecnologia, ainda resta muito a fazer. Um foco renovavel deve ser feito sobre quais as tecnologias devem ser ensinadas/aprendidas,bem como sobre como devem ser utilizadas. Os alunos devem saber como se aprende em uma sociedade digital. Em outras palavras, os alunos devem ser ensinados como aprender qualquer coisa, a qualquer hora e em qualquer lugar. O mundo dos negócios e a medicina são excelentes exemplos de como a tecnologia está sendo usada de forma diferente no século XXI. Pois nas medidas em que as novas tecnologias surgem, os alunos precisam aprender a usá-la de forma rápida e apropriada. Tendo ética e respeitando as regras, aprendendo a ser responsável. Sabendo que o direito digital: é ter responsabilidade eletrônica por ações e atos, ou seja a lei digital trata da ética da tecnologia dentro de uma sociedade. O uso não ético se manifesta sob a forma de roubo e/ou crime. O uso ético se manifesta sob a forma de respeitar as leis da sociedade. Os alunos quanto usuários precisam entender que roubar ou causar danos ao trabalho, identidade ou propriedade de outras pessoas que estão on-line é um crime. E esses direitos e deveres os alunos devem saber desde cedo nas escolas a responsabilidade é impotantissima, saber usar de forma positiva todos os recursos digitais, e tambem precisa aprender que existem perigos inerentes á tecnologias,como o vício a internet, o uso inapropriado, e a quantidade de tempo, se torna prejudiciais para o ser humano nas questões físicas e psicologicas, Uma cidadania digital inclui uma cultura em que os usuários de tecnologias devem aprender se protegerem através da educação e treinamento. Aprender a se proteger das forças externas que possam causar pertubações e danos. Para isso faz se necessário pensar em uma articulação escola-família para a tarefa de formar cidadãos responsáveis e participativo de forma positiva na sociedade.

O uso dos recursos tecnológicos na sala de aula de acordo com Moran:

As mudanças na educação dependem também dos alunos. Alunos curiosos e motivados a pesquisar e aprender facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, torna-se intelercutores lúcidos e parceiros de caminhada do professor-educador. Alunos motivados aprendem e ensinam, avançam mais, ajudam o professor a ajudá-los melhor. Alunos que provêm de famílias abertas, que apoiam as mudanças, que estimulam afetivamente os filhos, que desenvolvem ambientes culturais ricos. Aprendem mais rapidamente, crescem mais confiantes e se tornam pessoas mais produtivas. (MORAN,2000, p.17-18).


Conclusão


E a inserção dos recursos tecnológicos na sala de aula requer um planejamento de como introduzir adequadamente as TICs para facilitar o processo didático-pedagógico da escola, buscando aprendizagens significativas e a melhoria dos indicadores de desempenho do sistema educacional como um todo, onde as tecnológias sejam empregadas de forma eficiênte e eficaz. A partir das concepções que os alunos têm sobre as tecnologias, sugere-se que as instituições educacionais elaboram, desenvolvam e avaliem práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento de uma disposição reflexiva sobre os conhecimentos e os usos tecnológicos.

Para MORAES,’’ O simples acesso a tecnologia, em si, não é o aspecto mais importante, mas sim, a criação de novos ambientes de aprendizagem e de novas dinâmicas sociais a partir do uso dessas ferramentas.( MORAES,1997).

Enfim é preciso conhecer mais e saber incorporar as diferentes ferramentas computacionas na educação, e quem so tem a ganhar com isso é a sociedade.


Referencias Bibliográficas


FREIRE,Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro,1986.

MORAN,José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6 ed. Campinas. Editora: Papirus, 2000.

MORAES, M.C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Secretaria de Educação à Distancia, Ministério de Educação e Cultura, Jan/1997.

SANCHO,J.M (org.). Para uma tecnologia educacional. 2 ed.. Porto Alegre: Artmed,2001.

VALENTE,José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp-Nied,1999.

JUNIOR,Almir Zandoná. Avirtualização do lúdico e a formação da criança. Editora Appris. Curitiba. 20015.