O USO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO ESCOLAR ATRAVÉS DE FILMES, MÚSICA E BRINCADEIRAS
Santina Lourenção
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em educação infantil nos anos iniciais.
Orientador: Ana Paula Rodrigues.
RESUMO
Na contemporaneidade o uso do lúdico torna-se mais essencial na sala de aula, devido as diversas configurações de aprendizado, hoje em dia as crianças têm diferentes formas de aprender. Sendo uma delas através do brincar, assistir filmes, criar dinâmicas, jogos dentre outros. Dessa forma esse trabalho tem como principal objetivo analisar e compartilhar ideias de como realizar um excelente aprendizado por meio do lúdico. Foram empregadas pesquisas bibliográficas para melhor analise do lúdico e sua função no aprendizado. Pode-se perceber que ao proporcionar a criança um momento de cinema, apenas um filme pode promover melhoras no comportamento e desenvolver o lado social da criança. Esse trabalho ressalta que as brincadeiras realizadas na escola auxiliam a criança em seu desenvolvimento sendo esse de extrema importância para que o aluno possa ampliar habilidades psicomotora cógnitas facilitando o aprendizado.
PALAVRAS-CHAVE: Lúdico; brincar; filmes; jogos.
ABSTRACT-
In contemporary times the use of playfulness becomes more essential in the classroom, due to the different configurations of learning, nowadays children have different ways of learning. Being one of them through playing, watching movies, listening to music, games among others. In this way this work has as main objective to analyze and to share ideas of how to realize an excellent learning through the ludic. Bibliographical research was used to better analyze the play and its role in learning. It can be realized that by providing the child with a movie moment, only one film can promote behavioral improvements and develop the child's social side. This work emphasizes that the games played at the school help the child in its development and this is extremely important so that the student can expand abilities psychomotora cógnitas facilitating the learning
KEYWORDS: Ludic; play; movies; games.
-
INTRODUÇÃO
A brincadeira e as atividades lúdicas são muito importantes para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que se consegue expressar os sentimentos em relação ao mundo social (Arce, 2016).
Assim, a forma de ensinar lúdica e de fundamental importância pois desse modo a criança amplia seu potencial de aprendizagem e conhecimento.
A palavra lúdica tem origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogo”, dessa forma tem como significado o desenvolvimento da criança como um todo. Na atualidade o lúdico pode ser considerado como capacidade de absorver o indivíduo de forma intensa e total, proporcionando entusiasmo emocional, tornando as atividades motivadoras, gerando vibração e euforia (Fernandes, 2012).
A ludicidade associado a aspectos afetivos contribui para a aquisição de habilidades específicas, privilegiando não só a construção do conhecimento motor e técnico, mas uma dimensão mais afetiva, criativa e humana. (Freire e Schwartz, 2005 Apud Fernandes, 2012).
Na Educação Infantil, percebe-se que o lúdico está muito mais presente e atua diretamente no desenvolvimento dos bebês. O brincar auxilia no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, fala, emocional e social da criança. A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais e sociais superiores, por isso são indispensáveis à prática educativa (GOMES, 2009).
Nesse contexto, vale ressaltar a importância da valorização lúdica da criança, entender o brincar como necessidade, como uma arte, um direito vital para o desenvolvimento potencializado de suas habilidades e competências, no que rege a evolução humana (Fernandes, 2012).
As atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento intelectual, físico, emocional e moral da criança, fazendo com que ela se sinta dentro de um grupo, compartilhe ideias, vivencie experiências, mostre o que ocorre com ela, e desenvolva sua linguagem; essas atividades envolvem emoções, afetividade, companheirismo, percepção e argumentação (GOMES, 2009).
No âmbito escolar verifica-se mediante a construção e utilização de jogos, brinquedos e principalmente com o resgate de brincadeiras. Brincadeiras essas que permitam a criança manifestar sua natureza, além de vivencia-la de forma prazerosa (Fernandes, 2012).
O presente trabalho tem como finalidade abordar o desenvolvimento escolar em relação as atividades lúdicas e alfabetização, bem como os principais meios de aprendizagem através das brincadeiras, jogos, dinâmicas e filmes.
2- MATERIAL E MÉTODOS
Essa pesquisa teve como embasamento o levantamento bibliográfico para discussão e análise do tema lúdico no desenvolvimento escolar. os métodos utilizados foram documentos, livros, revistas, filmes dentre outros. Sendo de suma importância esse levantamento pois enriquece o trabalho. Como ressalta Gil (2011) “ a pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com base em material elaborado e constituído principalmente de livros e artigos científicos.
3-RESULTADOS E DISCUSSÃO
Atualmente o desenvolvimento escolar através das atividades lúdicas vem ganhando grande espaço na metodologia empregada na sala de aula pelo professor. O uso de jogos, filmes e brincadeiras variadas, transmitem um rico conhecimento em relação a conteúdo apresentado pelo docente.
Brincando, a criança aprende a respeitar regras, ampliar o relacionamento social e respeitar a si mesmo e ao outro. Por meio do universo lúdico que a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo a liderança dela, e sendo liderada, compartilhando a alegria de brincar (Arce, 2016).
A brincadeira e os materiais lúdicos diversificados, auxiliam no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e social da criança, sendo ela capaz de obter um melhor aprendizado em relação ao método tradicional de ensino.
Assim, a valorização do brincar no processo de ensino-aprendizagem contribui de forma significativa na construção da criança, aguçando suas capacidades e sua autonomia dentro de seu ambiente social. A ludicidade, nesse aspecto contribui de forma interdisciplinar no ensino-aprendizagem agindo como estímulo para o discente em seu desenvolvimento. E, colaborará em diferentes situações de ensino-aprendizagem, produzindo oportunidades desafiadoras aonde o discente venha aprender e participar de forma ativa no desenvolvimento de atividades propostas, as quais contribuem de forma significativa na aprendizagem escolar (Fernandes, 2012).
Como educadores e pais, há existência de que a qualidade de vida na infância depende essencialmente do brincar. Brincar este que deve ser ampliado e plenamente desenvolvido na prática da educação física escolar onde a mesma desenvolverá comportamentos individuais e coletivos para preencher as necessidades de afeto, autoestima e autorrealização, os quais contribuem de forma prazerosa à qualidade de vida (Fernandes, 2012).
Assim o brincar na educação infantil torna-se essencial para o desenvolvimento da criança, a utilização do lúdico é de extrema importância, pois auxilia nas práticas de ensino (figura 1).
Figura 1 – Uso do lúdico em brincadeiras infantis.
Fonte: Ragazzi, 2015.
O uso de filmes no ambiente escolar, ajuda no processo reflexivo da criança, onde o mesmo consegue assimilar comportamentos ditados pela sociedade atual. O filme “O Touro Ferdinando” traz em seu enredo diversidade e valores morais em relação as atitudes empregadas a espécie. Os touros que viviam com Ferdinando tinham uma conduta agressiva e expressa esse sentimento a todo instante, já Ferdinando era dócil e tranquilo, não condizendo com um comportamento de um touro. Esse filme transmite a criança que mesmo ações realizadas pela sociedade, podem não ser condizentes para sua formação pessoal, principalmente no que diz respeito a agressividade.
Segundo Martins (2018), o filme Wall-e é um robozinho com a função de compactar o lixo na Terra. Enquanto isso, os humanos vivem confortavelmente numa estação espacial. Na verdade, o planeta se tornou infértil pelo mau uso. Além de abordar a questão do lixo e da natureza, o filme alerta sobre o sedentarismo e a apatia da vida hiperconectada (figura 2).
figura 2 – Filme Wall-e
Fonte: Martins, 2018
Através desse meio lúdico o aluno compreende o mundo de uma forma mais humanizada percebendo a importância no não consumismo, respeito ao meio ambiente, e preservação da natureza principalmente das plantas, fonte principal de oxigênio. O mau uso desses recursos fazem com que a população humana estabeleça modelos de vidas mais tecnológico, acarretando sérios problemas a saúde uma delas o sedentarismo devido à falta de atividade física e alimentação inadequada.
As dinâmicas utilizadas na sala de aula trazem diversos benefícios, pois chamam atenção dos alunos e promovem a interação com os colegas de classes. Sendo essencial já no primeiro dia de aula (quebra gelo), pois o professor dará liberdade para que os alunos se expressem de forma livre e espontânea.
Com o auxílio das dinâmicas o professor pode diagnosticar a princípio a personalidade da criança.
O uso de jogos competitivos e colaborativos são essenciais no desenvolvimento da criança pois auxiliam na ampliação das habilidades psicomotora e cognitivas (figura 3).
Figura 3 – jogos educativos para séries iniciais
Fonte: Alamy, 2018
Jogando a criança, vai lentamente estabelecendo vínculos sociais, os jogos realizados dentro ou fora da sala de aula, acarreta melhorias no decorrer do processo de aprendizagem, levando a aumento dos estímulos cerebrais, esses estímulos contribuem com a progressão dos sentidos (tato, paladar e audição).
A utilização dos jogos permite o processo de evolução do raciocínio logico e estimula a inteligência, através da atividade que o jogo proporciona, seja ela competitiva ou colaborativa a criança desempenha suas melhores habilidades.
4- CONCLUSÃO
O lúdico contribui de forma considerável na educação infantil sendo ela muito abrangente nas séries iniciais, o uso dessa metodologia auxilia na alfabetização, e no aprendizado através de brincadeiras, filmes, dinâmicas, jogos dentre outros. Levando a crianças a sentir sensações de entusiasmos e felicidade.
O brincar revoluciona a vida da criança, desde das brincadeiras mais simples, como esconde-esconde, morto-vivo e pega-pega. E até mesmo as mais elaboradas
como criação de um labirinto, quebra cabeça e jogo da memória. Construindo assim um melhor aprendizado.
Através dos filmes os alunos podem adquirir novos costumes ligados ao comportamento, sendo ele melhor convívio social e familiar. O filme pode retratar diversos problemas, dependendo do método utilizado pelo educador, o aluno adquire conhecimentos que levará para o resto de sua vida.
A utilização de jogos e dinâmicas traz um melhor desenvolvimento de superação para os alunos os jogos contribuem na coordenação motora e inteligência, no entanto a dinâmica acrescenta o melhoramento nas principais formas de expressão.
Portanto é de suma importância a utilização do lúdico nas séries iniciais, pois cada criança tem uma forma diferenciada de aprendizado, tornando o professor o mediador do conhecimento, ficando ele capaz de produzir diversas metodologias, inserindo atividades lúdicas para uma melhor resultado e desenvolvimento escolar.
6- REFERÊNCIAS
Alany Fotografias. Criança brincando com blocos de construção, aprendendo novas habilidades, jogo educativo com brinquedos para aprender em casa com os pais. 2018. Disponível em:< https://www.alamy.es/foto-nino-jugando-con-bloques-de-construccion-el-aprendizaje-de-nuevas-habilidades-juego-educativo-con-juguetes-para-aprender-en-casa-con-los-padres-172096503.html > acesso em 04 de novembro de 2018
ARCE, Daniela. A importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento da criança. Rede caminho do saber. Disponível em: < http://www.redecaminhodosaber.com.br/blog/atividades-ludicas/ > acesso em: 20 de outubro de 2018.
FERNANDES, Ines Cirlei Budske. ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DE DISCENTES NO AMBITO ESCOLAR. Monografia Universidade de Brasília polo arquimes. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4232/1/2012_InesCirleiBudskeFernandes.pdf> acesso em: 20 de outubro de 2018.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.
GOMES, Kátila Fernanda. O LÚDICO NA ESCOLA: atividades lúdicas no cotidiano das escolas do ensino fundamental I no município de Araras. Rio Claro 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/119288/gomes_kf_tcc_rcla.pdf?sequence=1 Acesso em: 20 de outubro de 2018.
MARTINS, Ana. Rede do ensino do saber. Filmes Infantis: 5 opções educativas que você e seus filhos vão adorar! 2018 Disponível em: < http://www.redecaminhodosaber.com.br/blog/5-filmes-infantis-indicados-a-familia/> acesso em: 04 de novembro 2018