Buscar artigo ou registro:

 

BIG BANG COLORS EM UM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR

 

Disciplinas envolvidas: Química, Biologia, Matemática e Inglês.

 

João Rodrigues da  Costa[1]

Renata Custódio de Lima[2]

Max José Pereira[3]

 

INTRODUÇÃO

 

            O projeto teve início, a partir de reuniões do Pró – Escola de Formação (PEFE) na Escola Plena Cel. Antônio Paes de Barros do Município de Colíder/MT, Escola de tempo integral.

            A partir dos estudos realizados sobre metodologia, buscamos formar grupos de professores para desenvolver uma proposta interdisciplinar, no caso o método escolhido fora a prática experimental interdisciplinar.

            O ensino de Química tem sido motivo de muitas discussões e debates, em relação à forma de apresentar e trabalhar conteúdos, com a intenção de possibilitar a compreensão da Química e a sua relação como meio social das pessoas. Como encontramos na proposta das Diretrizes Curriculares, de acordo com Maldaner(2003,p.144), acredita-se que o Ensino de Química deve ser voltado para construção e reconstrução dos conceitos científicos nas atividades de sala de aula. Isto implica em compreender o conhecimento científico e tecnológico para além do domínio estrito dos conceitos de Química.

Ainda encontramos também nas Diretrizes Curriculares que, de acordo com Oliveira (2001), os conceitos científicos devem contribuir para a formação de sujeitos que compreendam a ciência do seu tempo, tornando-se agentes de transformação da sociedade em que estão inseridos.

As relações interdisciplinares que envolveram a Biologia com atividades práticas por meio de técnicas na extração de pigmentos vegetais (PORTO, 2009) às disciplinas de Química contribuíram através dos estudos sobre pigmentos fotossintetizantes na absorção da energia luminosa (ROCHA, 2014; Torres, 2012) e associando com a Arte, agregando os saberes de habilidades artísticas para os alunos (BORBA et al, 2016).

A Língua Inglesa apresenta melhores resultados quando trabalhada de forma Interdisciplinar, com metodologias e materiais diversificados para que os alunos despertem interesse pela aprendizagem de uma Língua Estrangeira, que tem como objetivo geral despertar o interesse do aluno pela Língua de forma interdisciplinar, para que ele a compreenda como parte integrante do cotidiano, assim como sua comunicação efetiva no acesso ao conhecimento. Para atingir tais objetivos, os profissionais da área de Língua Inglesa devem estar comprometimentos com o ensino, de forma flexível, contextualizada e a atualização dos conteúdos deve ser contínua por parte dos docentes.

As Diretrizes Curriculares da Educação Básica - DCE (2008) propõem que o ensino de Língua Estrangeira deva possibilitar ao educando uma visão de mundo mais ampla. Portanto, seu domínio é necessário para os alunos poderem avaliar os paradigmas existentes e criar novas maneiras de construir sentidos no mundo.

O foco do estudo tem como meta a Língua Estrangeira na relação interdisciplinar. Portanto, a interdisciplinaridade como um dos requisitos educacionais na disciplina de Inglês, isto é, o trabalho em conjunto com outras áreas ao mesmo tempo em que amplia os horizontes apresenta riscos e enfrentam desafios, por tirar o profissional da zona de conforto, a proposta vai muito além dos conteúdos básicos, adentra nos demais saberes e cria a oportunidade aos educandos a expansão dos conhecimentos.

A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a construção de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados (BRASIL, 1998, p. 89).

            A turma escolhida para desenvolver as atividades foi à turma do 3º ano A do Ensino Médio de período Integral da Escola Paes de Barros, a qual conta com 12 alunos matriculados regularmente.

            As áreas envolvidas na interdisciplinaridade foram Química que têm como regente a professora Renata Custódio, Biologia como professor regente João Rodrigues e Inglês como professor regente Max José, ambos lotados na mesma unidade escolar, com aulas em comum na turma escolhida para trabalhar. Após reuniões do estudo dos métodos, foi escolhido o método adotado para o desenvolvimento do projeto foi a metodologia de José Carlos Libâneo, de que têm como finalidade desenvolver no educando os quatro pilares da educação.

Aprender a conhecer, quando tornamos prazeroso o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. É o interesse nas informações, libertação da ignorância. Com a velocidade em que o conhecimento humano se multiplica, muitas vezes deixamos de lado essa necessidade de nos aprimorar, se desinteressando pelo outro, pelo novo. Sendo assim, o aprender a conhecer exercita a atenção, a memória e o pensamento.

Aprender a fazer, é ir além do conhecimento teórico e entrar no setor prático. Aprender a fazer faz com que o ser humano passe, a saber, lidar com situações de emprego, trabalho em equipe, desenvolvimento coorporativo e valores necessários para cada trabalho. Esse pilar é essencial, á que vivemos em sociedades assalariadas e que, frequentemente, o trabalho humano é trocado pelas máquinas, o que exige uma realização de tarefas mais intelectuais e mentais.

Aprender a viver com os outros essenciais à vida humana, e que, muitas vezes, se torna um empecilho para a convivência em uma sociedade interativa. É preciso então, aprender a compreender o próximo, desenvolver uma percepção, estar pronto para gerenciar crises e participar de projetos comuns. É necessário deixar a manifestação da oposição de forma violenta de lado e progredir a humanidade. Descobrir que o outro é diferente e saber encarar essas diversidades faz parte da elevação educacional de cada um. Ir, além disso, e lidar com objetivos comuns no qual todos passaram a fazer parte de uma mesma ação, e poder conduzir este trabalho aceitando as diferenças individuais, é o que melhora a vida social.

Aprender a ser desenvolver o pensamento crítico, autônomo, incitar a criatividade e elevar o crescimento de conhecimentos, além de ter em mente um sentido ético e estético perante a sociedade. Isto é aprender a ser. Não podemos negligenciar o potencial de cada indivíduo, é preciso contribuir para o seu total desenvolvimento, adquirindo ferramentas que formulam os juízos e valores do ser autônomo, intelectualmente. A diversidade de personalidades é o que gera a inovação dentro da sociedade.

METODOLOGIA

            Consiste basicamente em, distribuir os alunos em grupos de 3 a 5 alunos, com temas iguais ou diferenciados. Deve-se adotar um método de ensino conjugado a outros métodos de ensino e aprendizagem e com isto instigar os alunos a buscar uma solução para toda a turma no momento desta atividade.

            Os alunos devem ter o conhecimento notório sobre a temática desenvolvida em sala de aula e misturar os alunos dos grupos diferentes do que pertencem. No grupo será escolhido dentre eles um líder para representá-los em cada uma das atividades. O ambiente a ser realizada a atividade didática deve ser arejado e ter uma boa condição de luminosidade e os alunos prezarem pela ordem da sala em questão.

            Na disciplina de Química, com a qual o trabalho realizado com o uso do livro didático para trabalharmos as funções oxigenadas, bem como suas fórmulas e nomenclaturas e a resolução de exercícios. Foi apresentada aos alunos a FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) a qual o a professora explicou as normas básicas de segurança em comercialização de produtos químicos e como preservar o meio ambiente, que estão de acordo com a resolução da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Posteriormente os alunos realizaram uma pesquisa para metabolização do tolueno (metil benzeno) no organismo, bem como a identificação dos grupos funcionais presentes na molécula de prostaglandina E2 que está presente em solventes orgânicos e suas toxidades.

No estudo da Biologia relacionou o resultado da técnica de cromatografia em papel pela extração de pigmentos vegetais que fixou o pigmento no papel filtro (PORTO, 2009) e por meio do método de trabalho em grupo (Libâneo, 2006) e na mediação durante as aulas de Química, foi exposto em explicação pelo método de exposição pelo professor (Libâneo, 2006) o sentido de que a obtenção dos pigmentos vegetais adquiriu no processo fotossintético, envolvendo os pigmentos vegetais e a absorção dos diferentes comprimentos de ondas luminosas pelas clorofilas (ROCHA, 2014; Torres, 2012).

Em inglês os alunos realizaram a escolha dos temas propostos, sendo Street art, 3D art, Colors of flags of countries, Colors of seasons, após a escolha foi apresentado aos alunos quais seriam os tópicos a serem pesquisados, foi feita uma aula expositiva introdutória relacionada a cada tema proposto, em seguida utilizado o laboratório de informática para as pesquisas afim de  identificaram os principais autores de obras consagradas, anônimos, eventos regionais, mundiais e a influencia no meio atual.

 

MATERIAL E MÉTODOS 

A turma foi dividida em grupos para pesquisas na sala de informática com a edição de apresentações em slides juntamente. Posteriormente fora realizado com o professor de Biologia a extração de pigmentos de algumas espécies de extratos vegetais, açafrão, colorau, repolho roxo e salsinha. Nesse processo os alunos maceraram as espécies vegetais e em seguida foi adicionado álcool e separando por meio de filtragem o pigmento obtido de acordo com a mistura já macerada.

  

As estas soluções foram colocadas fitas de papel absorvente para identificar a cor presente em cada um dos extratos observados. E depois foram adicionadas essa pigmentação a cola branca escolar para obtenção de tinta, que foi juntamente com a professora da disciplina de Artes e esta foi avaliada a sua eficiência em pintura.

Foi trabalhado com o professor Biologia a técnica de cromatografia em papel com o deslocamento do pigmento vegetal de uma borda para a outra borda do papel por capilaridade (PORTO, 2009). Nessa técnica da extração de pigmentos vegetais que sequencialmente, adquiriu os vegetais açafrão (Curcuma longa), colorau (Bixa orellana), repolho roxo (Brassica oleracea var. capitata f. rubra), salsinha (Petroselinum crispum), cenoura (Daucus carota) e beterraba (Beta vulgaris, L.) depois macerou cada um em pequeno pilão e em cadinho de louça, adicionou álcool e água no copo descartável com o material por 15 minutos, retirou a mistura macerada deixando nos copos somente o caldo, mergulhou uma ponta de cada tira de papel filtro numa mistura pequena parte da tira do papel filtro em cada copo deixando as tiras em repouso por duas horas, retirou as tiras que estavam absorvendo as pigmentações e deixou para secar na sombra sem luminosidade penduradas por 7 horas. Em outro momento nas aulas de Arte observou as colorações dos pigmentos obtidos e com os corantes naturais armazenados adicionou cola sintética para a realização de pinturas em desenhos (BORBA, 2016) e relacionando as cores com a luz absorvida pelos pigmentos (ROCHA, 2014; SANTOS, 2006). Na Biologia pelo Método de Exposição pelo professor (Libâneo, 2006) instigou os alunos em questionamentos sobre os diferentes pigmentos vegetais e associou sua absorção aos diferentes comprimentos de luz durante o processo da fotossíntese pelas clorofilas (STREIT, 2005, TORRES, 2012).

Na disciplina Inglês depois de organizados os grupos de estudo e selecionado os temas, na sala de informática foi dado inicio a pesquisa e elaboração de uma apresentação em Power Point, onde cada grupo interagindo com as cores obtidas no experimento nas aulas de química e biologia, relacionaram as cores aplicadas, coletando informações como uso das cores relacionado a região, clima, influencias e costumes. O grupo A apresentou sobre Street art : Grafites, exposições em 3D, Billbord: As mais famosas artes de grafite suas regiões e influencias, relacionar artistas e suas obras,  oultdoor em geral.  O Grupo B discorreu sobre American fashion in the seasons: Aplicação das cores nos vestuários de cada estação do ano e o grupo C: Flags of countries with English languages : Apresentou as bandeiras das nações onde a língua inglesa é oficial e a diversidades de cores com um breve contexto histórico sobre a influencia  inglesa nestes países.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Produzir tintas orgânicas;
  • Identificar solventes orgânicos;
  • Identificar as principais vias de introdução de agentes tóxicos no organismo;
  • Extrair os pigmentos vegetais pela técnica cromatografia em papel.
  • Utilizar os conhecimentos básicos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.

OBJETIVO GERAL

  • Possibilitar a interdisciplinaridade entre as disciplinas envolvidas na atividade;
  • Trabalhar em equipe com os alunos em que foram avaliados a sua pontualidade, interação e cooperativismo com os membros dos grupos.

 

RESULTADOS ESPERADOS   

Finalmente para conclusão dos trabalhos relacionados ao Big Bang Colors os alunos escolheram uma área do muro da escola para fazer o registro da atividade por meio de um desenho que era basicamente uma lata de tinta que estaria representando seu descarte em meio ambiente.

 

Após os alunos desenvolverem as suas atividades, irão realizar a socialização entre os grupos e que no momento oportuno fazer suas ponderações sobre a temática realizada. Neste momento serão demonstradas as situações ocorridas no momento das atividades e seus resultados obtidos.

Espere-se assim que com este trabalho os alunos compreendam a evolução do desenvolvimento das tintas desde o período Paleolítico Superior, o qual era realizado pinturas rupestres pelos hominídeos até o período atual em que se encontram as tintas sintéticas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BORBA, Sabrina. Tintas Naturais: uma proposta artística e interdisciplinar para o ensino de Química. II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. Joinville - Sc, 5 e 6 De Setembro de 2016. . p. 713.

 

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos, 1994; Cap 07, páginas 149 – 176;

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006. 258p.

LISBOA, Júlio Cezar Foschini – Ser Protagonista: Química 3º ano Ensino Médio; Ed. SM Ltda; 3ª Edição 2016 – páginas 244 – 245;

MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: professor/ pesquisador. 2. Ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2003. p.120;

PORTO, Amélia Pereira Batista  et al. Separando pigmentos dos vegetais. Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Belo Horizonte – MG: Centro Pedagógico, 2009.  http://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/ pergunta_286059.shtml  - Acesso dia 06/10/2018 às 13h.

SANTOS, Durvalina Maria Mathias dos. Separação e identificação de pigmentos fotossintético. Cromatografia de papel. Disciplina de Fisiologia Vegetal, Unesp, Jaboticabal. 2006. p.1 - 3.

 

SEDUC, Orientações Curriculares Da Educação Básica SEDUC –MT; Ed.Print; Cuiabá 2010;

 

SEDUC MT; Orientativo Pedagógico Escola Plena; Ed. SEDUC – Cuiabá 2018.

 

STREIT, Nivia Maria; CANTERLE, Liana Pedrolo; CANTO, Marta Weber do; Hecktheuer, Luísa Helena Hychecki. As Clorofilas. Ciência Rural, Santa Maria, v.35, n.3, p.748-755, mai-jun, 2005.

 

ROCHA, DANIELLY SANTOS; REED, ELAINE. Pigmentos naturais em alimentos e sua importância para a saúde. Estudos, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 76-85, jan./mar. 2014.

 

TORRES, Priscila Bezerra. Análises de pigmentos fotossintetizantes e substâncias fenólicas em Gracilariopsis tenuifrons (C. J. Bird & E. C. Oliveira) Fredericq & Hommersand em diferentes intensidades de luz. São Paulo: USP. Instituto de Biociências. Departamento de Botânica 2012. 104 p.

 

[1]Habilitação Licenciatura em Ciências Biológicas, Especialização em Desenvolvimento Regional Agroflorestal - UNEMAT e Especialização em Análises Clínicas - UNIC Aeroporto Sinop/ MT. email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[2]Habilitação Licenciatura em Química e Especialização em Gestão Escolar. Educação e Presídio. email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

[3]Habilitação Graduação Licenciatura em Matemática. email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.