Buscar artigo ou registro:

 

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

 

Edineia silva macedo
Ercilia Oliveira Souza
Claudete dos Santos
Giovana Lopes da Silva
Maria socorro do Vale

 

 

 

RESUMO

 

O artigo a seguir apresenta as dificuldades de aprendizagem mais conhecidas e que vem tendo grande repercussão na atualidade como exemplo, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Sendo assim, a escola e os envolvidos no processo educativo devem estar atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem. Além disso, é preciso observar se as dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais. É importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à falta de interesse, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado. Os professores são os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos. O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Dificuldades de aprendizagem. Sintomas. Inclusão.

 

 

ABSTRACT

 

The following article presents the best known learning difficulties and that is having a big impact today as an example, ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder). Thus, the school and involved in the educational process should be aware of these difficulties, noting whether they are temporary or if they continue. Furthermore, it should be noted that the difficulties can arise from organic or emotional factors. It is important to be discovered in order to assist the development of the educational process, realizing that they are associated with laziness, tiredness, sleep, sadness, unrest, disorder, among others, also considered factors that discourage learning. Teachers are the most important in the process of identification and discovery of these problems, but have no specific training to make such diagnoses, which should be made by doctors, psychologists and educational psychologists. The teacher's role is restricted to observe the student and assist the process of learning, making lessons more dynamic and motivated, not labeling the student, but giving you the opportunity to discover their potential.

 

 

KEYWORDS: Difficultius aprendizagem. Symptoms. Inclusion.

 

Justificativa.

 

Diante da proposta deste artigo, podemos observar que há um número significativo de crianças nas séries iniciais de sua escolarização que apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. São crianças que estão condenadas ao fracasso antes mesmo que se esgotem todas as possibilidades didático-pedagógicas em alfabetizá-las, uma vez que não há uma sala psicopedagógica específica que atenda suas defasagens curriculares.

 

Ao se propor o presente artigo, acredito que se pode contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças que não conseguem apreender as habilidades necessárias para o domínio da leitura, escrita, e cálculos. No artigo se propõe operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre a proposta pedagógica das escolas, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino- aprendizagem e de avaliação com um enfoque ao ensino e aprendizagem e avaliação visando garantir que todos os alunos aprendam.

 

Acredita-se que a superação dos problemas de ensino é necessário um planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais, estudo constante, dedicação e muita competência, pois será necessário investigar as teorias de aprendizagem e colocá-las em prática.

 

INTRODUÇÃO

 

Ao longo deste artigo irei abordar sobre um tema que preocupa as famílias, os professores e, sobretudo aos alunos que muitas vezes não veem o resultando de seus esforços para aprender.

 

Dificuldade de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. Esta dificuldade afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação e pode tornar problemático para um indivíduo o aprendizado tão rápido quanto o de outro, que não é afetado por ela.

 

Estas dificuldades de aprendizagem não são decorrência de falta de habilidades intelectuais, comunicativas ou afetivas do aluno, mas são resultados das interações entre suas características pessoais e os diferentes contextos nos quais o aluno se desenvolve, especialmente a família e a escola.

 

Os problemas de dificuldade de aprendizagem se manifestam de diferentes formas dentro da escola, e sintomas divergentes se apresentam para revelar que algo não vai bem. Cada aluno é único na sua forma de ser, de aprender, bem como de não aprender.

As dificuldades de aprendizagem não é um tema recente nem mais uma preocupação consequente dos tempos modernos. Há muito tempo, educadores vem realizando pesquisas e investigando as causas que possam justificar o mau rendimento escolar, ou os problemas de aprendizagem. Sabemos que o conhecimento do sujeito é construído na interação com o seu meio, seja familiar, escolar ou cultural, e, deste meio, depende para se desenvolver como pessoa. As dificuldades de aprendizagem centram-se em dificuldades nos processos implicados na linguagem e nos rendimentos acadêmicos independentemente da idade das pessoas e cuja causa seria ou uma disfunção cerebral, ou uma alteração emocional- condutual. “Segundo Strick e Smith (2001), as dificuldades de aprendizagem referem-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho estudantil. As dificuldades são definidas como problemas que interferem no domínio de habilidades escolares básicas, e elas só podem ser formalmente identificadas até que uma criança comece a ter problemas na escola”.

 

Entretanto, quando o meio é qualificado como inadequado para o desenvolvimento sadio, tanto físico quanto psicológico, o sujeito poderá encontrar obstáculos, mas poderão ser superados à medida que encontramos na família, na escola e no próprio sujeito uma porta, que permita entrar e (re) construir junto a estes, uma nova aprendizagem. O estudo do processo de aprendizagem humana e suas dificuldades são desenvolvidos pela Psicopedagogia, levando-se em consideração as realidades interna e externa, utilizando-se de vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os.

 

Grande parte dos professores enfrentam dificuldades em seu cotidiano, em muitos casos o ensino não sai do jeito ao qual foi planejado, por este ter que dar mais atenção a um tipo de aluno que tem uma certa dificuldade de aprender. Em um passado não muito distante, os casos de crianças com dificuldades de aprendizagem, eram encaminhados para classes ou escolas especiais que ofereciam um ensino diferenciado. Atualmente, a política educacional prioriza a educação para todos e a inclusão de alunos que, há pouco tempo, eram excluídos do sistema escolar por portarem deficiências físicas ou cognitivas, Segundo a Lei Nº 8069 de 13/07/1990 “Art. 11º- É garantido a todas as crianças e adolescentes o direito de organização e participação em entidades estudantis”. Com isso, um grande número de alunos (crianças e adolescentes), que ao longo do tempo

apresentavam dificuldades de aprendizagem e eram rotulados com alunos difíceis que estavam fadados ao fracasso escolar, pôde frequentar as escolas em geral. Estes alunos demonstram um grande potencial cognitivo pode ser resgatados na sua própria aprendizagem. “É aprendendo que reformulamos nossa maneira de atuar no mundo e sobre ele”. (SOARES, 2003).

 

Independente do caso é importante que a criança continue a assistir e a participar das atividades escolares normais. Muitos pais demonstram certa reação diante das dificuldades de seus filhos? Para aqueles que acompanham o filho na escola, nota-se resultados imediatos, mas sempre a há aqueles que notam essas dificuldades apenas no 4º bimestre quando o quadro é irreversível. “Segundo a Lei 8069 de 13/07/1990 “art.13°- É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, e obrigatoriamente participar de definições das propostas educacionais e da vida escolar de seus filhos”. A dificuldade de aprendizagem é um tema que deve ser estudado levando-se em conta todas as esferas em que individuo participa (família, escola, sociedade, etc.) sabe-se que nunca há uma única causa para o fracasso escolar e que também um aluno com dificuldade de aprendizagem não é um aluno que tem deficiência mental ou distúrbios, na verdade existem aspectos fundamentais que precisam ser trabalhados. Crianças que passam pouco tempo com os pais e residem longe da escola ou em lugares violentos e pertencentes às classes menos favorecidos são exemplos utilizados para justificar as causas das “dificuldades de aprendizagem”.

 

Para Guerra (2001), crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem não são deficientes, não são incapazes. Incapacidades de aprendizagem não devem ser confundidas com dificuldades de aprendizagem”.

 

As crianças com dificuldades de aprendizagem são crianças suficientemente inteligentes, mas enfrentam muitos obstáculos na escola. São curiosos e querem aprender, mas sua inquietação e incapacidade de prestar atenção tornam difícil explicar qualquer coisa a eles. Essas crianças têm boas intenções, no que se referem a deveres e tarefas de casa, mas no meio do trabalho esquecem as instruções ou os objetivos.

 

De acordo com pesquisas realizadas podemos identificar alunos com dificuldade de aprendizagem quando o mesmo não assimila ou decodifica palavras simples. Segundo a autora Simaia (2009) certos sintomas e comportamentos infantis se apresentam com grande intensidade, assim ficando difícil para os professores distinguir os problemas de aprendizagem. É uma tarefa muito complicada diferenciar os limites que os separam um do outro, cabendo ao professor apenas detectar as dificuldades que se apresentam em sala

de aula e investigar as causas de forma ampla, incluindo aspectos orgânicos, neurológicos, psicológicos e possíveis problemas oriundos do meio em que a criança vive.

 

Segundo Abram Topczewski (2000, p.45) um professor pode sugerir uma avaliação especializada para um aluno com aparente dificuldade de aprendizado, no momento em que o professor perceber que o desempenho do aluno está aquém do esperado para o seu potencial intelectual, quando perceber dificuldades especifica ou notar a existência de desvios comportamentais”. Nessas circunstâncias, os professores devem comunicar-se com os orientadores educacionais para que estes encaminhem o aluno para uma avaliação especializada.

 

Segundo o “DSM-IV: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais” (1995), desmoralização e baixa auto estima podem estar associadas às dificuldades de aprendizagem. A criança com dificuldades de aprendizagem muitas vezes é rotulada, sendo chamada de “perturbada”, incapaz “ou” retardada”.

 

Nas escolas nota-se que existe colaboração dos pais para ajudar no melhoramento das dificuldades apresentadas por alguns alunos? Na maioria dos casos sim, nota-se quando se manda tarefas, e as mesmas voltam resolvidas de casa. “Vygotsky (1989) afirma que o auxílio prestado à criança em suas atividades de aprendizagem é válido, pois aquilo que a criança faz hoje com o auxílio de um adulto, amanhã estará realizando sozinha”. Desta forma, o autor enfatiza o valor da interação e das relações sociais no processo de aprendizagem. “Para Piaget, o objeto de conhecimento não esta no sujeito nem no meio físico social, mais sim no espaço de troca. A interação é igual à troca e não a inter-relação como é para Vigotsky”.

 

De acordo com pesquisas realizadas as principais dificuldades de aprendizagem notadas pelos professores é a falta de interesse dos alunos, apoio da família e muitas vezes falta de materiais pedagógicos.

 

No entanto, qual o significado de dificuldade de aprendizagem? Trata-se do quadro clinico que é diagnosticado em um número pequeno de crianças que apresentam progressos limitados no aprendizado escolar, apesar de terem as condições necessárias para um bom rendimento no aprendizado, como:

 

  • Não apresentar deficiências auditivas ou visuais;

 

  • Receber estímulos adequados para aprender e estudar;

 

  • Apresenta inteligência suficiente para um desempenho escolar melhor que o demonstrado;

Frequentar escola com todas as possibilidades de oferece bom nível de

 

ensino;

 

  • Estar motivado para o aprendizado;

 

Segundo José & Coelho (2002, p.23), existem inúmeros fatores que podem desencadear problemas de aprendizagem”.

 

Quais são as causas que podem determinar o comprometimento do aprendizado? Varias são as causas relacionadas às dificuldades na aprendizagem escolar, como exemplo:

 

*comprometimento do nível intelectual

 

*alterações comportamentais

 

*distúrbios emocionais

 

*inadequação pedagógica

 

*inadaptação ao método de ensino

 

*inadequação familiar

 

*dificuldade especifica do aprendizado

 

*doenças agudas ou crônicas

 

*disfunções do sistema nervoso central

 

O que se deve considerar para recomendar um tratamento para crianças com dificuldades de aprendizagem?

 

Varias são as considerações a serem feitas para que se possa indicar um tratamento adequado: se as dificuldades são inerentes ao aluno como:

 

  • Limitações intelectuais;

 

  • Distúrbios comportamentais;

 

  • Distúrbios emocionais;

 

  • Inadaptação social;

 

  • Dificuldade especifica para o aprendizado;

 

 

  • Inadaptação aos métodos de ensino;

 

  • Preparo inadequado dos professores

 

  • Orientação psicopedagógica insuficiente;

 

  • Se as dificuldades estão relacionadas ao ambiente familiar.

 

Segundo Cunha um método de tentarmos solucionar estes quadros de dificuldades de aprendizagem é através do amor que se obtêm a saúde mental e

emocional. É em razão do amor que sabemos se somos felizes ou não. É por sua ação que os alunos são encorajados a romperem os seus limites em voos mais altos e a respeitarem os seus limites estabelecidos para as suas disciplinas e aprendizado”.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Em condições habituais, todo o individuo tem possibilidades para o aprendizado escolar, mas a abrangência e a velocidade são variáveis e podem ficar aquém das expectativas dos pais, professores e da própria criança. Alguns fatores exercem importante interferência nas relações familiares, sociais e no estado emocional da criança como exemplo distúrbios emocionais, inadequação familiar, inadequação pedagógica entre outras. Existe, atualmente, uma grande corrida para o problema, embora não seja encarado de maneira adequada e competente.

 

Muitas vezes, em nome da criança, alguns caminhos são percorridos sem que se pare para pensar nas reais necessidades e possibilidades da própria criança. A família tem um importante papel no desenvolvimento do sujeito, principalmente no que diz respeito

 

  • afetividade, condição necessária ao crescimento integral da criança. A família que oferece um ambiente livre de criticas, ameaças e exigências estarão proporcionando um bom equilíbrio à criança e proporcionando uma base firme, ajudando-a a lidar com as frustrações, fracassos, sucessos, mudanças, perda.

 

REFERÊNCIAS

 

 

BOSSA, Nádia Aparecida. Dificuldades de aprendizagem o que são? E como tratá-las? Porto Alegre: editora Artmed, 2000.

 

 

COLL, César; Marchesi, Álvaro; Palácios, Jesus. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004.

 

CUNHA, Antônio Eugênio. Afeto e Aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak editora,

2008.

 

GARCIA, Jesus Nicasio. Manual de dificuldades de aprendizagem linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.

 

PORTELLA, Fabiani Ortiz; FRANCESCHINI, Ingrid Schroeder. Família e aprendizagem uma relação necessária. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2008.

 

SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem a Psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rio de Janeiro: Editora Wak Ed, 2009.

 

Secretaria de estado de justiça defesa da cidadania - MT, Estatuto da criança e do adolescente. Lei federal N° 8069 de 13/07/1990.

 

Topczewski,Abram. Aprendizado e suas desabilidades como lidar. São Paulo:

 

Casa do Psicólogo editora, 2000.

 

http://www.brasilescola.com/educacao/dificuldades-aprendizagem.htm Acesso em 30/01/2016