Buscar artigo ou registro:


COMO TER UMA VELHICE SAUDÁVEL


Bernadete Maria Peletti da Silva
Cláudia Pagliari
Diulia Caroline da Silva
José Roberto de Oliveira

RESUMO

Nos dias atuais, desde jovem algumas pessoas se estão mais atentas à sua saúde, ou seja, tem um conhecimento básico de saúde e priorizam seu bem-estar. Com essa atitude, a mudança na idade média tinha a expectativa de vida em 30anos e hoje em alguns países já passa dos 80 anos. Nota-se devido á isso, que no mundo inteiro as pessoas estão vivendo mais, passando desta idade com poucas doenças crônicas e com melhora na qualidade de vida, onde subentende-se que quanto mais cedo começar a cuidar da saúde, melhor será a qualidade de vida do idoso na terceira idade. Com o passar dos anos, nosso corpo passa por transformações onde muitas funcionalidades acabam sendo alteradas, seja neurológico ou físico. Algumas doenças são propensas a acontecerem a partir dos 40 anos, onde ainda conseguimos reverter algumas situações através de preventivos. Considerando tais fatores, a atividade física tende apenas a beneficiar o corpo e a mente da pessoa idosa, porém, como alguns estudos já realizados apontam, quanto antes começar a atividade física regular no decorrer da vida, melhor será nossa condição física na velhice, pois o corpo estará com o aparelho locomotor mais fortalecido e nossos movimentos funcionais mais coordenados. Através pesquisa realizada por revisões bibliográficas de revistas, artigos e pesquisas, percebe-se que quanto mais cedo os jovens de preocuparem com a velhice e conscientizar-se sobre a importância do agora que reflete no futuro, antes o jovem aprende a se cuidar e melhor será a velhice com mais saúde física e mental.

Palavras-chave: Idoso. Saúde. Qualidade de vida. Exercício físico.


ABSTRACT

Nowadays, as a young person, some people "take care", that is, they have a basic knowledge of health and prioritize their well-being. With this attitude, the change in the average age had a life expectancy of 30 years and today in some countries is over 80 years. It is noteworthy because of this, that throughout the world people are living longer, passing this age with few chronic diseases and with improvement in quality of life, where it is understood that the earlier you start to take care of health, the better the quality of the elderly in the elderly. Over the years, our body undergoes transformations where many functionalities end up being altered, be it neurological or physical. Some diseases are prone to occur from the age of 40, where we can still reverse some situations through preventive. Considering these factors, physical activity tends only to benefit the body and mind of the elderly, but, as some studies have already pointed out, the sooner regular physical activity begins in the course of life, the better our physical condition in old age, since the body will be stronger with the locomotor system and our functional movements more coordinated. It is noticed that the sooner young people worry about old age and become aware of the importance of now reflecting on the future, the younger learn to care and the better the old age with more physical and mental health.

Keywords: Elderly. Health. Quality of life. Physical exercise.


Introdução:

Ter uma juventude eterna, sempre foi um sonho muito antigo, por isso, a população em geral vem se construindo com mais autonomia e consciência sobre seu corpo. Nos dias atuais, desde jovem algumas pessoas se “cuidam”, ou seja, tem um conhecimento básico de saúde e priorizam seu bem-estar. Com essa atitude, a mudança na idade média tinha a expectativa de vida em 30anos e hoje em alguns países já passa dos 80 anos. Nota-se devido á isso, que no mundo inteiro as pessoas estão vivendo mais, passando desta idade com poucas doenças crônicas e com melhora na qualidade de vida, onde subentende-se que quanto mais cedo começar a cuidar da saúde, melhor será a qualidade de vida do idoso na terceira idade. Segundo a revista digital De olho no futuro:

Algumas pesquisas apontam que: Graças aos avanços científicos, nunca houve tanta gente com mais de 60 anos como atualmente. Mais de 900 milhões de pessoas, ou 12% dos habitantes da Terra, estão desfrutando da melhor idade. Com uma expectativa de vida cada vez mais alta e taxas de fertilidade mais baixas, até 2050 teremos 2,1 bilhões de pessoas com mais de 60 anos2, representando quase 22% da população mundial, isso ocorre devido as tecnologias que tem auxiliado e melhorado o padrão de vida da população, como na higiene, vacinas e antibióticos, fazendo com que doenças infecciosas pudessem ser controladas”.

Além dessas questões, observa-se também que as pessoas têm se preocupado mais com sua alimentação, tanto na quantidade quanto na qualidade e com isso, procurado nutricionistas que orientassem melhor sobre os alimentos ingeridos.

Em estudos, também apresentam que a quantidade de calorias ingeridas durante a vida, pode mudar o tempo de expectativa da mesma, pois aqueles que se alimentam adequadamente e com um valor calórico na quantidade necessária, faz com que o organismo trabalhe de forma correta e com mais rapidez. A questão de envelhecer bonito e sem qualquer problema de saúde, é complicado e depende um pouco de sorte, pois geneticamente falando, alguns herdam genes que desenvolvem algumas doenças com o passar dos anos, como a hipertensão, diabetes, etc. Porém é importante ressaltar que a atividade física é importante, pois, independentemente de qualquer coisa, é ela quem faz com que o corpo não adoeça com tanta facilidade, melhorando o desempenho motor, físico e cognitivo do ser humano.

Conforme o tempo vai passando, nosso organismo tende a ficar mais lento e adoecer com facilidade, no entanto quando se pratica alongamentos e alguma atividade física, o corpo ganha mais flexibilidade, melhora o controle de diabetes e hipertensão, estimula a memória, aumenta a autoestima, fortalece os músculos, ativa as “juntas”, entre outros.


Desenvolvimento

Doenças mais comuns nos Idosos

Com o passar dos anos, nosso corpo passa por transformações onde muitas funcionalidades acabam sendo alteradas, seja neurológico ou físico. Algumas doenças são propensas a acontecerem a partir dos 40 anos, onde ainda conseguimos reverter algumas situações através de preventivos. Doenças como a Osteoporose, Mal de Alzheimer, Parkinson, catarata, Degeneração Macular Relacionada à Idade, Osteoartite, doenças cardiovasculares, Doenças Cérebrovascular, Hipertensão Arterial, diabetes, câncer, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, perda auditiva, incontinência urinária, entre outros.

A Osteoporose é uma doença que deixa os ossos menos densos e mais frágeis, geralmente acontece mais em mulheres após os 65 anos de idade. É uma degeneração no tecido ósseo, ocorrendo maiores riscos á fraturas. Seus principais sintomas são a falta de atividade física, carência de vitamina D, cálcio e proteínas, o tabagismo e o álcool. Muitos pacientes são vítimas de fraturas, dores e perda de autonomia. Pode ser prevenida através da ingestão de cálcio, atividades físicas, tomar sol em momentos corretos e realizar periodicamente exames de densitometria óssea.

O mal de Alzheimer é uma demência que causa a perca das funções do cérebro. Cerca de 65% das causas acontece em pessoas da terceira idade. É uma doença neurodegenerativa que destroem as células nervosas associadas à memória e funções cognitivas do cérebro. Formas de prevenção dessa doença vem associada a boa alimentação, atividades físicas e atividades para o Cérebro como jogos de lógica, leituras, entre outros.

O parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta principalmente o cérebro. Este é um dos principais e mais comuns distúrbios nervosos da terceira idade e é caracterizado, principalmente, por prejudicar a coordenação motora e provocar tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar. Não há formas de se prevenir o Parkinson, porém, é raro o aparecimento em mulheres e diminui ainda mais se houver uma vida ativa com atividades físicas.

Devido a estas doenças já serem por conta da idade e muitas vezes ser irreversível mudar o quadro depois de detectada, muitas pessoas esquecem que á partir de uma vida mais saudável psicologicamente pode tardar o início desta doença em nossa vida.

Por que praticar atividade física

Ao longo dos anos, as pessoas estão pensando e cultivado mais o seu corpo, conhecendo melhor si mesmo. Antigamente não existiam tantos meios de manter o corpo saudável, mas no século XX muita coisa começou a mudar, mais lugares e centros de saúde ofertados para a realização da prática da atividade física. A falta de oportunidade de praticar atividade física na terceira idade fazem com que os idosos desanimem ainda que tenham muita vontade de viver, e para essas pessoas a atividade física é um modo de mostrar que ainda são capazes de fazer coisas extraordinárias. O que antes precisava ser pago, hoje já se encontra de mais fácil acesso, tendo em alguns municípios pela prefeitura e órgãos públicos. Assim como diz em artigos e revistas, ter gastos com a saúde através de academias e profissionais desta área, faz com que as pessoas se previnam e melhore sua condição física desde jovem para quando chegar na terceira idade com mais disposição, ou seja, ao invés de gastos, o governo cria projetos e meios de prevenção ás doenças, trazendo opções saudáveis para perto da população e minimizando os gastos públicos com medicação e tratamentos de enfermos.

Ao longo da vida, passamos por um processo fisiológico irreversível, ou seja, após se iniciar o declínio dos sistemas fisiológicos no corpo não há como obter uma reversão dos mesmos, mas com a atividade física pode-se amenizar a velocidade com que se processam as modificações nos sistemas. O processo de envelhecimento, caracterizado por várias transformações progressivas e irreversíveis em função do tempo, onde as pessoas começaram a não medir esforços na busca de um envelhecimento bem-sucedido, que pode ser caracterizado por um equilíbrio entre o envelhecimento biológico e psicológico. Quando trabalhador juntos, podemos fazer com que o envelhecimento tarda mais, encontrando uma autoestima mais elevada da pessoa idosa, onde o pensamento eleva mais sua vontade de viver e o corpo consegue atender aos comandos de forma satisfatória que a pessoa atinja cada vez mais a amplitude dos seus movimentos e desejos.

Considerando tais fatores, a atividade física tende apenas a beneficiar o corpo e a mente da pessoa idosa, porém, como alguns estudos já realizados apontam, quanto antes começar a atividade física regular no decorrer da vida, melhor será nossa condição física na velhice, pois o corpo estará com o aparelho locomotor mais fortalecido e nossos movimentos funcionais mais coordenados.

Como conscientizar os jovens para ter uma velhice saudável.

O jovem geralmente tem uma ideia distorcida do idoso, coloca a terceira idade como algo muito distante da sua realidade e por isso muitas vezes vê a pessoa idosa como alguém doente, que não pode mais trabalhar, nem realizar atividades físicas e se divertir, porém a pessoa idosa tem se reinventado a cada ano, encontrado formas de estar mais livre, mais saudável e independente.

Como vimos anteriormente a população idosa no brasil tende a aumentar a cada ano, isso ocorre devido a população no geral estar mais preocupada com a saúde, realizando atividade física e cuidando da alimentação. No entanto vemos também que o aumento de doenças que antes eram consideradas de pessoas idosas como a hipertensão, Inflamações, entre outros, estão se desenvolvendo em jovens adultos com mais frequência, isso ocorre devido há algumas pessoas não se preocuparem com o futuro a longo prazo e pensarem apenas no agora, no momento, e com isso a organização nacional procura meios de conscientizar esses jovens adultos através da mídia e campanhas sobre o mal que podem estar causando a si mesmo.

Muitos artigos já estudam sobre o fato de conscientizar sobre maneiras de chegar a velhice de uma forma saudável, mostrando caminhos e exercícios que trabalham o corpo e a mente, pois não tem como haver um corpo saudável se o psicológico estiver doente. Mas o jovem demonstra um certo medo de envelhecer, que só o fato de falar sobre o assunto causa desconforto.

As pesquisadoras explicam que: "O jovem classifica a velhice como uma etapa difícil de viver". E qual a maneira mais comum de lidar com o que parece ser difícil, para os de pouca idade? Ignorar e fingir que não vai acontecer. Uma postura que pode causar muitos prejuízos no futuro.

Por isso, algumas coisas são essenciais para prevenir que as doenças que geralmente acontecem devido a velhice, chegue mais cedo, como encontrar um médico que o acompanhe por toda a vida ou pelo máximo de tempo possível, assim ele conhece bem seu corpo e consegue descobrir/evitar doenças mais cedo tendo mais capacidade de trata-las. Praticas atividade e exercícios físicos para obter uma “reserva muscular”, ou seja, maior fortalecimento muscular para sua locomoção e proteção articular. Obter o sono equilibrado para que o corpo tenha seu real descanso conseguindo ter melhor desempenho do seu organismo.

Materiais e métodos: Artigo realizado através de revisão bibliográfica de revistas e artigos digitais, onde foram encontrados dados importantes e reescritos em forma de pequenos trechos em meio ao texto. O presente artigo passou por reestruturação com os dados importantes e leituras de estudos mais atualizados.

Conclusão: Com alguns estudos relacionados a terceira idade, percebemos que o envelhecimento e suas doenças crônicas não podem ser evitados, porém existem formas de chegar a ela de maneira saudável e diminuir o impacto das doenças relacionadas a velhice. Entende-se também que a atividade física exercida frequentemente traz apenas benefícios de curto e longo prazo para o nosso corpo. Percebe-se que quanto mais cedo os jovens de preocuparem com a velhice e conscientizar-se sobre a importância do agora que reflete no futuro, antes o jovem aprende a se cuidar e melhor será a velhice com mais saúde física e mental. Portanto a atividade física não trará benefícios somente a locomoção, mas também a melhora do organismo em geral, o que leva a uma completa interação entre os aspectos positivos que levam a promoção da independência, tanto aspectos ligados a parte física, como os da parte psicológica, pois quando em estado de dependência o idoso sente-se um peso para as pessoas, tomando um padrão de comportamento rude em relação às pessoas que o cercam


Referências bibliográficas

Varella, Drauzio. Para retardar o envelhecimento. Revista digital Uol. 06/05/2019, 
Revisado em 6 de maio de 2019
. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/para-retardar-o-envelhecimento/>. Acesso em: 11/05/2019

Veras, Renata Peixoto. Prevenção de doenças em idosos: os equívocos dos atuais modelos. Rio de Janeiro, 28(10):1834-1840, out, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v28n10/03.pdf> acesso em: 15/05/2019

Equipe terceira idade. Aproveitando a terceira idade, 06/04/2018. Disponível em: <https://www.aterceiraidade.net/doencas-terceira-idade/>. Acesso em: 01/06/2019

Minha Vida, Revista digital: Parkinson, Causas e tratamentos. Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/saude/temas/parkinson>. Acesso em: 09/06/2019.

Souza, Thomas. Os Benefícios da Atividade Física na Terceira Idade. Blog da Educação Física. 03/03/2017. Disponível em: <https://blogeducacaofisica.com.br/atividade-fisica-na-terceira-idade/> acesso em: 16/06/2019

Bayer AG, Leverkusen; De olho no futuro: a saúde de uma população em envelhecimento. Revista Digital: Podemos viver melhor. Alemanha. 25/12/2018. Disponível em: <https://www.canwelivebetter.bayer.com.br/sociedade/de-olho-no-futuro-saude-de-uma-populacao-em-envelhecimento?gclid=EAIaIQobChMI0ceSn42P4QIVF7bICh0f7QpbEAAYASAAE gKLlfD_BwE&gclsrc=aw.ds> acesso em: 28/04/2019

Melo; Fábio Bandeira de, Agra; Marcela, Pacheco; Raíza , Freitas; Ravi, Mairins; Simão e Lucena; Stwart Percepção: o que os jovens pensam sobre a terceira idade. Revista digital. 05/09/2014. Disponível em <https://administradores.com.br/noticias/percepcao-o-que-os-jovens-pensam-sobre-a-terceira-idade> acesso em: 16/06/2019