Buscar artigo ou registro:

 

O FENÔMENO DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS REGULARES

Paula Cristina de Souza Moraes [1]

 

Resumo:

 O estudo tem por finalidade analisar as práxis de inclusão, através de estudo de caso, pelas quais as escolas/instituições acolhem/ atendem esses alunos, tendo a efetividade como mediadora das ações inclusiva. Dessa forma, analisar/investigar as práxis de execução percorridas para que esse estudante com a Síndrome Prader Willi tenha acesso a um ensino de qualidade, com a visão de equidade e não somente de igualdade. Visando sua formação humana.  Analisando historicamente a Educação Inclusiva, estudando ideologias em diferentes trajetórias marcadas por resistências da inclusão, por conquistas e pelas lutas das famílias. O lócus da pesquisa/estudo de caso ao analisar o processo de inclusão na escola regular (SESIESCOLA “Leonor Barreto Franco) - Cuiabá /MT, considerada uma escola/instituição com uma visão de equidade de inclusiva. Tendo a efetividade da inclusão de alunos não significa apenas somente na matricula e, nem tanto, ficar no mesmo ambiente com grupo escolar. É ter uma visão ampla na restruturação do sistema educacional como um todo, ou seja, incluir efetivamente e a construção saudável ensino e aprendizagem em todos os segmentos do desenvolvimento de um ser humano, como desenvolvimento, emocional desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento cultural e sua interação na sociedade.

 

Palavras-Chave: Educação Inclusiva; Efetividade; Síndrome Prader Willi e Congeneres.

 

Abstract

The purpose of this study is to analyze the inclusion praxis, through a case study, by which schools / institutions host / attend these students, having the effectiveness as an inclusive mediator of actions. In this way, analyze / investigate the execution praxis covered so that this student with the Syndrome Prader Willi, has access to a quality education, with the vision of equity and not only of equality. Aiming at his human training. Historically analyzing Inclusive Education, studying ideologies in different trajectories marked by resistances of inclusion, by achievements and by the struggles of families. The locus of research / case study when analyzing the process of inclusion in the regular school (SESIESCOLA "Leonor Barreto Franco) - Cuiaba / MT, considered a school / institution with a vision of inclusive equity. Having the effectiveness of the inclusion of students does not only mean in the enrollment and, not so much, being in the same environment with the school group. It is to have a broad vision in the restructuring of the educational system as a whole, ie to effectively include and construct healthy teaching and learning in all segments of a human development such as development, emotional cognitive development, cultural development and their interaction in the society.

 

Key words: Inclusive Education; Effectiveness; Syndrome Prader Willi and Congeneres.

 

 

INTRODUÇÃO

 

A pesquisa aqui apresentada tem como meta, analisar as práxis da execução da efetividade da inclusão na escola regular. Sendo assim, a pesquisa retrata sobre as barreiras que ainda são encontradas para que haja efetivamente, na pratica na educação inclusiva propriamente dita na sua concepção para crianças e adolescentes com necessidades especiais em especial (SINDROME PRADER)

Estamos vivendo em um cenário atual, onde muito se fala em inclusão, da inclusão, com inclusão, porém percebe-se ainda uma grande preocupação e desconforto por parte da sociedade escolar e sua clientela. Quando se norteiam as recentes diretrizes, os nortes nacionais e internacionais sobre o assunto “INCLUSÃO”, relacionada na tradução para o contexto educacional brasileiro.

O desafio principal é a conscientização que está se vivendo numa  era na educação, baseada na nova reforma de um programa do ensino que necessita de trabalho voltado para conscientização da nova realidade, da necessidade da não somente da integração, e sim, da inclusão propriamente efetiva, consolidada da escola regular, requer uma reforma atitudinais, comportamentais que supõem o desenvolvimento e envolvimento de gestores, professores, Adds, técnicos, porteiros, inspetores, famílias e comunidade como um todo que   irá receber , conviver com alunos especiais em todo o seu segmento de seu desenvolvimento humano.

 A escola, enquanto responsável pedagogicamente na formação do indivíduo, deve ter não somente o olhar, e sim, a visão que precisa colocar em práxis as mudanças da nova realidade, que não existe somente o ideal, e sim, também tem existe o real, ou seja, hoje no cenário atual brasileiro de educação formal, está diante de uma realidade de alunos especiais inserido em uma sociedade escolar com alunos não especiais. Visando uma educação não de igualdade e sim, de equidade, que insere-se, no contexto das discursões, cada vez mais latente, mais evidenciada que os alunos especiais tenham atribuições de seus direitos e deveres enquanto cidadãos na participação e contribuição socialmente dita. Essa discussão que cada vez se amplia sobre a inclusão, pode-se dizer que esta fundamentada historicamente decorrente das lutas pelos direitos humanos, em forma de Declaração e diretrizes politicas desde 1948, quando da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Sabe-se, que este cenário não é mais uma novidade atual no cenário educacional, que por sinal, é umas das principais alavancas nas projeções sociais do mundo atual práxis de execução, o processo de acolhimento de inclusão de alunos com Síndrome Prader Willi, tenha acesso a um ensino de qualidade, reforça-se, a visão de equidade e não igualdade visando a para sua formação humana e como as práxis acontecem no processo de inclusão em casos de síndrome de Prader Willi e congêneres. Em relação à deficiência intelectual Rosso e Dorneles (2012) alegam que os indivíduos com SPW apresentam, em geral, algum grau de alteração intelectual, entre limítrofe a moderado, sendo importante enfatizar que a escola regular seja capaz de dar conta de todas as especificidades e peculiaridades de todos os sujeitos. As principais características cognitivas encontradas em indivíduos com a síndrome são as dificuldades de aprendizagem relacionadas a dificuldades na memória auditiva de curto prazo e no pensamento abstrato, mas apresentam bons resultados na leitura, boa memória de longo prazo e habilidades de organização viso-espacial preservadas.

A metodologia a ser utilizada é de natureza método dedutivo, ou seja, com caráter de analisar a pesquisa será direcionada como estudo de caso, entrevista, coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica, artigos, dissertações. A pesquisa tem parâmetro de avaliação do rigor que considera a relação entre os conceitos e os fatos observados. O aprofundamento da teoria é pressuposto da análise.

Há uma carência em artigos, dissertação e outras pesquisas com base nesta síndrome no âmbito educacional. Assim, analisar as práxis de inclusão, através de estudo de caso. Analisar método indutivo de inclusão do estudante com o diagnóstico da síndrome Prader willi, na escola regular, visando à inclusão como um todo.

Sendo assim, o desejo perpassa uma necessidade não somente profissional, como genitora, mas também, o desejo através da minha pesquisa, que  corrobore, contribua para as práticas escolares como um todo, possibilitando também a ajudar as familiais cujas tenham em seu seio familiar uma pessoa especial , tanto aquelas que já tenham o diagnóstico fechado ou aquelas famílias que estão no processo de investigação, trará informações que beneficiara à inclusão como um todo de forma natural e democrática.

O lócus da pesquisa, em que a pesquisadora é ativa, onde faço parte do corpo docente há quase 10 anos na (SESI ESCOLA “Leonor Barreto Franco”) AV. Oátomo Canavarros, 1079- Bela Vista – Cuiabá/MT

A  motivação da escolha do tema da pesquisa, além da obtenção de créditos do Mestrado Ciências em Educação, além da relevância social e educacional, tomando partido como profissional da educação (Pedagoga; especialista em Psicopedagogia Clínica; especialista em NeuroEducação), na minha trajetória profissional tive em meus cuidados pedagógicos alunos com algumas morbidades  e uma delas com o diagnóstico síndrome de ALGEMAM, cuja síndrome é imã da síndrome de Prader Willi, ou seja, a síndrome de Algemam é uma falha materna e a síndrome de Prader Willi é uma falha paterna, a síndrome Down causada pela presença de três cromossomos 21.

Apesar de a síndrome SPW ter sido descrita em detalhes em 1956. Uma descrição anterior ocorreu em 1887 por John Langdon. A condição da síndrome recebe este nome em homenagem pelos médicos suíços “Andrea Prader,” “Heinrich Willi’ e” Alexis Labhart” (CORRÊA, 2012). É uma síndrome ainda pouco conhecida, tanto nos aspectos no processo de investigação do diagnóstico (CID), tanto ao conhecimento dos profissionais áreas da educação.

Segue a discrição da personagem/aluna - SÍNDROME PRADER WILLI, de origem falha genética paterna) e aluna - SÍNDROME DE ALGEMAM, de origem falha genética materna) com idade cronológica de 11 anos idade. Iniciaram a trajetória escolar 2010 e atualmente está cursando 6º ano do ensino fundamental II, período vespertino, na escola (SESIESCOLA “Leonor Barreto Franco”).

 

2.0 REFERENCIAL TEÓRICO

 

        2.1 LÓCUS DA PESQUISA

O lócus da pesquisa já mencionada, realizada em uma escola particular SESI ESCOLA “Leonor Barreto Franco” localizada em Cuiabá/ MT no bairro Belo Vista- Rua Canavarros, nº 1079, CEP: 78050-568.

A ata de criação da instituição escolar “Leonor Barreto Franco” foi divulgada no diário oficial do dia 2608/1992, em Cuiabá/ MT. Sendo escrita no dia 07 de março de 1989. Foi criada a escola Leonor Barreto Franco com o objetivo de oferecer Educação Pré – escolar aos filhos do trabalhador da Indústria. Foi umas das primeiras instituições privadas de prestação de serviços assistenciais construída com recursos e com a direção de empresariado.

A biografia do (a) patrono/ patronesse da instituição Leonor Barreto Franco: Filha de José Figueiredo Barreto e de Maria Flora de Almeida Barreto é natural de Aracaju/SE.

 O objetivo da escola/educação é construir uma escola de qualidade que promova o desenvolvimento integral de seus alunos, fazendo-os crescer, tanto intelectualmente, quanto moralmente, valorizando-os como seres sociais e indivíduos.

 O seu objetivo específico SESI ESCOLA “Leonor Barreto Franco” tem a vida como ponto de partida e de retorno. Por essa razão toda a aprendizagem é direcionada para o desenvolvimento humano e estabelece os seguintes objetivos:

  • Respeitar o universo cultural e intelectual dos educando, fazendo de suas necessidades as demandas mais significativas e o norte do processo de ensino e de aprendizagem;
  • Promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, visando proporcionar-lhes o crescimento cognitivo: intelectual, sócio afetivo e moral, através de sua valorização como individuo que conhece e aprende;
  • Mediar conhecimentos, habilidades e atitudes que tornem os nossos educandos: crianças, adolescentes e adultos capazes para atuar de forma competente na comunidade, empresa e na sociedade;
  • Proporcionar oportunidades para o exercício do empreendedorismo, e a realização de sonhos e projetos individuais e coletivos;
  • Tornar os educandos, ao longo de suas vidas, indivíduos capazes de interagir, concretamente com os outros, de forma verdadeira, digna e respeitosa. (Projeto Político Pedagógico; pág. 29; 2013)

 

 

2.2 BREVE CONCEITUAÇÃO DA BASE DA FILOSOFIA SÓCIO- INTERACIONISTA- CONCEPÇÃO EDUCACIONAL- CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E DE APRENDIZAGEM BASEADAS NO FUNDAMENTO DA FILOSOFIA SÓCIO- INTERACIONISTA NOS ESTUDOS DE VYGOSTSKY, WALLON, PIAGET.

 

Bases epistemológicas

    O espaço do conhecimento na prática de ensino e da aprendizagem.

Em relação ao processo de produção e reconstrução do conhecimento, assume a opção por processo de produção SÓCIO CONSTRUTIVISTA dos processos de ensino e de aprendizagem. Nomeiam-se dessa forma os processos de conhecimento e por extensão das relações de ensino e de aprendizagem.

Baseando nessa perspectiva epistemológica reuni aspectos das teorias de VYGOSTSKY, WALLON, GARDNER E PIAGET. Abordagem que visa a buscar uma síntese para psicologia, interagindo numa perspectiva, o homem enquanto corpo e mente, enquanto ser biológico e ser social, enquanto membro da espécie humana e participante de um processo histórico, como um “ser organicamente social” (Projeto Político Pedagógico, pág. 82,2013)

Para Vygostky, as origens da vida consciente e do pensamento abstrato deveriam ser procuradas na interação do organismo com as condições de vida social, e nas formas histórico-sociais de vida da espécie humana e não, como muitos acreditavam, no mundo espiritual e sensorial do homem. Desde modo, deve-se procurar analisar o reflexo do mundo exterior no mundo interior dos indivíduos, a partir da interação destes sujeitos com a realidade.

A origem das mudanças que ocorrem no homem, ao logo do seu desenvolvimento, está segundo seus princípios, na Sociedade, na Cultura e na sua História. (Projeto Político Pedagógico, pág. 83,2013)

 

CONCEITOS BÁSICOS DE VYGODTSKY

 Um pressuposto básico de Vygotsky é de que durante o curso do desenvolvimento, tudo aparece duas vezes:

Primeiro a criança entra em contato com o ambiente social, o que ocorre ao nível interpessoal. Depois a criança entra em contato com ela própria, num nível interpessoal.

Aspectos básicos para o desenvolvimento dos processos cognitivos:

 

*MEDIAÇÃO- Como o sujeito do conhecimento o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado, através de recortes do rela, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe.

 Enfatiza a construção do conhecimento não está sendo visto como ação do sujeito sobre realidade, mas pela mediação feita por outros sujeitos, no construtivismo;

 O outro lado social, pode apresentar-se por meio de objetos, da organização, do ambiente, do mundo cultural que rodeia o indivíduo.

 

*LINGUAGEM- Sistema simbólico dos grupos humanos:

  • Representa um salto qualitativo na evolução da espécie;
  •  Fornece os conceitos, as formas de organização do real, a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento;
  • É por meio dela que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas, portanto, sociedades e culturas diferentes produzem estruturas diferenciadas.

 

 

*CULTURA-Fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade, ou seja, o universo de significações que permite construir a interpretação do mundo rela.

Ela dá o local de negociações, no qual seus membros estão em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significações.

 

*PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO- A internalização envolve uma atividade externa que deve ser modificada para torna-se uma atividade interna.

* É interpessoal e se torna intrapessoal;

* Fundamental para o desenvolvimento do funcionamento do funcionamento psicológico humano;

* Função mental;

* Processo de: pensamento, memória, percepção e atenção;

* O pensamento tem origem na motivação, interesse, necessidade, impulso, afeto e emoção. (Projeto Politico Pedagógico, pág. 86, 2013)

 

2.3 CONCEITOS BÁSICOS DE HENRI WALLON (MÉDICO- FILOSÓFICA) - A PSICOGÊNESE DO MOVIMENTO E O DESENVOLVIMENTO HUMANO

 

Através da psicologia (Filosofia e Medicina) buscou entender a tensão permanente entre natureza e cultura, na produção do advento humano.

A afetividade manifesta na emoção se instaura com o ambiente social e garante o acesso ao universo simbólico da cultura, elaborado e acumulado pelos homens ao longo da sua história; a atividade afetiva dá origem a cognitiva.

 

CONCEITOS BÁSICOS

Dois importantes conceitos na obra de Wallon são emoção e efetividade. Emoções, para Wallon, são fenômenos psico-filosológicos oriundos do sistema nervoso central, caracterizados pela reação postural de exterionazação da afetividade.

A afetividade, por sua, seria o conjunto de processo psíquicos exteriorizados através das emoções.

Em outras palavras, enquanto emoções seriam processos internos, a afetividade seria o estado psicológico que viabiliza a comunicação das emoções.

  Teoria de Wallon baseia-se a gênese da inteligência é genética e organicamente social, ou seja, “o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar” (Dantas,1992). Nesse sentido, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon é centrada na psicogênese da pessoa completa.

A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O estudioso estudou a criança contextualizada, como a realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência.

Wallon atribui à emoção um papel fundamental no processo de desenvolvimento humano. Para ele, quando nasce uma criança, todo contanto estabelecido com as pessoas que cuidam dela, são feitos emoção. A criança é constituída de corpo e emoção, e não apenas cognição.      Antes do surgimento da linguagem falada, as crianças comunicam-se e constituem-se como sujeitos com significado, através da ação e interpretação do meio entre humanos, construindo suas própria emoções, que é seu primeiro sistema de comunicação expressiva. Estes processos comunicativos- expressivos acontecem em trocas sociais como a imitação. Imitando, a criança desdobra, lentamente, a nova capacidade que está a construir (pela participação do outro ela se diferenciará dos outros) formando sua subjetividade. Pela imitação, a criança expressa seus desejos de participar e se diferenciar dos outros constituindo- se em sujeito próprio.      A passagem dos estágios de desenvolvimento não se dá linearmente, por ampliação, mas por reformulação, instalando-se no momento da passagem de uma etapa a outra, crises que afetam a conduta da criança.       Psicogenética, essencialmente sociocultural e relativista, com forte lastro orgânico, a teoria de Wallon considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que está imersa, com os seus aspectos afetivo, cognitivo e motor também integrado.      A Teoria das Emoções é de grande importância na obra de Wallon. Segundo o autor, a emoção é a exteriorização da afetividade, um fato fisiológico nos seus componentes humorais e motores e, ao mesmo tempo, um comportamento social na sua função de adaptação do ser humano ao seu meio.

 Henri Wallon reconstruiu o seu modelo de análise ao pensar no desenvolvimento humano, estudando-o a partir do desenvolvimento psíquico da criança.  O desenvolvimento da criança aparece descontínuo, marcado por contradições e conflitos, resultado da maturação e das condições ambientais, provocando alterações qualitativas no seu comportamento em geral.         A obra de Henri Wallon é perpassada pela ideia de que o processo de aprendizagem é dialético: não é adequado postular verdades absolutas, mas, sim, revitalizar direções e possibilidades.       Uma das consequências desta postura é a crítica ás concepções reducionais: Wallon propõe o estudo da pessoa completa em relação a seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. Para Wallon, a cognição é importante, mas não mais importante que a afetividade ou motricidade (Projeto Político Projeto, pág.92 e 93, 2013)

 

2.4 CONCEITOS BÁSICOS JEAN PIAGET- CONSTRUTIVISMO (EPISTEMOLOGIA GENÉTICA)

 

      A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis.       A construção do conhecimento ocorre quanto acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Isto é, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e, após isso, uma assimilação. Desta forma, o equilíbrio é, então, alcançado.  A forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório-motor – em que a ação envolve os órgãos sensoriais e os reflexos neurológicos básicos, e o pensamento de dá somente sobre as coisas presentes na ação que desenvolve- para o pré- operatório. Uma nova progressão ocorre por volta dos sete anos, quando ela passa para o estágio operacional- concreto e consegue refletir sobre o inverso das coisas e dos fenômenos e, para concluir um raciocínio, leva em consideração ás relações entre os objetos. Por fim, por volta da adolescência, chega ao estágio operacional- formal, em que pensa em coisas completamente abstratas, sem necessitar da relação direta com o concreto. Existem 2 aspectos principais nesta teoria:

  1. O processo de conhecer e
  2. Os estádios/ etapas pelos quais nós passamos á medida que adquirimos essa habilidade.

      O comportamento é controlado através de organizações mentais denominadas “esquemas”, que o indivíduo utiliza para representar o mundo e para designar as ações.   Essa adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter o balanço entre esses esquemas e o ambiente em que e está (equilibrarão). Assim, estabelecer um desiquilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais do indivíduo.

 

2.5 CONCEITOS BÁSICOS

Desenvolvimento humano: série de mudanças ordenadas e previsíveis.

  • Interacionismo: Desenvolvimento – relação do organismo e o meio. Esta teoria valoriza igualmente o organismo e o meio.
  • Assimilação: É o processo cognitivo de colocar /classificar novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento...) a um esquema ou estrutura do sujeito, ou seja, é o processo pelo qual o indivíduo molda novas informações para encaixar nos esquemas existentes, cognitivamente ele capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas. Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que possui.
  • Acomodação: É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.

A acomodação pode ser de duas formas:

 

- Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.

     Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema, muda os esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir, acorrendo assim, a assimilação.

O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação.

 

  • Adaptação: Capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar às exigências do meio.
  • Equilibração: É o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio. Uma fonte de desequilíbrio ocorre quando se espera que uma situação ocorra de terminada maneira, e esta não acontece.
  • Desenvolvimento: O desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura precedentes, ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de ESTÁGIO que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o importante é a ordem dos estágios e não a idade de aparição destas. (Projeto Político Pedagógico- Sesiescola; págs. 95,96; 2013).

 

2.6 CARCTERÍSTICAS DE CADA FASE:

 

  • Estágio sensório- motor (do nascimento aos 2/3anos de idade) –a criança desenvolve um conjunto de esquemas de ação sobre o objeto, que permitem construir um conhecimento físico da realidade, e é capaz de fazer imitações, construindo representações mentais cada vez mais complexa.
  • Estágio- pré- operatório (ou intuitivo) (dos 2/3 aos 6/7 anos de idade) - a criança inicia a construção de relação causa e efeito, bem como das simbolizações. É chamada idade dos porquês e do faz-de-conta.
  • Estágio operatório- concreto (dos 6/7 aos 10/11 anos de idade) – a criança começa a construir conceitos, através de estruturas lógicas, consolida a conservação de quantidade e constrói o conceito de número. Seu pensamento apesar de lógico, ainda está preso aos conceitos concretos, não fazendo ainda abstração.
  • Estágio operatório- formal (dos 10/11 aos 15/16 anos de idade) - fase em que o adolescente constrói o pensamento abstrato, conceptual, conseguindo ter em conta as hipóteses possíveis, os diferentes pontos de vista e sendo capaz de pensar cientificamente. Sendo assim, na concepção de Piaget, há quatro fatores determinantes do desenvolvimento cognitivo:

1º MATURAÇÃO de montagens hereditárias ou mecanismos presentes desde o nascimento;

2º A criança operando com os seus objetos de seu mundo físico, pode construir um universo prático;

3º Fator determinante do desenvolvimento cognitivo é o ambiente social;

4º Fator é de equilibração dos processos de assimilação e acomodação na construção do conhecimento. (Projeto Político Pedagógico- Sesiescola- pág. 97;2013)

Sendo assim são aspectos das três teorias epistemológicas expostas, que permitem propor uma inteligibilidade sociocultural e construtiva para a proposta, explicando de forma sucinta o conceito de homem para a instituição SESI ESCOLA “Leonor Barreto Franco”.

 

    Esta instituição/ escola é considerada uma instituição com a visão inclusiva. Segue abaixo o memorial estrutural da instituição:

 Escola Particular- Etapas de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Etapas de Ensino:

Segundo dados do Censo/2018

Infraestrutura                                                                    

Segundo dados do Censo/2018

  • Água filtrada, Água da rede pública, Energia da rede pública, Esgoto da rede pública, Lixo destinado à coleta periódica, Acesso à Internet, Banda larga. Equipamentos segundo dados do Censo/2018:TV, DVD, Antena parabólica, Copiadora, Retroprojetor, Impressora, Aparelho de som, Projetor multimídia (Datashow),Câmera fotográfica/filmadora

Dependências

Segundo dados do Censo/2018

23 salas de aulas, 93 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática ( Espaço Maker/ e espaço tecnológico),Quadra de esportes coberta, Cozinha, Biblioteca, Parque infantil, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à educação infantil, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, sala de gerencia, sala da Psicologia, Sala coordenação, sala de Orientadora educacional, sala dos inspetores, sala de  Artes , sala de Robótica Banheiro com chuveiro, Refeitório, cantina escolar, sala de secretaria escolar, Almoxarifado, sala do RH, Pátio coberto, Pátio descoberto, Área verde, quadra coberta, parque para recreação sala de Apoio Pedagógico, Sala de Diversidade. Bilíngue, Escola da Inteligência.

 

  • RESULTADO

 

Esta pesquisa /estudo de caso possibilitou verificar através da analise de observação as possibilidades e formas pela quais as escola/instituição acolhem/ atendem esses alunos tendo a efetividade como mediadora das ações inclusiva.

         Dessa forma, analisar/investigar as práxis de execução e acolhimento de inclusão e acima de tudo, quais caminhos devem ser percorridos para que esse estudante com a Síndrome Prader willi,para ter a possibilidade de acesso a um ensino de qualidade, com a visão de equidade e não igualdade visando a para sua formação humana.

Ofertar as oportunidades de incluir os alunos com a síndrome PRADER WILLI respeitando a sua condição, as suas habilidades e possibilidades de sua particularidade priorizando a equidade. Nesse modo a escola tem uma visão humanizadora possibilitando um trabalho de inclusão efetivamente realizada em busca de consolidar através de formação do quadro docente, através de adaptação curricular para atender de forma inclusiva no pedagógico, assistência de formação e orientação as ADDS que auxiliam os alunos especiais( síndromes de Prader Willi) e outras morbidades, acolhimentos aos familiares  que vem em busca de uma boa qualidade de ensino para possa atender as possibilidades de seus filhos especiais, o atendimento da sala de recurso e atendimento da Psicologia escolar , um trabalho de sensibilização nas salas de aulas que tenha no convívio um colega especial e outras ações que escola  busca desenvolver para haja de forma efetiva mesmo passando por barreiras ainda encontrada nesse processo de inclusão que ainda são muitas e uma delas ainda é o preconceito e o despreparo referente a formação  profissional ,a escola da pesquisa  citada está no caminho e com a visão  que  quanto mais se amplia e valoriza a qualidade da educação, mais se reduz a desigualdade e a discriminação e acima tudo a escola esta aplicando uma educação não somente com educandos especiais e sim com toda comunidade escolar, que certamente serão seres humanos mais tolerantes, mais humanos e dessa forma a educação terá um papel de transformar a sociedade.            

Nesta visão inclusiva, quando todos se comprometerem com a busca por melhores resultados, e soluções a aprendizagem / inclusão ocorrerá de forma satisfatória e com objetivos consolidados.

 

4.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

      Analisando historicamente a Educação Inclusiva, estudando ideologias em diferentes trajetórias marcadas por resistências da inclusão, por conquistas e pelas lutas das famílias. A efetividade da inclusão de alunos não significa apenas somente na matricula e, nem tanto, ficar no mesmo ambiente com grupo escolar. É ter uma visão ampla na restruturação do sistema educacional como um todo, ou seja, incluir efetivamente e a construção saudável ensino e aprendizagem em todos os segmentos do desenvolvimento de um ser humano, como desenvolvimento, emocional desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento cultural e sua interação na sociedade.

Percebe-se que as soluções sempre envolvem um trabalho em equipe, parcerias, sensibilidade e preparo emocional e profissional, ou seja, ensinar, incluir alunos especiais requer do profissional da educação um envolvimento e uma sensibilidade ainda maior. O educador precisa conhecer o, caso, estudar as suas particularidades para apropriar-se nos conhecimentos de como trabalhar pedagogicamente com esta criança em todos os setores no processo de aprendizagem e processo de inclusão, pois cada aluna com SPW uma independente de suas limitações tem características e habilidades e competências específicas que precisam ser trabalhadas e valorizadas. Visando em ensinar não pelo ponto de partida das dificuldades, e, sim, pelo ponto de partida das possibilidades do aluno especial (SPW).

                Em suma as práxis de execução, através de estudo de caso o processo de acolhimento de inclusão da Síndrome Prader Willi, tenha acesso a um ensino de qualidade, com a visão de equidade e não igualdade visando a para sua formação humana e como as práxis acontecem no processo de inclusão em casos de síndrome de Prader Willi e congêneres.

 

REFERENCIAS

 

ROSSO, Telma. R. F. Contagem numérica e recuperação de fatos aditivos em estudantes com síndromes do X-Frágil e de Prader-Willi. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Rio Grande do Sul, 2012.

 

ROSSO, Telma Regina. F.; DORNELES, Beatriz. V. Contagem numérica em estudantes com síndromes de X-Frágil e Prader-Willi. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 18, n, 2, 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000200005&lang=pt> Acesso em: 28 out. 2013.

 

BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF. 1961. Disponível em:< http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75529.htm>. Acesso em: 10 out. 2013.

CORRÊA, A. Érika. Estudo do sono na síndrome de Prader-Willi com e sem tratamento com hormônio de crescimento humano recombinante. 2012. Tese (Programa de Neurologia) – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, São Paulo, 2012.

 

______. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtien/Tailândia. 1990.

 

[1] Professora da Escola SESI ESCOLA “Leonor Barreto Franco”. Graduada em Pedagogia pelo ICEL. Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e em Neuro-Educação e mestranda em Ciências da Educação pela AEBRA.