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LEITURA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Solange Rodrigues dos Santos

Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil.

 

 

RESUMO

O objetivo em trabalhar o tema “Leitura e Literatura na Educação Infantil” é investigar o uso das mesmas como um dos instrumentos que auxilia a criança Abrindo lhe o caminho do conhecimento  tanto em  sua  vida  física;  e intelectual;  Ela  desenvolve na mesma; um pensar mais interrogativo, reflexivo e investigativo, pois é através da leitura e literatura que os seres humanos adquirem conhecimentos e informações que lhes dão capacidades de discutir e questionar diferentes situações que surgem em seu dia-a-dia ajudando na construção da sua cidadania; A Literatura é conhecida como  universo infantil ela abre caminhos na vida da criança possibilita sua interação ao meio em que vive; A mesma lhe proporciona uma  leitura figurada que lhes  traz prazer ao ler; pois através das ilustrações tornam mais fácil sua compreensão na vida da criança ;  A concepção da leitura, hoje significa o encontro das pessoas com elas mesmas. Para se fazer uma boa leitura, não é necessário um lugar que seja considerado adequado, pois, todo lugar pode ser propicio para ler, A leitura hoje não se restringe somente a escola mas se faz presente em todos os lugares, e envolve por um todo a vida dos seres humanos; E é através dela que ele adquire o conhecimento para formação de sua cidadania.

 

Palavras-chave: Leitura. Educação. Conhecimento

 

Introdução

A Educação em seu sentido geral; é um fenômeno próprio dos seres humanos é atreves dela que os mesmos se apropriam do conhecimento; e a leitura e literatura é um dos instrumento que levam esses  conhecimentos até eles; E por ser algo de suma importância; esse trabalho atua sobre o tema   “Leitura e Literatura  na Educação Infantil “cuja Área  de Concentração é; Metodologia de ; Revisão  de bibliografia e Revisão de leitura; levando em consideração o que é percepção de leitura; pois a mesma proporciona na criança a aquisição  de conhecimento e compreensão; e sua importância na vida da  criança, é   dar uma visão original do imaginário para o concreto. A partir do contato com os livros a criança encontrará a leitura em vários níveis: sensorial, através de aspectos exteriores dos livros; emocional, pelos sentimentos que a leitura provoca; e racional, pela reflexão que conduz a construção do conhecimento. Ler também é uma atividade que enriquece seu conhecimento e sua aprendizagem; esse trabalho de pesquisa tem como pontos principais; instigar o aprendizado da criança através da Leitura e Literatura; objetiva –se com propósitos de como ela pode ser trabalhada desde muito cedo na vida da criança; e é também de extrema importância pois seu diagnóstico é mostrar   como a mesma está presente na vida dos seres humanos na formação de seu caráter físico e também emocional. A Leitura e Literatura é trabalhada com crianças de várias  faixas etárias;  nos últimos anos, tornou-se em um verdadeiro patamar que está presente nas escolas, a mesma tem suas diferentes modalidades que são leituras compartilhadas entre professor e aluno, leitura para apresentar a outros, ler e apreciar o texto e atribuir sentido a ele, reler, comparar com outras leituras, ouvir o que as outras  pessoas falam sobre a mesma, enfim, uma infinidade de leituras e cada uma com   sentidos deferentes  dependendo de   como são interpretadas. A literatura é conhecida como universo infantil; a mesma abre caminhos na vida da criança possibilitando a interação ao meio; pois desde muito pequenas as crianças já se deparam com histórias que são contadas pela própria família ou pra não dizer; pela própria mãe começando com as cantigas de ninar, A Literatura infantil possui um papel muito importante na vida da criança ela possibilita  e lhe dá a oportunidade conviver e viver o imaginário ao ler a mesma a criança adquire o conhecimento  do real e do não real.

 

Desenvolvimento

O objetivo desse tema é investigar o uso da leitura como um dos instrumentos que auxilia a criança no seu desenvolvimento físico e intelectual; pois ela atua em seu emocional e a leva para sua vida no real; despertando em si um pensar mais interrogativo, reflexivo e investigativo. Na leitura o ser humano adquire conhecimentos e informações que lhes dão capacidade de discutir e questionar diferentes situações que surgem no seu dia dia e também no decorrer de toda sua vida.  Auxiliando na criatividade e criticidade da construção de sua cidadania plena.

A leitura infantil possui um papel importantíssimo na vida da criança, já que possibilita a oportunidade de conviver e viver o imaginário, fornecendo uma visão original. Ao ler, a mesma, a criança adquire um conhecimento do real e também do não real. A partir do contato com os livros literários, seja com pequenas gravuras ou com textos simples ou mais sofisticados, a criança pode criar seu próprio mundo vivenciando seus sonhos e fantasias e conhecendo mais a si mesmo e o ambiente em que a cerca.

            Na literatura a criança, alcança também, uma leitura em vários níveis: sensorial, através de aspectos exteriores do livro; ou emocional, pelos sentimentos que a leitura provoca; e o racional, pela reflexão que conduz a construção do conhecimento. 

            Ler pode ser uma fonte de prazer, de estimulo à criatividade, enriquecimento de experiências e de motivação à aprendizagem. Para isso, o professor deve relacionar cuidadosamente, os livros e textos literários para serem trabalhados com os seus alunos.

            A variedade e material oferecido para o aluno devem estar de acordo com a necessidade que cada professor observa; e também seguir os objetivos já propostos pela escola, esta variedade acompanha o nível dos alunos, pois independentemente da idade e serie, todas as formas da leitura poderão ser utilizadas, tais como: oral, desenho, dramatizações, mímicas, entre outros.

Nos anos iniciais, é necessário que os alunos sejam estimulados para que criem e que sejam autores das suas próprias histórias, e que se tornem capazes de fazê-las com criatividade, expressão, e sentimentos, já que essas características auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico, uma vez que e necessário o pensar para organizar as ideias antes de verbalizá-las.

            A aprendizagem da leitura é um processo que implica desde a diferenciação entre a escrita e as outras formas de registro. Além disso, há muitos conhecimentos na leitura que não se restringem ao domínio de código alfabético, a mesma tem capacidade de distinguir tipos de textos (narrativos, informativos, poéticos, instrucionais). Todas as tentativas que o sujeito faz para atribuir sentido a um texto são leituras.

Souza argumenta que:

 

A leitura possibilita a conquista de autonomia, amplia horizontes, implica responsabilidades. É uma atividade individual, em que cada leitor atribui-lhe um significado, dependendo da experiência, vivência e do conhecimento que tenha. A leitura perpassa os âmbitos pessoal das relações e o social que se refere a oportunidade cultural, econômica, política, material. (2009, p.29)

 

                A concepção da leitura, hoje, significa o encontro das pessoas com elas mesmas. Para se fazer uma boa leitura, não é necessário um lugar que seja considerado adequado, pois, todo lugar pode ser propicio para ler. A escola foi vista por muito tempo, como sendo um lugar exclusivo para a leitura. Mas, isto hoje, é algo que não mais se sustenta, pois a leitura permeia por toda a vida dos seres humanos. A escola é, pela sua própria estrutura e finalidade, o local de referência para a leitura, por isso possui os recursos necessários, pela formação formal do educando, mas a leitura situa-se também, muito além de seus muros.

Dessa maneira, a leitura é um momento em que o aluno consegue viajar em seus pensamentos, além compreender as informações sem que precise do auxílio de outra pessoa.

 

A leitura abre novos caminhos aos alunos, trazendo conhecimento de mundo e permitindo um posicionamento crítico diante da realidade de cada um. A prática da leitura permite que ele tenha um bom desenvolvimento cognitivo em todas as áreas, porque ler não é apenas decodificar as palavras, é ir mais além. É saber interpretar, saber reconhecer os sentidos das palavras e saber diferenciar o contexto de cada texto lido. (GÓIS, 2012, p.10)

 

 

É fundamental que cada criança tenha o gosto, o prazer pela leitura, pois essa é uma dimensão essencial na vida de qualquer ser humano. Quando lemos estamos exercitando a mente e aguçando nossa inteligência.

 De acordo com Moric (1974), a literatura constitui uma arte, mas também representam um meio de educar o jovem leitor, desenvolver sua percepção estética do mundo, refinar suas qualidades, revelar sua inteligência, sua concepção do mundo, suas ideias, seu gosto.

     Nas palavras de GOÈS (2010; p.47);

 

O desenvolvimento da leitura entre crianças resultará em um enriquecimento progressivo no campo dos valores morais, da cultura da linguagem e no campo racional. O hábito da leitura ajudará na formação da opinião e de um espírito crítico.

 

Os textos literários são fundamentais às crianças, pois mexem com suas fantasias, emoções e intelecto, sendo apresentados a elas com uma estética atrativa e também por envolverem o lúdico. Bordini (1985, p. 27-28) afirma o seguinte “os textos literários adquirem no cenário educacional, uma função única, singular: aliam à informação o prazer do jogo, envolvem razão e emoções numa atividade integrativa, conquistando o leitor por inteiro e não apenas na sua esfera cognitiva”. É através das emoções, ludismo, imaginação e fantasias que a criança aprende, ou seja, entende a realidade, dando-lhe um significado.

Diante de um mundo globalizado em que o poder da mídia é massificador, é de extrema importância que pais e professores atuem em conjunto despertando nas crianças desde os anos inicias, o desejo pela leitura. Desta forma, no decorrer dos anos à medida que forem amadurecendo, poderão ser adultos capazes de fazer uma leitura além do que lhes está exposto, ou seja, o que mundo globalizado quer realmente expressar ou difundir nas entrelinhas. A literatura infantil é o caminho que leva as crianças ao mundo da leitura de maneira divertida, pois através de seu caráter mágico e lúdico faz com que a atenção das crianças se volte a ela. Entretanto, a escola muitas vezes não tem proporcionado aos seus alunos esse caráter mágico e lúdico da literatura infantil.

E se a leitura não é apresentada à criança como algo belo e prazeroso, daí vem à má formação de nossos leitores. Desta forma, teremos adultos que não sentem prazer pela leitura e nem a adotam como uma prática social indispensável. Cabe assim, aos professores essa árdua tarefa. Eles precisam produzir atividades divertidas, desenvolver em suas aulas metodologias diversificadas, fugindo assim de atividades rotineiras que desligam os alunos do prazer pela leitura. A escola tem como um dos objetivos primordiais, preparar o educando para exercer a cidadania, em que se procura alcançar uma educação transformadora e libertadora, mas como ela alcançará esse objetivo se não formar leitores praticantes que sejam conscientes dos direitos e deveres que constituem a cidadania? Uma educação humanizante tem que obrigatoriamente focar a prática da leitura.

 Nas palavras de Maria (2002), a eficácia da escola pode ser medida no modo como conseguiu prover o aluno de competência linguística para o exercício consciente de sua cidadania. Como somos conhecedores, teoria e prática não deve andar separadas ou desvinculadas, por isso o professor que deseja despertar nos seus educandos o gosto pela leitura, deve ser antes de tudo um constante leitor, fazendo com que suas palavras tenham um real valor para as crianças e para si mesmo. E sendo um mediador do diálogo entre o texto e o leitor. De acordo com Maria (2002), para acompanhar o processo de formação do aluno-leitor é imprescindível que o professor tenha construído ou esteja construindo, para si próprio, uma história de leitor. Mas porque damos tanta ênfase à leitura? Através da leitura podemos ler o mundo que nos rodeia, fazendo indagações e passando a compreender a realidade.

O trabalho com leitura parece estar em um novo patamar nas escolas nos últimos anos. Os professores compreendem a função da leitura em suas diferentes modalidades: leitura pelo professor, leitura pelo aluno, leitura compartilhada, leitura para apresentar aos outros. Ler e apreciar um texto, atribuir sentido a ele, reler, comentar, comparar com outras leituras, ouvir o que dizem outras pessoas sobre o mesmo texto e ampliar seu olhar são ações que a escola pode desenvolver com os alunos em diferentes faixas etárias.

A leitura feita pelo professor alcançou o "horário nobre" em muitas salas de aula e hoje não é mais vista como uma atividade sem grande importância, que é realizada se sobrar um tempinho no final do dia, ou ainda para que seja feita outra atividade com base nela. A leitura está se tornando uma atividade central da aula, ocorre diariamente e, com isso, os professores têm mostrado aos alunos sua importância. As crianças podem conhecer diversos gêneros textuais, escritores e suas obras, valorizar diferentes estilos e apreciar textos de qualidade, previamente selecionados pelo professor, que compartilha com elas os critérios de sua escolha.

A leitura compartilhada ou colaborativa - aquela em que alunos e professor leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido - tem como finalidade, segundo Kátia Bräkling, em Sobre a leitura e a formação de leitores, "ensinar a ler, ou seja, criar condições para que as estratégias de atribuição de sentido (sejam relativas à mobilização de capacidades de leitura, ou utilização de determinados procedimentos e desenvolvimento de comportamentos leitores) sejam explicitadas pelos diferentes leitores, possibilitando, dessa forma, que uns se apropriem de estratégias utilizadas por outros, ampliando e aprofundando sua proficiência leitora pessoal". A leitura compartilhada precisa ganhar mais espaço na escola com o intuito de dar aos alunos um modelo de leitor (o professor) e promover o intercâmbio de ideias sobre o que foi lido.

Comentar sobre o que leu ou ouviu ajuda a atribuir sentido ao texto. Ao ouvir um conto, notícia ou lenda, o aluno o interpreta com base em seus conhecimentos de mundo e de outros textos, do que sabe e conhece do gênero ou do autor, do que antecipou durante a leitura. Quando ouve outras interpretações sobre o mesmo texto, ele passa a considerar diferentes pontos de vista e revê os seus, modificando-os, ampliando-os ou reforçando-os. Considerar o que um colega compreendeu que caminho percorreu para chegar àquela conclusão e localizar qual parte da leitura possibilitou sua análise, ajuda-o a buscar sentido, a entender melhor o conteúdo e a ampliar sua própria interpretação sobre aquele texto e sobre outras leituras.

Contar ou ler histórias para as crianças desenvolve seu imaginário, pois ao ouvir a história as crianças expressam suas emoções e sentimentos, tanto de prazer, tristeza, raiva, pavor, alegria, medo, angústias, segurança e insegurança. Ao ouvir histórias as crianças também desenvolvem seu potencial crítico, a qual lhe dá suporte para resolver conflitos que surgem em seu dia a dia. A leitura e a literatura têm essa grande missão, em desenvolver nas mesmas, as operações mentais para realizações de tarefas enriquecendo seu vocabulário e auxiliando no desenvolvimento da leitura e escrita. Ao ouvir um conto, ela a assimila tornando assim melhor sua compreensão no momento de narrar uma história que ela ouviu ou criou. Pois toda história tem seu autor, e tem início, meio e fim com espaços de tempo, interrupção dos mesmos e término.

            Segundo Silva (1997, p.11).

 

A força da história é tamanha que narrador e ouvintes caminham juntos na trilha do enredo e ocorre uma vibração recíproca de sensibilidades, a ponto de diluir-se o ambiente real ante a magia da palavra que comove e enleva. A ação se desenvolve e nós participamos dela, ficando magicamente envolvidos com os personagens; mas sem perder o senso crítico, que é estimulado pelos enredos.

 

A literatura é conhecida como universo infantil, a mesma abre caminhos na vida da criança, possibilitando a interação ao meio em que está inserida, pois desde muito pequenas as crianças já se deparam com história que são contadas pela própria família ou pra não dizer pela própria mãe começando com as cantigas de ninar.

A leitura e literatura quase sempre estão juntas nas histórias e nos contos, pois os livros sempre as relacionam para uma melhor compreensão de suas leituras, principalmente aqueles que são feitos direcionados ao público infantil. Na literatura encontramos a linguagem verbal e também a visual, através das figuras ilustradas torna-se mais fácil a compreensão textual; a imagem tem função representativa e imita a aparência do ser ao qual se refere, enquanto a descritiva descreve o ser juntando assim imagem e escritos, podemos ler e descrever o mundo ao nosso redor.

Durante muito tempo, no século XIX a leitura oral era uma forma de mobilização cultural e política, com o passar do tempo ela se tornou em momentos de lazer e sociabilidade no encontro de famílias das elites. As leituras eram feitas em voz alta, era lida também nas igrejas, tribunais e também nas escolas. A leitura era conhecida como uma prática cultural era feita em voz alta para memorização dos ouvintes. Hoje a leitura está em todo o lugar, pois desde que a criança nasce, é inserida em um mundo de leituras, tanto de objetos, espaços e coisas. A mesma vive em um mundo em que tudo se lê. Então não há um local que seja considerado apropriado para a leitura, tudo hoje o é leitura, por isso já se diz leitura de mundo. Por isso considera-se que ela ultrapassou os muros das escolas e páginas de livros, está em todos os lugares, através das tecnologias; na mídia nos demais meios de comunicação.

 

Conclusão

 

Na elaboração do  trabalho com o tema: “Leitura e Literatura na educação Infantil” pode perceber que a Leitura desde muito cedo  se encontra presente na vida dos seres humanos;  desde que a criança nasce ela já passa a inserir se ao mundo de leitura pois tudo a sua volta  e feito de leituras; Contar ou ler historias histórias para as crianças  desenvolve  seu imaginário  ao ouvi- lá  a criança expressa suas emoções e sentimentos que podem ser de prazer; tristezas; raivas; pavor; alegria ; medo; angustia; segurança; e insegurança; a história desenvolve também na criança um potencial crítico. A leitura nos últimos anos tem se tornado um verdadeiro patamar nas escolas e também fora delas ela se encontra em todos os lugares; e são apresentadas em várias modalidades, seu objetivo é desenvolver na criança um espírito investigativo, reflexivo e interrogativo. A leitura e literatura é instrumentos que estimulam a criatividade, enriquecendo os conhecimentos, dando experiências e motivações à aprendizagem, pois é na leitura e literatura que a criança alcança também, uma leitura de vários níveis: sensorial, através dos aspectos exteriores dos livros; emocional, pelos sentimentos que a leitura provoca; e o racional, através da reflexão que conduz à construção do conhecimento. O objetivo da leitura nas   escolas; é procurar a cada dia aprimorar   mais e mais  seus contextos de leitura; para que possam através  da mesma; forma educandos que venham alcançar uma educação transformadora  e libertadora visando assim uma sociedade mais humana; A leitura não se restringe somente a escola, ela vai muito além dos seus muros, está em todos os  lugares  através de jornais, revistas, anúncios, e também  na mídia .ela faz companhia em todo o tempo de vida  dos seres humanos  pois eles vivem em um mundo em que tudo se faz através da leitura e sem leituras torna se impossível a construção da cidadania.

 

REFERÊNCIAS

 

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023).

 

Caderno de Estudos LITERATURA INFANTIL. Edição 2010. Prof.ª: Camila Almeida Pinheiro da Costa.

 

GÓES, L. P. Introdução à Literatura para crianças e jovens. São Paulo: Paulinas, 2010

 

http://geovotorantim.blogspot.com.br/2014/12/a-importancia-da-leitura-em-sala-de.html

 

MARIA, L. Leitura e colheita - Livros, leitura e formação de leitores. Petrópolis: Vozes, 2002.

 

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 9. ed. São Paulo: Global, 1994.