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O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Telma Andrade Mendonça de Moura

Márcia Ferraz da Rosa 

Resumo:

O lúdico é importante para o desenvolvimento das crianças, pois, não se trabalha apenas o cognitivo, mas também o emocional e o lado psicossocial e afetivo das crianças, pois ao brincar envolvem-se uma com as outras e assim desenvolvem vínculos afetivos, ou seja, as brincadeiras, jogos e brinquedos na educação infantil são essenciais para o desenvolvimento dos mesmos, pois são atividades primarias, as quais trazem benefícios nos aspecto físico, intelectual, e social. Brincando, a criança desenvolve a identidade e a autonomia, assim como a capacidade de socialização, através da interação e experiências de regras perante a sociedade. Algumas escolas não utilizam o recurso do lúdico como um material a mais para a educação e sim como uma forma de entreter as crianças na hora da recreação, em momentos de descontração. Tem como objetivo desenvolver uma compreensão em relação às atividades lúdicas, e visa ainda mostrar como o lúdico pode favorecer no aprendizado e desenvolvimento das crianças; como também verificar como elas compreendem as atividades lúdicas, Identificando suas dificuldades. O lúdico não se limita somente ao seu significado, que seria jogar, brincar e movimentos espontâneos. Por meio de jogos e brincadeiras, a criança forma opiniões, seleciona ideias e o mais importante vai se socializando, cultivando mais sua criatividade, melhorando sua conduta no processo de ensino-aprendizagem, motricidade e autoestima. A brincadeira é uma das maneiras mais prazerosas de se aprender. Portanto o lúdico tem sim uma forte influencia no aprendizado da criança.

 

Palavras-chave: atividade lúdica. Leitura. Brincar. Jogos.

 

INTRODUÇÃO

A escolha desse tema foi importante para que possamos ter uma melhor atuação assim ter mais sinuosidade para a elaboração de atividades que entretenham e ao mesmo tempo seja educativa e possibilite um bom desenvolvimento tanto cognitivo quanto psicomotor das crianças. Assim sendo a utilização do lúdico na educação possibilita que as crianças expressem-se melhor, interagem melhor com o conteúdo proposto pelo educador.

A utilização do lúdico na educação infantil é considerada uma forma de desenvolver mais rapidamente as aptidões das crianças e que só tem a acrescentar no desenvolvimento intelectual para DALLABONA e MENDES (2004, p.109) “É preciso respeitar o tempo da criança, ser criança, sua maneira absolutamente original de ser e estar no mundo, de vivê-lo, de descobri-lo, de conhecê-lo, tudo simultaneamente” as brincadeiras, os jogos, o laser, tudo isso faz parte do desenvolvimento da criança, SALOMÃO et al (2007, p.12) afirma que “quanto mais se amplia a realidade externa da criança mais ela tem necessidade organização interna ágil e coerente” .

  O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade. Se bem aplicada e compreendida, a educação lúdica poderá contribuir para a melhoria do ensino, quer na qualificação ou formação crítica do educando, quer para redefinir valores e para melhorar o relacionamento das pessoas na sociedade (DALLABONA e MENDES l(2004, p. 107)).

Desde muito cedo, as crianças criam uma forma de se comunicar por meio de gestos, sons e assim através de brincadeiras elas desenvolvem sua criatividade e faz com que ela desperte sua imaginação, e assim cria sua própria identidade sua própria forma de pensar e de ver o mundo a sua volta.

Dessa forma segundo CALASANS, R (2009, p.01)

Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.

Para se trabalhar com crianças é preciso que se tenha uma meta bem definida um propósito a ser atingido em relação ao desenvolvimento educativo delas, pois para cada fase deve ter uma forma especifica a ser trabalhada, pois não se pode ensinar matemática a crianças de 5 a 6 anos apenas com números escritos no quadro negro e pedir a eles que somem, ou subtraiam os números; precisa-se de todo o envolvimento lúdico nessa prática com brinquedos que estimulem a descoberta dos números ou histórias que proporcionem o conhecimento dos números. E também que o educador ainda se atenha a capacidade e as necessidades de cada criança e adapte os conteúdos ao ritmo de aprendizagem de cada um.

Na educação a arte de brincar, de usar o lúdico para proporcionar um melhor aprendizado para as crianças não perder tempo, e sim ganhar em afetividade, em melhor aprendizado, em melhor socialização, pois assim além de se ter uma melhor compreensão dos conteúdos por parte das crianças elas também aprendem os valores para sua formação humana.

O lúdico na educação podemos dizer que é a forma como se ensina e aprende, através de brincadeiras, histórias jogos e também através de brinquedos. Ou seja, é a capacidade de ensinar e aprender brincando.

E assim o estudo do tema proposto nos mostrou qual a importância das brincadeiras, dos jogos, do lúdico em geral para a formação das crianças e para a prática pedagógica, pois essa prática requer muito cuidado e preparo em sua execução, pois é uma proposta que visa a valorização da criatividade tanto do professor quanto dos alunos. O objetivo desse projeto foi desenvolver uma compreensão em relação às atividades lúdicas, e visa ainda mostrar como o lúdico pode favorecer no aprendizado das crianças.

 

MATERIAL E MÉTODOS

            Foi realizado na escola de educação infantil “Anjo da Guarda”, na turma de pré II com 18 alunos, que participaram e interagiram durante as atividades propostas em sala de aula.

Para se trabalhar o uso dos números no cotidiano foi pedido para que as crianças levassem embalagens vazias para a escola e para que fosse montado um mercado, onde foi explicado a importância dos números, onde pode usar, e assim as crianças colocaram etiquetas adesivas com os valores nos produtos, e organizaram o ambiente junto com o professor com os objetos que eles levaram, dessa forma eles brincaram de mercado, onde algumas crianças foram os caixas do mercado e outros foram os clientes. As crianças que foram clientes escolheram os produtos de mercado e pagaram com o dinheiro fictício, e os que eram caixas somaram o valor dos produtos e somaram a quantia que o cliente passou para ver se estava faltando ou se deveria ter que passar troco para ele. Assim Durante a brincadeira as crianças lidaram com os números, as operações de somar e subtrair percebendo assim, a importância dos números no nosso cotidiano.

Para se trabalhar a prática de leitura com as crianças foram utilizados palitoches da historia “Bom dia Todas as cores” de Ruth rocha, onde foi contada a historia para as crianças. Ainda utilizando os palitoches da historia “bom dia todas as cores”, enfatizando as cores que cada personagem representava, explicando quais são as primárias, e como são formadas as cores secundária. Dando seqüência a atividade foi utilizada tinta de varias cores, e papel manilha, o mesmo foi colocado no chão, as crianças foram orientadas a misturarem as tintas que estavam em suas mãos com movimentos circulares para assim conhecer a cor descoberta.

Para se trabalhar o conteúdo equilíbrio e coordenação motora, com as crianças da educação infantil, serão realizados um percurso com obstáculos, onde será preparado um ambiente com algumas mesas formando um túnel, algumas cadeiras dispostas um ao lado da outra formando uma espécie de passarela, algumas caixas colocadas em posições aleatórias, uma corda esticada no chão. Assim será explicado para as crianças como será realizada a atividade, o percurso começará com as crianças passando engatinhando pelo túnel formado pelas mesas, em seguida ao sair do túnel as crianças andaram pela passarela formada pelas cadeiras, e pularam por cima das caixas no chão, e para finalizar o percurso as crianças passaram pela corda esticada no chão. Para terminar o momento, depois do descanso das crianças, brincar de vivo e morto, e cantar a musica “formiguinha”, que vai estimular os movimentos.

  

RESULTADOS E DISCUSSÕES:

As atividades lúdicas proposta foram de grande proveito e prazerosa, as brincadeiras são sempre bem aceitas pelas crianças, pois se divertem e aprendem ao mesmo tempo. O brincar é um das atividades lúdica mais utilizada e importante para o desenvolvimento das crianças, pois, ela não trabalha apenas o cognitivo das crianças, mas também o emocional e o lado psicossocial e afetivo das crianças, pois ao brincar envolvem-se umas com as outras e assim desenvolvem vínculos afetivos segundo LIMA, Jaqueline, da Silva (2006, p.05) Brincar é vital, primordial e essencial, pois, esta é a maneira que o sujeito humano [...], utiliza para se estruturar como sujeito da emoção, da razão e da relação. Desde que nascemos sempre estamos desenvolvendo vínculos primeiramente com a família e depois com as demais pessoas e as atividades lúdicas utilizada da maneira correta auxilia tanto nesse sentido quanto no aprendizado dos pequenos já que dessa forma estamos estimulando o aprendizado das crianças, utilizando coisas que são próprias do seu mundo e assim pode-se dizer que seu desenvolvimento é facilitado por essas atividades.

A primeira atividade proposta foi montado um mercado com embalagens que eles levaram de casa, numa roda de conversa foi abordado alguns questionamentos bem simples sobre realização de compras, como: ”quem já tinha ido ao mercado?” “O que compraram?” Facilitando na explicação das notas de dinheiro fictícias, foram apresentadas e como ia funcionar o mercado, alguns foram os caixas, outros foram comprar, e assim depois foi feito a troca para que todos participassem tanto como caixa, quanto de comprador. Enquanto brincavam livremente de comprar, vender e carregar as compras, as crianças puderam desenvolver noções de quantidades, tamanho, troca, leituras de rótulos, profissões e números. Atividade bastante enriquecedora e com diversos objetivos, sendo principal trabalhar a matemática.

Brincando no mercado.

Na segunda atividade proposta os discentes puderam ampliar seu repertorio de cores, através da mistura, tendo assim conhecimento de quando e como ouve o surgimento das cores.

E nas atividades de percurso que foi mais uma atividade proposta, as crianças brincaram e se divertiram uma atividade prazerosa e divertida, com dificuldades e obstáculos que fizeram com que eles também competissem respeitando as regras e os seus limites. Mais o principal que e o equilíbrio e coordenação motora foi desenvolvida com êxito tornando a atividade bastante produtiva.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

As metodologias de ensino utilizadas na educação é um tema que deve ser sempre alvo de pesquisas, trabalhos. Pois é um elemento fundamental no desenvolvimento da vida acadêmica das crianças, e é importante para que os professores possam analisar os métodos empregados na educação e assim tenham uma melhor atuação e obtenham uma maior desenvoltura para a elaboração de atividades que entretenham e ao mesmo tempo seja educativa e possibilite um bom desenvolvimento tanto cognitivo quanto psicomotor das crianças.

Para se trabalhar com crianças é preciso que se tenha uma meta bem definida, um propósito a ser atingido em relação ao desenvolvimento educativo delas, pois para cada fase deve ter uma forma específica a ser trabalhada, pois não se pode ensinar matemática às crianças apenas com números escritos no quadro e pedir a eles que somem, ou subtraiam, precisa-se de todo o envolvimento lúdico nessa prática com brinquedos que estimulem a descoberta dos números ou histórias que proporcionem o conhecimento. O lúdico é um recurso pedagógico que deve ser utilizado de maneira correta pelos educadores e incrementado em seus planejamentos, pois o uso das atividades lúdicas é um instrumento muito importante não apenas para o aprendizado em si, mas também para as funções cognitivas das crianças.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

CALASANS, Renata - A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL- 2009;

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental Referencial curricular nacional para a educação infantil. V2 — Brasília: MEC/SEF, 1998. 85p.

 

DALLABONA e MENDES. O Lúdico Na Educação Infantil: Jogar, Brincar, Uma Forma De Educar - Curso de Especialização em Psicopedagoga. 2004;

 

LIMA, Jaqueline da S - A importância do brincar e do brinquedo para as crianças de três a quatro anos na Educação Infantil - Rio de Janeiro. 2006

 

SALOMÃO H, A, S et al. A importância do lúdico na educação infantil enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Universidade federal de São Paulo. 2007.