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O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM VINCULADA A LEITURA

Rosangela Jizuato de Paulo1

Profª. Orientadora: Rosangela da Silva 2
Artigo entregue ao Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

 

Resumo

 

O presente artigo é um estudo sobre “O olhar do professor sobre a dificuldade de aprendizagem vinculada a leitura”, cujo o objetivo principal desta pesquisa, é verificar com professores da rede estadual de educação do Município de Colíder-MT, sobre a leitura vinculada a dificuldade de aprendizagem do aluno. Levando em consideração que a dificuldade de aprendizagem na leitura, deve ser trabalhada pelo professor em sala de aula. Essa pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira se deu com um levantamento bibliográfico com autores que abordam sobre o tema pesquisado, em um segundo momento realizou-se uma pesquisa de campo com os professores que atuam na modalidade do Ensino Fundamental, com uma entrevista, através de um questionário elaborado com perguntas fechadas e dissertativas, onde foram entregues à um número de 33 (trinta e três) professores que trabalham com essa modalidade de ensino. Com isso os dados apontaram que os professores tem encontrado em seus alunos essa dificuldade de aprendizagem na leitura e que eles buscam constantemente meios pedagógicos para trabalhar com esse aluno, a fim de que esse aluno não encontre dificuldade de aprendizagem na leitura. Desta maneira é essencial que o professor e a comunidade escolar trabalhem juntos com o aluno, para que ele possa desenvolver suas atividades pedagógicas.

Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem. Professor. Leitura.

 

Abstract

This article discusses about the use of technology as a methodological tool of education, which aimed to analyze by the teachers of the Municipal Network of the City of Colíder-MT Education. Whereas technologies assist in the methodological process in the classroom. This research began with literature and subsequently the data collection instrument, used the interview technique through a questionnaire with open and closed questions that were distributed to fifteen teachers working in the classroom. Our results indicated that these professionals consider important to use technology in the classroom, since they contribute to the student's learning. But on the other hand they have some difficulties to handle, because you do not have training / orientation. Our perspective and that these teachers seek training in this area to feel more confident in their role as teachers.

Keywords: Technology. Methodology. Learning

 

1 INTRODUÇÃO

 

No sistema educacional brasileiro é notório que são inúmeras as pesquisas e estudos a fim de se alcançar um patamar na educação que atinja aos resultados e objetivos propostos nas diferentes modalidades de ensino.

Diante disto a dificuldade de aprendizagem é um assunto muito discutido nos dias de hoje, pois a realidade encontrada é de uma parcela de alunos que encontra alguma dificuldade em seu processo de ensino aprendizagem, assim a leitura é destacada como sendo uma delas.

A leitura é uma dificuldade de aprendizagem, que o professor encontra em sala de aula, devido que alguns alunos não conseguem acompanhar os demais, com isso esses alunos são visto como lentos ou desmotivados, acarretando assim uma dificuldade de aprendizagem do aluno, uma vez que na era em que estamos, esses alunos tem maior acesso as tecnologias e um contato visual e de audição, o que desestimula o aluno a praticar a leitura.

 

2 DESENVOLVIMENTO

 

A leitura é primordial para o desenvolvimento do educando em sala de aula, através dela ocorre a interação do professor com o educando em sala de aula. A partir a dificuldade de aprendizagem vinculada a leitura precisa ser extinta, sendo este o momento que o professor deva buscar recursos pedagógicos e aprimorar sua metodologia em sala de aula, a fim de sanar essa dificuldade encontrada pelo educando

 

2.1 A leitura e atrelada a dificuldade de aprendizagem

De acordo com Buccos (2005, p.25) “O termo Distúrbio de Aprendizagem tem sido usado para indicar uma perturbação na aquisição e utilização de informações ou habilidade para solução de problemas.” Por intermédio da dificuldade de aprendizagem é possível diagnosticar em qual o aluno se enquadra, além de buscar recursos para trabalhar com esse aluno.

Conforme cita Smith:

O termo dificuldades de aprendizagem refere-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico. Raramente, elas podem ser atribuídas a uma única causa: muitos aspectos diferentes podem prejudicar o funcionamento cerebral, e os problemas psicológicos dessas crianças frequentemente são complicados, até certo ponto, por seus ambientes doméstico e escolar, além de por fatores como temperamento e estilo de aprendizagem. (2001, p. 15).

É de extrema importância que todos os alunos tenham uma aprendizagem satisfatória, porém cabe ao professor realizar uma investigação com seus alunos e detectar quais são as dificuldades de aprendizagem de cada educando. Uma vez que o professor detectando-a, refaça sua metodologia de ensino a fim de que o processo de ensino aprendizagem contempla os resultados esperados.

Assim Saqui enfatiza que:

Alguns desses problemas de aprendizagem podem ser apontados pelos professores, que têm um papel de suma importância nesse processo. Ao suspeitar do problema o professor pode encaminhar o aluno aos profissionais que possuem formação específica para diagnosticarem o “problema” que está causando dificuldade de aprendizagem no seu aluno. Vale ressaltar que os professores podem ser os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses “problemas”, porém não possuem formação específica para efetuar tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos. O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades. (2010, p.21)

Pode-se destacar como dificuldade de aprendizagem a leitura, pois ela é de grande importância para o aluno, que a partir do momento em que não consegue realizá-la, gera-se assim um acarretamento na aprendizagem desse aluno.

O aluno pode desenvolver as dificuldades de aprendizagem em mecanismos distintos como na escrita, leitura, matemática ou outras matérias, estas dificuldades podem ocorrer em conjunto ou individualmente em níveis diferentes. Estas dificuldades podem ser ocasionadas por um fator ou por vários deles que podem envolver desde problemas neurológicos, como emocional, familiar, socioeconômico, cultural. (COSTA, 2012, p.15)

A leitura é o conhecimento básico e principal para o aluno, sendo através dela que o aluno consegue desenvolver as atividades pedagógicas, por isso é fundamental que o aluno consiga interpretá-la sobre o texto que foi estudado.

De acordo com Góis:

A leitura abre novos caminhos aos alunos, trazendo conhecimento de mundo e permitindo um posicionamento crítico diante da realidade de cada um. A prática da leitura permite que ele tenha um bom desenvolvimento cognitivo em todas as áreas, porque ler não é apenas decodificar as palavras, é ir mais além. É saber interpretar, saber reconhecer os sentidos das palavras e saber diferenciar o contexto de cada texto lido. (2012, p.10)

O ambiente escolar deve se atrativo ao aluno e papel do professor aguçar o interesse do aluno. Segundo Malta (2010, p.73) “O educador deve fazer com que essa alfabetização tenha sentido para o seu aluno, despertar o interesse pela leitura no seu educando.” O professor é responsável em aguçar o aluno pela leitura. Porém essa tarefa não restringe somente ao professor, mas por toda a comunidade escolar.

Para Spinello:

A metodologia da escola deve ser adequada, envolvendo seus alunos. E no momento em que surgir algum problema com algum aluno é importante que haja uma mobilização por parte da escola a fim de que solucionem a possível dificuldade. A escola deve esforçar-se para aprendizagem ser significativa para o aluno. Com isso, todos tem a ganhar a escola, a família e a criança. Para que ocorra aprendizagem é necessário que o indivíduo seja motivado, que tenha o desejo de aprender, ao educador cabe descobrir a rota de como chegar ao estudante. O incentivo que ocorre em sala de aula deve ser suficientemente forte e eficaz de forma a envolver o aprendiz na situação de aprendizagem, oportunizando a ocorrência de mudanças desejáveis. (2014, p.06)

Assim, o professor precisa estar preparado para lidar com o aluno que possui dificuldade de aprendizagem, uma vez que quem está diretamente trabalhando com o aluno é ele mesmo.

[...] o professor, que é o mediador e condutor para o desenvolvimento cognitivo do aluno, deve ter em mente que formar leitores não é somente ensinar o aluno a decodificar os signos. É dar condições de ir mais além, ajudando no desenvolvimento de estratégias que o possibilite chegar a uma aprendizagem significativa. Portanto, podemos dizer que ensinar estratégias é direcionar o aluno a uma leitura organizada que o torne um leitor que seja capaz de compreender a diversidade de textos que existe e, a partir desse ponto, seja capaz de levantar questionamentos e hipóteses. (Góis, 2012, p.15)

Todo um aparato é utilizado pelo professor, cujo o intuito é oferecer uma educação que atenda os objetivos propostos, bem como contribuir no ensino aprendizado do aluno.

 

2.2 A visão do professor para a dificuldade de aprendizagem do aluno

A realização desta pesquisa originou-se a partir do momento em que foi observado as dificuldades de aprendizagem encontrada pelo aluno com relação à leitura, sendo realizada uma pesquisa com professores que atuam na modalidade de Ensino Fundamental no Município de Colíder-MT.

A partir disto, essa pesquisa iniciou-se primeiramente com o levantamento bibliográfico e em seguida com uma entrevista, aplicada através de um questionário com perguntas abertas e fechadas que serão distribuídos a esses professores.

No meio pesquisado predomina-se o gênero sexual feminino com 76% (setenta e seis por cento), com relação ao sexo masculino 24% (vinte e quatro por cento). Os entrevistados nessa pesquisa possuem formação acadêmica em diferentes áreas como: matemática, pedagogia, educação física, letras, história, geografia e alguns estão cursando uma segunda licenciatura.

GRÁFICO 1: Você já se deparou com alunos que possuem dificuldade de aprendizagem relacionada a leitura?

 

Fonte: Da autora

Segundo os entrevistados os 100% (cem por cento) já se deparam com alunos com dificuldade de aprendizagem relacionada à leitura. Essa dificuldade de aprendizagem sobre leitura é encontrada nas outras disciplinas, não ficando uma dificuldade restrita a disciplina de Português. Desta maneira é gerado um Inter ligamento entre as disciplinas, uma vez que o aluno com essa dificuldade de aprendizagem, acaba que não progredindo nas demais disciplinas.

GRÁFICO 2: Em sua avaliação essa dificuldade de aprendizagem na leitura é avaliada como?

 

Fonte: Da autora

Os entrevistados avaliam com 61% (sessenta e um por cento) ruim essa dificuldade de aprendizagem na leitura, enquanto que 39% (trinta e nove por cento) consideram regular, pois nem todos os alunos que possuem essa dificuldade de aprendizagem são ruins, encontram-se alguns que possuem uma dificuldade pequena, por isso não se deve generalizar todos os alunos.

Desta maneira é primordial buscar alternativas para trabalhar essa dificuldade de aprendizagem com o aluno, onde o professor deve conversar com os demais professores e todos chegarem em um consenso de qual medida será utilizada e trabalhada com o aluno, assim todos os professores tomam o devido conhecimento das medidas a serem trabalhadas com o aluno.

GRÁFICO 3: As alternativas pedagógicas suprem ou extingue essa dificuldade de aprendizagem na leitura?

 

Fonte: Da autora

No meio pesquisado 76% (setenta e seis por cento) avaliam como positiva as alternativas pedagógicas para suprir/extinguir a dificuldade do aluno, porém 24% (vinte e quatro por cento) consideram que as alternativas pedagógicas não contribuem em sanar a dificuldade do aluno.

Em sala de aula, essas alternativas pedagógicas contribuem na melhoria do aprendizado do aluno, porém é difícil dizer que a dificuldade se extingue com as alternativas proposta, pois deve-se trabalhar com esse aluno constantemente.

GRÁFICO 4: Você acredita que os problemas sociais, econômicos e culturais afetam na aprendizagem do aluno, fazendo com que ele tenha dificuldade na leitura?

Fonte: Da autora

Com relação a esta pergunta 100% (cem por cento) consideram sim para esta questão, pois os fatores sociais, econômicos e culturais interferem na aprendizagem do aluno, pois em muitos casos o aluno chega ao ambiente escolar desmotivado, por vezes os pais não tem tempo disponível para sentarem com seus filhos e ajudarem eles a fazer suas atividades ou realizar uma leitura com seu filho, devido as dificuldades financeiras os pais trabalham o dia inteiro e quando chegam em casa não dispõe um tempo para as tarefas do filho.

Diante disto todos os 100% (cem por cento) consideram importante uma formação/orientação é importante, uma vez que muitos professores não tem nenhuma formação para trabalhar com esse aluno em sala de aula, e são inúmeras as mudanças em favorecimento de melhorias pedagógicas. Assim o professor em sala de aula consegue alcançar resultados cada vez mais positivos no aprendizado de seu aluno, visto que no momento em que o professor se encontra preparado para lidar com esse aluno, sua metodologia em sala de aula atende os objetivos da grade curricular escolar.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A educação tem muitos percalços a ser explorada pelo professor, aluno, comunidade escolar e por toda a sociedade em que estamos inseridos, assim na modalidade de Ensino Fundamental o aluno está começando sua fase de aprendizagem, onde ele tem maior facilidade em uma disciplina, porém encontra dificuldade em outra, como uma dificuldade de aprendizagem “a leitura”.

A leitura é fundamental na vida do aluno, pois através dela ele consegue expandir seus conhecimentos, bem como ter uma facilidade em interpretar textos, as atividades propostas pelo professor, além disso o aluno aplica sua leitura fora do ambiente escolar, ou seja em sua rotina diária.

O papel do professor em sala de aula é encontrar meios pedagógicos de serem trabalhados com o aluno que tem dificuldade de aprendizagem na leitura, mas essa tarefa não fica restrita somente ao professor, cabe a comunidade escolar trabalhar em consonância com o professor e todos os professores trabalharem juntos com o aluno, pois assim se torna uma corrente onde todos tem a clareza da dificuldade de aprendizagem do aluno.

É visível que os fatores sociais, econômicos e sociais, de uma certa maneira interfere no aprendizado do aluno, onde muitas vezes enxerga o ambiente escolar como uma obrigação a ser cumprida, assim chega na escola desmotivados e sem interesse algum em aprender, gerando essa dificuldade de aprendizagem.

Dado o momento em que o professor se encontra preparado para lidar com essa dificuldade de aprendizagem na leitura, ele consegue desempenhar sua função, a partir da formação/orientação que obteve. Uma vez que são realizados estudos e muitas vezes colocados em prática sobre encontrar meios pedagógicos para estimular e desenvolver atividades com o aluno que possuem dificuldade de aprendizagem relacionada a leitura, colaborando assim nas atividades do professor.

 

REFERÊNCIAS

 

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Um painel para todas as disciplinas mostra quando - e como - as novas ferramentas são imprescindíveis para a turma avançar. 2009. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml>. Acessado em 21/12/2015.

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SEABRA, Carlos. Tecnologias na escola. Porto Alegre: Telos Empreendimentos Culturais, 2010.

SERAFIM. Maria Lúcia. SOUSA. Robson Pequeno de. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. IN: SOUSA. Robson Pequeno de. CARVALHO. Ana Beatriz Gomes. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

SPINELLO. Naiara Carla. As dificuldades de aprendizagem encontradas na Educação Infantil. 2014. Disponível em:<http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/335/289>. Acesso em: 20/11/2015.

1 Licenciada em Letras com habilitação em Língua Inglesa. FUNEC. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2 Especialização em Psicopedagogia e Educação Especial. UCAMPOMINAS. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.