PROJETO – LUDICIDADE: BRINCANDO E APRENDENDO
Ana Paula da Silva1
Alcina Alaíde da Silva2
Neura Lucia da Silva3
Resumo
Este artigo cientifico é resultado de uma pesquisa realizada com alunos durante o ano letivo de 2018, com o objetivo de assegurar o direito das crianças em aprender de forma lúdica, através de pesquisas rodas de conversas que foram realizadas de forma que as crianças pudessem se expressar e dar opiniões fazendo com que as crianças tornem verdadeiros protagonistas participando de forma efetiva nas tomadas de decisões, buscamos juntos formas e metodologias de propiciar a ludicidade no contexto ensino aprendizagem para a educação infantil. Fez se necessário diante da problemática pesquisas em livros, internet, artigos que contam com autores renomados sobre o assunto. Diante da proposta politica pedagógica de nosso município, pode se observar a importância da realização desse estudo já que o plano que rege diz que é através dos jogos e brincadeiras que o professor deve proporcionar o ensino aprendizagem em sua metodologia de trabalho.
Palavra chave: Ludicidade, ensino aprendizagem, educação infantil.
Abstract
summary
This scientific article is the result of a research done with students during the 2018 school year, with the objective of assuring the right of the children to learn in a playful way, through research wheels of conversations that were carried out in a way that the children could express themselves and give opinions by making children become real protagonists by participating effectively in decision making, we seek together forms and methodologies to foster playfulness in the context teaching learning for children's education. He did, if necessary, in front of the problematic researches in books, internet, articles that count on renowned authors on the subject. In view of the pedagogical policy proposal of our municipality, it is possible to observe the importance of carrying out this study since the plan that governs it is through the games and jokes that the teacher must provide teaching learning in his methodology of work.
Key words: Ludicidade, teaching learning, early childhood education.
Introdução:
Este projeto tem como principal finalidade buscar e esclarecer a importância da ludicidade na educação infantil, sendo que uma das principais problemáticas, está no pré conceito que as pessoas tem em entender que é através dos jogos e brincadeiras é que se aprende de forma satisfatória e prazerosa, fazendo com que as crianças fiquem ansiosas para aprender, pensando que só aprende através do uso da escrita e leitura.
A justificativa do desenvolvimento desse artigo, vem justamente da indagação de uma criança feita a professora.
Durante um dos momentos de roda de conversa, uma aluna perguntou: professora nos não vamos aprender nada aqui na escola ? só vamos brincar?
Então mais que depressa a professora respondeu: “É brincando que se aprende” as cores, os números, as quantidades, tamanhos, os nomes, e varias outras coisas, vocês querem uma forma mais divertida do que essa para aprender?
Então todos responderam: Nãoooooooo
Então possibilitamos em um outro momento, que as crianças dessem suas opiniões e sugestões de brincadeiras, ficou decidido também queseria construído jogos que também possibilitaria o aprendizado das crianças. E assim surgiu o projeto : Ludicidade brincando e aprendendo.
2 OBJETIVOS E METAS:
-Criar oportunidades de diálogo
-Interação entre as cianças
-Estimular através de jogos recreativos e brincadeiras de roda para que a criança aprenda brincando
-desenvolver atividades interativas (musica, danças de roda) que envolvam a afetividade e a socialização.
-Realizar atividades individual e coletivas com a finalidade de desenvolver a concentração e a imaginação das crianças.
-Proporcionar através de brincadeiras momentos de lazer e companheirismo.
-Promover a união entre as crianças
-Desenvolver na criança sua curiosidade a fim de melhorar seus conhecimentos básicos numéricos e raciocínio lógico
-Facilitar a memorização e motivar a parceria ao cantarem juntas.
- Tornar a criança mais concentrada, atenta e verificar sua capacidade de imaginação e entendimento.
Metodologia:
Através das pesquisas fundamentando os objetivos desse artigo, para a metodologia desse projeto foi realizado leituras de autores, pesquisas em sates sobre jogos e brincadeiras tentando fundamentar nas ideias propostas pelas crianças em nossas rodas de conversas. Dessa forma foi desenvolvida as seguintes experiências: Jogos Recreativos, Músicas Infantis, Danças e brincadeiras de Roda, Dança da cadeira, Leitura de Histórias Infantis, Pular corda, Atividades que possibilite o subir, correr, pular, agaichar, se esconder, Brincar de faz de contas, Atividades de circuito, Trabalhar cores, Trabalhar números e quantidades através das brincadeiras, Faz de conta, Dramatização e Etc.
5- RECURSOS
Os recursos materiais e o espaço físico fazem parte da elaboração do projeto e são importantes para a conclusão dele. Utilizaremos neste trabalho materiais de suma importância, todos encontrados na escola e que as crianças poderão estar trazendo de suas casas ex:
-Corda – Cadeiras- Brinquedos diversos- Panelas e utensílios domestico solicitado aos pais- Ambiente interno e externo- Pneus- Casinha- Brinquedos da brinquedoteca- Etc
História da ludicidade:
As brincadeiras, jogos e brinquedos fazem parte da historia humana, esse ato de brincar é muito antigo e foi passando de geração em geração, antigamente as brincadeiras eram mais presente entre as crianças, onde fazia com que eles usassem sua imaginação para criar, fantasiar, adaptar, correr, subir buscando diversas possibilidades de se interagir e divertir. Com o passar dos anos foram ficando de lado dando lugar aos jogos e meios de comunicações digitais, fazendo com que nossas crianças fossem perdendo o habito de brincar e assim a facilidade em sonhar, se expressar, interagir, dividir, pular, criar entre outros. A proposta pedagógica do município de Sinop para educação infantil tem como eixos norteadores a interação e as brincadeiras, pois os jogos e as brincadeiras fazem parte do universo das crianças.
Segundo (VYGOTSKI, 1989, p.109). É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de agir numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não por incentivos fornecidos por objetos externos.
É muito comum encontrar em diversos livros autores defendendo a teoria das brincadeiras no ensino aprendizagem desde a educação infantil, pois o ato de brincar foi trazido por nossos antepassados de maneira que antigamente adultos e crianças participavam das mesmas brincadeiras.
Considerações finais:
Diante do respectivo projeto percebe se a importância do lúdico na educação infantil, sabemos que é através das brincadeiras que o processo de ensino aprendizagem acontece de forma espontânea e prazerosa para as crianças, a forma como foi conduzida esta pesquisa facilitou o desenvolvimento uma vez que os alunos foram os protagonistas nas tomadas de decisões, participando através de roda de conversas, dando suas opiniões sobre oque poderia ou não ser aplicado durante o ano e nas atividades.
REFERENCIAS
ALARCÃO, I. e TAVARES, J.. Supervisão da Prática Pedagógica, uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina, 1987
GARCIA, R. M. R.; MARQUES, L. A. B. Aprendendo a brincar. Porto Alegre, RS: Novak Multimídia, 2001.
INAYO, M. C. S, org. Pesquisa Social. Petrópolis-RJ, Vozes, 1994.
MOROZ, M. & GRANFALDONI, M.. O Processo de pesquisa: iniciação. Brasília, Editora Plano, 2002.
TRIVIÑOS, Augusto Nilbaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
VYGOTSKY, L. 1989. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
WINNICOTT.D.W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
https://webartigos.com/artigos/projeto-de-intervencao-a-importancia-do-ludico-na-educacao-infantil/55052
1Licenciada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Infantil. Atua como professora no EMEI Tempo de Infância. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
2 Superior incompleto. Atua com Técnico de Desenvolvimento Infantil no EMEI Tempo de Infância. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
3Licenciada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial. Atua como professora no EMEI Tempo de Infância.