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PROBLEMAS E RESPOSTAS SOBRE O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Janaina Silva Mesquita
Joelita da Silva Soares
Juliana Lourenço Nunes
Maelen Suzan Cotta Teixeira de Paula

2017. 09f. Trabalho de conclusão de curso. Pós Graduação: Psicopedagogia, Educação Infantil e Alfabetização-IPM- Instituição Matogrossense de Pós Graduação.
RESUMO
Este presente artigo cientifico tem como objetivo discultir o papel do coordenador pedagogico dentro das instituições de ensino, bem como analisar suas contribuiões e o desenvolvimento da pratica dentro do ambito escolar. Traz também uma discusão contendo problemas e respotas de forma a contribuir uma práxis reflexiva, visto que a escola so tem sucesso se houver a integração de todos principalmente do gestor. Esta pesquisa surgio com a necessidade de se discultir a importancia da formação e habilidades do coordenador pedagogico na instituição de ensino. Sera ultilizado alguns referenciais teoricos durante o transcorrer do trabalho, como a opinião de FRANCO(2000,p.33) que resalta a pratica educativa e os desafios do coordenador, mas a frente foi ultilizado mas um trecho da fala de Franco (2008, p. 128) explicando que a tarefa do coordenador não é uma tarefa fácil, mas que com o auxílio de todo corpo docente terá um bom êxito na aprendizagem.

Palavras –chave: Coordenador. Formação. Práxis reflexiva e Problemas.

ABSTRACT
This scientific article aims to discuss the role of the pedagogical coordinator within educational institutions, as well as to analyze their contributions and the development of practice within the school environment. It also brings a discussion containing problems and responses in order to contribute a reflexive praxis, since the school is only successful if there is the integration of all mainly of the manager. This research came with the need to disregard the importance of the training and skills of the pedagogical coordinator in the teaching institution. Some theoretical references will be used during the course of the work, such as FRANCO (2000, p.33), which emphasizes the educational practice and the challenges of the coordinator, but the front has been used but an excerpt from Franco's speech (2008, p. 128) explaining that the task of the coordinator is not an easy task, but that with the help of all faculty will be successful in learning.

Keywords: Coordinator. Formation. Reflective Praxis and Problems.
SUMARIO

1.INTRODUÇÃO­­­­--------------------------------------------------------------------- 4
2.DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------------------ 5
3. TITULO 1 E PROBLEMA------------------------------------------------------- 5
4.TITULO 2 E PROBLEMA------------------------------------------------------- 6
5.TITULO 3 E PROBLEMA--------------------------------------------------------- 7.8
6. CONSIDERAÇOES FINAIS----------------------------------------------------- 9
7.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS-------------------------------------------- 9

 

 

 

 

 

 

 

 


1. INTRODUÇÃO

Este presente artigo de caráter cientifico tem como função relatar sobre a importância do coordenador pedagógico na instituição de ensino, suas dificuldades, seus desafios e bem como seus desvios de função e seu papel como incentivador da mudança no contexto escolar. Por essas indagações, dúvidas, anseios e outros questionamentos que serão abordadas ao longo deste trabalho, é que se percebe a necessidade de refletir a atuação do coordenador pedagógico como fio condutor da ação educativa. Também relata a sua contribuição na formação dos professores, pois este profissional tem como objetivo transformar a escola em um espaço de formação.
Esta formação contribui diretamente no resultado da aprendizagem das crianças propondo reflexão permanente dos professores, visto que um coordenador bem preparado tem a capacidade de transmitir para o corpo docente suas habilidades e seus conhecimentos para que assim possa ser transmitido para os alunos e assim se ter um resultado com êxito na sua aprendizagem.

 

 

 

 

 


1.2 DESENVOLVIMENTO

Título 1. (O Papel do coordenador pedagógico)
A real função do coordenador pedagógico é estar diariamente na escola em contato com o diretor, professor e alunos onde se preocupa com os docentes e com o desempenho dos alunos bem como com a metodologia utilizada em sala de aula.
Segundo Franco (2000, p. 33)
 Ressalta-se, no entanto, que para que essa atuação seja contemplada, é preciso que a escola conte com docentes com uma formação acadêmica consistente, embasada em teoria e práticas educativas que contribuam para o exercício da função docente. Esse confronto com o qual normalmente o professor de depara, especialmente os iniciantes, constitui-se um grande desafio para o coordenador pedagógico, que precisa intervir junto a este novo educador.
Sobre tal perspectiva a real função do coordenador pedagógico é trazer novas possibilidades para o ambiente escolar, bem como transferir a todo corpo docente novas formas de extrair conhecimentos e transferir habilidades que venham ser útil aos seus alunos.
Nas palavras de Franco (2008, p. 128)
Essa tarefa de coordenar o pedagógico não é uma tarefa fácil. É muito complexa porque envolve clareza de posicionamentos políticos, pedagógicos, pessoais e administrativos. Como toda ação pedagógica, esta é uma ação política, ética e comprometida, que somente pode frutificar em um ambiente coletivamente engajado com os pressupostos pedagógicos assumidos.
Ser um formador e um articulador do conhecimento é um dos papeis primordiais de um coordenador, tendo em vista que este profissional precisa ficar sempre atualizado e exigir dos professores que também se atualize para que possam desempenhar melhor suas funções e adequá-las com a realidade existente no cotidiano escolar. É indispensável que o coordenador pedagógico conheça sua função na escola para que tenha clareza em desempenha-las. Ele também tem como função está sempre encaminhando os docentes a realizarem cursos de formação, pois professores bem preparados traz ensino de qualidade. O coordenado como mediador dos professores deve conversar abertamente sobre os pontos negativos e positivos que são encontrados dentro da sala de aula, buscando solucioná-los de uma melhor forma para que não haja conflito entre os demais.
Problema: UM PROFESSOR SABE QUE SEUS ALUNOS POSSUEM DIFICULDADES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. MAS NÃO OPORTUNIZA NENHUM TIPO DE ATIVIDADES PARA DESENVOLVER ESSAS DIFICULDADES. O QUE O COORDENADOR DEVE FAZER?
Visto a necessidade de solucionar o problema o coordenador deve se unir com o docente e discutir sobre seus métodos, suas práticas e sua didática utilizada, para que assim possa detectar o real problema que está acarretando da dificuldade dos alunos na aprendizagem, e a partir dai criar uma nova didática de ensino para desenvolver estas dificuldades e sanar as dúvidas existentes pelos mesmos. O coordenador junto com o docente busca envolver a família na aprendizagem do aluno que é de suma importância na sua aprendizagem.
Cabe a ele juntamente com o professor criar atividades lúdicas diversas e práticas que envolva o aluno que traz motivação e desenvolva sua dificuldade, pois onde há lúdico e pratica se tem a facilidade de aprendizado.
Título 2. (Desvios do coordenador pedagógico)
Estes desvios ocorrem quando o coordenador passa a realizar tarefas que não são de sua obrigação e sim são questões que surgem na escola e por não terem as devidas orientações passam essas funções para este coordenador, ele passa a resolver estes problemas e acaba se esquecendo de sua real função na instituição. Ele acaba não só fazendo sua função e sim a de fiscal de limpeza e conferir as condições da sala, o secretario para conferir listas de chamadas e arquiva-las, organizar os horários para uso da biblioteca e dos laboratórios, escrever atas de todas as reuniões, o psicólogo que presta atenção em alunos indisciplinados, que brigam no recreio e que provocam o bullyng, O sindico que se preocupa com o prédio da escola e a quantidade de materiais consumidos. O de relações-públicas que tem como objetivo de criar programas culturais na escola como: gincana, festa junina, festa do dia das mães entre outras datas comemorativas e projetos importantes na qualidade de ensino. O de assistente social se comove com a situação dos alunos e da comunidade e tenta criar meios para amenizar está carência. Onde se envolve na arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas usadas para distribuir para a comunidade carente. Para que esses desvios não ocorram ele deve buscar formação para que saiba qual é a sua real função na escola e o que não deve fazer para assim não ser sobrecarregado.
Problema: Alunos do segundo ano se envolvem em briga na sala de aula comentem violência (O bullyng). O que o coordenador deve fazer?
Pode organizar um projeto interdisciplinar entre os educadores e os alunos de forma que todos apresentem trabalhos, desenhos, histórias que relatam sobre o bullyng e casos que ocorrem com frequência na escola. E ainda a coordenação convida um palestrante para falar um pouco mais sobre o assunto e orientar os alunos a não terem certas atitudes.

Título 3 (Qual é o papel do coordenador na elaboração do PPP?)
Cabe ao coordenador pedagógico ter um diálogo com os docentes e juntos ter um trabalho cooperativo para a elaboração do PPP “Projeto Político Pedagógico” diante deste documento se faz possível traçar o perfil de aluno que aquela escola está se comprometendo em formar. Deve ser um projeto dinâmico e multável para colocá-lo em pratica cabe ao coordenador e o diretor discutir com o corpo docente características sociais e pessoais existentes na escola.
É dever do coordenador está sempre movendo grupos de estudos para os docentes tendo que esses grupos visam um estudo sobre o PPP, onde deve está em constante mudança. Mudar é, portanto, um trabalho em conjunto dos envolvidos neste processo é preciso de diálogo, troca de diferentes experiências e respeito com a diversidade de pensamento. O coordenador é responsável pela qualidade de ensino e pelo Projeto Político Pedagógico há não engavetamento do mesmo. É importante que o coordenador proponha aos professores uma prática inovadora e acompanhe-os na construção e vivência de uma nova forma de ensinar e aprender. No entanto, é preciso que essas práticas sejam compatíveis com as convicções, anseios e modo de agir do professor, pois é preciso que ele acredite na importância dessa inovação para que seu trabalho, de fato, se modifique.
Para Freire (1982), o coordenador pedagógico é, primeiramente, um educador e como tal deve estar atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola. Ele deve levar os professores a resinificarem suas práticas, resgatando a autonomia sobre o seu trabalho sem, no entanto, se distanciar do trabalho coletivo da escola.
Problema: A rotatividade e o desinteresse do professor em inovar? O que fazer?
Em muitas escolas o professor se torna rotineiro em seus métodos, e acaba seguindo somente uma aula teórica de livros didáticos esquecendo que o lúdico e a aula pratica é essencial na aprendizagem. Por isso que o coordenador deve estar a tento ao planejamento dos docentes e verificar se estão adequados com a realidade e se estão utilizando do lúdico e se ele traz propostas inovadoras. È importante que eles conduzam sempre o professor para que não haja mais acomodações, O coordenador é eficiente centraliza conquistas de professores e assegura que as boas ideias tenham continuidade.

 

1.3 CONSIDERAÇOES FINAIS
A realização deste dossiê foi uma experiência positiva, pois nos possibilitou através das pesquisas, entender sobre as diversas questões do coordenador pedagógico, seus desafios e sua realidade como também os desvios de funções que ocorrem frequentes, está proposta traz uma visão do ocorre no dia a dia do coordenador na instituição e nos mostra através de pesquisas em diversas fontes, como escapar de diversas situações problemas.

1.4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
José Cerchi Fusari Professor doutor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) (Revista Nova Escola)
VEIGA,Ilma Passos A.(org).Projeto Político pedagógico da Escola: uma construção possível.Campinas:Papirus,1995.
FERNANDES, M. J. S. O professor coordenador pedagógico, a articulação do coletivo e as condições de trabalho docente nas escolas publicam estaduais paulistas. Afinal, o que resta a essa função? SANTOS,L.L.de C.P. e OLIVEIRA, N. H. – O coordenador pedagógico no contexto de gestão democrática da escola.