PRÁTICA DESPORTIVA PARA DESENVOLVIMENTO MOTOR DAS CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS
Cleydson da Silva
Daiane Ferreira Teza
Sergio Junior Bertucini
INTRODUÇÃO: Com as mudanças sociais evidencia-se que as crianças necessitam de maior prática motora, pois com os avanços ocorridos em razão da tecnologia estas acabam permanecendo muito mais tempo na frente do computador ou jogando vídeo game, tendo uma vida mais sedentária. As crianças apresentam diferentes estágios de desenvolvimento, sendo estes os fatores físicos, emocionais e sociais que podem interferir na forma como o movimento se desenvolve no indivíduo. Muitas são as mudanças que acontecem durante o período de desenvolvimento da criança. Essas mudanças ocorrem logo na infância quando o processo motor se caracteriza pela conquista de novos movimentos e aperfeiçoamento das habilidades básicas. Assim, com a finalidade de propiciar mais informações que possam ampliar o conhecimento dos possíveis fatores que influenciam no desenvolvimento motor das crianças, buscamos neste trabalho realizar um levantamento bibliográfico para averiguar como a prática desportiva pode auxiliar no nível de desenvolvimento motor nas séries iniciais. Do ponto de vista científico o trabalho enfocará no desenvolvimento motor como fator relevante de grande importância no desenvolvimento global da e conterá informações e dados como suporte para trabalhos futuros.
Desenvolvimento motor e Psicomotricidade
Para Haywood e Getchell (2004) as teorias do desenvolvimento oferecem uma maneira sistemática de observar e explicar a mudança desenvolvimental. A perspectiva maturacional enfatiza que o desenvolvimento motor é um processo interno ou inato dirigido por um relógio biológico ou genético, podendo ser diferente de um individuo para outro. O desenvolvimento motor é entendido como as “alterações progressivas do comportamento motor, no decorrer do ciclo da vida, realizadas pela interação entre as exigências da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente” (GALLAHUE e OZMUN, 2005, p.25).
Gallahue e Ozmun (2005) definem desenvolvimento motor como toda mudança continua em seu comportamento motor durante o ciclo de vida de um indivíduo. O desenvolvimento motor pode ser visto pelo desenvolvimento que avança lentamente, mas contínuo das habilidades. Para os autores desenvolvimento cognitivo é definido como:
1- Fase sensório-motor: ocorre do nascimento aos dois anos e tem como característica a Construção de um significado de seu movimento pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento.
2- Fase do pensamento pré-operacional: ocorre dos dois aos sete anos e nesta fase a criança demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens.
3- Fase das operações concretas: ocorre dos sete aos onze anos, tendo como característica o avanço do raciocínio lógico sobre eventos concretos, classificação de objetos de seu mundo em vários ambientes.
4- Fase das operações formais: ocorre dos onze anos em diante e a partir dessa fase existe a capacidade do raciocínio lógico e também de maneira mais abstrata e idealista.
A teoria de desenvolvimento motor demonstra que desde os movimentos reflexos de um bebê, relacionados a um desenvolvimento motor-perceptivo e os estágios de maturidade separados por faixa etária, torna capaz a estruturação de planos em longo prazo, obedecendo a cada momento a adaptação do organismo de uma criança de forma saudável para que possam mais adiante ficarem prontos para as competições e sua vida cotidiana (GALLAHUE; OZMUN, 2005).
A área relacionada à psicomotricidade condiz aos processos de mudanças, estabilidade e também de regressão na estrutura física e funcional do músculo. A psicomotricidade relaciona também em seu contexto todas as mudanças de aspecto físico e fisiológico. (GALLAHUE; OZMUN, 2005). De acordo com Nobre e Fontes (2009) todo processo de desenvolvimento psicomotor relaciona-se com a maturidade do sistema nervoso, deixando com que o organismo de cada indivíduo responda de forma ordenada aos estímulos e melhora na elaboração dos atos motores voluntários.
E o mesmo segue uma sequencia de condutas funcionais, importantes para esse desenvolvimento sendo eles:
• Equilíbrio: o equilíbrio é definido como toda força que o corpo exerce aonde os mesmos tem que se manter em posição contra a gravidade, sendo fundamental para deslocamento e está diretamente relacionado ao sistema nervoso central, que se utiliza de ações periféricas visuais, táteis, cinestésicas e labirínticas, e também estímulos neuromusculares e músculo articulares, o mesmo pode ser classificado como equilíbrio estático, dinâmico e recuperado. (NOBRE e FONTES, 2009).
• Lateralidade: é a capacidade motora com o qual todo indivíduo percebe os dois lados do corpo. A lateralidade é um fundamento de grande importância, pois a mesma está relacionada a orientação do corpo com o mundo exterior. A mesma tem relação com o desenvolvimento do esquema corporal, demonstrando o domínio de um lado. (NOBRE e FONTES, 2009).
• Imagem corporal: é a percepção corporal que se tem sobre si mesmo e que permite a orientação em determinado espaço. Quando um indivíduo possui um domínio e uma representação de si próprio, o mesmo pode ter uma boa relação do eu e do mundo exterior, gerando com isso uma formação de sua própria personalidade. (NOBRE e FONTES, 2009).
Processo de desenvolvimento motor na infância escolar
A respeito das habilidades motoras as crianças podem e devem atingir o estágio maduro aos cinco ou seis anos de idade, mas para tanto é preciso oportunizar a estas na prática um ambiente que promova o aprendizado. (GALLAUHE e OZMUN, 2005). Dos cinco aos seis anos, inicio da escola, denominado como primeira infância, é caracterizada por uma movimentação, a princípio, impetuosa, em que as crianças apresentam condições psicofísicas extremamente favoráveis para a aquisição de habilidades motoras e coordenativas. (WEINECK, 1991). Entre as principais qualidades motoras, nesta faixa etária, destaca-se a melhoria da coordenação e do ajustamento postural, o inicio das atividades motoras socializadas e o desenvolvimento acentuado das qualidades físicas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De acordo com o objetivo proposto no presente trabalho foi possível verificar que a prática desportiva exerce influência sobre o desenvolvimento motor das crianças nas séries iniciais, faixa etária compreendida entre 06 e 08 anos. Ainda, verificou-se que apesar das experiências motoras espontâneas serem importantes, por si só, não são suficientes para que as crianças desenvolvam movimentos fundamentais.
Portanto, é fundamental que se proporcionem estímulos motores adequados ao nível de habilidade em que as crianças se encontram, oportunizando-lhes a aquisição de padrões maduros de habilidades motoras básicas. Neste contexto, enfatiza-se a importância das práticas desportivas para crianças na faixa etária pesquisada, através de práticas motoras diversificadas adaptadas ás características e necessidades das crianças.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
GALLAHUE, David L; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ed. São Paulo: Phorte, 2005.
HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento Motor ao longo da vida. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
NOBRE, J; FONTES, Y. T. V. A influência do brincar no desenvolvimento psicomotor infantil. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade do Clube Náutico Mogiano. Mogi das Cruzes, 2009.
WEINECK, J. Biologia do Esporte. São Paulo: Manole, 1991.