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OS FATORES PRIMORDIAIS NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Janaina Silva Mesquita¹
Maelen Suzan Cotta de Paula

RESUMO
A criança é um ser singular possui atitudes diferentes do ser adulto e por isso deve ser tratada à sua maneira. Considerando a capacidade da criança, não é possível definir como precisão as melhores condições para o desenvolvimento da criança. Essa definição deve sempre considerar o contexto sócio-histórico em que a criança e sua família estão inseridas. Alguns princípios devem ser definidos como fundamentais, tais como: as condições de acolhimento, um ambiente que propicie a exploração e o desenvolvimento da autonomia, tanto no aspecto físicos como psicológico, intelectual e social do indivíduo, contanto com o apoio priori da família e a escola para seu crescimento continuo no mundo. Temos como referencial teórico Costa (2004), Pcns (1998), Reverbel (1989), Zilberman (1985).

Palavras chave: Alfabetização, Desenvolvimento humano, Educação psicomotora, Literatura infantil.

INTRODUÇÃO
O processo de alfabetização no âmbito da educação infantil tem como fundamental importância no desenvolvimento de diferentes contextos e habilidades na vida das crianças, é através de varias praticas pedagógicas realizadas que se pode obter um bom êxito do ato de ensinar, ler e escrever. A criança se desenvolve rapidamente, o adulto precisa estar continuamente observando esse desenvolvimento para ser capaz de propor-lhe novos desafios.
Segundo ZILBERMAN (1985, p.1):
“A nova valorização da infância gerou maior união familiar, mas igualmente os meios de controle do desenvolvimento intelectual da criança e a manipulação de suas emoções. Literatura infantil e escola, inventada a primeira e reformada a segunda, são convocadas para cumprir esta missão. ”

As praticas docentes sempre necessita de um referencial teórico para orientar um projeto escolar, mais é dever do docente refletir sobre cada uma destas questões melhorando e adaptando a realidade dos alunos. Portanto existem diversas formas de aprimorar o conhecimento mais é fundamental que os professores trabalhem de uma forma interdisciplinar abrangendo diversos conteúdos, a fim de possibilitar uma aprendizagem de qualitativa.
“...Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou construção”. ( FREIRE,2002,p.21)


A ARTE COM PAPAEL NORTEADOR DA LUDICIDADE NO PRECESSO DE ENSINO-APRENDIZEM

A arte geralmente é entendida como atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular uma instância de consciência em um ou mais espectadores. Educar pela arte significa compreender seu valor como importante meio para estimular a sensibilidade, capaz de facilitar aprendizagens. Ou seja, Educador deve buscar varias formas que possibilitaram a aprendizagem dos alunos usando todos os meios possíveis como também a ludicidade, que é de suma importância para a memorização das crianças sobre as atividades propostas. Ela consiste em buscar da realidade do aluno através da percepção, reflexão e de seus sentimentos sobre o que conhece.
No ensino da arte não existe certo ou errado, bonito ou feio, um está melhor e o outro pior, o professor tem sempre por papel fundamental, orientar os alunos, estimulá-los da melhor forma possível, e principalmente mostrar diversas possibilidades como suporte para a realização das atividades com êxito. A arte na educação infantil tem como finalidade, desenvolver o conhecimento artístico, tanto na imaginação do faz de conta como envolver a emoção, agilidade, sensibilidade e a reflexão na realização das produções artísticas.
Segundo COSTA (2004, p. 135, 136)
“A arte penetra em nós através da porta da sensibilidade, mantendo aberto esse canal com nossa natureza mais instintiva e profunda. A cada emoção ou prazer que resulta do contato com o belo, nossos sentidos se renovam e se apuram num processo infindável de recriação. A cada momento de arte nos tornamos mais aptos à captação da beleza do mundo e de seus significados. ”

As crianças em geral na educação infantil precisam ser estimuladas possibilitando o aumento dos seus saberes e aprimorando os seus conhecimentos. Elas desenvolvem a personalidade infantil por meio da imaginação e dos sentidos e de atividades lúdicas que ampliem as possibilidades afetivas, cognitivas, sociais e criadoras das crianças. O teatro é uma arte muito complexa pois exige a participação de diversos profissionais, como os atores, o figurinista, o cenógrafo, o iluminador, o diretor, se for uma peça musical exige um compositor, coreógrafos, músicos e bailarinos, é através dele que podemos conhecer diversas culturas e momentos históricos. O teatro na sala de aula, não é somente apresentá-lo para as crianças mais sim envolver propor propostas para que criem um teatro para que possam ter criatividades e que desenvolvam habilidades como, a oralidade, a expressão corporal, o vocabulário, trabalhar o lado afetivo e emocional, trabalha a Religiosidade, ética, cidadania, sentimentos, incentiva a leitura, e a interdisciplinaridade.
A apreciação musical dentro das salas de aulas gera resultados animadores e gratificantes, faz com que a difícil tarefa de ensinar se torne mais prazerosa e divertida, através da musica pode-se observar o desenvolvimento, o interesse e dos aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores das crianças. Através da musica elas podem entrar em um mundo de fantasia e subjetividade, sensações, idéias e sentimentos provocados pela sonoridade que a musica trazem, podem levar as crianças a se expressar e a compartilhar suas percepções com os colegas. È necessário sempre escolher a musica certa para cada faixa etária, pois envolve movimentos corporais e compreensão musical. O motivo da valorização da musica na escola é transmitir a herança cultural, ensinar os alunos sobre seu relacionamento com outro tanto em sua própria cultura quanto em outras, ou seja, compreender a igualdade social.
“Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se aproximam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridos. Nesse sentido as instituições de educação infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde a criança se sinta protegida e acolhida, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for esse ambiente, mais ele lhes possibilitará a ampliação de conhecimentos à cerca de si mesmas, dos outros e do meio em que vivem. (PCNS, 1998, p. 15).

A IMPORTÂNCIA DAS HISTORIAS LUDICAS NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS
A literatura infantil é de suma importância no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. A educação vem se preocupando com a formação do indivíduo. O primeiro contato das crianças com as historia, são naqueles momentos em que o pai ou a mãe ou até mesmo os avos começam a contar contos de fadas, historias antigas ou até mesmo trechos da bíblia, a parti daí a criança desde pequena começa a imaginar as cenas e a ter os seus pais como personagens. O auxílio dos pais é fundamental para o bom rendimento escolar, eles devem constantemente incentivá-los a leitura. Pois os pais são os espelhos das crianças, se na sua casa tiver o hábito de ler conseqüentemente os seus filhos serão futuros leitores. Quando uma criança começa a ler, desenvolve o seu senso crítico sua autonomia, num segundo momento ela descobre o mundo letrado e se interessa por ele.
“Ler é identificar- se com o apaixonado ou com o místico. É ser um pouco clandestino é abolir o mundo exterior deporta-se para uma ficção abrir o parêntese do imaginário.ler é muitas vezes trancar-se (no sentido próprio é figurado). É manter uma ligação através do tato do olhar até mesmo do ouvido (as palavras ressoam). As pessoas lêem com seus corpos. Ler é também sair transformando de uma experiência de vida é esperar alguma coisa. É um sinal de vida um apelo uma ocasião de amar sem a certeza de que se vai amar. Pouco a pouco o desejo desaparece sobre o prazer. (Lionel Bellenger Os métodos de leitura p.17) ”
Contar historia para as crianças, é um ato muito prazeroso, pois elas realmente vivenciam os personagens, vivem a historia, estimulam o seu desenhar, pintar, o sair, o ficar, o brincar, o imaginar, imitar, ver livros e despertar a curiosidade do aprender a ler e conhecer as palavras e a sua participação nos contos. O contato diário das crianças com os livros favorece uma persistente motivação ao desejo ativo de ler. È preciso ter um longo percurso incluindo o lúdico na sua vivencia desde os primeiros meses de vida. O ouvinte de uma historia, tende a sentir algumas emoções como, o medo, tristeza, alegria, ansiedade, a raiva, o rir, tranquilidade e o bem-estar, estes são os sentimentos causados pelas crianças ao ouvir historias e contos. Para ler é preciso um local adequado um ambiente amplo, é necessário que as salas de aulas tenham não só um cantinho da leitura, mais o educador adapte um espaço onde os livros possam ficar a disposição e ao alcance das crianças, e que de condições e autonomia para que as crianças ficarem em diferentes posições, deitados, sentados, em pé, no colo, sozinho, na companhia de uma educadora entre outras situações. Bons livros contribuem para aproximar os leitores de outras práticas culturais, como a pintura, musica, teatro essas é praticas que aumentaram o desenvolvimento intelectual da criança.
O narrador deve ler a historia com antecedência para incorporar os personagens, fazendo gestos, expressões faciais que impressionam entonação da voz, o improviso dependendo da idade da criança é sempre necessário. Para criar um momento mais prazeroso após contar uma historia o educador deve incentivar as crianças a recontarem suas histórias. Enfim a contação de histórias abre vários leques de estudos, cabe ao professor saber adequar os livros as faixas etárias das crianças, criando um momento prazeroso e de muita estimulação a leitura.

AS PRATICAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA DIVERSIDADE LINGUISTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

As linguagens podem ser caracterizadas, como uma mediadora de construção de valores, regras e questões culturais que ao longo do tempo são modificadas pelas crianças, ela gradualmente vai construído significados acerca do mundo em que vive. Onde traduzem as características próprias da criança imaginação, representação, simbolismo e ludicidade, pois ao brincar expressam significações como, desenhar e imitar, essas ações são denominadas como formas de expressões.
As Linguagens são meios em que o homem se comunica através de seus sentimentos e idéias, pode se comunicar também através da fala e da escrita. A linguagem abarca toda a expressão do pensamento dos seres sejam de forma verbal ou não verbal, onde a linguagem verbal é construída a partir de palavras, e a linguagem não verbal é construída a partir de símbolos não verbais como imagem, cores e gestos, já a linguagem Mista ou Hibrida usa linguagens verbais e não verbal, como as historias em quadrinhos e charges.
As crianças comunicam-se através de linguagens, expressão gestual e verbal, os bebês se comunicam através de expressões, gestos, olhares, sorrisos e em seguida pelas palavras. É a partir do monitoramento dos educadores que valoriza e motiva a interação dos gestos nas brincadeiras que acontecem. Existem diferentes formas de linguagens através de expressões, a dramática que é quando são manifestos nas crianças sentimentos como o de imitação de alguém próximo ou de algum personagem fictício, é de suma importância que o professor compreenda e que deixe livres as crianças para que possam expressar seus desejos e sentimentos. Ela permite o desenvolvimento pessoal e global da criança quanto do adulto, desenvolvendo competências sociais, culturais e de personalidade com as utilizações de materiais lúdicos como: fantoches, acessórios e vários adereços.
A expressão plástica é um meio da criança se comunicar com os outros, através de sentimentos, experiências, idéias e curiosidades, cabe ao educador sempre estimulá-las á produzirem trabalhos manuais. Onde as crianças podem rasgar, pintar, colar, criar jogos, recortar entre outros. Essas possibilidades além de estimular a criatividade vão melhorar a coordenação motora dos dedos e da mão desenvolvendo a habilidade da escrita. Outras matérias como a argilia, terra, areia, barro, tinta, lixa, tecido, macinha, grão diversos. Podendo identificar volume, espaço, percepção dos materiais e visual das imagens. Já o Musical se expressa através da musica onde a criança conhece os diferentes sons e auxilia no desenvolvimento humano. Ela é um instrumento de interação, desenvolvimento dos movimentos do corpo e do raciocino lógico, ela causa um clima de afetividade de encantamento e de prazer, favorece nos processos de linguagens e na percepção corporal.
Conforme afirma Abramovich (1997, p.16) “ O primeiro contato da criança com um texto é feito Oralmente...”

O educador pode propor que as crianças elaborem os seus próprios jogos tornando-o mais prazeroso. Todas essas atividades propostas trazem uma grande contribuição para o desenvolvimento das linguagens durante o processo de formação da educação infantil, se elas forem intensamente praticadas pelo educador sempre terão um resultado de qualidade em favor da aprendizagem e do afeto cognitivo.

DESENVOLVIMENTO HUMANO E O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS NA PRATICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE PERMITEM MELHORIAS NA QUALIDADE DA ALFABETIZAÇÃO

Desenvolvimento Humano é a interação de si mesmo, ao longo de sua aprendizagem com especificas ações. O desenvolvimento se realiza em períodos como infância, adolescência, maturidade e velhice. Somos sujeitos históricos e sociais já nascemos com determinações biológicas, aprendemos no convívio de indivíduos da mesma espécie, onde à convivência cultural e interação social que é fundamental no desenvolvimento intelectual e psicológico. Nos já nascemos com uma plasticidade cerebral onde apresenta uma conexão entre neurônios a partir das sinapses, desenvolvendo diversas linguagens assim possibilitando tomar decisões, defender-se, avaliar agindo sobre ele e ainda criando condições para sua sobrevivência. A várias evoluções em nossas vidas, e em tudo que nos cerca, como nas novas gerações da informática, a tecnologia só vem evoluindo cada vez mais os computadores e celulares, apresentam mudanças no desenvolvimento como memória, jogos fascinantes, sites que vão alem do conhecimento e os que fazem os seres humanos ficarem viciados por redes sociais. Com a presença dos imagéticos e sinestésicos afetam a atenção e a imaginação do individuo.
A percepção envolve todos os nossos sentidos o olfato, paladar, tato, audição e visão sem que os prejudiquem. Também pode desenvolver mais dois subsentidos o calor e vibração. A memória é um fator muito importante na aprendizagem das crianças, existem três momentos da memória o do arquivar, evocar e esquecer.
Esses tipos de memórias são muitos importantes para o educador, pois quando entra em contato um algo novo criam nova memória. Cabendo ao educador observar o desenvolvimento do mesmo, sem restringir sua escrita e sua leitura. Pois ele terá varias formas de hipóteses de escrita desde os anos iniciais como o grafismo que são os primeiros rabiscos de escritas feitos pelas crianças, nesses primeiros movimentos os traços da criança também são chamados de garatujas e se apresentam de formas desordenadas mais possuem significados por elas, o pré- silábico inserem as letras aleatoriamente, ela queira representar aquilo que é falado por meio de desenhos e rabiscos, passam a conhecer algumas letras e conseguem formar seu nome também utilizam essas letras para tentar escrever novas palavras.
A partir do momento em que as crianças começam a aprender as letras, passam a utilizar as letras que possuem os sons das palavras que querem escrever. O silábico alfabético que fazem trocas de letras usando os sons do lábio e o alfabeto ortográfico é a correção ortográfica.


DIFERENTES ENFOQUES DA PSICOMOTRICIDADE
PRATICAS DIRECIONADA PARA APRENDIZAGEM MOTORA

A Psicomotricidade é uma disciplina que estuda o homem através de seu corpo em movimento, ela contribui diretamente para o desenvolvimento da criança, seja nas ações de brincar, pular, correr entre outras. Tem como objetivo incentivar a pratica de movimentos, por meio de diversas atividades de interação com o meio, a fim de estimular o desenvolvimento psicomotor, auxilia no desenvolvimento físico, mental e afetivo do individuo visando um desenvolvimento sadio.
Para Lima e Barbosa (2007, p. 01),
“A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente”.
A criança desde cedo ao chegar a escola ela explora o ambiente, passa por experiências concretas indispensáveis no seu desenvolvimento intelectual e também é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que á cerca por isso é importante que essas atividades sejam bem exploradas pelos educadores. A psicomotricidade no ambiente escolar necessita de diversos fatores: Comportamento, compromisso, concepção, materiais e espaço:
O professor de psicomotricidade tem que ter sempre um comportamento de observador, pois ele é quem propõem atividades diárias para que se tenha um resultado favorável das atividades. Ele deve ser um profissional que planeja e que operacionaliza suas metas e seus objetivos com o intuito de realizá-los da melhor forma possível. Se não houver um planejamento um compromisso e um objetivo claro, acarretará em perda de foco e de resultados positivos.
As dificuldades encontradas pelo professor em sala de aula são freqüentes, uma delas é a falta de apoio pedagógico, a falta de cursos específicos na área, falta de contribuição dos pais, falta de materiais adequados, falta dos gestores e falta de estrutura física. Os professores estão mudando suas praticas a partir da necessidade de cada aluno, eles preparam suas atividades que atende o aluno. E é buscando novas fontes de pesquisa que ele possibilita o aumento e o desenvolvimento do conhecimento, para ser transmitido á seus alunos a fim de ter um retorno positivo e assim adaptar a pesquisa na condição do aluno.
Os matérias são sempre importantes nas realizações das praticas docentes em no contexto escolar, pois possibilitam que as crianças tenham um objeto concreto para que tenham consciência de suas ações. Cabe ao professor em transformar o seu espaço em um ambiente super educativo, ele deve da um significado para cada material tendo algum objetivo, não simplesmente brincar por brincar e sim saber onde exatamente precisam chegar. O espaço educativo é um ambiente humanizado, é neste ambiente educativo em que uma criança poderá experimentar testar e concluir. A criança deve ter um espaço adequado a sua idade que lhe permita viver emoções, e ajude a evoluir, despertando sua criatividade, ou seja, sua curiosidade sobre os objetos existentes nele, quando ela brinca com objetos de movimentos alem de desenvolver varias habilidades amplia a sua inteligência.
Segundo De Meur & Staes (1991, p. 05),
“A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão intimamente ligados na criança: a Psicomotricidade quer justamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica”.

As atividades psicomotoras possibilitam condições no desenvolvimento da escrita, possibilitando que as crianças tenham um maior domínio de equilíbrio e agilidade sobre as forças musculares e a flexibilidade de cada articulação dos músculos superiores.
Só algumas escolas hoje em dia que conta com a participação do psicomotricista, essa participação é fundamental para o desenvolvimento necessário das dificuldades dos alunos. Esse profissional é tão importante quanto o professor alfabetizador, pois eles devem ser parceiros num mesmo objetivo, o desenvolvimento do processo de aprendizagem da criança. Tem como meta auxiliar as crianças na aprendizagem de como executar ou desenvolver determinadas funções.
Existem três pilares fundamentais para o desenvolvimento da psicomotricidade na educação infantil, domínio psicomotor, afetivo e cognitivo. O domínio psicomotor está relacionado a atividades físicas e processos cognitivos, onde as habilidades estão ligadas aos movimentos musculares, através de atividades como: Andar de bicicleta e jogar futebol. O afetivo Trata de uma questão de afinidade uma relação de afeto, compartilhar emoções, conquistas, aceitação, rejeições, juntos expressam os valores de cada individuo. Já o domínio cognitivo Trata da habilidade de pensar sobre os fatos, problemas, conhecimento dos conteúdos, é como jogar uma partida de xadrez ou dama. A coordenação motora fina desenvolve a habilidade de pegar o lápis, a tesoura, bordar, desenhar, recortar, colar, do movimento dos dedos da mão e ajuda as crianças descobrir os objetos do seu cotidiano. È necessário que haja o controle ocular para o acompanhamento dos gestos da mão. A coordenação motora global deve ser desenvolvida principalmente no espaço da educação infantil, como atividades de expressão como jogos, danças, expressão corporal, facial, atividades combinadas e dissociadas que envolvam movimentos de todo corpo, atividades que mostram o domínio de atividades e até mesmo do equilíbrio.
Ao desenvolver a orientação espacial possibilita que as crianças criem uma noção de espaço e organização tanto em seus cadernos como na organização dos objetos e adquirindo noções de distancia e direção. A lateralidade auxilia na habilidade de noção de direção dos alunos como direita e esquerda, e ajuda as crianças conhecer o seu lado de dominância, ela deve ser constante trabalhada nas crianças com atividades realizadas em salas que auxiliam essas definições. Se não houver um trabalho constante e afetivo de lateralidade com as crianças, elas irão atingir a idade adulta com essas dificuldades no seu cotidiano.
Essas atividades contribuem para um rico desenvolvimento, de seu comportamento e de suas habilidades que terão que ser desenvolvidas ao longo do processo de aprendizagem. Através desses estudos podemos concluir que a Psicomotricidade contribui diretamente para o desenvolvimento humano, a partir do momento em que esses movimentos são explorados tendo sua valorização total do corpo, por tanto cada criança descobre suas limitações e habilidades através dos movimentos

CONCLUSÃO

A realização deste presente artigo foi uma experiência positiva, pois entendemos sobre as questões da interdisciplinaridade, entendemos a importância de profissionais capacitados no ambiente escolar. Portanto as universidades abrem as portas para uma capacitação de qualidade na formação do docente, buscando aumentar o seu conhecimento para que ele seja transmitido.
Foi analisado o papel de cada responsável pela qualidade da educação nas escolas, sendo eles professores e todos componentes em geral, a fim de trazer melhores esclarecimentos sobre a participação de cada um. O professor tem um papel de mediador do conhecimento, é ele que possibilitará o desenvolvimento das varias áreas de alfabetização, Sempre se deve buscar formação durante o processo de mudança, pois a formação se faz em meio à busca pela aprendizagem do aluno.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, volume: 1 e 2.
RCNEI, (1998, p. 48,49)

COSTA, Cristina. Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. São Paulo: Moderna, 2004.

LIMA, Aline Souza; BARBOSA, Silvia Bastos.Psicomotricidade na educação infantil: desenvolvendo capacidades (2007).
MEUR, A De; STAES, L. Psicomotricidade: educação e reeducação. São Paulo: Manole, 1991.

OLIVEIRA, Vera Barros de (org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

REVERBEL, O. Um caminho do teatro na escola. Minas Gerais: Scipione, 1989

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 5. ed. rev. ampl.São Paulo: Global, 1985.