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JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Vilmara Godoi
Izabela Camila Brocco Gonçalves

RESUMO
Esse artigo apresenta a importância dos jogos e brincadeiras como uma prazerosa forma de aprendizado na educação infantil, tendo como uns dos objetivos principais resgatar brincadeiras do passado, mas que ainda fazem muito sentido no presente, mantendo viva uma cultura passada através de gerações, que além de tudo contribue para o desenvovimento da criança em todos os seus aspectos. É preciso compreender o universo da criança, observando sua forma de interagir através de suas vivências e assim então descobrir o que a criança sente, o que busca. A brincadeira de forma alguma deve ser oferecida a criança apenas como forma de entretê-la, ao contrário, deve possibilitar conhecimentos de forma divertida. Mas para que isso ocorra de fato os professores precisam buscar a cada dia em sua prática conhecimentos que possam tornar isso possível. Assim poderá se tornar mais fácil para a criança, pois ao mesmo tempo em que brinca também aprende com significados.
Palavras- Chave: Criança. Jogos. Brincadeiras.
INTRODUÇÃO Durante muito tempo a criança foi vista como um adulto em miniatura, onde eram lhe passados deveres como de um adulto, tirando muitas vezes o direito da criança de viver a fase mais importante da vida de um ser humano, a infância. Com o passar dos tempos isso foi mudando, a criança passou a ser vista como ser pensante, mas que necessitava viver cada fase no seu tempo, ou seja, a criança passou a ter direito a infância, ao brincar. A pesquisa teve como objetivo mostrar a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Apesar muitos professores não darem certa importância aos jogos e brincadeiras nessa fase tão importante da fase da criança. A presente pesquisa contou com a fundamentação teórica onde trará uma leitura sobre a importância dos jogos e brincadeiras, como a pesquisa se desenvolveu e seus principais autores. Através da ludicidade a criança entra em seu próprio universo, ou seja, ela aprende de forma ampla, mas tudo de acordo com a sua idade, conforme sua forma de pensar e agir. A escola foi e continua sendo uma das principais instituições formais indispensáveis na vida do ser humano, onde o ser humano socializa-se, cria vínculos, adapta-se a diferentes culturas, aprende não somente formulas, mas também valores. Os professores precisam desenvolver habilidades nas crianças através dos jogos e brincadeiras, onde a criança possa aprender ao mesmo tempo de forma prazerosa. O professor que atua na educação infantil precisa ter métodos diferentes para lidar com crianças, pois é nessa fase que a criança conhece o mundo, onde tudo é novidade, tudo é diferente. Sendo assim resgatamos a importância dos jogos e brincadeiras nessa fase tão importante na vida da criança. Os jogos e as brincadeiras criam vínculos afetivos durante a infância da criança possibilitando o seu desenvolvimento afetivo, físico, motor, desenvolvimento psicológico. O lúdico estimula a criatividade da criança, exploração de objetos, imaginação, a criança pode experimentar diferentes sensações através do lúdico. Para termos uma melhor clareza a respeito do lúdico, podemos constatar diferentes adultos quando ao interagir com as crianças acabam entrando nesse universo infantil, brincando como se fossem crianças. Isso mostra como as brincadeiras tem grande importância na vida do ser humano, uma fase que precisa ser vivida.
METODOLOGIA
O tema jogos e brincadeiras como forma de aprendizagem na educação infantil foi escolhido por querer mostrar a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil e como pode ajudar o aluno aprender de forma mais significativa quando possui finalidade pedagógica. A pesquisa traz autores que conversem sobre o assunto, Maria Cristina Trois Dorneles Rau, a principal autora que fala sobre o assunto. Para a presente pesquisa foram usados recursos bibliográficos, através da leitura de livros, artigos na internet e reflexão profunda sobre o assunto, através da pesquisa qualitativa. Segundo Fonseca (2002, p.3) “A pesquisa qualitativa se preocupa com aspectos da realidade que não pode ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais”. A pesquisa teve como objetivo nos trazer respostas aos mais diversos questionamentos em nossa vida e na educação não é diferente, ela possibilitou ao pesquisador encontrar respostas, porém nem sempre prontas e acabadas, nos levando a fazer investigações, críticas e conseguir provar um determinado assunto. Pádua (2004, p. 12) diz que: Os procedimentos, as técnicas, que dão suporte ao desenvolvimento do processo de pesquisar, constituem-se como meios, através dos quais poderemos implementar nosso projeto de desenvolvimento de uma formação intelectual rigorosa, crítica e sintonizada com nosso tempo, em especial nos recursos de graduação. A autora nos mostrou a importância da pesquisa de cunho científico para uma pesquisa rigorosa a fim de provar algo, podendo falar com autoridade sobre um determinado assunto. Através da pesquisa foi possível elaborar conceitos, repensar na função pedagógica dos jogos e brincadeiras e também na prática.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A educação infantil é uma das fases mais importantes da vida de um ser humano, mas infelizmente poucos reconhecem sua importância e não faz muito tempo que a infância começou a ser valorizada. Na escola sendo a instituição mais formal de aprendizado, essa fase da vida precisa ser de fato concretizada. Os jogos e brincadeiras perdem todo o seu sentido pedagógico se for tratado apenas como forma de entretenimento para criança, como forma de passar o tempo de forma mais rápida.
O professor é o responsável para que isso não aconteça, fazendo assim observações diárias a cada brincadeira oferecida para a criança ainda que sejam livres. Mas também é necessário que o professor vigie sua prática constantemente para que não caia trate a criança como o ser que não entende sobre a vida, mas sim como alguém que apesar de pouca idade precisa ganhar autonomia para que na fase adulta consiga exercer seus direitos de cidadão.
REFERÊNCIAS
BIBIANO, Bianca. Por que brincar é importante para as crianças pequenas. Disponível em < http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6 anos/brincar-importantecriancas-pequenas-612994.shtml?page=1> acesso em 10 maio de 2015).
FONSECA, João José Saraiva da. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA. Disponível em . (Acesso em : 15 outubro. 2015)
KISHIMOTO, T.M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2000.
MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PÀDUA, Elisabete Matallo Marshesini de. Metodologia de pesquisa: Abordagens teórico –prática. 10 Ed. Campinas. Papirus, 2004.
RAU, Maria Cristina Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 2ed. Curitiba: Ibepex, 2011.
SANTOS. S.M.P dos (Org). O lúdico na formação do educador. Petrópolis: Vozes, 1997.