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IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Nilza Maria Centa

RESUMO
Por muito tempo da nossa história, os jogos infantis adquiriram um papel importante no que diz respeito às atividades diária das crianças, embora houvesse restrições feitas por parte dos adultos, estas por sua vez não abandonavam suas brincadeiras que se manteve a cada etapa de seu desenvolvimento físico e mental. Entretanto, na escola e pelas próprias famílias, os jogos na infância eram interpretados como atividades programadas para atender determinadas datas, para recreação, encerramento de ano letivo, etc. Por meio dos jogos e brincadeiras, a criança pode desenvolver várias habilidades de comunicação, facilitando a auto-expressão. Cria condições de encorajamento para o desenvolvimento intelectual por meio do exercício da atenção, pelo estímulo à imaginação. Através do uso da imaginação, todos os desejos e vontades das crianças podem ser realizados quando se trata dos jogos.

JOGOS E BRINQUEDOS E SUA FUNÇÃO
O brinquedo é sem dúvida, uma atividade de grande valor educativo, a capacidade de brincar abre para a criança um espaço de decifração dos enigmas que as rodeiam.
A função essencial do jogo é dar à criança no seu modo peculiar de ser criança, sem tentarmos transformá-la num adulto em miniatura, pois estaríamos indo decididamente contra a natureza e o direito que ela tem de manifestar-se e agir conforme.
Através do jogo, pode-se citar todas as situações do processo de socialização e ajudar a criança na convivência com seu grupo de colegas. É um aprendizado suave, divertido e que lhe proporciona constantes alegrias. No jogo aprende-se a colaborar, a repartir, a observar um regulamento e ceder o individual para que o grupo vença, aprendendo a vencer e a perder, convém lembrar sempre de que o jogo é importantíssimo para a criança, por isso não seja o professor a impor os jogos, mas que dê ampla oportunidade para que a criança escolha suas brincadeiras. Pereira (1989: p. 14), propunha uma pedagogia da ação, e mais particularmente do jogo, que: "A criança para se desenvolver, não deveria apenas olhar e escutar, mas agir e reproduzir."
Por meio dos jogos e brinquedos infantis que a criança adquire a primeira representação do mundo e por meio das relações sociais, desenvolvendo um senso de iniciativa e auxílio mútuo. Portanto, pode-se dizer que através do brinquedo e do jogo, a criança expressa, assimila e constrói a sua realidade.
Na visão de Vygotski (1989, p.101) "É o social que vai decodificando a realidade para a criança, denotando-a e conotando-a segundo sua história de vida e sua cultura".
A participação do adulto nas brincadeiras da criança é algo imprescindível, pois é no direcionamento que ele (adulto) propõe na realização da atividade é que vai, de certa forma, refletir na forma como a criança vai perceber aquilo que está a sua volta. Pois, é notório perceber que a criança sente prazer em realizar brincadeiras diversas, vivenciando novos desafios no sentido de chegar a um resultado. Nessas brincadeiras ou jogos, basta que lhe proporcione este momento experimentar sem interferir no processo.
Quando tem acesso a farto material, satisfaz suas necessidades de desenvolvimento e sente-se atraída pelas possibilidades que eles representam. As crianças trabalham com materiais não somente para alcançar um objetivo, mas pelo prazer de experimentá-los e lidar com eles. "A aprendizagem está relacionada a fatores externos, por outro lado o desenvolvimento se refere a fatores internos relacionados com o processo de maturação do indivíduo". Negrine (1994, p. 9).
REFERÊNCIAS
PEREIRA, Maria Salete. Jogos na Escola, nos grupos, na catequese. São Paulo: Paulinas, 1989.
VELASCO, Cacilda Gonçalves. Brincar: o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Spront, 1996.
VIGOTSKY, L. S. A Imaginação e a Arte pela Criança. São Paulo: Ícone, 1989
WINNICOTT, D. W. O Brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1975.
Professoras:
Antônia da Silva Mendes Hoffman,
Pedagoga e pós graduada em Psicopedagogia, Educação Infantil, e Alfabetização.
Antonio José Molina de Castro
Professor de Educação Física.
Brunna Adriana de Carvalho Campos
Pedagoga.
Nilza Maria Centa Favero
Pedagoga e pós graduada pós graduada em Psicopedagogia, Educação Infantil, e Alfabetização.