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GESTÃO: MOBILIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS E CONCILIANDO AS RELAÇÕES ENTRE OS PAIS E A ESCOLA

Angélica Barp
Bruna Caroline Eva da Silva Adam
Carla Arce de Deus
Joarlene Maria da Silva

RESUMO

A preocupação deste estudo é analisar a interação do gestor entre a escola e a família vindo ao fortalecimento de estratégias dos valores para educação de boa qualidade, gerando ao gestor uma expectativa sendo ele um mediador do processo em todos os segmentos da escola para que se tenha uma educação de qualidade para a cidadania. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Francisco Donizeti de Lima. Foi realizado um estudo bibliográfico onde teve as contribuições dos autores: SILVA (2012), CURY (2006), COSTA (2010), entre outros. Analisando definição considerável para que se reflita sobre olhares que abordam o gestor e a sua importância do fortalecimento das ações pedagógicas entre a família e escola, mostrando que as influencias nesta parceria resultando uma melhoria na qualidade do ensino aprendizado nesta escola. Concluiu-se que são importantíssimas as posturas que são amparadas para que ocorra essa relação e estímulo para a escola e tanto quanto a família obtenha objetivos comuns para o conhecimento dos alunos ocasionando práticas pedagógicas livres e estimulando a realidade do processo ensino-aprendizagem.


Palavras-chave: Gestor. Interação. Família. Escola.

Introdução

Esta pesquisa baseou-se no tema Gestão: Mobilização e Construção de Estratégias e Conciliando as Relações entre os Pais e a Escola, esta pesquisa teve como finalidade de analisar a interação do gestor entre a escola e a família vindo ao fortalecimento de estratégias dos valores para educação de boa qualidade, gerando ao gestor uma expectativa sendo ele um mediador do processo em todos os segmentos da escola para que se tenha uma educação de qualidade para a cidadania. Foi realizado um estudo bibliográfico onde teve as contribuições dos autores: SILVA (2012), CURY (2006), COSTA (2010), entre outros. A pesquisa desenvolveu-se na Escola Municipal Francisco Donizeti de Lima, analisando definição considerável para que se reflita sobre olhares que abordam o gestor e a sua importância do fortalecimento das atuações entre a escola e família, mostrando que as influencias nesta parceria resultando uma melhoria na qualidade do ensino aprendizado nesta escola. Sendo importantíssimas as posturas que são amparadas para que ocorra essa relação e estímulo para a escola e tanto quanto a família obtenha objetivos comuns para o conhecimento dos alunos ocasionando práticas pedagógicas livres e estimulando a realidade do processo ensino-aprendizagem.
Nesta pesquisa espera-se que as ações precisam acontecer para a concretização desses objetivos educacionais tão necessários à comunidade, observar os gestores e refletir como sua prática pedagógica e administrativa é implantada com o papel de mobilizar e construir habilidades para somar os valores entre pais e a escola.
Nesta perspectiva, construiu-se questão que norteou este trabalho: Como se dá a interação do Gestor entre a escola e a família mediante o fortalecimento de estratégias de valores para um ensino de boa qualidade?
Nesta pesquisa, o objetivo geral é de explorar a interação do gestor entre a escola e a família mediante o fortalecimento dos de estratégias de valores para educação de boa qualidade.
Para obter os objetivos propostos, a metodologia foi uma a pesquisa bibliográfica, analisando definições consideráveis para que se reflita sobre olhares que abordam o gestor e a sua importância do fortalecimento das ações pedagógicas entre a família e escola, mostrando que as influencias nesta parceria resultando uma melhoria na qualidade do ensino aprendizado nesta escola. O texto final foi fundamentado nas ideias e concepções de autores como: SILVA (2012), CURY (2006), COSTA (2010), entre outros.


MOBILIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS


A ação pedagógica instaurada anteriormente em nossa sociedade era insuficiente ao sujeito, vindo de outras culturas de reconhecimento, habituado com a filosofia de ser sempre escravizado, isso encaminhou a coletividade a uma decadência democrática, a ditadura. Corrigir anos de escravidão e servidão burguesa é desafio atual. Promover iniciativas e transformações a ampliar horizontes, descartar métodos e teorias frívolas por conteúdos que enfoquem saberes, tornando a escola em instrumento de integração. O processo educativo atual está desprovido de teores éticos e morais que resgatem a essência da família e segundo Silva o gestor é essencial neste processo.
Hoje nos debatemos com os Estados que proclamam ser democráticos, mas que as desigualdades crescem de forma acelerada ainda mais na sociedade este sentido, a escola deve tornar-se um espaço de exercício da democracia, mas como torná-lo democrático se a própria sociedade não é totalmente
democrática? Bravo (2011) também faz relevância sobre a importância do papel do gestor, mencionando como ele deve está gerindo a escola, o modo de adotar valores e atitudes necessárias para atuar em prol de uma gestão educacional democrática. (SILVA, 2012, p. 02)

O país vive um momento diferenciado em sua história, muita corrupção, violências, e outros. Olhe em volta, tudo mudou. Neste momento crítico também evidencia para a evolução e o progresso das escolas para que as mesmas tenha a doutrina democrática. Observou-se que nunca se teve diante das experiências na história brasileira uma democracia que se estabeleceu tão plenamente. Percebe-se que se precisa estar consciente de que nem tudo está perfeito, que há muitos motivos pelos quais buscar, é essencial ainda é entender que a soberania popular que é um procedimento em contínua construção, pois nunca está totalmente pronta. Motivação sempre, este é o essencial fruto das mudanças. Em nossa história tudo se resume aos momentos vivenciados dentro da escola e dentro deste artigo, a escola pública não é legítimo expectador.
A Educação, para Silva é influenciada pela globalização, que avança no desenvolvimento dos indivíduos. A adaptação precisa ocorre de forma rápida devida às novas tecnologias ao meio social. Um elo que é o professor o mesmo que ensina o conhecimento e a ação social com posturas inovadoras, transformando o processo de aprendizagem. A escola no seu cotidiano, também passa por inúmeras vezes por desafios buscando sempre as transformações resolvendo os desafios, devido à era da globalização, surgindo a assim, a gestão democrática dentro da escola, esta democracia tem um papel fundamental para que este processo ocorra, estas mudanças que precisam ocorrer para que esta democracia dentro da escola e isso é o elo norteador de ideias, e para alcançar os objetivos precisam a participação mais efetiva de todos os professores, alunos, funcionários enfim a comunidade escolar toda, só com esta união entre escola e família e com isso vem o desenvolvimento dos setores e concretizando a melhoria com os objetivos almejados.
...os direitos só se efetivam quando a sociedade civil os exige e, para que isto aconteça, o primeiro passo é conhecê-los e saber quando e onde reivindicá-los. Por isto, esta publicação se destina as ativistas de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias se todas as pessoas que atuam na defesa dos direitos humanos e entendem que a educação é parte deles, (CURY, 2006, p. 07).


A sociedade vem se preocupando com a educação, pois através da educação e escola podem-se tomar dimensões diferentes no mundo e passou a partir desse contexto o povo adquiriu este direito e o estado tem o seu dever. O Estado em papel de direito, tem o dever de oferecer educação pública de qualidade, bem como a escola é agente representativo social do estado e esta incumbida de fomentar pratica educativas que quebrem esse paradigma histórico de segregação social. Mas vale lembrar que apesar das grandes transformações e inovações, ainda há de se buscar o cumprimento do direito a educação para que haja democracia, dialogo e principalmente gestão consciente. Porque ainda não há nada melhor do que respeito e bom senso.

...o processo de gestão depara-se com o desafio de lidar com os aspectos subjetivos inerentes ao ser humano, ao mesmo tempo em que continuam buscando objetividade nas suas práticas organizacionais. Salienta-se assim o quanto a compreensão do humano na gestão depara-se com a dimensão da subjetividade. (COSTA, 2010, p.13)

A escola ideal é a que impulsiona um sistema educacional a discutir alternativas para romper obstáculos. Oferecer resistência a um sistema de alienação social sempre buscar melhorias para uma sociedade sonhar com uma educação de qualidade. Precisa fortalecer esta base da educação. Pois só fortalecendo este alicerce que irá se concretizar os objetivos.
Problema esse que exige a participação de todos, pois superar o maior desafio do terceiro milênio, que é o equilíbrio para conquistar a sustentabilidade, extrair da educação modificações pontuais é a maneira lógica de reestruturar para confrontar com tal realidade.
A escola tem a missão de assegurar um ensino que tenha qualidade e isso é primordial, para que no futuro tenham pessoas criticas, participativos e conscientes das suas atitudes que serão capazes de interagir e intervir na realidade de cada pessoa, isso cada um no seu espaço de conhecimentos, que possam usar os seus conhecimentos para responder as necessidades da sociedade. art. 205 da Constituição Federal:

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (BRASIL, 1988)


 
Com base na tripla finalidade da Educação tem que ser elaborada a Proposta Político Pedagógica, juntamente com a comunidade escolar, procurando multiplicar os parceiros da escola para colaborar na qualidade do ensino e aprendizagem da população, respeitando e valorizando as pessoas todas com as suas culturas e diferenças. De acordo com a Lei nº 9.394/96 no artigo 2º estabelece que: “A educação (...) tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
A Unidade Escolar tem se preocupado em facilitar o aprendizado do aluno que mudou sua visão e seus valores ao longo dos tempos. Sabendo que não cabe à escola moldar todos os alunos a um padrão, mas a escola precisa dar esta oportunidade para que o aluno se desenvolva conforme suas próprias aptidões e interesses. Mesmo em comunidades carente e violenta, é necessário ofertar para estes cidadãos o conhecimento e que eles se aperfeiçoem e se atualizem com as novas tecnologias fazendo com que um novo sistema educacional venha ajudar os mesmos no seu dia a dia, fornecendo uma esperança de vida melhor.
Sendo que a escola vivencia um processo de desafios para os alunos e acredita no potencial dos mesmos, buscando novas ideias pedagógicas, inovações, métodos e transformações da própria noção do que ensinar que este ensinamento vai refletir no desenvolvimento para a sua vivência. Com visão ampliada depois de muitas discussões foi instituído o currículo.
As diretrizes curriculares, postas na Lei nº 9.131/95, devem explicitar os dispostos no art. 22, XXIV, e no art. 210 da Constituição Federal de 1988, que dizem, respectivamente:

Compete privativamente à União legislar sobre: (...) Diretrizes e bases da educação nacional; Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. (BRASIL, 1988)


É obrigatório no âmbito nacional o Currículo Base Nacional Comum, no mesmo consta Parte Diversificada, que é para atender as diferentes necessidades, possibilidades, e peculiaridades da localidade, a partir desse documento, fazem-se a proposta de Adaptação Curricular, tendo a base tem como base ações que rompem com a cultura de evasão e repetência, através de ações que propiciam um trabalho pedagógico com habilidades e competências com conteúdos significativos, com valores dos quais os alunos devem se apropriar com o auxilio da escola. Contudo esse auxílio deve ser bem direcionado.
Segundo CURY, para fortalecer o currículo efetivo, deve ser desenvolvido nas escolas a Proposta Política Pedagógica.

Quanto mais amadurecidas forem nossas propostas e seriamente discutidas, menores serão nossas ilusões e maiores as perspectivas de ir traçando um horizonte mais promissor para a democratização e universalização da educação básica. (CURY, 2002, p. 200)

A Proposta Político Pedagógica deverá ser embasada primeiramente no currículo e juntamente com o levantamento das diferenças individuais dos alunos, fazendo a valorização, a utilização do conhecimento para que sejam seres críticos e que não sejam os que só acumulam informações das Matrizes Curriculares, respeitando sempre a cultura de todos os locais por onde passar, bem como o desenvolvimento tudo que aprendeu começando com as habilidades, lembrando sempre que o professor está formando o sujeito, precisando assumir a responsabilidade no processo de aprendizagem.
Na escola se ultrapassa esta troca de conhecimento em sala de aula, este espaço é importantíssimo para a convivência humana, na qual se faz necessário à socialização da comunidade escolar com a sociedade na qual está inserido, através de atividades socioculturais desenvolvidas na Unidade Escolar. Ressalta Costa, (2011, p.6).

Quando o gestor, com seu profissionalismo conquistam o respeito e admiração da maioria de seus funcionários e alunos, há um clima de harmonia que predispõe a realização de um trabalho, onde, apesar das dificuldades, os professores terão prazer em ensinar e alunos prazer em aprender.


Diminuir o índice geral de reprovação e evasão escolar através de projetos desenvolvidos é algo muito complexo, mas não é impossível. Silva coloca o gestor como o agente que deve estar a frente de projetos que engloba todo um contexto social e familiar, identificando os fatores responsáveis, juntos definir e programar urgentemente um conjunto de ações que atinjam a evasão, a reprovação e o aprendizado dos alunos.

...cabe ao gestor educacional ter clareza quanto aos caminhos que pretende construir, de modo a se criar condições para que a participação seja a mais ampliada e efetiva possível, tanto nos processos de tomada de decisão quanto na organização dos trabalhos nas instituições e nos sistemas educativos. Por certo, nenhuma forma de participação é plenamente satisfatória. Há sempre vantagens e desvantagens. Mesmo que encontremos dificuldades e diversidades, a participação ainda é o meio mais democrático para uma educação responsável. Saber encontrar caminhos para lidar com
inúmeros pares possibilitará que a participação seja mais concreta e justa. (SILVA, 2012, p. 7)


É um fator primordial para os alunos dentro da escola o aprendizado é uma constante preocupação. Mal informados os professores só se preocupam com a Prova Brasil. Talvez porque as práticas de avaliação são normais e tendo prioridade.
A escola precisa assumir e valorizar a cultura da comunidade escolar onde a escola está inserida, ao mesmo tempo, buscando os limites, dando oportunidade aos alunos que pertencem em diferentes grupos sociais.


CONCLUSÃO

Buscando identificar e analisar como as ações de gestores escolares (diretor e vice-diretor) poderiam contribuir ou prejudicar a participação da família no processo de educação dos filhos é que a pesquisa foi construída.
Pode-se perceber que é muito importante a relação escola e família, pois ambos precisam estar juntos para que ocorra uma educação de qualidade.
As evidências apresentadas pela pesquisa demonstrou que a escola não possui bom espaço físico escolar para o desenvolvimento das atividades educacionais e recreativas, contam com professores experientes na construção de práticas pedagógica existe muita divergência nas posturas e opiniões entre a equipe gestora e também com o coordenador pedagógico no que diz respeito às práticas pedagógicas.
Quando todos os segmentos escolares participam da elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola esta transição escolar ocorre naturalmente e, portanto, não se sente esta ruptura, dificultando a aprendizagem.
Mesmo assim toda equipe trabalha motivado todos os dias e são disponibilizados parcialmente os materiais básicos ao desenvolvimento das atividades básicas educacionais. O papel do gestor vai além de dos seus compromissos burocráticos, é importantíssima a sua responsabilidade e o seu compromisso com a educação.
O gestor também precisa exercer a verdadeira gestão democrática, dando oportunidade aos professores e funcionários para que todos possam atuar, dando o seu parecer e colaboração, sempre a favor do aprendizado dos alunos.
Na Escola Municipal Francisco Donizeti de Lima a gestora afirma sempre usar as avaliações internas e externas para melhorar a proposta pedagógica da escola, mesmo que o ensino transmitido aos alunos talvez possa ser prejudicado por faltas justificadas ou atestados médicos, ou de problemas com alguns alunos que fazem ou incentivam ofensas verbais aos professores, também por falta e atrasos na chegada tanto da parte dos alunos e dos professores da escola. Levando a um desvio no caminho pedagógico que leva ao sucesso.
Todavia é unanime a afirmação feita pelos alunos que a educação é muito importante em suas vidas e influencia diretamente em seus futuros de forma positiva. E são incentivados e motivados constantemente pela Escola de um modo geral. O mais importante que é o amor e respeito pela escola já existe. O Resto é bem mais fácil de resolver. Por esse motivo devem ser adotadas ações para melhoria da participação dos pais nas diversas ações da escola.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
COSTA, Sonia G. Subjetividade e complexidade na gestão escolar. Projeto de pesquisa apresentado na qualificação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
COSTA, Vera Lúcia Pereira. "Função social da escola." Revista em Aberto 44 (2011).
CURY, C. R. J. O direito à educação: um campo de atuação do gestor. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
CURY, C. R. J. A educação básica no brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 168-200.
DISTRITO FEDERAL. Lei nº 4.751/2012 -Lei da Gestão Democrática do Distrito Federal.
INEP/MEC. Participação dos pais ajuda no desempenho escolar da criança. www.inep.gov.br/imprensa/notícias/saeb Acesso em 11 nov 2009.
SILVA, L. F. da, SILVA, T. K. da, SILVA, C. A da. Gestão democrática: a atuação do gestor escolar numa Perspectiva participativa. 2012.