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A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prissila Chiari

 

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa analisar a importância que o Ensino de Artes Visuais traz para os alunos e as contribuições do professor neste processo de ensino/aprendizagem. Dessa forma, percebe-se que através das Artes Visuais as crianças aumentam sua capacidade de expressão e de percepção de mundo, sendo uma importante forma de linguagem na primeira infância. Assim, foi realizado um levantamento teórico, onde se concluiu que o Ensino de Artes Visuais constitui um relevante meio para o desenvolvimento do aluno, onde, também, necessita-se de professores capacitados para estimulá-los a adquirir saberes novos, apropriando-se de seus conhecimentos, incentivando-as em suas criações, valorizando suas diversas formas de expressão e de comunicação com o meio.

 

A IMPORTANCIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artes visuais é um conjunto de artes que representa o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão; se relaciona com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar obras agradáveis aos olhos; envolve diferentes áreas podendo ser criadas por meio de diferentes instrumentos e ferramentas. De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte (1997, p. 45):
As artes visuais, além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, desempenho).
Assim, suas diferentes linguagens passaram a ser objeto de estudo por muitos teóricos, que viram nela a possibilidade de proporcionar mais facilidade no processo de aprendizagem, assimilando melhor os conteúdos. O que podemos constatar no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI):
É no fazer artístico e no contato com os objetos de arte que parte significativa do conhecimento em Artes Visuais acontece. No decorrer desse processo, o prazer e o domínio do gesto e da visualidade evoluem para o prazer e o domínio do próprio fazer artístico, da simbolização e da leitura de imagens. (BRASIL, 1998, p. 91).
Por meio das artes visuais a criança pode explorar e despertar habilidades para vivenciar, criar, recriar cenas de seu cotidiano, fazendo entendimento do meio em que vive, propiciando, também, ao professor conhecer melhor seu aluno. Para tanto, se faz necessário que o professor ofereça elementos diferenciados para que assim ela amplie sensibilidades e competências para lidar com formas, cores, imagens, gestos, sons e demais expressões.
Observando as atividades realizadas por meio das artes visuais, no âmbito escolar, pode-se notar claramente a sua atuação em campos diversos, desde no desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e perceptivo, explorando o mundo da fantasia despertando meios para expressar sentimentos, ideias, ampliando a imaginação, criatividade, como realçando e auxiliando na coordenação motora fina.
Logo, sendo a Educação Infantil, um período onde as crianças vivenciam suas primeiras experiências na vida escolar, é de suma importância os primeiros conhecimentos serem recebidos nessa etapa da educação, se tornando imprescindível a interação entre alunos e educadores para estabelecer o desenvolvimento da aprendizagem. O educador como mediador do conhecimento deve oferecer mais que um simples contato com as Artes Visuais, é necessária a oferta para que o aluno se aproprie, explore, produza de modo significativo, estimulando a pesquisa, incentivando o aprimoramento da observação, imaginação, criação, admiração.
As Artes Visuais promove um complemento para a construção de um processo interativo entre o aluno e o meio em que esta sendo inserido, desenvolvendo aspectos essenciais da vida, tornando-os mais sensíveis, mais críticos e participativos. Logo, no espaço escolar o professor se torna o mediador desse conhecimento, interagindo com o aluno por linguagem oral e escrita sendo de grande importância na interação entre aluno e professor; linguagem corporal dando-se por meio de gestos, posturas corporais, permitindo o aluno a se expressar sobre o ambiente em que vive; linguagem visual se manifestando pelos desenhos, pinturas, modelagens, esculturas.
O desenho, a pintura e a colagem das crianças são marcas que elas deixam a partir de sua relação com o mundo, em diálogo permanente com seu imaginário. São marcas pessoais. Portanto, é muito importante percebermos que cada criança tem um jeito próprio de se expressar: traços com mais vigor ou mais leves, ocupando o espaço todo ou apenas um cantinho, usando muitas cores ou escolhendo apenas uma etc. Nós professores (as), que lidamos dia-a-dia com meninos e meninas e suas produções culturais, seremos capazes de reconhecer a produção de cada criança mesmo que não tenha nome escrito se possibilitarmos que os pequenos se expressem com autoria. (BRASIL, 2006, p.48).
As produções dos alunos contribuem para o processo de formação do aluno, construindo um relacionamento interpessoal e também promovendo um domínio corporal conhecendo a si mesmo e o mundo que o cerca. Para tanto, deve ser disponibilizado aos alunos ambiente adequado, com diversos materiais, instrumentos, de modo que tenham contato com uma variedade de recursos aumentando as possibilidades de conhecer novas técnicas, produzindo com autonomia seus trabalhos artísticos. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:
É aconselhável que os locais de trabalho, de uma maneira em geral, acomodem confortavelmente as crianças, dando o máximo de autonomia para o acesso e uso dos materiais. Espaços apertados inibem a expressão artística, enquanto os espaços suficientemente amplos favorecem a liberdade de expressão. (BRASIL, 1998, p.110)
Dessa forma a criança fica favorável a reconhecer sua capacidade de criar novas maneiras, novas formas, de usar suas habilidades para a criação, percorrendo novas sensações e também novos sentimentos, estimulando a autonomia na apropriação do conhecimento cultural e artístico da criança. Logo, é necessário que o educador esteja atento ao planejamento das atividades e aos objetivos a serem atingidos, uma vez que cada criança tem o seu ritmo de aprendizagem:
A apropriação artístico-cultural das crianças tem o tempo e ritmo próprios; ocorre na medida em que estabelecem um diálogo direto com diferentes obras, acionando seus acervos, afetividade e cognição, possibilitando múltiplos olhares e sentidos. E será tão mais intensa quanto mais exercemos o papel de instigar sua curiosidade e provocar novas indagações. (BRASIL, 2006, p.26).
As artes visuais, sendo uma importante ferramenta no âmbito da educação infantil, vêm trazendo variados estímulos nas diferenciadas etapas do desenvolvimento da criança, onde ela permite a sua criatividade e imaginação adquirindo novas habilidades e novas formas de olhar o mundo. O objetivo principal é que as crianças compreendam que diferentes materiais podem ser transformados e utilizados na criação de novos elementos, ajudando para que possam conhecer a si mesmos, conhecer o outro e seu espaço na sociedade em busca da cidadania.
Muitas atividades e materiais podem ser explorados nas aulas de artes visuais: manipulação de tintas, canetas hidrocor, giz de cera, massa de modelar, sucatas, papeis com texturas, trabalhando o desenvolvimento motor e cognitivo; As novas tecnologias: softwares; maquinas digitais, computador; fotografia, vídeos, animação, cinema; as novas tecnologias abrem espaço para os alunos trazendo novas perspectivas de aproveitamento e entendimento educacional; desenho; pintura; recorte e colagem; fotografia; escultura; jogos de tabuleiro; quebra-cabeça; jogos de memória; dentre outros. Todos os elementos básicos de comunicação são componentes essenciais da linguagem visual, através deles, desenvolvemos o pensamento, a criatividade, a imaginação e a comunicação visual. A inteligência visual aumenta o efeito da inteligência humana, além de ampliar o espírito criativo. Não se trata apenas de uma necessidade, mas, felizmente de uma promessa de enriquecimento humano para o futuro (DONDIS, 1997).

CONCLUSÃO
O Ensino de Artes Visuais tem como propósito proporcionar possibilidades na vida das crianças, e deve ser percebido como forma de construção do conhecimento, de compreensão do mundo e exteriorização de sentimentos. Assim sendo, as Artes Visuais na educação infantil é de muita relevância para vivenciarem suas experiências, se expressarem, ampliarem o conhecimento, desenvolverem o pensamento criativo e estético. Para tanto, é necessário a capacitação adequada de cada profissional para enfrentar as diferenciadas demandas a serem encontradas; a presença dos diferenciados alunos em sala de aula faz com que o professor se ajuste e se adapte a novas maneiras de ensinar, visando um aprendizado que desenvolva o conhecimento em arte; um aluno que não consegue expressar seus desejos ou ansiedades através da fala pode usar a arte para isso; a qualidade de ensino esta relacionada com a preparação de professores, ela deve ser obrigatória na formação inicial e continua para todos os professores, nos diversos níveis de ensino; uma vez que permite ao professor a construção de novas possibilidades de processos educativos envolvendo diferentes potenciais de aprendizagem e diferentes repertórios de comportamento.

REFERENCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Coleção Proinfantil: módulo IV: unidade 5. Brasília, DF, 2006. v.2. Disponível em: . Acesso em: 19 de Novembro de 2018.
.Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Formação Pessoal e Social. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília, DF, 1998. v.3.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília, DF, 2000.