A ATIVIDADE LÚDICA COMO ATRATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Rosalina de Sousa Leite
Margarete de Fatima Cardoso Valiatti
Danielli dos Santos Souza
Juliani Aparecida Bosi
Daniely Regiane Peters Rocha
Resumo
O lúdico é com certeza uma estratégia que permite estimular o mais variados comportamentos de alunos. Saber identificar o comportamento e através de estratégia lúdica potencializar o ensino há alunos nas mais variadas esferas do alunado.
É sem dúvida uma estratégia que pode ser utilizada em todas as fases do ensino. Desde a ensino fundamental até estudos de pôs graduação.
Ao profissional uma excelente ferramenta para desenvolver alunos com pouco desenvolvimento no aprender, confrontar indisciplina, deficit de atenção etc.
Nos dias atuais o ensino tem imposto uma nova dinâmica nas metodologias de ministrar aulas. Os educandos são peças centrais desse processo. O educando, tem a seu dispor nos dias de hoje variados acessos de mídias, principalmente audiovisual. É preciso ter ciência que me um mundo de jogos eletrônicos, com programações intuitivas para avanço de fase. Coloca o ensinar no patamar de: Se o conteúdo não é estimulante que de característica de avanço em muitos casos se torna cansativo, massante, desinteressante assim como jogos que não oferecem recompensas etc. É ele que nos possibilita identificar qual da mais diversas modalidades se fazem atrativas. Já como o método lúdico isso torna as aulas mais atrativas e produtivas. Além de serem metodologias que possibilitam infinitas aplicações nos mais variados casos que vão desde como já dissemos, confrontar o desinteresse ate a estratégia de promover a aceleração de classe com idade muito heterogenia.
O fato é que podemos afirmar que as mais variadas formas de aplicação de ensino com o método lúdico e sem dúvida uma das maiores ferramentas que podemos ter a nosso favor no ensino que nos dias de hoje são verdadeiros desafios manter alunos interessados no aprender.
Palavras Chaves
Lúdico, metodologia, aprendizagem, interatividade. Ensino infantil.
Introdução
Esse estudo propõe aos profissionais da área de ensino desenvolverem em seu dia a dia forma de ensino que sejam interessantes para o alunado. Tornar aulas de conteúdo menos cansativo.
Vygotsky em suas pesquisas imprimiu que o conhecimento é essencial para a metodologia de ensino lúdico. Esse processo que permite que o aluno nos jogos crie no seu imaginário no processo de ensino, imaginário traga para os jogos seu status social assim como familiares parentes amigos vizinhos os que o rodeiam.
Colocar em prática técnica que visem estimular desenvolver ensino aprendizagem no alunado e essencial ao êxito do professor.
O professor nos dias de hoje precisa ter ciência que a busca no ensinar envolve, e necessita a priore, ser agradável, interessante, prazeroso. Os mais variados temas de conteúdos têm que buscar ser diferente do dia a dia um conteúdo que coloque uma nova visão do aluno sobre seu futuro. A pesquisa de material didático e vital para esse ensinar.
A investigação é fundamental para a descoberta desse horizonte colocado para o aluno tem papel ativo no ensino, e é por meio dela que se dará o processo de investigação. Para tanto, o professor pesquisador deve estar sempre em busca de novos horizontes. Por meio da pesquisa professores poderão compreender melhor seu aluno e oferecer a ele práticas melhores de ensino aprendizagem.
Este estudo Bibliográfico sintetiza resultados que podem ser conseguidos através do ensino e estratégia lúdicas, como ensino a alunos em sala de aula.
Como a atividade lúdica estimula maior interatividade no educando nas atividades de classe.
O ensinar é um ato sacerdotal. A forma como o educador ensina, determina na grande maioria dos alunos, interesse ou não aprender o que se está sendo proposto pelo educador. Nos vários livros dedicados ao tema educação infantil, aprender a ensinar com metodologia lúdica Teóricos demonstram como é importante o brincar no processo de desenvolvimento do aluno na educação infantil. Em um mundo com infinitas possibilidades de acesso a informação audiovisual, um imenso mar de chamariz que torna o ato de ensinar para o educador, um ato desafiador, A tecnologia tem uma força muito grande no processo de aprendizagem. Seja de forma formal pedagógica ou por meio indireto (O aluno acessa a Web e tira dali as informações necessárias as resoluções demandadas pelo professor).
No ensino fundamental infantil essas tecnologias são mais raras de se fazerem presentes no dia a dia dos alunos. Também são mais raras as formas de ensinar com estímulo com uso de tecnologias. O ensinar na educação infantil é sem dúvida um desafio e uma responsabilidade extrema com os discentes.
Segundo Vygostsky (1998), Para entendermos o processo de desenvolvimento da criança na educação infantil, Torna imprescindível observar as demandas dessa criança em seu aprendizado. É necessário levar em conta como o educando e receptível ao aprender. Incentivar de forma investigativa e científica a forma mais eficaz apresentando ao aluno e estimulando o a participar de variados métodos. É importante observar que o aluno na educação infantil tem demandas distintas uns dos outros de aprender. O desempenho de cada um está diretamente ao interesse individual. As motivações estruturadas vias jogos pedagógicos e lúdicos pode ser interessante para um e não mais para outro. Um exemplo é o interesse pelos brinquedos de obstáculos, crianças de três, quatro anos há interesse por esses alunos em executar mas já para alunos maiores o interesse do obstáculo já não e interessante e sim jogos de raciocínios. Isso demonstra que a criança evolui nos interesse novas formas de aprender. Observar registrar essas mudanças de interesse por novas atividades e estrutura las de formas pedagógica e ofertar ao aluno uma nova forma de aprender e dessa forma interessada em aprender.
Observar o educando e a partir de estudos compreender sua melhor receptividade para aceitar conteúdos de aprendizagem torna o processo de educação com maior possibilidade de êxito. O processo de ensinar passa a ser de menor tensão entre educador e educando.
Piaget (1996) Afirma que o acesso da criança a novas tecnologias Essa novidade que o educando vê e manipula inicia uma nova adaptação formando novos estímulos, que se estruturam as já estruturas cognitivas existentes ampliando dessa forma a forma de perceber racionalizar e desenvolver formas de resolução. Que podem ser nas áreas de jogos educativos do dia a dia da criança, A brincadeira de imaginar e uma representação recursal bastante utilizada pela criança quando interagindo com outras crianças. Essa forma de brincar pode trazer pistas de como a criança recebe melhor os conteúdos de aprendizagem. Criança quando interage com outras crianças costuma criar um mundo imaginário papai mamãe, comidinha, passeios de carro. Essa forma de brincar nos mostra como um educando tem ótima forma de aprender um exemplo clássico e principalmente de brincar de casinha. Uma das crianças sempre são um dos pais nesse brincar repetem os movimentos de manipular vasilhas, dar comida, repetir frases como: Tem que comer tudinho viu? Como pra você ficar bonitinha etc, etc, etc.
Essa forma de brincar mostra claramente que a criança tem capacidade de aprender e esse aprender fica mais fácil quando o conteúdo e de interesse dela.
Essa observância no educando se mostra mais claro como o educador pode planejar seus conteúdos de forma a tornar o aprender mais lúdico.
O lúdico como ferramenta de ensinar para criança indisciplinada
O que é de fato indisciplina?
Podemos perceber que indisciplina demonstra a ausência da disciplina; Indisciplina geralmente é descumprimento em geral de regras, uma pessoa desobediente; sempre criando confusão; insubordinando se negando se a cumprir ordens dadas. Enfim o antônimo de Disciplinado.
Ja o educando disciplinado age em acordo de regras estabelecidas, costumeiramente são protagonistas nos estudos. Criativos, Famílias em grande maioria bem estruturadas. São em geral, crianças que têm segurança econômica, alimentar e afetiva consolidada.
Importante ressaltar que o foco é investigar todas as vias que possibilitem identificar comportamentos e pressões que o educando está vivenciando. Identificados os possíveis problemas traçar meios de combatê los.
A estratégia da aula lúdica para confrontar a indisciplinaridade em sala de aula
Uma criança indisciplinada; Como investigar essa criança? Podemos buscar conhecê-la em sua vida privada, econômica, afetiva, social, observar suas pertubações (se elas existem) conhecer os pais e buscar perceber suas capacidades de educar, perceber se os pais têm a capacidade de lidar com os limites razoáveis de uma criança. Com perguntas sobre o tema poderemos criar um roteiro que nos permitirá identificar com mais clareza os problemas que o educando indisciplinado vive. Com esses dados nas mãos traçar estratégias pra estimular o aluno a ver nas aulas uma oportunidade um canal de resolver seus problemas. Buscar adequar seus planos de aulas personalizados para atingir de modo mais preciso possível o aluno e dessa forma ofertar a ele soluções a seus problemas.
Como o brincar é um universo da criança, a estratégia lúdica dentro do processo cognitivo do aluno infantil se mostra mais eficaz.
Sob diversos aspectos, a indisciplina escolar, hoje, se diferencia daquela observada em décadas anteriores. As expressões e o caráter da indisciplina, por exemplo, apresentam mudanças (AQUINO, 1996b)
O brincar, o jogo, é parte do universo imaginário da criança. Criança brinca desde a formação da consciência, Essa realidade nos coloca que tornar os conteúdos pedagógicos lúdicos e colocar no espaço de ensino a realidade da criança e Incorporando conteúdos previstos, nas metodologias pedagógicas significa inserir na realidade da criança conteúdo agradável ao que se planejado no currículo da escola. A partir dessa premissa o professor vai colocar em ação de forma clara objetiva e eficaz na aprendizagem do aluno.
O método de ensino pedagógico lúdico como forma de enfrentamento indisciplinar é uma estratégia muito utilizada por educadores. No entanto, é primordial que o educador antes siga algumas regras que definirá em suas estratégias de planejamento de aula. Como Vygotski nos ensina Vygotski (2000), é justamente interagindo com os outros que isso acontece. Os jogos e brincadeiras nos quais se percebe a socialização. Essa observação sobre a indisciplina do educando é importante pra identificar traços de de personalidade da criança e dessa forma definir estratégias que combatam indisciplinas em alunos. Promover a socialização entre alunos e uma das melhores estratégias de enfrentamento indisciplinar. O aluno indisciplinado geralmente é um aluno solitário que chama a atenção de forma ríspida, agressiva, para seu problema na qual não está sabendo lidar. Dentro dessa ótica observar o aluno é essencial para definir estratégia de aula no sentido de aliar conteúdo e planejamento de enfrentamento de indisciplina.
_ Observar o comportamento do(s) aluno(s), identificar o(s) motivo(s) que o(s) leva(m) o(s) aluno(s) ou aluna(s) a ser(em) indisciplinado(a)(os as) buscar se relacionar de forma aberta sobre os conteúdos com os alunos e a forma de estudá los. Em suas demandas e expectativas sobre o aprender. Essa estratégia de buscar formas de estudar os conteúdos ajuda a perceber quando os alunos veem o estudo como cansativas sem sentidos e em muitos casos, não compreendem o que se propõem.
Observados esses itens detectados os problemas o(a) professor(a) adotará novas metodologias que visem estimular tornaras aulas mais atrativas dentro das expectativas expostas pelos alunos. Ações como essa sempre geram bons resultados Outra forma de enfrentar problemas de indisciplina. Um bom professor sempre tem estabelecido um canal de diálogo ser um mediador que torne o cotidiano menos tenso.
Estabelecer junto em assembleia com os alunos, regras funcionais que visem organizar a aula e dar espaço a todos de forma mais igual possível. Estabelecendo se como mediador o professor tende a ser reconhecido e respeitado como um membro escolar dotado de sabedoria e conhecimento aliado ali a segurança de entender que esse professor e um membro um aliado no aprender do aluno.
Com essas estratégias colocadas podemos entender que o ensinar se torna mais afável ao aluno. Que tem a sua vida na infância, ciclos, o aluno vai agregando em seu aprender o que já vivenciou e aumentando dessa forma seus conhecimentos.
Nesse sentido, Vygotsky (2000) afirma que a aprendizagem antecede o desenvolvimento, e tais brincadeiras são uma forma de constatarmos essa veracidade.
A indisciplina é uma manifestação clara da necessidade de mudanças nas estratégias pedagógicas. A indisciplina sempre foi uma das ações de crianças para chamar a atenção para algo que elas não estão conseguindo compreender.
Conclusão
Ao desenvolver e finalizar esse artigo percebemos que é vasto o tema a ser estudado, aqui falamos sobre alguns temas que no dia a dia se sobrepõem quase diariamente em milhares es escolas no a dia. Os teóricos nos deixam fartos de métodos que nos ajudam a melhorar nossos planejamentos. E, principalmente deixam claro que em nosso tempo o ensinar passa essencialmente pelo ensinar/brincar é uma das regras mais importantes que o professor tem a seguir no seu planejamento diário semanal, anual.
Com mundo cibernético e uma oferta abundante de conteúdos no mundo virtual ensinar é um desafio que precisa ser estudado e planejado de forma a provocar interesse no alunado.
Em um mundo onde o ensino semostra como formador de cidadão o professor passar a ser um mediador, e como mediador o professor deixa o aluno como protagonista de seu aprender dai a importância do se propor formas lúdicas de estudar conteúdos onde o aluno aprende brincando e exercendo sua aprendizagem de cidadão de forma lúdica passando a compreender seu papel no meio da sociedade.
Torna mais fácil o ensinar, proporciona nos anos iniciais o entendimento ao educando que aprender e bom, provoca empatia e entronização entre aluno/professor de forma a proporcionar na sala um ambiente agradável no dia a dia.
Enfim podemos perceber que as mais variadas formas de ensinar semostram cada qual com suas propostas pontos fortes e suas vulnerabilidades, no entanto, Como experiências vividas podemos perceber que o método lúdico que invoca o construtivismo e o protagonismo do aluno no ensino aprendizagem e uma das mais acertadas no ensino fundamental.
Referencias bibliográficas
AQUINO, Julio G. (orgs.) Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. In: LAJONQUIÉRE, Leandro de. A criança, “sua” (in)disciplina e a psicanálise. In: TAILLE, Yves de La. A indisciplina e o sentimento de vergonha. São Paulo: Sumus, 1996.
PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. 2ª Ed. Vozes: Petrópolis, 1996.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6. ed., São Paulo: Livraria Martins Fontes,
1998,
VYGOSTKY, Lev S. Obras Escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. 2ª ed. Madrid: Visor Dis, 2000.