O mundo enfrenta atualmente uma grande crise envolvendo saúde e economia justamente devido ao COVID-19, jó Brasil, além dessa crise enfrenta mais duas: – as divergências entre diversos grupos políticos com o governo federal devido a parte considerável dos governadores estaduais, parte dos deputados e senadores e, uma boa fatia da população julgarem insuficientes as medidas tomadas pelo poder executivo contra a pandemia de coronavírus; – a crise política instaurada nos últimos dias, incrementada pelo enfraquecimento político do presidente e por pedidos de abertura de processo de impeachment do mesmo. E agora?
Bom, nossa situação enquanto “brasileiros comuns” não é muito confortável mesmo (ou nada confortável), mas o ponto principal é manter a calma neste momento, sempre buscando informações verídicas sobre os fatos (todos) e analisando tudo com o máximo de “razão” possível. Sim, é preciso pensar e não apenas ler, acreditar e compartilhar como muitos de nós estamos acostumados a fazer. Primeiro, sobre o governo, é preciso pensar que, independente de continuar o atual ou trocar novamente, a maioria de nós (eu, você e muitos outros brasileiros) teremos que continuar buscando uma forma de trabalhar e ganhar o pão de cada dia. Um governante pode facilitar ou dificultar nossa tarefa, mas no final das contas, cada um de nós fica com a tarefa de se adaptar ao cenário atual ou sofrer as consequências. Outra questão, agora com relação à saúde, é o fato de sermos seres pensantes (ao menos em teoria), mas mesmo assim continuamos (em boa parte dos casos) necessitando de “capatazes” nos guiando (da mesma forma que se guia o gado). Sim! Parece exagerado mas, se eu sei que o COVID-19 se dissemina através de gotículas de saliva expelidas pela pessoa contaminada e que, se esse material entrar em contato com meu olho, nariz ou boca eu vou me contaminar, então porque é necessário que alguém me fale ou me obrigue a usar máscara, manter distância das pessoas, lavar mão com frequência, tomar cuidados com o alimento e com o local onde estou me alimentando, não ficar em local fechado com mais pessoas e uma série de outras atitudes que são óbvias para qualquer ser humano capaz de pensar. Sobre a questão da seriedade da crise envolvendo o coronavírus tanto na área da saúde como também da questão econômica, nem é necessário discutir. Qualquer pessoa alfabetizada com acesso à Internet (mesmo que no celular) pode abrir um navegar e pesquisar informações do mundo inteiro, mesmo em sites que estejam em outro idioma, já que o próprio Google faz a tradução dos textos de maneira instantânea. Não é preciso acreditar na mídia agora chamada de golpista por alguns ou em “fac news” espalhadas por outros. Enxergue por si mesmo e pense, use a lógica e tudo ficará mais simples. Por fim, deixamos alguns links com mais informações: Sobre o COVID-19: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875 https://nacoesunidas.org/oms-somente-uso-de-mascaras-e-insuficiente-para-se-proteger-da-covid-19/ Dicas financeiras: https://valorinveste.globo.com/conteudo-patrocinado/glab/noticia/2020/03/23/coronavirus-10-dicas-para-cortar-gastos-e-organizar-a-vida-financeira-durante-a-quarentena.ghtml https://valorinveste.globo.com/educacao-financeira/noticia/2020/04/10/perdeu-renda-na-crise-do-coronavirus-veja-como-reestruturar-a-vida-financeira.ghtml https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus
Lembrando ainda que você pode aproveitar o tempo livre para estudar e ficar mais preparado para enfrentar a crise e para a retomada econômica que deve vir em seguida. Temos diversos cursos à distância reconhecidos pelo MEC (Graduação, Pós-graduação e Complementação), além da Revista Científica e publicação de livros.