Consciência humana!

É difícil entender que ainda hoje existam pessoas capazes de julgar outro ser humano pela cor de sua pele. O mais triste é perceber que trata-se de uma realidade ainda presente em nosso sociedade.

Sim, em uma sociedade formada por uma incrível diversidade de povos que deram suas contribuições em todas as áreas para que chegar à realidade atual.

No entanto, é preciso entender que o negro foi o único povo tirado a força de sua de sua casa, de seus familiares e de sua realidade para ser transportado e vendido como mercadoria em um país distinto do seu. Forçado a trabalhar e tratado como animal irracional durante século.

Sim, um dia a tão sonhada liberdade chegou, mas acompanhada de um “sucateamento”, como se faz com uma máquina estragada que não tem mais utilidade. Na maioria das vezes as aulas de História chegam até o ponto em que assinou-se a Lei Áurea e os negros libertos viveram felizes para sempre. Mas a realidade é muito diferente disso.

Ler mais

O único veículo!

Estávamos reunidos aqui no instituto quando a profª. Luzinete (diretora do ISCI) fez uma observação bastante reflexiva: – O único veículo capaz de trazer um ser humano ao mundo é o ventre de uma mãe!

Acabamos debatendo sobre dois sentidos bem distintos de ser mãe: 1- o sentido biológico, gerou um filho, logo é mãe; 2- acolheu, criou, educou, logo, é mãe.

Essas duas personagem, indispensáveis para a manutenção da humanidade,  na maioria das vezes são assumidas pela mesma pessoa, mas em muitos casão são pessoas distintas.

Nossos parabéns à todas as mães! Ás mães que tiveram a oportunidade e o amor necessários para assumirem esses dois papéis; às mães que tiveram a determinação de assumir apenas o segundo papel e também àquelas que, tendo cumprido o papel biológico, não querendo ou não sendo capazes de criar, consciente ou inconscientemente, permitiram que outra pessoa o fizesse. 

Na sequência deste post, colocamos um texto (também nosso) abordando a questão do aborto e do direito da mulher em decidir sobre o que deve ou não acontecer com seu corpo.  Clique ⇊ Vale a pena ler o resto! 

Ler mais

Só com trabalhadores se faz o trabalho!

Seja em casa, na rua, nas empresas, nas instituições, no campo… ou até mesmo em uma estação espacial. Sem trabalhadores nada seria feito!

Por isso, nossos parabéns a você trabalhador! Que esse 1º de maio possa significar melhora para o trabalhador e sucesso no enfrentamento aos problemas atuais.

Neste post, em que as atividades laborativas estão voltando praticamente ao “normal” em nosso país, mas que, muitas funções realizadas por home office durante a pandemia acabaram ficando definitivamente assim, trazemos dicas para o trabalho home office eficiente. Aproveite!

Ler mais