Buscar artigo ou registro:

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Cristiane Polo
Daniela Burtet Pereira
Luciana Carla Sirotto
Tatiane Auler Polo

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo fazer uma breve abrangência sobre as dificuldades de aprendizagem encontrada no meio escolar, esclarecendo alguns dos principais fatores que influenciam no desenvolvimento escolar do aluno.
Será abordado no decorrer deste artigo alguns aspectos utilizado no reconhecimento das dificuldades de aprendizagem, dando ao profissional da educação uma breve visão sobre o tema e também reforçando assim o papel da família, da instituição escolar e do educador no processo de aprendizado da criança e das dificuldades de aprendizagem encontrada no decorrer da jornada escolas.

 

 

Dificuldades de aprendizagem
Hoje no meio escolar encontramos muitas crianças que possuem dificuldades de aprendizagem, muitos podem ser os fatores que desenvolvem estas dificuldades. Entre eles podemos encontrar a dislalia, dislexia, discalculia, disgrafia além dos fatores emocionais que podem influenciar na aprendizagem do aluno.
A dislalia é quando a criança possui dificuldade na fala, a dificuldade em matemática é classificada como discalculia. Quando a criança possui dificuldade na escrita, ou quando o professor não compreende a letra que a criança possui, ou seja, uma letra ilegível “letra feia” é classificado como disgrafia. Outra dificuldade que interfere na aprendizagem do aluno é dislexia quando a criança não consegue nem ler ou escrever, se dispersa muito rápido às vezes apresenta ter seu próprio mundo, quando escreve costuma troca letras e numero ou mistura ambos. Outro fator que ocorre frequentemente na aprendizagem da criança é o fator emocional, muitas vezes a criança sofre com falta de afeto dos pais, ou por algum problema familiar como, por exemplo, a separação dos pais ou a chegada de um novo irmão no meio familiar.
Além das dificuldades causadas pelos distúrbios de aprendizagem, existem outras que estão ligadas aos aspectos estruturais da educação como um todo. Tais aspectos são criadores de dificuldades e intensificam aquelas que já existem. São eles: A educação brasileira é deficiente no que diz respeito à sua maturidade, à atenção dos poderes públicos e às características gerais que as define. As escolas possuem diversos problemas internos como a má gestão realizada pelos diretores; quantidade insuficiente de recursos; número reduzido de professores e funcionários; deveres burocráticos; a falta de incentivo às possibilidades e capacidades individuais; padrões metodológicos de ensino inadequados; organização espacial e materiais didáticos sem qualidade e outros. Os professores são mal formados; mal remunerados; não têm o seu trabalho reconhecido pela sociedade e, o conjunto desses elementos intensificam as dificuldades de aprendizagem dos alunos. A maior parte da população brasileira não possui altos níveis de escolaridade fazendo com que isso seja refletido nas crianças e reproduza esse quadro. O aspecto afetivo tem grande influência na vida escolar das crianças e os lares desestruturados são capazes de causar dificuldades de aprendizagem ou intensificar as que já existem.
Outro fator que não pode ser deixado de mencionar é o genético quando a criança tem problemas diagnosticados pelos médicos, como neurológicos. Mas uma das grandes dificuldades que pode ser encontrado no ambiente escolar que pode influenciar na aprendizagem da criança é quando o professor não é capacitado o suficiente para apresentar os conteúdos de uma forma que os alunos venham a aprender.
Muitas vezes, crianças e adolescentes têm sua imagem denegrida por adjetivos como, por exemplo, preguiçosas e desinteressadas em função da falta de conhecimento de seus educadores. As próprias crianças são o alvo para explicar o fracasso escolar e as responsabilidades por não aprenderem são atribuídas a elas mesmas. Em muitos casos, é desenvolvida uma autoestima negativa e isso pode ser levado por toda a vida. Além de prejudicar de forma particular essas crianças, ainda impede o desenvolvimento do processo de ensino de uma maneira geral. Para analisar as dificuldades de aprendizagem é preciso considerar o processo todo e não apenas a capacidade de quem aprende ou deixa de aprender. Sendo assim, é fundamental que os educadores, de maneira geral, conheçam os problemas mais comuns relacionados à aprendizagem para saber agir diante deles ou, ao menos, encaminhá-los a profissionais especializados. As deficiências no processo de aprendizagem podem ter diversas causas que afetam a capacidade dos indivíduos. E estas estão relacionadas a problemas no aparelho auditivo ou na visão, conflitos no ambiente familiar, defasagem na qualidade do ensino, inadaptação ao método utilizado, aversão por determinada matéria, diferenças culturais, problemas sociais como a desnutrição, questões genéticas, ocorrência de acidentes e muitas outras.
Em função da grande quantidade de causas que podem ser atribuídas às dificuldades de aprendizagem, existem muitas crianças que são encaminhadas para tratamentos médicos e psicológicos desnecessariamente. Por isso, é preciso ter claro que o diagnóstico correto e isso dependem de uma serie de procedimentos como o acompanhamento constante da criança, a análise de um especialista e condições adequadas de vida. Muitos dos problemas podem ser resolvidos facilmente e detectar a causa deles evita que a criança passe por situações mais difíceis e desconfortáveis sem que isso seja preciso.
Por essa razão, qualquer diagnóstico infantil deve ser cauteloso, sobretudo em termos de não estigmatizar a criança, criando barreiras à sua superação, sobretudo pela dificuldade de aceitação da família, a culpabilização da criança ou da própria família, e pelo processo de desenvolvimento em curso. Nestes termos qualquer diagnóstico deve ser amplo visando todos os pontos fortes da criança, suas habilidades, sua capacidade de cooperar. (BARROS E BOSSA, 2001, p.199)
No momento em que o profissional de educação percebe que seu aluno possui dificuldade aprendizagem, o mesmo deve fazer uma analise de quais são as dificuldades para poder verificar onde pode modificado o contexto escolar de conteúdos, para poder ajudar seu aluno no processo de aprendizagem. Muitas das vezes o profissional de educação faz um prejulgamento desta criança tachando a mesmo como alguém que não aprende.
Sabemos que, conscientemente, ninguém sofre por que quer. Sabemos também que o problema de aprendizagem escolar sempre traz sofrimento. Sofrimento este, que muitas vezes é camuflado, através de comportamentos que sugerem desinteresse, desatenção, irresponsabilidade, etc. (BOSSA, 2000 p.13).

Assim que se identifica a dificuldade que a criança possui, começasse a busca por recursos que vão fazer com que este aluno venha a ter aprendizagem exigida pela sua faixa etária. Muitas das vezes o profissional de educação não consegue sozinho identificar a dificuldade da criança, neste caso o mesmo deve buscar ajuda junto com a coordenação pedagógica e com o psicopedagogo.
A identificação das causas dos problemas de aprendizagem escolar requer uma intervenção especializada. Muito embora o aprender seja um processo natural, resulta de uma complexa atividade mental, na qual estão envolvidos processos de pensamento, percepção, emoções, memórias, motricidade, mediação, conhecimento prévios, etc. (BOSSA, 2000 p.12).

O termo “dificuldades” pode ser usado para designar qualquer tipo de obstáculo encontrado pelos indivíduos no processo de ensino-aprendizagem. Muitas vezes, os problemas não estão no aluno, mas ligados a elementos externos que o influenciam. Alguns fatores que causam dificuldades na aprendizagem são: Problemas sociais como a desnutrição, ausência de motivação, conflitos familiares, baixa qualidade do sono, diferenças culturais, deficiências na estrutura da educação entre muitos outros Assim, pode-se perceber que, independente da natureza das causas, elas podem gerar dificuldades e até mesmo impedimentos nas capacidades de aprendizado dos indivíduos.
A aprendizagem pode ser compreendida como um processo que se realiza no interior do indivíduo e que provoca uma mudança de comportamento. Na sociedade atual, o conhecimento é de extrema importância e tem diferentes significados, atingindo o indivíduo, a família, o meio social, a escola e os educadores.
Podemos dizer que a família tem um papel fundamental no processo de ensino - aprendizado, pois é com a família que iniciamos o nosso aprendizado, aprendemos a falar, a andar, a comer, a respeitar as regras e tudo mais. A família tem o dever de acompanhar e auxiliar a escola no decorrer desse processo ajudando e dando o suporte necessário para assim melhorar os resultados. Também é necessário que a família de o suporte emocional que a criança precisa para poder aprender de forma tranquila.
Cada família tem suas próprias regras que vão sendo forjadas através de anos de convivência as quais podem ser implícitas ou explícitas. A grande dificuldade em lidar com a família reside no cuidado que é necessário para entender as regras que governam as relações familiares tanto internamente, como com os sistemas extrafamiliares. (BARRO E BOSSA, 2001 p. 189).

A instituição educacional deve trabalhar junto com a família, muitas vezes a criança pode não estar aprendendo devido algumas mudanças no núcleo familiar. Neste caso trabalhar com a família pode ser a resolução do problema.
O afeto familiar é fundamental, crianças que não se sentem amadas pelos pais tendem a apresentar problemas escolares podendo ser de comportamento ou de aprendizagem.
O afeto deve partir também no educador em sala de aula, todo o ser humano tem a tendência ao afeto e se sentir acolhido, e parte de uma comunidade pode ajudar em aprender os conteúdos ministrados em sala. Nem uma criança consegue aprender em um local onde não se sente amado ou acolhido.
É por meio do amor que se obtém a saúde mental, e emocional. É em razão do amor que sabemos se somos felizes ou não. É por sua ação que os nossos alunos são encorajados a romperem os seus limites em vôos mais altos e a respeitarem voluntariamente os limites estabelecidos para sua disciplina e aprendizado. ( CUNHA, 2008 p. 16,17).

As dificuldades de aprendizagem estão constantemente no meio escolar, mas somente poderemos ajudar nossos alunos se família, intuição educacional, educadores trabalharem em equipe sempre buscando o melhor para o aluno sempre em prol da aprendizagem sem medir esforços e barreiras a ser ultrapassadas.



CONCLUSÃO
No decorrer deste artigo foi possível verificar que inúmeros são os fatores que podem influenciar na aprendizagem do aluno. Para que ocorra a aprendizagem do aluno de forma significativa a instituição escolar, profissional da educação e família devem trabalhar em equipe sempre buscando a inovação de seus métodos.
A afetividade deve ocorrer tanto no meio familiar como no meio escolar, é de fundamental importância que o educador não faça um prejulgamento sobre a criança que possuem dificuldade de aprendizagem evitando assim a baixa autoestima do aluno.
No que diz respeito à dificuldade de aprendizagem o educador deve ter muita cautela e não pular nenhuma etapa. As dificuldades de aprendizagem sempre serão encontradas em sala de aula, portanto e educador deve sempre observar sobre uma nova visão a aprendizagem individual de cada aluno.

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas

BOSSA, Nádia Aparecida. Dificuldade de Aprendizagem: O que são? Como trata-las?. Artmed. Porto Alegre, 2000. 120 p.

BARROS de Oliveira e Nádia Aparecida Bossa orgs. Avaliação Psicopedagógica da Criança de zero a seis anos. Editora vozes, Petrópolis, 2001.

CUNHA, António Eugênio. Afeto e Aprendizagem: amorosidade na prática pedagógica. Wak. Rio de Janeiro, 2008. 129p.