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OFICINAS PEDAGÓGICAS
TÉCNICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA


Ana Selma dos Santos

Prof. Orientador: Paulo Sérgio Leite
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 1299) SEMINÁRIO V
20/06/2018

RESUMO

O objetivo desse trabalho é mostrar a importância do uso das técnicas de contação de história, sabemos o quanto é importante para as crianças às atividades que possibilitem vivências significativas que favoreçam no seu aprendizado as histórias devem ser utilizadas pelo professor/educador promovendo a curiosidade, ludicidade, encantamento e questionamento pelas crianças, pois isto faz parte do processo: o conhecimento e exploração do mundo pela mesma. A arte de contar história é um importante recurso pedagógico utilizado pelos professores, principalmente na educação infantil, pois a história permite a quem a ouve, adentrar no fantástico mundo da imaginação e viajar pela magia do ‘Era uma vez’, e é exatamente por isso que contar uma história para as crianças é um recurso pedagógico muito importante, pois ao explorar a imaginação delas, está instigando-as ao pleno desenvolvimento de sua criatividade. Ao se contar uma história para as crianças, se está contribuindo para a introdução delas no campo da leitura, além de estimulá-la a exercer sua imaginação é através dela que a criança pode conhecer coisas novas, para que seja iniciada a construção da linguagem, da oralidade, de ideias, valores e sentimentos os quais ajudaram na sua formação pessoal. Os contos enriquecem nosso espírito, iluminam nosso interior, e, ao mesmo tempo, nos tornam mais protagonistas na resolução dos problemas e mais flexíveis para aceitar diferenças.

Palavras-chave: Contação de História. Imaginação. Crianças.

1 INTRODUÇÃO
A contação de história na Educação Infantil estimula a curiosidade na criança, desperta o imaginário, a construção de idéias, expande seus conhecimentos e faz com que ela vivencie situações de alegria, tristeza, medo, entre outros, ajudando à resolver esses conflitos e criando novas expectativas.
As histórias representam, de forma imaginativa, aquilo em que consiste o processo sadio de desenvolvimento humano. O conto não poderia ter seu impacto psicológico sobre a criança se não fosse primeiro e antes de tudo uma obra de arte. O ato de narrar histórias além de trabalhar a emoção é também uma atividade lúdica que socializa, educa e informa.
A contação de histórias desenvolve a capacidade cognitiva nas estruturações mentais das crianças, fornece elementos para a imaginação, estimula a observação e facilita a expressão de idéias. No cotidiano da Educação Infantil a narração de histórias pode ser um excelente instrumento de trabalho para o professor, um novo caminho para a aprendizagem da criança e, consequentemente, para a formação de um aluno leitor.
O professor de Educação Infantil pode trabalhar com a contação de histórias, despertando na criança a imaginação, a criatividade, a curiosidade e o gosto pela leitura.
O objetivo geral deste estudo é mostrar a importância da utilidade de diversos recuros que o professor pode estar utilizando e enrriquecendo as histórias contadas na Educação Infantil e series iniciascontribuindo para o desenvolvimento educativo da criança. Com esse trabalho pretende-se apontar a importância das histórias infantis; relacionar a contação de histórias e a aprendizagem na Educação; mostrar habilidades que o professor deve ter ao contar histórias.
Sabemos que o periodo em que vivemosa mídia e as tecnologias estão cada vez mais acessíveis às crianças; as informações chegam pelos meios de comunicação ampliando os horizontes e os conhecimentos fazendo com que os livros sejam deixados de lado, as histórias estão sendo esquecidas, o que torna um desafio para o educador fazer com que as crianças em idade escolar tomem gosto pela leitura.
A contação de história nas escolas era uma forma de distrair as crianças e hoje vem ressurgindo a figura do contador de histórias.
De acordo com vários estudiosos, a contação de histórias é um precioso auxílio à prática pedagógica de professores na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A contação de história instiga a imaginação, a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo.

2 FUNDAMENTACÃO TEÓRICA
Inúmeras são as possibilidades que o uso da contação de histórias em sala de aula propicia. Além de as histórias divertirem, elas atingem outros objetivos, como educar, instruir, socializar, desenvolver a inteligência e a sensibilidade.
A literatura não está recebendo um estímulo adequado, e a contação de histórias é uma alternativa para que os alunos tenham uma experiência positiva com a leitura, não uma tarefa rotineira escolar que transforma a leitura e a literatura em simples instrumentos de avaliação, afastando o aluno do prazer de ler.
A contação de histórias é atividade própria de incentivo à imaginação e o trânsito entre o fictício e o real. Ao preparar uma história para ser contada, tomamos a experiência do narrador e de cada personagem como nossa e ampliamos nossa experiência vivencial por meio da narrativa do autor. Os fatos, as cenas e os contextos são do plano do imaginário, mas os sentimentos e as emoções transcendem a ficção e se materializam na vida real. (RODRIGUES, 2005, p. 4). A
Dessa forma, utilizar a contação em sala de aula faz com que todos saiam ganhando, tanto o aluno, que será instigado a imaginar e criar, quanto o professor, que ministrará uma aula muito mais agradável e produtiva e alcançará o objetivo pretendido: a aprendizagem significativa.
Além disso, as histórias ampliam o contato com o livro para que os alunos possam expandir seu universo cultural e imaginário e, através de variadas situações, a contação de histórias pode: intrigar, fazer pensar, trazer descobertas, provocar o riso, a perplexidade, o encantamento etc.
Ou seja, ao se contar uma história, percorre-se um caminho absolutamente infinito de descobertas e compreensão do mundo.
Há quem conte histórias para enfatizar mensagens, transmitir conhecimentos, disciplinar, até fazer uma espécie de chantagem - se ficarem quietos,conto uma história, se isso¨, ¨se aquilo...¨- quando o inverso que funciona. A história aquieta, serena, prende a atenção, informa, socializa, educa. (COELHO, 1999, p.12).

2.1 O GATO XADRES
Essa tecnica tem como objetivo promover o interesse pela leitura a partir de livros com texto poetico, envolver os alunos em atividades artisticas relacionadas ao livro lido como forma de registro e interpretação, proporciona aos alunos vivências de trabalhos em grupo como estratégia de melhoria de convivência social.
FIGURA 1: HISTÓRIA DO GATO XADRES
FONTE:<https://www.google.com.br/search?q=GATO+XADREZ> Acesso em: 18.jun.2018
2.1.1 Deixe-se levar pela imaginação
A técnica perfeita para contar uma história é sem dúvida alguma, deixar-se levar pela imaginação. De início, reflita num tema ou numa ideia interessante, soltando posteriormente a sua imaginação o máximo que conseguir.
Utilize palavras e imagens que a criança facilmente consiga perceber e distinguir, e prepare a criança para o estado de receptividade, em relação ao que está a contar.
No decorrer da história a criança deve estar calma e atenta, sinal de que está interessada a assimilar tudo corretamente.
Quando chegar os momentos fundamentais da história, faça pequenas pausas para criar o devido suspense .
O excesso exagerado de descrições faz com que a criança se farte, e se desligue da essência da história fugindo do real objetivo .
Quer se goste ou não devem-se contar histórias às crianças, até mesmo para estimular a sua imaginação, já que os mais novos apreciam este mundo da fantasia, dos heróis e dos vilões.
Até porque quando se conta uma boa história de maneira simplificada, é uma boa alternativa para os manter sossegados e felizes.
Se não tiver imaginação para inventar e produzir uma, recorra às histórias habituais que certamente se recorda da sua infância.
Verá que os seus alunos entrará no sonho do imaginário, pela sua própria voz e presença carismática.
2.2 TÉCNICAS COM AVENTAL DE HISTÓRIA
A contação de histórias utilizando o avental é uma ótima forma de cativar os alunos, já que com ela voce pode realizar a contação da história olhando para todos e movimentando o personagem livremente antes de anexá-lo no avental essa tecnica tem como objetivo estimular a criatividade, a imaginação e afantasia.
Exteriorizar emoções e sentimentos, expressar ideias e opiniões com espontaneidade, insentivar o trabalho coletivo ampliar e explorar o vocabulario, contribuir para a organização do pensamento, contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral, promover a socialização e introssamento.
FIGURA 2: AVENTAL DE HISTÓRIAS

FONTE:<https://www.google.com.br/AVENTAL+DE+HISTORIA> Acesso em: 18.jun.2018
2.3 HISTÓRIAS COM FANTOCHES
O fantoche é uma excelente estratégia para ensinar a ler com prazer, parafazer da criança um ser criativo, dinâmico, consciente e produtivo é necessário secriar em sala de aula leitura de contos de fadas e fábulas para as crianças daeducação infantil e dos anos iniciais.
As histórias infantis fazem parte da cultura universal, portanto a escola devetrabalhar o gosto por leitura através dos fantoches.
O gosto pelo fantoche deve acontecer bem cedo, ainda na infância, a sala de aula é o espaço ideal para vivenciar o mundo mágico do fantoche, observando-se os sons, ritmos e fala dos textos dos fantoches, podemos relacioná-las muitas vezes, a fala da criança, pois eles costumam externar sentimentos esensibilidade, mexendo com a emoção das crianças.
O fantoche é uma reinvenção da vida, objetivo de se trabalhar com fantoches é desenvolver as habilidades deobservação e de expressão oral, de ouvir, de expressar-se com clareza eobjetividade de transmitir e receber informações etc.
O professor é o verdadeiro protagonista na contagem de histórias comfantoches na vida das crianças, tornando-se, então uma atividade prazerosa,interessante, criativa e muito atraente para todos
FIRURA 3: HISTÓRIAS COM FANTOCHES

FONTE:<https://www.google.com.br/historias+com+fantoches&oq> Acesso em: 18.jun.2018
2.4 OS LIVROS DE CONTAÇÕES
Ouvir histórias é uma delícia! Se todos os adultos se encantam em ouvir uma nova história ou até mesmo uma repetida, imagine uma criança! As crianças possuem uma relação amorosa com os livros, com as histórias que lhes contam, pois, é por meio delas, que podem refletir sobre seu mundo, estabelecendo relações entre o mundo imaginário e o mundo real.
Para que as crianças tornem-se leitoras no futuro, elas precisam criar uma relação viciante com os livros e, para isso, o que pode ser melhor que o ato de ouvir uma boa história? A arte de narrar e ouvir histórias significa uma excelente oportunidade para o exercício do pensar, do falar e do ouvir.
FIGURA 4: LIVROS DE CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS INFANTIL

FONTE:<https://www.google.com.br/ livros+de+historias+infantil> Acesso em: 18.jun.2018
2.4.1 Habilidades que o professor deve ter ao contar hitórias
O grande segredo para ser um bom contador de histórias é ler muito, ler tudo e não ter pressa para contar a história.
Quem conta deve estar disposto a criar uma cumplicidade entre a história e o ouvinte, oferecendo espaços para a criança se envolver e interagir e não pode nunca ser apenas um repetidor mecânico do texto que ele escolheu contar.
Para contar uma história – seja qual for – é bom saber como se faz. Afinal, nela se descobrem palavras novas, se entra em contato com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes... Se capta o ritmo, a cadência do conto, fluindo como uma canção... Ou se brinca com a melodia dos versos, com o acerto das rimas, com o jogo das palavras... Contar histórias é uma arte... e tão linda!!! É ela que equilibra o que é ouvido com o que é sentido, e por isso não é nem remotamente declaração ou teatro... Ela é o uso simples e harmônico da voz. (ABRAMOVICH, 1989, p.18)
Portanto, ao contar uma história o professor deve conhecer bem o enredo, pois assim estará se envolvendo com o tema, vivendo e emocionando-se. É importante também ter uma voz clara e agradável, que se modifica de acordo com a situação e os personagens. Dosar e não exagerar na carga de emoção.
2.5 TÉCNICAS E RECURSOS PARA CONTAR HISTÓRIAS
Segundo Garcia, et.al. (2003, p 39),
¨não há exagero nenhum em dizer que quando uma história é bem contada ela marca profundamente a alma do ouvinte¨.
Cabe ao professor aprimorar seu conhecimento e habilidades para contar histórias às crianças. É um momento mágico e de uma riqueza de detalhes incontáveis. Seguem algumas sugestões para que a ¨hora do conto¨ seja um momento verdadeiramente atraente e mágico às crianças.
2.5.1 A voz
O principal instrumento do contador de história é a voz. Portanto, o narrador deve expressar-se numa voz definida, compreensível e modificá-la de acordo com os aspectos da história que está contando.
Garcia, et. al. (2003), coloca que a voz é muito importante para o contador de histórias, pois ela materializa não só as sucessivas fases do conto (momentos de alegria, tristeza, euforia, suspense, tranquilidade, etc.), como também os personagens, uma vez que cada um possui uma voz típica e fácil de ser identificada.
2.5.2 O olhar
O olhar é tão importante quanto a fala, é o elo principal do contador de histórias, através do olhar pode-se expressar: bondade, sinceridade, orgulho, indiferença, meiguice, entusiasmo, deve-se distribuir bem o olhar e não se fixar só numa pessoa ou num grupo.
Antigamente, no tempo de nossos pais e avós, a comunicação era feita muito mais pelo olhar do que pelas palavras. Bastava um olhar mais forte e já se sabia o que eles queriam dizer. Hoje, falta esse ingrediente na comunicação. (GARCIA, et. al. 2003, p.44)
O olhar traz o ouvinte para dentro da história, o professor que esta contando a história deve distribuir bem o olhar e cruzá-lo ao menos uma vez com o dos seus alunos.
Uma sugestão para treinar o olhar é brincar em frente ao espelho, fazendo expressões fisionômicas.
2.5.3 A expressão corporal
Na contação de histórias, o corpo e as mãos são ingredientes importantes, ajudam a expressar as idéias. Porém, não se deve nunca exagerar nos gestos, eles devem ser simples e expressivos.
Todo personagem (rei, rainha, madrasta, caçador, animal, etc...) tem um jeito de ser, um andar, manias, atitudes e todo enredo pode ser baseado em gestos e expressões.
O contador deve estar atento, os gestos devem ser estudados e elaborados durante a preparação da história, pois podem ajudar na decodificação significativa contida na palavra e dar uma direção ao imaginário da criança.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao Investigar as técnicas e contação de histórias na Educação Infantil, nas séries iniciais constatou-se que é um instrumento poderoso e fundamental para o professor utilizar em sala de aula, pois contribui de diversas maneiras na educação das crianças, despertando nelas a imaginação, a criatividade, interração com os colegas o interesse e o gosto pela leitura. Realizando este trabalho foi possível perceber que através da contação de histórias o professor pode tornar a aprendizagem mais significativa e atraente para os alunos . Além disso, considera-se que contar histórias para as crianças, proporciona momentos de grande interação entre os alunos e o professor, é uma forma diferente e significativa de ensinar. Toda a escola tem um papel importante a exercer: cuidar para que o aprender seja uma conquista. E como um instrumento indispensável, podemos utilizar a contação de histórias nas diferentes situações. Quando o professor conta histórias para as crianças pequenas está mostrando a elas como é o mundo em que vivem, ajudando a criança a pensar, olhar e entender um pouco daquilo que vive ao seu redor. É fundamental que a criança na Educação Infantil e nas séries iniciais seja estimulada a todo tempo, mantendo-se curiosa e criativa, aprendendo de forma estimulante e significativa. Através das histórias a criança pode sentir emoções importantes como alegria, tristeza, bem-estar, medo, tranquilidade e tantas outras, com toda a amplitude, significância e verdade que cada história faz brotar. O professor que utiliza a contação de história como recurso em sala de aula aguça a imaginação das crianças, desenvolvendo nelas a capacidade cognitiva de percepção do livro e das das técnicas como instrumento de informação e descontração dentro de um ambiente escolar.
REFERÊNCIAS
______. NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2003
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: artigo em publicação periódica cientifica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
DISPONIVEL EM: :<https://www.google.com.br/ livros+de+historias+infantil> Acesso em: 18.jun.2018
DISPONIVEL EM: :<https://www.google.com.br/historias+com+fantoches&oq> Acesso em: 18.jun.2018
DISPONIVEL EM: :<https://www.google.com.br/AVENTAL+DE+HISTORIA> Acesso em: 18.jun.2018
DISPONIVEL EM :<https://www.google.com.br/search?q=GATO+XADREZ> Acesso em: 18.jun.2018
DISPONIVEL EM:<https://www.sympla.com.br/contacao-de-historias-com-fantoches__159542> Acesso em: 18.jun.2018
DISPONIVEL EM:<http://www.contadoresdehistorias.com.br/dicas.html> Acesso em: 18.jun.2018
DISPONIVEL EM:<https://sites.google.com/view/tecnicasdecontacaodehistorias/> Acesso em: 18.jun.2018
TAFNER, Elisabeth Penzlien; Silva, Everaldo da. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI, 2013.