Editorial
“Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar.” (Paulo Freire)
Este enunciado, do grande educador e pensador brasileiro, nos convida a refletir sobre os atos de ensinar e de aprender e, ao observar com atenção, é possível notar que aprendemos e ensinamos a todo o instante e em todos os lugares. Até os animais são assim, a interação entre os seres gera uma transformação mútua onde todos evoluem.
Neste sentido, também se aplica o conceito de sinergia, de forma que, as vezes, o conhecimento é aprimorado em conjunto, onde a bagagem e ideias dos interlocutores vão se entrelaçando de maneira a construir algo maior do que se conseguiria individualmente.
Somos seres sociais e crescemos à medida que entendemos a amplitude da capacidade de interação humana, por meio dela nos desenvolvemos em todos os aspectos e, assim como não se vence sozinho, não se vive sozinho. Por isso, temos a satisfação de levar ao ar mais uma edição desta revista científica, compartilhando conhecimento e promovendo a reflexão sobre diversos temas e assuntos.
Nossos agradecimentos aos autores, leitores, parceiros e colaboradores, por juntos estarmos mantermos esta Revista Científica ativa e cumprindo seu papel de compartilhar conhecimento.
Prof.ª Ma. Luzinete da Silva Mussi[1]
Diretora Editorial da ISCI Revista Científica
[1] Diretora do Instituto Saber de Ciências Integradas. Pedagoga. Licenciada em Educação Física. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Especialista em Sociologia e Filosofia e em Gestão Educacional. Mestra em Ciências da Educação. Atua na Área Educacional desde 1976. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.