A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE
Cristiani Sanches Palmier
Marisa da Silva Lucas Rodrigues
Patrícia Simone Andrade
Poliana Josefina Fernandes Janning
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo mostrar que os jogos e as brincadeiras são ricas ferramentas para despertar o interesse dos alunos e contribuir no processo de ensino aprendizagem, possibilitando o crescimento cognitivo, afetivo, intelectual e motor da criança. Atividades com jogos e brincadeiras que até pouco tempo eram realizadas apenas nos momentos de recreação ou simplesmente eram propostas para a criança brincar por brincar, hoje está cada dia mais presente e vem ampliando o planejamento na rotina dos professores de Educação Infantil. Conclui-se que as atividades com jogos e brincadeira vêm proporcionando momentos de alegria e prazer para as crianças, dando a elas oportunidades de maior interação com o outro, dentro e fora da escola, ajudando-as a se tornarem mais solidárias, sociáveis, críticas, observadoras e autônomas.
Palavras Chaves: Jogos, brincadeiras, Psicomotricidade, aprendizado.
INTRODUÇÃO
A pesquisa aqui apresentada. tem como objetivo mostrar que jogos e brincadeiras são ricas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem e que ajudam despertar a atenção e o interesse dos alunos e contribui para que a aprendizagem aconteça de forma prazerosa, interessante e alegre, mostrar que auxiliam no desenvolvimento cognitivo, afetivo, intelectual e motor da criança fazendo as pensar antes de agir, a criar estratégias e a usar a imaginação e mostrar que a criança aprende brincando, desenvolvendo assim a psicomotricidade.
Aprender, com entusiasmo e prazer é fundamental para a criança da Educação Infantil, pois quando se tem vontade de aprender, tudo tem mais significado e aumenta a capacidade de concentração, no qual a criança se torna sujeito ativo nesse processo tão importante que irá marcá-lo a vida toda.
Será trabalhado com os alunos da educação infantil atividades como jogos e brincadeiras a fim de desenvolver a psicomotricidade dos mesmos, uma vez que a mesma é muito importante para o desenvolvimento. Este trabalho será composto por dois capítulos. No primeiro será tratado sobre a contextualização do tema e a importância da psicomotricidade e no segundo capítulo serão apresentadas algumas propostas de atividades para desenvolver a psicomotricidade e os resultados alcançados através da realização das atividades.
DESENVOLVIMENTO
Pesquisadores e estudiosos demonstram preocupações no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem e relatam que o conceito de aprender está relacionado com a função de ensinar. Nesse sentido ensinar e aprender sugere uma ação coletiva que possibilita a troca de experiências e favorece a educadores e educando a riqueza do aprender com o outro.
Sabe-se que o professor precisa tornar o ambiente pedagógico como um espaço atraente que favoreça para a estimulação e motivação da aprendizagem.
Segundo MALUF (2009, p, 9), “A busca do saber torna-se importante e prazerosa para a criança quando ela aprende brincando.” Pois brincar é uma atividade gostosa e proporciona prazer tornando o aprendizado mais atraente e significativo.
Atividades com jogos e brincadeiras que até pouco tempo eram realizadas apenas nos momentos de recreação ou simplesmente eram propostas para a criança brincar por brincar, hoje está cada dia mais presente e vem ampliando o planejamento na rotina dos professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio que buscam por melhores resultados em sala de aula. Segundo MALUF:
A relação entre a brincadeira e o desenvolvimento da criança permite que se conheça com mais clareza importantes funções mentais, como o desenvolvimento do raciocínio e da linguagem. (MALUF, 2009, p 32).
MALUF (2009, 31), “Considera que devemos ter espírito aberto ao lúdico, reconhecer sua importância enquanto fator de desenvolvimento da criança.” Sabe-se que as atividades lúdicas por serem prazerosas e atraentes fazem com que as crianças se interessam e participam com entusiasmo e alegria obtendo resultados satisfatórios no que se refere à aprendizagem.
A ação física é a primeira forma de aprendizagem da criança, estando a motricidade ligada à atividade mental. Ela se movimenta não só em função de respostas funcionais (como ocorre com a maioria dos adultos), mas pelo prazer do exercício, para explorar o meio ambiente, adquirir melhor mobilidade e se expressar com liberdade. (BRASIL, 2001, p. 67).
Nesse sentido, pode se dizer os jogos e as brincadeiras é recurso útil e indispensável no planejamento diário do professor devido sua grande contribuição no processo de ensino aprendizagem.
Sabe-se que as atividades com jogos e brincadeira vem proporcionando momentos de alegria e prazer para as crianças, dando a elas oportunidades de maior interação com o outro, dentro e fora da escola, ajudando-as a se tornarem mais solidárias, sociáveis, críticas, observadoras e autônomas.
BRASIL (2001, p, 73), afirma que: “As habilidades corporais devem contemplar desafios mais complexos”. Nesse sentido os jogos e as brincadeiras se tornam ferramenta, muito importante no processo de ensino e aprendizagem quando trabalhado com objetivos que possam trazer resultados significativos para criança.
Segundo BRASIL (2001, p, 72) “É possível sugerir brincadeiras e jogos em que algumas habilidades mais especificas sejam trabalhadas, dentro e fora de contextos significativos.” Nesse sentido, elas despertam o interesse da criança e proporciona a ela momentos favoráveis no qual ela tem a oportunidade de adquirir e ampliar algumas habilidades como a capacidade de percepção, a criatividade, a capacidade de interação com o outro e criar nela a satisfação de aprender a conviver com o novo.
No entanto faz-se necessário ao professor desenvolver atividades com jogos e brincadeiras com as crianças e proporcionar a ela a oportunidade para que ela possa desenvolver além de suas habilidades cognitivas, motoras, e afetivas desenvolver a inda a capacidade de interação. Pois as atividades lúdicas favorece a criança a oportunidade de aprender a interagir no grupo, de trabalhar em equipe e desenvolver a capacidade de interpretação e cooperação. De acordo com BRASIL mj2001:
Quanto mais domínio sobre os próprios movimentos o individuo conquistar, quanto mais conhecimentos construir sobre a especificidade gestual de determinada modalidade esportiva , de dança ou de luta que exerce, mais pode se utilizar dessa mesma linguagem para expressar seus sentimentos, suas emoções e seu estilo pessoal de forma intencional ou espontânea. (p. 39).
Nesse sentido, é importante também ao professor desenvolver atividades a fim de proporcionar oportunidades que favoreça para que a criança se movimente livremente tendo a liberdade de expressar suas habilidades.
MALUF (2009, p,94),“É através das brincadeiras que a criança faz novas amizades, melhora seu relacionamento com seus pais, educadores e entre colegas em um ambiente lúdico tranquilo.” Nesse sentido, nos momentos de brincadeiras, pode-se ainda envolver as crianças na construção de jogos e brinquedos dando a criança a oportunidade de desenvolver suas habilidades motoras e psíquicas. Para WAJSKOP.
A brincadeira é uma forma de atividade social infantil cuja característica imaginativa e diversa do significado cotidiano da vida fornece uma ocasião educativa única para as crianças. Na brincadeira, as crianças podem pensar e experimentar situações novas ou mesmo do seu cotidiano, isentar das pressões situacionais. (1995, p.31).
No entanto ao desenvolver atividades com jogos e brincadeiras com crianças da Educação Infantil, o professor proporciona a elas a oportunidade de se deparar com novos desafios e favorece momentos em que a mesma enfrenta situações novas, desafiadoras e atraentes nas quais ela precisa pensar e tomar decisões sozinhas ou em grupo, momento em que ela cresce e se desenvolve socialmente.
Nesse sentido é preciso que o professor favoreça às crianças momentos que às levem a compreender os fatos que elas vivenciam no seu cotidiano considera-se que através dos jogos e brincadeiras é possível favorecer as mesmas a oportunidade de vencer os desafios.
O brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidades de forma natural e agradável. Ele é uma das necessidades básicas da criança, é essencial para um bom desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo. (MALUF, 2009, p. 09).
Sabe-se que atividades desenvolvidas no contexto escolar de formas diversificadas, atraentes e desafiadoras no qual as crianças se sintam motivadas e passem a realizá-las com prazer e satisfação. De acordo com MALUF:
Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimento sem estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente e emocionalmente. (2009, p 21).
Diante desse contexto, é preciso que o professor utilize os jogos e as brincadeiras de modo que favoreça para o seu crescimento social,motor e afetivo.
No que se refere à Educação Infantil o professor também precisa ter um olhar mais atento para compreender que quando realiza aulas práticas com jogos e brincadeiras está possibilitando ao aluno oportunidade para ele, inovar e aprimorar seus conhecimentos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através deste trabalho foi possível perceber que atividades com jogos e brincadeiras são recursos importantes para desenvolver a psicomotricidade, tornado o aluno sujeito ativo e capaz de respeitar regras, mais compreensível para trabalhar em equipe trazendo resultados significativos para o crescimento cognitivo, afetivo, pessoal, intelectual e motor dos mesmos.
Em suma, foi possível compreender que a prática dos jogos e brincadeiras em sala de aula é uma ferramenta que proporciona uma aprendizagem significativa e prazerosa para a criança, pois através da mesma a criança aprende a interagir, compreender e interpretar as várias situações problemas com as quais se depara tornando-se um aprendiz entusiasmado e capaz de resolver pequenos conflitos em seu dia-a-dia.
Vale ressaltar que as atividades quando bem planejadas são importantes recursos no processo de ensino e aprendizagem. No entanto ao realizar as atividades selecionadas para os alunos da Educação Infantil, percebeu-se que as mesmas tiveram suas contribuições para que os alunos se desenvolvessem cognitiva, motora e socialmente, tornando os, mais criativos solidários e dinâmicos. As atividades propostas possibilitaram aos alunos momentos prazerosos em que o aprendizado aconteceu de forma natural.
Percebeu-se que as atividades selecionadas e realizadas em sala de aula foram significativas e importantes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e contribuíram para que os alunos desenvolvessem suas habilidades motoras e suas capacidades de expressão, movimento e interação com os colegas e professora.
Ao realizar as atividades selecionadas foi possível notar que alguns alunos se destacam em determinadas atividades enquanto outros se destacam em outras. Os alunos foram motivados a realizar as atividades com garra e determinação no qual tiveram a oportunidade de ampliar as habilidades já adquiridas e desenvolver novas habilidades motoras, de percepção, de criatividade bem como a capacidade de se interagir em grupo.
24
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Marcos Teodoro Pinheiro. Jogos divertidos e brinquedos criativos. Petrópolis: Vozes, 2004.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais e ética.Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: educação física.Brasília: MEC/SEF, 2001.
LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar fazer jogar.6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar prazer e aprendizado: 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.