A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Edilene Fagundes Dalmolin
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil.
RESUMO
O presente trabalho relaciona-se com o tema a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil, proporcionado grandes benefícios sendo capaz de intervir de maneira positiva para a formação da criança. Através do ensino lúdico em sala de aula na educação infantil ressalta a necessidade dos professores desenvolver com clareza e mostrar domínio sobre os conteúdos de acordo com vários tipos de atividades de jogos e brincadeiras entre outras onde a criança poderá se expressar adquirir conhecimentos e criar sua própria realidade. Percebe-se a arte do ensino lúdico para os alunos Contribuindo para socializar e ampliar seus conhecimentos e desempenho de suas habilidades favorecendo um desenvolvimento para diversas áreas do conhecimento. O trabalho demonstra que jogos e brincadeiras são considerados atividades principal na infância da criança, pois o brincar faz parte do seu mundo proporcionando momentos de interação entre outras crianças em várias etapas de sua vida. Realizar as atividades lúdicas é esperar resultados significantes é recursos pedagógicos nas mãos dos mediadores resultando um transmissor de conhecimentos que objetiva-se um processo de ensino que brincando também se aprende através do lúdico.
Palavras-chave: Lúdico. Professor. Brincadeiras. Jogos. Atividades.
Introdução
O presente trabalho tem como tema a importância das atividades lúdicas na educação infantil, onde o lúdico tem um papel fundamental na vida das crianças, um recurso pedagógico facilitando para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos contribuindo para um avanço de total importância em todos segmentos até a vida adulta da criança.
O processo da aprendizagem na educação infantil considera que as atividades lúdica é essencial para elaborar seus pensamentos, influenciar diretamente no seu desenvolvimento e despertar a criatividade e habilidades dos alunos.
Dessa forma através de pesquisa bibliográfica identificando e analisando os métodos de ensino, considerando de forma significativa as praticas da ludicidade, para que os professores percebam e alcancem o objetivo do método de trabalhar o lúdico com seus alunos.
Quando o professor inseriu em seu planejamento trabalhar o lúdico em sala de aula qual a maneira de provocar situações para estimular a aprendizagem da criança? Quais são os benefícios das atividades lúdicas que poderão obter para o aprendizado na educação infantil? Sabemos que o lúdico remete o brincar aos jogos e a criatividade sendo recursos significante para tirar a rotina escolar com atividades prazerosas e ao mesmo tempo facilitando um aprendizado com diversão e brincadeiras para propiciar o aprendizado.
A arte da ludicidade tem por finalidade de opor tunar e explorar as crianças para que possa desenvolver a interação, contribuindo vigorosamente para o processo de aprendizado.
Sendo assim o tema destaca algumas possibilidades de planejar e valorizar atividades no espaço escolar de educação infantil, propiciando na criança várias habilidades, como memorização, atenção e imaginação enfim vários aspectos que contribui para o processo de aprendizagem. Pois o lúdico na educação infantil é um recurso pedagógico para o trabalho cotidiano capaz de envolver os alunos nas atividades possibilitando a criança a ter um desenvolvimento cognitivo.
No entanto faz-se necessário sabermos que as atividades lúdicas é um material que dará suporte nas mãos do professor, visa também o desenvolvimento da área psicomotor da criança além de alfabetizar de maneira eficaz com aulas prazerosas para obter melhor desempenho, faz com que a criança desenvolve seu aprendizado facilmente motivando a participação em sala de aula capaz de se relacionar com o mundo e com os outros.
Desenvolvimento
A finalidade deste trabalho pretende-se apresentar a aquisição de conhecimentos através das atividades lúdicas e mostrar a importância do lúdico, para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. A ludicidade mostra que faz parte do cotidiano humano e tem um espaço fundamental e importante nas escolas, como uma necessidade em toda humanidade social e cultural especialmente na educação infantil.
A ludicidade esta em nosso cotidiano nas salas de educação infantil, os jogos e as brincadeiras se tornaram parte fundamental e principal para a infância.
Ser criança é viver um mundo encantado é vivenciar grandes descobertas e aprendizagem para o desenvolvimento, uma fase para brincadeiras que possa garantir instrumento de conhecimentos para o futuro.
Para Luckesi (2000, p. 97), a ludicidade “é representada por atividades que propiciam experiência de plenitude e envolvimento por inteiro, dentro de padrões flexíveis e saudáveis.
A presença da ludicidade na história humana é constante, desde que existimos somos seres lúdicos. Ainda, como afirma Huizinga (1996, s/p) “seria mais ou menos óbvio, mas também um pouco fácil, considerar ‘jogo’ toda e qualquer atividade humana”, ou seja, a ludicidade faz parte da história do homem, sendo constituinte de sua identidade, história e cultura. Os jogos e as brincadeiras fazem parte da história do homem desde seus primórdios.
Consideramos que a brincadeiras é uma das primeiras atividades humanas , as atividades lúdicas representa como um diferencial e primordial na vida de qualquer ser humano, várias atividades lúdicas poderão proporcionar um desempenho significante na vida do ser humano e especial em sala de aula na educação infantil.
O jogo é mais importante das atividades da infância, pois a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar para manter seu equilíbrio com o mundo. A importância da inserção e utilização dos brinquedos, jogos e brincadeiras na prática pedagógica é uma realidade que se impõe ao professor. Brinquedos não devem ser explorados só para lazer, mas também como elementos bastantes enriquecedores para promover a aprendizagem. Através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Os professores precisam estar cientes de que a brincadeira é necessária e que traz enormes contribuições para o desenvolvimento da habilidade de aprender e pensar. (CAMPOS)
Através de jogos e brincadeiras são recursos pedagógicos para que além de outros objetivos cognitivos, desenvolve hábitos e atitudes, a criança aprenda a viver e conviver em sociedade, e com diferentes sentimentos que fazem parte da sua realidade.
As atividades lúdicas poderão ser usadas pelos educadores com o intuito de provocar uma aprendizagem prazerosa e mais significativa. Devemos aderi e valorizar atividades lúdicas e brincadeiras na escola, pois é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem. Acreditamos que as brincadeiras e jogos, a criança aprende quase tudo que vai precisar na vida adulta, o brincar proporciona momentos de interação entre outras crianças, desenvolve a linguagem, observação, habilidade com analise e dando princípios da vida social.
De acordo com Vygotsky (1997) a motivação é um dos fatores principais para o sucesso da aprendizagem. As atividades lúdicas trazem excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído já que o lúdico é eminentemente cultural e estes contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
O brincar faz partes do mundo da criança, assim elas se socializa com facilidade em todas etapas da sua vida com um aprendizado de qualidade. Diante dos jogos lúdicos da brincadeira e do brinquedo ajuda no desenvolvimento motor da criança, desenvolve-se a criatividade além dessas razões proporciona momentos atraentes para os alunos vivenciar situações de descontração.
Ao brincar em grupos ou mesmo sozinhas, as crianças fazem de suas Brincadeiras uma verdadeira prática social e nessa prática, aprendem a jogar, a contar, a distinguir e a organizar suas ideias e suas vidas. Ao contrário do que muitos pensam o brinquedo não é uma simples Recreação ou passa tempo, mas forma mais completa que a criança Tem de se comunicar consigo mesma e com o mundo. É na magia do brinquedo que cela desenvolve a autoestima, a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade, a senso- percepção, a cooperação e o relacionamento interpessoal (OLIVEIRA, 1990, P.55).
Nesse sentido o professor é responsável para desenvolver inúmeros conteúdos, gerando uma integração entre as matérias curriculares. Para isso o professor busca solução das atividades lúdicas como ferramenta pedagógica para continuidade de suas aulas tornar produtivas, utilizando recursos como jogos, brincadeiras e o faz de contas, proporcionando e causando interesse dos alunos, resgatando sua concentração tornando uma aula agradável e com interação dos alunos. Essa metodologia nos faz entender e perceber o prazer de integrar os conhecimentos de que brincar é aprender.
Acreditamos que o processo de ensino pela ludicidade, garante o envolvimento tanto do professor como dos alunos, de forma mútua. Sendo uma interação satisfatória para desenvolvimento da aprendizagem. Aonde professor e alunos, provoca uma nova maneira de agir e pensar através do lúdico.
Para Sampaio (2010, p. 31), necessitamos, como professores e pesquisadores, encontrar caminhos para transformar a educação, resgatando a humanescência perdida, ou seja, “aprender a condição humana, aprendendo a aprender a ser”, rompendo a formação contemporânea, para buscar meios que atinjam a vida do educando, a partir da sua própria vivência e propiciando sua formação para a vida.
Acredito que o brincar na Educação Infantil tem como o eixo educador e estimulador para o desenvolvimento e o seguimento de suas atividades. É considerável e muito importante que o professor tenha consciência dos recursos pedagógico dos atos da brincadeiras e dos jogos para a criança já desde a educação infantil. As modificação das brincadeiras na Educação Infantil vão incentivar um maior desenvolvimento da criança que pode facilitar uma prática focalizada para uma convivência mais reflexivo, entre muitos outros fatores que contribui o brincar para a prática pedagógica, na educação infantil.
Nas brincadeiras que realiza nas escolas, a criança terá a chance de, aos poucos, se sentir protegido, pois, atuar primeiro sua individualidade, terá enriquecido sua auto- estima, fazendo com que se participa no grupo, pois a brincadeira pode ser um espaço de contato e comunicação interação e confronto de muitas crianças com pontos de vista diferentes, em que cada uma terá o momento de fazer valer seu ponto de vista.
Huizinga (apud Lima, 2008, s.p) esclarece, “... não que a brincadeira infantil deixe de ser séria, mas quando a criança brinca, ela o faz de modo compenetrado”. Por isso é necessário que o professor/educador fique atento, para oferecer possibilidades de aulas “recheadas” de atividades lúdicas. Permitindo assim à criança, a oportunidade de provar a sua superioridade, incorporando novos conhecimentos e atitudes.
Por este motivo Piaget (1998, p. 35) afirma que:
O desenvolvimento humano passa por um processo continuo entre as ações do sujeito sob o meio ambiente, passando por várias etapas: sensória motora; pré -operatória; operatório concreto e a operatório formal. Dentro desta classificação o jogo estará organizado por ordem de desenvolvimento como: jogos de exercício etapa sensório-motora, jogos simbólicos etapa pré-operatório, jogos de regras operatório formal.
Em relação à atividade escolar, a mesma necessitará ser uma forma de distração e de trabalho para as crianças. Com isso, os brinquedos transforma em recursos didáticos de grande aplicação e qualidade no processo ensino aprendizagem. A criança tem a possibilidade de desenvolver melhor brincando e todos os conteúdos podem ser ensinados e desenvolvidos mediante das atividades predominantemente lúdicas. As atividades com os brinquedos possuirão sempre objetivos didáticos – pedagógicos que contribui proporcionar o desenvolvimento integral do educando.
Segundo Oliveira (2002, p.210)
(...) as interações sociais com seus pares de idade pode ajudar as crianças a controlar seus impulsos ao participarem no grupo infantil: internalizar regras, adaptando seu comportamento a sistema de controle e sanções, ser sensível a ponto de vista do outro e saber cooperar e desenvolver uma variedade de formas de comunicação para compreender sentimentos e conflitos e alcançar satisfação emocional. Isso inclui a criação de uma atmosfera afetiva de estabelecimento de relações diversificadas, na qual a aceitação de cada pessoa seja objeto de atenção.
Observa-se que o professor é sem dúvida, uma importante pessoa que tem missão neste processo, e uma delas é o de ser um “observador”, procurando interceder o mínimo possível, tendo a segurança e garantindo o direito à livre manifestação de todos. Faz parte da metodologia do professor através da observação, perceber as necessidades e os desejos na brincadeira, para desenvolver o de tal atividade.
A criança por meio de brincadeira constrói seu próprio pensamento, e possibilidade no desenvolvimento cognitivo da criança. Os professores que desenvolvem atividades lúdicas contribuem no desenvolvimento global da criança. Pois o brincar, desenvolve o pensamento, desenvolve habilidades, favorecendo uma aprendizagem mais divertida e renovadora para o desenvolvimento infantil.
Dessa forma, é imprescindível a utilização de brincadeiras no meio pedagógico. Como coloca Ferreira, Misse e Bonadia (2004), o brincar deve ser um dos eixos da organização escolar: a sala de aula fica mais enriquecida de desenvolvimento motor, intelectual e criativo da criança.
Por isso atividades lúdicas se torna motivam-te enriquecedor, um auxilio na prática pedagógica, recurso acessível para o docente incluir em seu planejamento, necessita que o ambiente seja agradável e atividades e brincadeiras sejam de causar interesse e entusiasmo. Pois cada criança possui o seu conhecimento e desenvolvimento, suas etapas e processos, sendo ela que desempenha o papel essencial do seu desenvolvimento da aprendizagem, assim realizará com estímulos e entusiasmo suas atividades com facilidades.
Os estudos de Vygostsky contribuíram muito para a construção de conhecimento acerca do desenvolvimento infantil e para as noções de brinquedo nesse desenvolvimento, trabalhado com a noção de que o brincar satisfaz certas necessidades da criança e que essas necessidades são distintas em cada fase da criança, pois vão mudando no decorrer de sua maturação. Com isso, o brincar toma novos contornos, modificando-se, também, para atender ás novas necessidades que vão surgindo no contexto da criança (ROLIM; GUERRA, TASSIGNY, 2008).
Conclusão
Conclui-se com este trabalho a valorização da importância no lúdico onde sempre esteve presente em todas as fases da vida da criança dando seguimento até sua vida adulta facilitando para o desenvolvimento no processo da aprendizagem na educação infantil. Diante de pesquisas e observações poderá afirmar que o ensino lúdico tem um papel fundamental na vida das crianças, pois estimula sua imaginação, desenvolvem suas habilidades, aspectos afetivo e cognitivo além de interagir com facilidade com o meio em que vive.
Os jogos brinquedos e brincadeiras são ferramenta principal nas mãos do mediador de grande qualidade, um auxilio na pratica pedagógica no processo de ensino. Portanto o professor deverá incluir em seu planejamento atividades que motivam seus alunos de forma prazerosa garantindo o envolvimento tanto do professor quanto dos alunos, contribuindo o conhecimento com resultados satisfatório para o desenvolvimento da aprendizagem.
Portanto faz-se necessário as atividades lúdicas como recursos pedagógicos, fundamental mediado pelos educadores inserindo atividades lúdicas, garantindo uma aprendizagem significativa.
Diante disso os alunos possam aprender brincando, possibilitando grandes benefícios oferecidos pelo prazer das atividades lúdicas.
REFERÊNCIAS
CAMPOS, Maria Célia Rabello Malta. A importância do jogo no processo de aprendizagem.
CRAIDY, Carmem e KAERCHER, Gládis E. (Org). Educação Infantil; Pra que te
Quero ? Porto Alegre: ARTMED, 2001.
FERREIRA, Carolina; MISSE, Cristina; BONADIO, Sueli. Brincar na educação infantil é coisa séria. Akropolis, Umuarama, v. 12, n. 4, p 222-223, out/dez. 2004.
HUIZINGA, J. Homo Ludens.4. ed.São Paulo: Perspectiva, 1996, 236p.MONROE. C.
Vygotsky e o conceito de aprendizagem mediada.
HUIZINGA, Johan, Homo Ludens, 1938. In LIMA, Jaqueline da Silva. A importância do Brincar e do Brinquedo para crianças de três a quatro anos na educação Infantil. Pedagogia em foco. RJ,2006.
LUCKESI, Cipriano.Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica aparti da Biossintese. In:LUCKESI, Cipriano Carlos (org.). Ludopedagogia – ensaios 1; educação e ludicidade. Salvador: ed. GEPEL, 2000.
LIVEIRA, SP O que é brinquedo. São Paulo: Brasiliense. 1990.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos.São Paulo: Cortez, 2002.
REGO, T. C.VYGOTSKY: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. 79 p.
OKISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez. 1999.
PIAGET, J. A psicologia da criança.Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
ROLIM, Amanda Alencar Machado; GERRA, Siena Sales Freitas; TASSIGNY, Monica Mota. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Ver. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008.
SAMPAIO, Ana Tânia Lopes. Pedagogia vivencial humanescente: educação para o sentipensar a condição humana. In: CAVALCANTI, Kátia Brandão (Org.). Pedagogia vivencial humanescente: para sentipensar os sete saberes na educação. Curitiba: CRV, 2010, p.