DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: LEITURA
Cristiani Sanches Palmier
Crisleide Ribeiro Sanches
Sonia Maria Ramalho Carneiro
Rosilene Trujillo Alves
RESUMO
O objetivo é verificar a habilidade de leitura em crianças que se encontram no início da alfabetização, para que isso possa ser comprovado é preciso que a metodologia adotada será na forma de trabalho individualizado, captando desta forma diferentes estratégias utilizadas tendo como parâmetro os estímulos dos pais no dia-a-dia das crianças..
Os resultados que esperamos é saber, se as crianças que são estimuladas por seus familiares têm mais facilidade de aprender a ler do que as que os pais não estão tão presentes em suas vidas. Um dos pontos do trabalho será reunir informações relevantes para o entendimento da leitura em relação à importância do desenvolvimento da leitura nas series iniciais.
Palavras-chave: compreensão; alfabetização; habilidade de leitura.
INTRODUÇÃO
A questão central do presente trabalho da importância da leitura nas series iniciais.
Onde o mesmo tem como objetivo apresentar o desenvolver as atividades de leitura com crianças de series iniciais como recurso para o desenvolvimento no processo de aprendizagem, e assim colaborar na construção dos saberes e incentivos dos conhecimentos dentro e fora das escolas.
O trabalho visa reafirmar quando a criança é estimulada desde pequena a leitura ou em ambientes favoráveis, a mesma será um leitor nato e por prazer.
Na opinião de vários estudiosos relatam a importância da leitura no mundo da criança. De acordo com nos estudos de Ferreiro apud Garcia (2004,p.142) as explorações das crianças em um ambiente alfabetizador, cria sentido ao seu universo cultural.
Segundo os especialistas a relação com a leitura e a escrita, vão se tornando naturalmente leitores e usuários da linguagem escrita.
Pode-se dizer que o ambiente alfabetizador na sala de aula deve ser um ambiente semelhante ao que a criança vive em seu cotidiano. Segundo especialista o ambiente contribuirá para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita em crianças de 6 a 8 anos.
Nesta perspectiva o trabalho vem mostrar a importância da leitura nas series iniciais, mostrando que a leitura é de suma importância para a formação de um individuo, haja visto que a leitura mostra pra criança um mundo que na maioria das vezes não são inseridas.
A leitura aflora a imaginação, o pensamento, a fantasia, a imitação e a possibilidade de conhecer o mundo melhor.
Quando a leitura é bem trabalhada pelo educador, traz também um crescimento critico com relação ao mundo. O trabalho será desenvolvido na escola com professoras dos anos iniciais com o foco de aumentar o interesse pela leitura quando afirma que na maioria das crianças não tem este estimulo em sua casa.
A escola proporcionara para os alunos ambientes favoráveis com lugares agradáveis que possam fluir a imaginação e incentivar a leitura de cada individuo e assim deixando cada vez mais com vontade de ler e de conhecer historias diferentes.
E desta forma as crianças começam a enriquecer o seu vocabulário com palavras novas, cada vez mais pegando o gosto pela leitura.
A avaliação será individual, devido o interesse de cada aluno, ou seja, de cada criança.
Segundo os especialistas citados no trabalho estando entre eles, (PIAGET, 1973) da leitura e da escrita, (TEBEROSKY & FERREIRO, 1986), (FERREIRO, 1985, 1989,1992) (MERRELLES,2010),(SOARES,2006), (FREIRE,1989) pode-se dizer que é hoje uma das questões mais discutida, a leitura e a escrita, no âmbito da educação brasileira. Acredita-se que é o principal requisito importante para o desenvolvimento do educando.
Haja vista que os longo dos anos muitas, pesquisas para explicar o porquê de quais dificuldades da aprendizagem da leitura, e quais os motivos que levaram o aluno a apresentar tais dificuldades.
Como descrito por alguns escritores, é nas series iniciais onde se inicia o processo de aprendizagem de cada individuo.
Acredita-se que a leitura e a escrita andam juntas onde um completa a outra.
Desta forma o trabalho vem abordar em torno da importância da leitura nas series inicial, ou seja, e no inicio da alfabetização do educando.
De acordo com os autores analisar como a leitura é importante para o desenvolvimento da criança no processo de alfabetização.
DESENVOLVIMENTO
A partir dos anos 80, houve vários estudos sobre a psicogênese da língua que trouxeram aos educadores o entendimento de que a alfabetização, longe de ser a apropriação de um código, envolve um complexo processo de elaboração de hipóteses sobre a representação linguística. Surgindo como um termo novo e sendo usada pela primeira vez por Mary Kato, em 1986, na obra “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística”, a palavra letramento.
Segundo Soares (2008):
vem do inglês literacy que é o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e escrever, para esta, quem é letrado assume uma postura, utilizando os mecanismos construídos pela nova condição no seu grupo social, ou seja, apreende e faz uso em seu cotidiano.
Houve várias questões sobre alfabetização sendo repensadas, outras abandonadas, nos últimos anos, tendo como justificativa o construtivismo, o que fez com que fossem refletidas as estratégias de ensino e a didática da alfabetização, entre outros pontos destacados, foi vista a necessidade da incorporação de mais um ano no ensino fundamental. Com as novas políticas de educação, através do ensino de nove anos, há controversas sobre a infância e a alfabetização.
Barbosa (2004, p. 19):
“a alfabetização sendo iniciada no 1° ano, em uma primeira tendência, é inadequada por roubar das crianças outros aprendizados e, na segunda, ela seria importante como ação compensatória e preventiva do sucesso.”
Acreditamos, no entanto, que o contato da criança com livros, mesmo antes do ingresso na escola, facilita o seu aprendizado e interesse pela leitura
Partindo dessa concepção da língua escrita Ferreiro (2001) afirma que: “A escrita é importante na escola, porque é importante fora dela e não o contrário”. Então fica claro que para uma alfabetização plena, faz-se necessário levar objetos e situações do cotidiano para a sala de aula, afim de que o aluno utilize os conhecimentos adquiridos na escola, no seu contexto social, pois como afirma Freire (1991, p.68) a escrita é uma prática discursiva que na medida em que possibilita uma leitura critica da realidade, se constitui como um importante instrumento de resgate da cidadania e que reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social.
Nas séries iniciais do ensino fundamental deve ser comum a utilização de diversos tipos de textos, onde o professor pode utilizá-los em variados momentos, com 7 enfoque diferente, pois para Solé (1998, p. 27) “a leitura pode ser considerada um processo constante de elaboração e verificação de previsões que levam à construção de uma interpretação”, onde o aluno pode trabalhar com o mesmo texto em situações diferentes, para que tenha oportunidade de compreendê-lo e criar hipóteses a partir dele.
Faz-se necessário, além da leitura de textos, que o professor sensibilize os educandos a darem sua opinião sobre os mesmos, pois para Vygotsky (1988, p. 131) :
A compreensão da língua escrita é efetuada primeiramente através da língua falada, percebe-se que é na vivência nas coisas diárias e vivenciadas pelas crianças em seu processo de aprendizagem que a aprendizagem significativa acontece.
Atualmente, percebe-se que a leitura é uma das principais deficiências do estudante brasileiro.
A leitura pode ser estudada sob vários aspectos sendo ele sociocultural, afetivo, pedagógico entre outros e muitos estudos têm sido feito sobre a aquisição e o desenvolvimento da leitura.
Segundo MEIRELLES:
Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma historia contada por ele, ao observar as rimas (num poema ou numa música), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários percursos que vai se estender até o fim do ensino fundamental. (MERELLES, 2010, p.3)
Acredita-se que o habito da leitura deve ser adquirido dês dos primeiros anos de idade, e assim vai contribuir para a formação de um individuo critico, responsável.
Neste sentido, é importante observar que:
O desenvolvimento da leitura e da escrita começa muito antes da escolarização. Desde que nascemos somos construtores de conhecimento, no esforço de compreendermos o mundo que nos rodeia. Sendo assim o contato com o livro é muito importante para a criança e seu processo de desenvolvimento e deve ser iniciado cedo, como uma busca de identidade em relação com o meio onde vive. Acredita que para despertá-lo no aluno, ou seja, na criança o gosto pela leitura é necessário que a mesma lenha curiosidade sobre o assunto. FERREIRO (1986, p.64)
No que diz respeito a leitura, é de suma importância no ambiente escolar e proporcionando a formação do individuo. Essa leitura é cercada de aprendizagem, prazer e criatividade, onde pode ser representada por palavras e imagens.
[...] a sala de aula é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do gosto pela leitura, assim como um campo importante para o intercâmbio da cultura literária, não podemos ser ignorada, muito menos desmentida sua utilidade. Por isso, o educador deve adotar uma postura criativa que estimule o desenvolvimento integral da criança. ZIBERMAN (2003, p.30).
A criança, ou seja, o aluno deve ter o gosto e o prazer pelo ato de ler e para isso acontecer quando a criança esta sempre em contato com a leitura.
Sendo assim cabe a instituição dar aos alunos o acesso à leitura para os mesmos tenha essa informação de leitores, que entram no universo do livro e do autor, e assim transformando essa atividade de leitura prazerosa.
Bom cabe ao professor utilizar de estratégias lúdicas como: o reconto das historias, deixando o aluno expressar o seu ponto de vista e suas opiniões a respeito do assunto ou do livro.
Sendo assim a vários processos cognitivos inter-relacionados, entre eles podemos destacar o processo básico de leitura, como o reconhecimento e extração das palavras impressas, são requisitos de fundamental necessidade, mas não podemos dizer que são suficientes.
É valido mencionar que um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura e escrita depende de algo depositado em cada individuo, ou seja, em cada criança. Condição essa essencial pode favorecer uma aquisição mais fácil nesta etapa de evolução.
Um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura com condições essencial para favorecer a aquisição mais fácil nesta etapa de evolução.
O ato de ler é uma aprendizagem que começa desde cedo e se estende por toda a vida uma criança que tem o convívio com livros, tanto no ambiente familiar como no escolar, consequente mente gostara de ler.
Diante do que apresenta o trabalho a dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita é a partir de alguns fundamentações teóricas, que vem nos permitir a entender e assim poder ajudar a solucionar um pouco ou seja diminuir a dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita nas séries iniciais, onde as duas se encontram sempre juntas, ou seja permitir que em um único contexto de ensino e no processo de alfabetização uma reflexão tanto para os pais como para os educadores a importância da leitura no processo de desenvolvimento do aluno.
Não basta que o educador saiba teorias de aprendizagens, mais sim incentivar o educando a prática a da leitura e da escrita. Haja vista que todo o processo da aprendizagem volta-se em torno da questão da leitura.
REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez,2004.
FERREIRO, Emilia & teberosky, Ana Psicogênese da linguagem escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. Tradução de Horácio Gonzalez. São Paulo: Cortez: Autores associados, 1986.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989 p.11
SOARES, Magda. Letramento: Um tema e três gêneros – Belo Horizonte: Autentica, 2003.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.